Mega Score nº 138 - Março 2007

Para falar sobre a vossa revista preferida

Moderadores: JVieira, Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quarta 14 mar 2007, 13:25

Bu77erCup242 Escreveu:Um morte numa acidente de viacao nunca pode ser pretinente como noticia de utilidade publica.
Posso ver onde está escrita essa regra jornalística?
Se reduzes as minorias para minorias familiares e de conhecidos entao nao, nao podem passar. Senao tinhams todos um noticia diferente. Eu vi um noticiario onde me dizam as noticias de nem nucle familiar e do meu grupe de amigos e tu dos teus.
Os boletisn informativos sao espacos de utiliade publica, e pode embelezar o quando quiseres mas do publico para o particular ainda vai uma grande distancia.
Eu não embelezei nada nem reduzi o que quer que fosse a uma única minoria; limitei-me a apontar que qualquer notícia é relevante dadas certas circustâncias e determinados públicos alvo. Se tu achas que a morte de uma pessoa num acidente de viação é algo tão corriqueiro e banal que não tenha interesse público ou se não vês a utilidade que essa informação possa ter, essa é a tua escolha - mas não é necessáriamente a de um jornalista, portanto não assumas que eles têm que ter a mesma atitude que tu perante algumas notícias.
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quarta 14 mar 2007, 13:33

NCalvin Escreveu:O mais engraçado é falar-se de separação em relação ao consumidor ou ao leitor no caso da Mega Score. Quantas revistas em Portugal e no mundo conhecem em que a redacção está TODOS OS DIAS no fórum a comunicar com o seu público e a responder a este tipo de coisas?
Não acho que se deva levar a sério tal separação no contexto da MegaScore, mas tal separação poderia ocorrer de outras formas. Exemplo anedótico ou não aplicável no vosso caso talvez, mas não é incomum depararmo-nos com fóruns onde 'editores' e leitores trocam impressões mas onde, por exemplo, qualquer crítica apontada aos critérios dos editores é ignorada ou mal vista pelos mesmos. Não posso afirmar se se aplica a voçês nem tão pouco posso apresentar exemplos onde os editores estão inseridos numa publicação física (aliás, estou a basear o meu comentário em relação a editores que lançam publicações digitais ou conteúdo digital), mas uma separação entre os dois grupo pode existir mesmo assim.

Agora, que tal um tópico novo sobre recepção vs. crítica vs. conteúdo dos videojogos?
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quarta 14 mar 2007, 14:05

Role-Player Escreveu:
NCalvin Escreveu:O mais engraçado é falar-se de separação em relação ao consumidor ou ao leitor no caso da Mega Score. Quantas revistas em Portugal e no mundo conhecem em que a redacção está TODOS OS DIAS no fórum a comunicar com o seu público e a responder a este tipo de coisas?
Não acho que se deva levar a sério tal separação no contexto da MegaScore, mas tal separação poderia ocorrer de outras formas. Exemplo anedótico ou não aplicável no vosso caso talvez, mas não é incomum depararmo-nos com fóruns onde 'editores' e leitores trocam impressões mas onde, por exemplo, qualquer crítica apontada aos critérios dos editores é ignorada ou mal vista pelos mesmos. Não posso afirmar se se aplica a voçês nem tão pouco posso apresentar exemplos onde os editores estão inseridos numa publicação física (aliás, estou a basear o meu comentário em relação a editores que lançam publicações digitais ou conteúdo digital), mas uma separação entre os dois grupo pode existir mesmo assim.

