Mega Score nº 135 - Dezembro 2006

Para falar sobre a vossa revista preferida

Moderadores: JVieira, Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 18 dez 2006, 21:37

Sim e desde um excelente exemplo quando argumentaste que as indicaçoes dos champos sao cultura...
Eu quando vou ao super mercado e olho par ao que ha nos pacotes saio sempre muito mais culto. Mas nao estou ser ironico, se esse e a vossa defeniçao de cultura entam sim...talvez os jogos tb o sejam.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » segunda 18 dez 2006, 21:40

Bu77erCup242 Escreveu:Sim e desde um excelente exemplo quando argumentaste que as indicaçoes dos champos sao cultura...
Eu quando vou ao super mercado e olho par ao que ha nos pacotes saio sempre muito mais culto. Mas nao estou ser ironico, se esse e a vossa defeniçao de cultura entam sim...talvez os jogos tb o sejam.
Nunca ouviste falar em cultura geral?
Tu estás a pensar noutro tipo de cultura, tipo supra-sumo de alguma matéria que consideres importante...


Mas é só de mim, ou isto já é um brutal offtopic?
Paremos com as discussõs das culturas e dos shampos e voltemos á revista...
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 18 dez 2006, 21:42

Foi uma discuçao de surgiu por uma sugestao de um moderador...
Quanto a cultura geral...sim saber o que constitui um pacote de cheetos e algo de muito importante. Alias para que ir ao museu, biblioteca, cinema quanto todemos ir ao continente.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » segunda 18 dez 2006, 22:22

Bu77erCup242 Escreveu:Foi uma discuçao de surgiu por uma sugestao de um moderador...
Quanto a cultura geral...sim saber o que constitui um pacote de cheetos e algo de muito importante. Alias para que ir ao museu, biblioteca, cinema quanto todemos ir ao continente.
E achas que é importante saber que amicissimo é um adjectivo no grau supertalivo absoluto sintético (devo ter errado mas tou lá proximo) ?
É cultura geral, nunca ninguém te disse que é obrigatória.
Mas já que tamos numa de cultura, tu apontas todos os aspectos menos o mais obvio, e o Inglês? Quem é que ás custas dos jogos não ficou a perceber melhor o inglês? E os jogos de puzzles, não aumentam o raciocinio? Depende muito do que tu defenires o que é cultura.
Sim se quiseres ser realmente culto, os constituintes de um pactoe de Cheetos conta, mas como tudo o resto, depende do que consideras cultura, que nota-se obviamente que não é o mesmo para cada pessoa....
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 18 dez 2006, 22:31

Aprendo tanto Ingles a jogar 2 horas ou a ver o Jerry Springer ? Sera que por isso e cultura ?
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Mensagem por pimenta » segunda 18 dez 2006, 22:39

Eu sei que isto não é grande opinião, mas eu acho que qualquer acto que façamos nos enriquece culturalmente (muito ou pouco, isso é que acho que poderia ser discutido), só o facto de jogar, sei lá, Oblivion, aprendo coisas spbre as raças do jogo, mesmo que o que aprendo seja apenas ficcional, não deixo de o aprender. (Não sei se estou a fazer grande sentido.) Ou se jogar Unreal Tournament, aprendo como fazer um "multi kill", então, qualquer coisa que tu faças aprendes (isto é, se tu não fores algum tipo de super-homem que é perfeito a fazer tudo). Não é isso que significa enriquecer culturalmente, aprender?

Bem, de certeza que estou errado, alguem que me corrija!
Imagem
Ai estes jovens de 90 anos...
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » segunda 18 dez 2006, 22:43

Bu77erCup242 Escreveu:Aprendo tanto Ingles a jogar 2 horas ou a ver o Jerry Springer ? Sera que por isso e cultura ?
Mas afinal explica qual é o teu conceito de cultura que se possa adquirir. Sem exemplos.
hax face
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 18 dez 2006, 23:41

Bem...sinceramente tenho alguma dificuldade em me explicar, principalmente quando me deparo com comparar rotulos de hampos com cultura. Quando simples facto de se encontrar em Ingles e caracterista suficiente para ser considerado arte. Assim com a ajuda da Wikipedia e do Dicionario da Lingua portuguesa Contemporanea da Academia de Ciencias de Lisboa foi pesquisar um pouco. Mesmo assim os resultados nao foram muito nteressantes pois as defeniçoes sao muito abrangentes. Mesmo assim ficam alguns dos resultados:
Cultura-
"O uso de abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos. Entretanto fala-se também em cultura material (por analogia a cultura simbólica) quando do estudo de produtos culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas, etc). Essa forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade, uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil."

