Mega Score nº 138 - Março 2007

Para falar sobre a vossa revista preferida

Moderadores: JVieira, Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 13 mar 2007, 20:29

Public Relations é MUITO diferente de jornalismo. O jornalista diz a verdade, o Public Relations mente... Era dessa diferença que eu estava a falar.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » terça 13 mar 2007, 20:29

Death Crow Escreveu:Permite-me discordar parcialmente do que afirmas (palavras caras :P ) Morbus. Lembro-me perfeitamente de uma crónica do João Sanchez em que ele fala dos RP's da indústria e de como eles influenciam a indústria dos videojogos e as revistas.
influenciam quem se deixa influenciar
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 13 mar 2007, 20:32

Parece que ou nao entenderam ou estao a disporecer as minha palavras. Critico sim o afastamento do jornalista do sue publico ainda no outro dia li: "Seed will continue game that most publications will consider for games for the year and they will all sell like crap", mas agora quem esta mal, quem jogo e nao e pago para isso, o consumidor, ou o Jornalista ? Especialmente quando estes jogo continua a ter todas as atencoes, toda o hype das resvitas e sites e a venderem mal.
Segundo critico em especifico a analise de duas paginas do "Exchange Student", a atencao dada a um jogo que nao me parece interessar a ninguem , nao o review em si. Sera que pelo menos parte deste espaco nao podia ser utilizado em coisas mais interessantes.
Critico tal como critica se aparecesse uma noticia de uma pessoasque morreu no acident rodoviaio na estonia no telejornal...e uma noticia que nao nos interessa nada. Para o publico Portugues nao tem conteudo significativo.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » terça 13 mar 2007, 21:13

NCalvin Escreveu:
Death Crow Escreveu:Permite-me discordar parcialmente do que afirmas (palavras caras :P ) Morbus. Lembro-me perfeitamente de uma crónica do João Sanchez em que ele fala dos RP's da indústria e de como eles influenciam a indústria dos videojogos e as revistas.
influenciam quem se deixa influenciar
Exactamente. Até era para escrever que se o director da MS fosse outro talvez não publica-se essa crónica.

--------------------

Gostava de perguntar ao GBrito que nota dá ao Need For Speed Carbon. A ECA deu 4 e como ele deu 5 REC ao Most Wanted gostava, apenas por curiosidade, de saber a sua opinião.
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » terça 13 mar 2007, 21:18

e agora assim mudando um pouco de assunto.. um dos jogos que vi que estavam em produçao era o The Crossing, e a ideia base do jogo deixou-me completamente extasiado. não sabem assim mais nada acerca do jogo? datas e isso nada? se ele fizer tudo o que é possivel nesse jogo teremos ai uma obra de arte :pray:
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quarta 14 mar 2007, 0:19

Bu77erCup242 Escreveu:Critico tal como critica se aparecesse uma noticia de uma pessoasque morreu no acident rodoviaio na estonia no telejornal...e uma noticia que nao nos interessa nada. Para o publico Portugues nao tem conteudo significativo.
Isso não é necessáriamente verdade. Conteúdo significativo é diferente para cada caso. Algo que não seja do interesse das massas pode ser do interesse do indivíduo, ou pode ser significativo para outros grupos. Pego no teu exemplo: a morte de uma pessoa pode ser relevante para quem conhece a pessoa, pode ser relevante para a futura prevenção de riscos rodovários na zona onde se deu o acidente, pode até ser relevante para a companhia de automóveis que desenvolveu o modelo do automóvel que esteve envolvido no acidente ... E ao fim do ano, é de certeza relevante para as estatísticas que nos dizem que a morte nas estradas portuguesas aumentou (ou diminuiu).

No mesmo aspecto, um jogo que à partida pode não interessar às "massas" pode ser do agrado de um indivíduo ou grupo, ou pode ter outros interesses. Aliás, é mesmo isso que define a indústria independente - jogos que compõem um nicho de mercado, que não interessam às massas mas sim a este ou aquele indivíduo que escapa aos alvos demográficos das companhias de videojogos.

Não apoio nem condeno a análise ao jogo que mencionas, e até sou capaz de achar que terá havido na altura um ou outro jogo mais merecedor de uma análise ou apenas de uma mera menção na revista... Mas a revista não é feita para mim nem para os meus gostos, mas sim para os consumidores, consumidores esses que poderão encontrar esse jogo à venda - e para esses, há ali uma análise que lhes pode ser proveitosa.

