Mega Score nº 135 - Dezembro 2006

Para falar sobre a vossa revista preferida

Moderadores: JVieira, Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 15 dez 2006, 21:31

Correndo o risco de off-topic, não crês que exigir que um jogo seja "só" bom pode hipotecar o futuro dos jogos?
Claro eu quero GOW, Crysis, Zelda ou Halo 3, mas sempre? E o que vai acontecer se as massas se conformarem com jogos bons?
E quem define o que é qualidade ou não? Seguramente não são os tops de vendas.

A questão parece-me importante o suficiente para extravasar os limites do clubismo das consolas porque afecta todos os jogadores, talvez uns mais que outros, e todas as consolas.
Que rumo achas que os jogos tomarão se a Wii fracassar? E refiro-me á Wii não porque veja nela um catalogo aliciante ou uma capacidade de resistir ás investidas no campo técnico a médio prazo, mas porque dá a quem faz jogos espaço, aliás obriga mesmo, a que se inove , crie algo diferente.
Isso só aconteceu na Sony quando as vendas da PS2 o permitiam impondo a ditadura dos números.
Quem arrisca agora inovar, criar algo novo na 360 e PS3 quando quase todo o tempo e orçamento disponível é gasto em grafismo?
Avatar do Utilizador
SEGAboy
Senior
Mensagens: 346
Registado: sábado 28 out 2006, 12:14
Localização: Gondomar, Porto

Mensagem por SEGAboy » sexta 15 dez 2006, 21:54

Para mim num videojogo, o mais importante é sem dúvida a jogabilidade, seguido do conteúdo ou história que tem de ser bastante envolvente e só depois o grafismo.
Tenho que admitir que a nintendo está apostar forte naquilo que acho mais importante num videojogo e pelo que vejo está a ter um resultado positivo.
Nem sabes a vontade que tenho em comprar uma Wii e DS mas (há sempre um mas) senti na péle a rivalidade SEGA Vs nintendo e isso deixou marcas, mas também é uma história longa que não tem de ser tratada aqui.
Respeito a tua opinião, os teus gostos e todas as pessoas que tenham nintendo ou outras consolas :)
Última edição por SEGAboy em segunda 22 jan 2007, 0:12, editado 1 vez no total.
PLAYING:
God of War (PS2)
Football Manager 2007 (PC)
___________________________________
SEGA É MAIS FORTE QUE TU :-$
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sexta 15 dez 2006, 22:28

Eu nao concordo com isso PedroPaulo. Quanto "as massas se conformarem com jogos bons? " ? Conformarem com algo de qualidade, nao necessidade de nenhum cnformismo para apreciar o que e bom. E nao nos podemos esquecer que os jogos sao julgados no sue tempo, e é nesse que tem que ser considerados bons ou maus...e nao podemos confudir a falta de algo verdadeiramente revolucionario com uma mecanica desactualizada, porque sao coisas bem diferentes.
Ha uns meses enquanto dava uma vista de olhos por uma forum vi uma pessoa com um banner na assinatura muito engraçado e estive com vontade de o copiar. No meio das imagens tinha uma frase ( ja nao me recordo bem ) parecida com isto "It doesnt matter how the game looks or how innovative it is, its all about how much fun you have playing it" e isto sim e o que distingue entre os jogos que valem a pena e os que nao...nao e esta nova moda muito treddy dos jogos terem que ser esquecitos para serem bons.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » sexta 15 dez 2006, 22:32

Bu77erCup242 Escreveu:Esse tema na "nova geraçao" e bastante recorrente, e para merecer esse selo parace que nao precisa de qualidade. Se formos ver nos grandes jogos dos ultimos anos pouco se podem considerar revolucionarios. Crysis ? Mas onde estao as inovaçoes ? Como pode o Hellgate inovar ? Ninguem devia pedir inovaçao, mas sim qualidade....claro que so mesmo os maiores fanboys na Nintendo usam esse argumento, os mesmos que ficaram furiosos pela nota dada ao Zelda. Os mesmo que acham o Mario Sunshine inovador por ter uma bisnaga, ou o Zelda Wind Waker inovador quando a unica diferença para os demais sao os graficos, para nao esquecer daquele argumento fabulosos que usaram aqui uma vez...do Metroid ser inovador porque tens que fazer o sacanner do habiente.

E para nao criticaram, ainda hoje compreo o Metroid Prime 1 para a Gamecube em segunda mao. O que eu espero do jogo ? Que me deia muitas e boas horas de diversao...inovaçao ? Eu quero e que o jogo seja bom.
Melhor ser pouco inovador do que não o ser de todo. Ninguém pediu uma revolução. É óbvio que um jogo tem que ser bom, mas se para além disso puder inovar um pouco que seja, melhor ainda.
O Halo pode ser muito bom, é por isso que os próximos Halos vão ser cópias chapadas do primeiro ? Não me parece. Claro que durante o processo não convém o jogo perder a sua identidade.
Imagina agora que faziam um filme com muita qualidade mas que era a cara chapada do "Senhor dos Aneis" ou que alguém editava um livro sobre um jovem feiticeiro ... É mais ou menos essa a minha sensação quando olho para certos jogos.
Mas enfim, fica lá com a bicicleta.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 15 dez 2006, 22:39

Os jogos não precisam ser esquisitos para serem bons.
Dois dos jogos mais importantes dos últimos anos não são esquisitos, GTA e WOW e não forma os pormenores técnicos que fizeram a diferença.