Agora, que tal um tópico novo sobre recepção vs. crítica vs. conteúdo dos videojogos?
recepção vs. crítica vs. conteúdo dos videojogos?
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 14 mar 2007, 14:47

NCalvin eu não entendo e o porque de uma reaçao tão defensiva. Não percebo nada de jornalismo, talvez...Mas sei a que gostava de ver dedicado o espaço, a noticias que interessam a todos, a reviews que interessam a todos, é quando vi um que penso que não o faz, comentei.
Sim é verdade estão todos os dias a debater no forum estes e outros assuntos, mas será que é um debate quando dizem "Voces ( neste caso eu ) criticam porque não percebem nada de jornlismo, nos é que escolhemos os conteudos". grande debate, que são voces que escolhem ja eu sei, a revista e vossa, agora eu so comentei algo que não achei um escolha acertada. Se percebo ou não de jornalismo pouco importa, porque o que escrevi vale pelo que é, um comentario.

Role-Player: No futuro podes ter noticias personalizadas, actualmente as noticias para passarem na televisão tem que ter utlidade publico...ou deviam. Sou muito critico das peças do jovem pastor que vai ver o Mantorras é tal, que não interessam a ninguem.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quarta 14 mar 2007, 14:54

Bu77erCup242 Escreveu:NCalvin eu não entendo e o porque de uma reaçao tão defensiva. Não percebo nada de jornalismo, talvez...Mas sei a que gostava de ver dedicado o espaço, a noticias que interessam a todos, a reviews que interessam a todos, é quando vi um que penso que não o faz, comentei.
Sim é verdade estão todos os dias a debater no forum estes e outros assuntos, mas será que é um debate quando dizem "Voces ( neste caso eu ) criticam porque não percebem nada de jornlismo, nos é que escolhemos os conteudos". grande debate, que são voces que escolhem ja eu sei, a revista e vossa, agora eu so comentei algo que não achei um escolha acertada. Se percebo ou não de jornalismo pouco importa, porque o que escrevi vale pelo que é, um comentario.

Role-Player: No futuro podes ter noticias personalizadas, actualmente as noticias para passarem na televisão tem que ter utlidade publico...ou deviam. Sou muito critico das peças do jovem pastor que vai ver o Mantorras é tal, que não interessam a ninguem.
mas quem é que decide o que interessa a todos? é um bocado ambicioso pensares que sabes o que realmente interessa a todos, não? Eu pelo menos já desisti de ter essa presunção há muito tempo.

Não tenho qualquer posição defensiva, estou simplesmente a tentar explicar como é que as coisas realmente acontecem. Pacífico. :-)
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quarta 14 mar 2007, 16:05

NCalvin Escreveu:recepção vs. crítica vs. conteúdo dos videojogos?
Estou a falar das diferenças que por vezes surgem entre a recepção do jogo por parte dos consumidores vs. o que a crítica do jogo tem a dizer sobre ele vs. como o jogo realmente é. Por vezes, são perspectivas que não se conseguem conciliar. Jogos bem recebidos pela crítica que escapam à percepção dos consumidores, jogos que recebem grandes elogios da crítica mas que apenas alguns consumidores apontam as discrepâncias entre as críticas e o verdadeiro conteúdo do jogo, e por aí fora.
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quarta 14 mar 2007, 16:25

Na minha opinião a crítica não serve pra que as pessoas deixem de comprar os jogos. Serve basicamente pra nos ajudar a decidir se valerá ou não a pena, depois de ficarmos a conhecer a perspectiva de quem teve a oportunidade de os analisar e de comparar com outros existentes no mercado.

Já comprei vários jogos depois de ver críticas que lhes davam fortemente no toutiço, inclusivamente na Mega Score. Experimentei. Formei a minha opinião. Umas vezes concordei com a crítica, outras não.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 14 mar 2007, 16:33

NCalvin Escreveu:mas quem é que decide o que interessa a todos?
Hehe eu tb não sou decerteza, apenas comentei aqui que eu acho. No entanto continuo a manter as minhas reservas do interesse desperado pelo aquele jogos na maoria das pessoas.
Agora permite-me um desabafo, e não e nada para a MegaSore em particular, mas para todos os sites e revistas de jogos. Afinal não são presuncosos a pensar que decidem o que interessa a todos ? Quando destancam jogos que vendem mal, jogos a que o publico não presta atencão, como os senhors todos poderosos que tentam explicar ao povo de jogadores ignorantes que estão errados que que tem de mudar os seus gostos, que o que o publico gosta não presta e so e bom aquilo que ninguem quer jogar.
Istó não e nada de particular para a MS, alias até comecei a pensar nisso com aquele comentario da Seed que foi feito no meu site de jogoa favorito o Gamespot, e me fez pensar, e pá estes tipos sao mesmo presuncosos.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 14 mar 2007, 16:40