Já que estamos numa de analisar análises, acho bem mais interessante discutir este comentário aparentemente inócuo:
cinemaniac Escreveu:uma análise não se trata de seleccionar nada. é aquilo e mais nada...
Então e as análises que claramente selecionam o que publicar, ao ponto de não mencionar o que lá está? Não aponto o dedo a nada nem a ninguém; por enquanto, agito o dedo no ar e em todas as direcções...
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quarta 14 mar 2007, 0:32

Role-Player Escreveu:Já que estamos numa de analisar análises, acho bem mais interessante discutir este comentário aparentemente inócuo:
cinemaniac Escreveu:uma análise não se trata de seleccionar nada. é aquilo e mais nada...
Então e as análises que claramente selecionam o que publicar, ao ponto de não mencionar o que lá está? Não aponto o dedo a nada nem a ninguém; por enquanto, agito o dedo no ar e em todas as direcções...
estamos a falar da Mega Score... de certeza que não há esse risco, nem ponho isso em causa, porque até hoje tudo o que por lá vem mencionado (falo por menos dos jogos que comprovo) têm-se mostrado totalmente fiéis à realidade, e acho que é mesmo essa a intenção, e nesse aspecto a revista (e mais concretamente os redactores) está de parabéns.

mas, de certeza que há revistas por ai que o fazem.estou como tu... não aponto o dedo a ninguém, e acho que também ninguém é cego ao ponto de não conseguir perceber isso...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 14 mar 2007, 0:40

Role-Player Escreveu:Isso não é necessáriamente verdade. Conteúdo significativo é diferente para cada caso. Algo que não seja do interesse das massas pode ser do interesse do indivíduo, ou pode ser significativo para outros grupos.
Queres que resposta ? É que não maneira de de responder sem ser na brincadeira. A mim interessava-me muito que fosse noticiado nos meios de comunicacao sempre que vai haver obras perto de casa, ou então o trasito sempre que vou sair, mas so nas ruas que me interessam. Agora serão por isso noticias pretinentes ? Será pretinente abrirem o telejornal com um noticia que para um grupo muito restrito ( os familiares ou conhecido do falecido na Estonia que possivelmente viviam em Portugal ) quando aos demais nao esse noticia não tem relevo.
Claro que se o acidente for devido a um defeito de fabrico de uma modelo de autovel a noticia passa a ter intresse publico que ate ai não tinha...e a palavra chave e publico nao interesse para a famila do falecido.
Role-Player Escreveu:Não apoio nem condeno a análise ao jogo que mencionas, e até sou capaz de achar que terá havido na altura um ou outro jogo mais merecedor de uma análise ou apenas de uma mera menção na revista... Mas a revista não é feita para mim nem para os meus gostos, mas sim para os consumidores...
Por ser feita para os consumidores Portugueses e que nao acho que um analise tão grande tenha sentido. Quantas pessoas queria saber em Portugal que um jogo a venda online que não estava nas lojas Portuguesas. Quantas o compraram ? Isto tudo para dizer, dar-mos informacoes independentes e verdaderas nos assuntos que achamos relevantes para a industria e dos quais os leitores querem saber.

Tambem estou a fazer uma tempestade num copo de agua, foi um caso que achei um pouco desapropriado, mas tb e so a minha opiniao. Quem sabe ate houve muita gente a comprar aquele jogo. Por mim vou encerrar o assunto ja deia a minha opiniao :P debatem voces, critiquemo que escrevi. E ja agora fica a sugestao para um topico onde poderiamos debater a distancia cada vez maior entre a critica e o consumidor, quem tem razao ? Porque desta distancia, e quais as sua concequencias.

EDIT- Eu não concordo sempre com as notas, as criticas das analises, mas isso é, e sera sempre algo subjectivo.Falarmos em casos em particular não nos leva a lado nenhum, porque o que é uma qualidade para uns não o pode ser para outros. Agora se olhar-mos de uma forma mais abrangente vemos que aparecem cada vez mais sucessos da critica a que os jogadores dizem não, e jogo que embora trocidados pelos sites e revistas sao muito bem aceites pelos jogadores.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » quarta 14 mar 2007, 1:58