Eventualmente a qualidade de um jogo está inerente á apreciação do jogador. Tens razão e nem toda a gente procura uma experiência profunda ou enredos kafkianos, nada como um PES para descontrair, e não é ai que pretendo chegar.

Nunca te questionastes sobre o valor que jogos antigos tiveram para ti, e nunca deste por ti a pensar que aqueles sim eram grandes jogos?
Não te parece que os jogos não cresceram contigo, que pareces condenado a jogar os mesmos jogos uma e outra vez com cara diferentes?

Temos seguramente gostos, todos nós, diferentes e queremos porventura experiência diferentes no entanto acomodar-se ao que há, não questionar não pedir por mais é dar azo que nos tornemos em ovelhas que comemos o que nos servem.
Com todo o poderio técnico da novas consolas GOW é tudo o que podem fazer ou é tudo o que pedimos?
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sexta 15 dez 2006, 22:39

MadnessJonny Escreveu:É óbvio que um jogo tem que ser bom, mas se para além disso puder inovar um pouco que seja, melhor ainda.
Ainda melhor pq ? Eu quando compro quero uma coisa que me divirta, mais nada. Se me diverte por ser diferente ou apenas pela qualidade extrema pouco me importa.
ManessJonny Escreveu:O Halo pode ser muito bom, é por isso que os próximos Halos vão ser cópias chapadas do primeiro ?
Respondi a isto no post acima. Fica o quote
Bu77erCup242 Escreveu:...e nao podemos confudir a falta de algo verdadeiramente revolucionario com uma mecanica desactualizada, porque sao coisas bem diferentes.
MadnessJonny Escreveu:Imagina agora que faziam um filme com muita qualidade mas que era a cara chapada do "Senhor dos Aneis" ou que alguém editava um livro sobre um jovem feiticeiro

Se o filme ou o livro tivessem qualidade sufciente para se distinguir dos demais no mercado nao sei qual e o problena. Ou nao gostas do Star Wars so pq se inspira do Lord of the Rings, e por isso esqueces a sua qualidade extrema.

Eu nao preciso da bicicleta. Eu nao entendo e essa panca pela inovaçao, o que precisa e de ser bom. Sabes eu nao compro jogos por uma causa, compra para me diverir nos tempos livres que tenho para jogar.
Última edição por Bu77erCup242 em sexta 15 dez 2006, 22:44, editado 1 vez no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sexta 15 dez 2006, 22:43

PedroPaulo acho esse te exemplo do wow bastante mau, pq simboliza tudo aquilo que eu disse. O jogo pode ter revolucionado o mercado, agora como jogo... O WOW distinguesse por uma qualidade extrema, por pegar no que os outros MMOs tinham feito, e juntar tudo num pacote melhor. E sabes, quanto comparados com outros muito inovadores, o wow destinguese pela sua qualidade...e isto sim teve peso junto dos consumidores.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 15 dez 2006, 22:48

Bu77erCup242 Escreveu:PedroPaulo acho esse te exemplo do wow bastante mau, pq simboliza tudo aquilo que eu disse. O jogo pode ter revolucionado o mercado, agora como jogo... O WOW distinguesse por uma qualidade extrema, por pegar no que os outros MMOs tinham feito, e juntar tudo num pacote melhor. E sabes, quanto comparados com outros muito inovadores, o wow destinguese pela sua qualidade...e isto sim teve peso junto dos consumidores.
O jogo revolucionou de facto o mercado, mas o seu sucesso não reside em copiar os outros ou até mesmo na sua qualidade, não a questiono mas não creio que seja relevante nesta discussão pelo menos para já.
Digo eu que talvez seja o facto de ser um viveiro de experiências sociais confinadas a um mundo virtual o seu maior trunfo.
È essa capacidade que o tornou objecto de culto e estudo estatuto ao alcance de muitos poucos.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sexta 15 dez 2006, 22:55

Um viveiro virtual de experinecias socias e algos que todos os MMO proporcionam. Acho que opiniao generalizada que o wow sem inovar, elevou o genero a outro patamar com o polimento de todos os detalhes de uma MMO. E isso e exactamente o que eu acho que necessario fazer, injectar qualidade no mundo dos jogos, acabar com os produtos inacabados que em nada justificam o seu preço. Se esta qualidade e resultado de uma inovaçao ou nao pouco interessa...interessa sim que seja bom. Muito bons, e isso que eu quero dos jogos de amanha.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » sexta 15 dez 2006, 23:06