FuSiOnShArK Escreveu:
dj_mix Escreveu:Descupem a minha ignorância... mas a Mega Score já saiu?
Sofres do mesmo mal que eu... Vem a nado... :?
Ehhhrrrr... no... o mal dele foi não ter ido ao quiosque/tabacaria/banca de jornais, pois a revista ja chegou à Madeira na segunda!
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quarta 14 mar 2007, 16:43

Role-Player Escreveu:
NCalvin Escreveu:recepção vs. crítica vs. conteúdo dos videojogos?
Estou a falar das diferenças que por vezes surgem entre a recepção do jogo por parte dos consumidores vs. o que a crítica do jogo tem a dizer sobre ele vs. como o jogo realmente é. Por vezes, são perspectivas que não se conseguem conciliar. Jogos bem recebidos pela crítica que escapam à percepção dos consumidores, jogos que recebem grandes elogios da crítica mas que apenas alguns consumidores apontam as discrepâncias entre as críticas e o verdadeiro conteúdo do jogo, e por aí fora.
"aquilo que o jogo realmente é" e "o verdadeiro conteúdo do jogo" só existe dentro daquilo que as pessoas pensam dele. não há uma verdade objectiva que paira sobre as opiniões.

mas sim, é um tema que dá pano para mangas, embora me cheire que fosse cair na velha falácia da "objectividade" e dos "factos"...
Avatar do Utilizador
Master_Zica
Senior
Mensagens: 158
Registado: segunda 14 jul 2003, 20:22

Mensagem por Master_Zica » quarta 14 mar 2007, 21:09

Eu acho que a questão de interessar a todos está bem plasmada na Mega Score. O seu público é tendencialmente de adolescentes para cima, e nessa altura a maioria das pessoas já passou a fase do ZOMG T3H PRO EVOLUTION SOCCER UND NEED 4 SPEED ROXX.

As pessoas que lêem a Mega Score, incluindo-me no lote... Queremos informação, somos exigentes com essa informação, queremos saber mais sobre a produção, sobre quem cria os jogos, sobre outros jogos, ler críticas isentas e crónicas que reflictam sobre a indústria.

Não quero abrir uma página da Mega Score nos previews e ver 3 screenshots com legenda a dizer "Este jogo vai bombar quando sair, que gráficos!". Não quero uma data de coisas... Quero aquilo que interessa a todos. A todos os que lêem a Mega Score.
Avatar do Utilizador
Master_Zica
Senior
Mensagens: 158
Registado: segunda 14 jul 2003, 20:22

Mensagem por Master_Zica » quarta 14 mar 2007, 21:12

Sobre a edição 138, uma palavra de apreço às novas colunas de opinião, Pensar Videojogos e Plano 9, que estão cada vez mais interessantes e este mês prenderam-me especialmente. Ao André Carita e ao Nuno Casaca os meus parabéns :wink:
Avatar do Utilizador
corvo
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 6
Registado: segunda 20 jun 2005, 13:39
Localização: Lisboa

Mensagem por corvo » quarta 14 mar 2007, 21:43

Eu destaco a crónica do João Diniz Sanches. Deu-me vontade de pegar no meu zx spectrum 48K e jogar por exemplo o last ninja 2 :D
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 14 mar 2007, 21:49

Este mês a redacção não esteve muito famosa em algumas saídas.