Bu77erCup242 Escreveu:Queres que resposta ?
Não pedi nenhuma.
É que não maneira de de responder sem ser na brincadeira.
Porque tu o dizes?
A mim interessava-me muito que fosse noticiado nos meios de comunicacao sempre que vai haver obras perto de casa, ou então o trasito sempre que vou sair, mas so nas ruas que me interessam. Agora serão por isso noticias pretinentes ?
A morte de uma pessoa não se torna menos pertinente só porque não te interessa a ti pessoalmente.
Será pretinente abrirem o telejornal com um noticia que para um grupo muito restrito ( os familiares ou conhecido do falecido na Estonia que possivelmente viviam em Portugal ) quando aos demais nao esse noticia não tem relevo.
Acho que uma pergunta mais interessante seria, será moralmente e éticamente correcto decidir não passar uma notícia possivelmente dirigida a um grupo muito restricto só porque não é relevante para as "massas"? A que altura é que o valor e integridade jornalística se mantém se os telejornais arbitrariamente recusam passar uma notícia porque esta é dirigida a uma qualquer minoria ou "grupo muito restricto" e como tal não é de relevo para as massas? Informação independente visa informar; a partir do momento que se noticia exclusivamente para um certo grupo (o que nem é o caso, dado que qualquer dessas situações - a da vítima mortal ou da análise do jogo estão inseridas num maior e mais variado leque de informações), a informação deixa de ser independente.

Além do mais, será que a tua comparação é válida? Deu-se tanto destaque a esse jogo quanto terá sido dado a, por exemplo, um jogo de companhias mais mediáticas como a Bioware, a Epic ou a Valve? Ou foi só mais uma análise completa a mais um jogo no mercado?

Agora se olhar-mos de uma forma mais abrangente vemos que aparecem cada vez mais sucessos da critica a que os jogadores dizem não, e jogo que embora trocidados pelos sites e revistas sao muito bem aceites pelos jogadores.
Ora pois, um bom tema :)

Quem atira a primeira pedra?
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 14 mar 2007, 2:06

Um morte numa acidente de viacao nunca pode ser pretinente como noticia de utilidade publica.
Se reduzes as minorias para minorias familiares e de conhecidos entao nao, nao podem passar. Senao tinhams todos um noticia diferente. Eu vi um noticiario onde me dizam as noticias de nem nucle familiar e do meu grupe de amigos e tu dos teus.
Os boletisn informativos sao espacos de utiliade publica, e pode embelezar o quando quiseres mas do publico para o particular ainda vai uma grande distancia.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quarta 14 mar 2007, 11:40

acho engraçado a liberdade com que as pessoas discutem certos temas como jornalismo, futebol ou política, sempre achando que percebem tanto da poda como os profissionais da área, mas não o fazem com profissões mais "técnicas" como informática, engenharia ou serralharia. Adiante.

quem define o perfil editorial de uma publicação é a redacção: no caso da Mega Score, esse perfil é independente de editoras, distribuidoras, anunciantes, produtores e leitores.

a riqueza advém da diversidade, não da igualdade.

o posicionamento da Mega Score é o que é, vale o que vale. Ao ser diferente, constitui mais uma opção de escolha para os leitores/consumidores, em vez de ser apenas mais uma na banca.

O mais engraçado é falar-se de separação em relação ao consumidor ou ao leitor no caso da Mega Score. Quantas revistas em Portugal e no mundo conhecem em que a redacção está TODOS OS DIAS no fórum a comunicar com o seu público e a responder a este tipo de coisas?
Avatar do Utilizador
dj_mix
Senior
Mensagens: 335
Registado: terça 09 mai 2006, 11:03
Localização: Madeira, Funchal
Contacto:

Mensagem por dj_mix » quarta 14 mar 2007, 11:48

Descupem a minha ignorância... mas a Mega Score já saiu?
visitem o meu forúm sobre jogos e pc- http://gamesandpc.free-forums.org e registem-se
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quarta 14 mar 2007, 12:00

dj_mix Escreveu:Descupem a minha ignorância... mas a Mega Score já saiu?
?!?!? a 138 já saiu
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quarta 14 mar 2007, 12:03

dj_mix Escreveu:Descupem a minha ignorância... mas a Mega Score já saiu?
Sofres do mesmo mal que eu... Vem a nado... :?
Avatar do Utilizador
dj_mix
Senior
Mensagens: 335
Registado: terça 09 mai 2006, 11:03
Localização: Madeira, Funchal
Contacto:

Mensagem por dj_mix » quarta 14 mar 2007, 12:04

Essa porcaria já irrita... vem sempre a nado! LOL ou vem de avião... mas provavelmente é de avião! :twisted: LOL no gozo... xD
visitem o meu forúm sobre jogos e pc- http://gamesandpc.free-forums.org e registem-se
Responder