Bu77erCup242 Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:É óbvio que um jogo tem que ser bom, mas se para além disso puder inovar um pouco que seja, melhor ainda.
Ainda melhor pq ? Eu quando compro quero uma coisa que me divirta, mais nada. Se me diverte por ser diferente ou apenas pela qualidade extrema pouco me importa.
ManessJonny Escreveu:O Halo pode ser muito bom, é por isso que os próximos Halos vão ser cópias chapadas do primeiro ?
Respondi a isto no post acima. Fica o quote
Bu77erCup242 Escreveu:...e nao podemos confudir a falta de algo verdadeiramente revolucionario com uma mecanica desactualizada, porque sao coisas bem diferentes.
MadnessJonny Escreveu:Imagina agora que faziam um filme com muita qualidade mas que era a cara chapada do "Senhor dos Aneis" ou que alguém editava um livro sobre um jovem feiticeiro

Se o filme ou o livro tivessem qualidade sufciente para se distinguir dos demais no mercado nao sei qual e o problena. Ou nao gostas do Star Wars so pq se inspira do Lord of the Rings, e por isso esqueces a sua qualidade extrema.

Eu nao preciso da bicicleta. Eu nao entendo e essa panca pela inovaçao, o que precisa e de ser bom. Sabes eu nao compro jogos por uma causa, compra para me diverir nos tempos livres que tenho para jogar.
Temos noções diferentes do que deve ser um videojogo e do que esperamos deles. Não vale a pena debater-mos mais isso porque nenhum de nós irá mudar.
A minha relação com os videojogos é uma relação em que tem que haver renovação e motivo para esta continuar. Não jogo apenas por jogar porque é divertido, existem muitas outras formas de me divertir que não envolvem gastar 400€ numa "caixa" e 60€ num disco, jogo porque é algo diferente. É uma realidade onde podemos encaixar noutra personagem e sermos diferentes e, claro divertir com isso. Agora, quando as personagens que interpretamos começam a ser demasiado repetitivas, então ai estamos a entrar um ciclo perigoso para qualquer relação.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 15 dez 2006, 23:10

Bu77erCup242 Escreveu:Se o filme ou o livro tivessem qualidade sufciente para se distinguir dos demais no mercado nao sei qual e o problena. Ou nao gostas do Star Wars so pq se inspira do Lord of the Rings, e por isso esqueces a sua qualidade extrema.
cof cof cof cof cof cof cof cof cof cof ... cof :-'' qualidade... nao extrema
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sexta 15 dez 2006, 23:14

Entao para ti o New Hope, o Empire Strikes e o Return of the Jedi nao tem um qualidade fora do vulgar....tudo bem. Sao opinioes. O que dizer dos remakes entao...esse nao merecia ser feitos. Mesmo quando alguns sao bastante bons ( poucos mas alguns ), como o Cabo de medo por exemplo.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 15 dez 2006, 23:25

Bu77erCup242 Escreveu:Entao para ti o New Hope, o Empire Strikes e o Return of the Jedi nao tem um qualidade fora do vulgar....tudo bem. Sao opinioes. O que dizer dos remakes entao...esse nao merecia ser feitos. Mesmo quando alguns sao bastante bons ( poucos mas alguns ), como o Cabo de medo por exemplo.
o k sao remakes para aki chamados? lol que mania tens d desviar as coisas para outros lados... star wars lembra logo remakes ne? lol eu disse k os Star Wars tinham qualidade, ao ponto de ser extrema, nao acho. foi algo fora do normal sim, na altura que surgiu, mas ao ponto de qualidade extrema, isso implicaria que o filme todo em si era de qualidade extrema, mas nao é...

e os remakes, ha bons e maus...como tudo na vida... so n entendo o pk de t lembrares disso...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sexta 15 dez 2006, 23:28

Eu mencionei os remakes porque era acerca das repetiçoes no cinema e nos livros que estavamos a falar. Devias ter lido uns posts para cima para te ter aprecebido o que estavamos a discutir, e sabes em que contextos e que estavamos a dizer as coisas. Isso de entre na discuçao sem estar dentro do que se esta a discutir, e depois dizer que nao se entede o que se esta a dizer tem muito que se lhe diga tem.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 15 dez 2006, 23:35

Bu77erCup242 Escreveu:Eu mencionei os remakes porque era acerca das repetiçoes no cinema e nos livros que estavamos a falar. Devias ter lido uns posts para cima para te ter aprecebido o que estavamos a discutir, e sabes em que contextos e que estavamos a dizer as coisas. Isso de entre na discuçao sem estar dentro do que se esta a discutir, e depois dizer que nao se entede o que se esta a dizer tem muito que se lhe diga tem.
e isso de falares sem saber tb tem muito k se lhe diga tem... eu tenho estado a ler, mas se é smp a volta do mesmo n vou repetir a minha opiniao... que é "efeito pastilha elastica"...

mas nem mm no contexto da conversa que tavam a ter o Star Wars ganha qualidade extrema...atençao que isto é a meu ver, nao digo que tu nao penses isso assim como mtas mais pessoas, mas eu nao penso isso, assim como mt mais pessoas. e falares de repente em remakes, sao coisas k n ligam Star Wars + Remakes nada tem a ver...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Responder