Aquela do "O jogo possui uma boa históra? Comprem um livro (...)" então, foi o descalabro :roll: Das duas uma, ou o JVieira tinha acabado de testar alguns dos jogos da página 10, ou então isto é mesmo sinal de que a indústria nunca mais vai ser o que era... :roll: É que não saber a diferença entre um livro e um jogo é... tipo... assim um pouco a modos que, e, ou o Jorge se explica rapidinho, ou então acho que vou demorar uns tempos a esquecer isto... NWN2 pode ser uma boa cag@ em todos os sentidos (quer de história, quer técnicos) mas dizer o que ele disse é simplesmente INADMISSÍVEL.

A Janela Indiscreta foi uma das piores [Janelas Indiscretas] que já li... IMHO, claro... Nem é por o texto transpirar uma maneira de pensar completamente diferente da minha, é mesmo por não dizer nada de interessante/relevante/novo. :anxious:

O Nelson escreveu um bom texto, no editorial, sem dúvida, mas faltou referir que a coisa é muito mais profunda que isso. Olhemos o caso de Fallout 3. É que não é apenas um fã que manda vir com os jogos recentes da Bethesda, são MUITOS, muitos milhares de fãs. E, no entanto, o que não falta por aí são consumidores (no sentido dado à palavra, ou seja, "enfardadores") a dizerem que não pode ter combate por turnos porque já temos tecnologia para melhor, e que não pode ser vista isométrica porque já temos tecnologia para melhor... :roll: E, no entanto, dizer isso é das maiores barbaridades que já vi, e não é uma questão de opiniões, é factos, que ainda é pior. E, basicamente, o consumidor continua a enfardar o que lhe é metido pela garganta abaixo... De resto [o editorial] é um texto excelente, apesar de dever ser lido com espírito crítico (como todos os textos).

Também gostei do Um Pixel A Menos, e dou os meus parabéns ao Fred ;)

Foi uma pena não se falar mais de The Witcher, apesar de eu já ter tido mais esperanças que as que tenho agora: o jogo vai ter combate em tempo real com golpes e combos e tal... [xx(] E chamam a isso RPG à moda antiga [xx(]...

Mais uma vez agradeço por não referirem aquilo que eu pedi para referir... :roll: É que nem no garganta funda... :roll:

A secção da Indústria está muito boa, assim como uma carrada GRANDE de GRANDES análises a grandes jogos :P Okami, EU3 e FF12, claro.

O tema de capa também me surpreendeu bastante :mrgreen: Apesar de apenas do ponto de vista do ambiente, porque o jogo não me interessa minimamente... :P (e isto que chegue aos senhores da Take 2, se bem que não lhes interessa nada)

Fallout 3 em quarto lugar da lista dos mais esperados [:D] Ainda estou para ver como vai ser quando/se chegar ao primeiro :P Que imagem é que vão por? [:D]

Acho que a Érica esteve especialmente bem na análise ao DoA [:D] (apesar de eu não me importar nada de ver um ou dois trailers do jogo :P)

O tutorial foi uma desilusão para mim :( Não tenho mesa digitalizadora :( Nem o vi ainda :cry:

Digam ao Algarvio para começar a dar à perna porque ultimamente a BD tem andado um bocadito... prontos... :P

Por outro lado, gostei da contraposição do papa e do Eli Roth :lol: Ficou realmente um espanto [:D] E nem se atrevam a dizer que não foi intencional :mrgreen:

P.S.: Espero que isto chegue a bons portos porque não sei se se dão ao trabalho de ler todos os posts... Então os meus... :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quarta 14 mar 2007, 22:06

Morbus Escreveu: O tutorial foi uma desilusão para mim :( Não tenho mesa digitalizadora :( Nem o vi ainda :cry:
Utiliza a grande técnica lusitana que é o improviso....
Dou um exemplo: Têm noção do que é uma mesa de luz não? Se não tiverem, googlem :mrgreen: . A minha mesa de luz é o ecrã colocado na horizontal pois o suporte dá pra essa posição (e bem confortável aliás) e depois coloco um fundo branco, voilá! Temos monitor e mesa de luz 2 em 1.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Responder