"Patrinomio literario, artistico e cientifico de um grupo social ou povo"
Existem muitas outras defeniçoes mas sinceramente nao as vou transcrever pois em todos ele estao relacionadas com a defeniçao de arte. Assim procurei por arte para mais um vez nao encontrar os padroes social responsaveis pela classificaçao da arte que no fundo e que estamos a debater. Assim ja cancando procurei por culto ( como em pessoa culta )
Culto- "Que recebeu uma solida instruçao; que demostra ter muitos conhecimentos, ter cultura = Erudito"

Erudito-" Que detem um saber academico baseado no estudo de fontes historicas, de documentos, de textos. Que é culto por oposiçao a popular"

Tenho que admitir que esta ultimo pesquisa se aproximou na minha opiniao, mas mesmo assim nao tem em conta a sociadade para distinguir entre os diferentes tipos de conhecimento. Nao nunca vamos ver um Marcelo que em vez de ler joga, na televisao, e muito bem, e pq. Pq socialemnet os jogos nao sao aceites, nem tem qualidade suficiente para serem considerados cultura.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » terça 19 dez 2006, 0:02

Bu77erCup242 Escreveu:Bem...sinceramente tenho alguma dificuldade em me explicar, principalmente quando me deparo com comparar rotulos de hampos com cultura. Quando simples facto de se encontrar em Ingles e caracterista suficiente para ser considerado arte. Assim com a ajuda da Wikipedia e do Dicionario da Lingua portuguesa Contemporanea da Academia de Ciencias de Lisboa foi pesquisar um pouco. Mesmo assim os resultados nao foram muito nteressantes pois as defeniçoes sao muito abrangentes. Mesmo assim ficam alguns dos resultados:
Cultura-
"O uso de abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos. Entretanto fala-se também em cultura material (por analogia a cultura simbólica) quando do estudo de produtos culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas, etc). Essa forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade, uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil."

"Patrinomio literario, artistico e cientifico de um grupo social ou povo"
Existem muitas outras defeniçoes mas sinceramente nao as vou transcrever pois em todos ele estao relacionadas com a defeniçao de arte. Assim procurei por arte para mais um vez nao encontrar os padroes social responsaveis pela classificaçao da arte que no fundo e que estamos a debater. Assim ja cancando procurei por culto ( como em pessoa culta )
Culto- "Que recebeu uma solida instruçao; que demostra ter muitos conhecimentos, ter cultura = Erudito"

Erudito-" Que detem um saber academico baseado no estudo de fontes historicas, de documentos, de textos. Que é culto por oposiçao a popular"

Tenho que admitir que esta ultimo pesquisa se aproximou na minha opiniao, mas mesmo assim nao tem em conta a sociadade para distinguir entre os diferentes tipos de conhecimento. Nao nunca vamos ver um Marcelo que em vez de ler joga, na televisao, e muito bem, e pq. Pq socialemnet os jogos nao sao aceites, nem tem qualidade suficiente para serem considerados cultura.
Para quem antes parecia muito certo do que era cultura, é ironico precisar de dicionários, etc...
Mas deixo aqui um artigo para leres http://www.gamestudies.org/0102/squire/ .
Epois diz a tua opinião, que agora vê-se que claramente só são para entrenimento (na tua opinião).
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 19 dez 2006, 0:09

A discussão está boa mas para manter enquadrado o tema, poderíamos muda-la para um tópico mais apropriado:
http://megascore.rgb.pt/forum/viewtopic ... &start=315
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 19 dez 2006, 0:17

Sinceramente estava com receio que isso acontecesse, alias tinha mostrado esse receio atras. Para deixar esclarecido, eu nao me considero um pessoa com cultura acima da media, mesmo de maneira nenhuma. Raramente vou ao museu ( este ano fui 2 vezes para verem ), nao foi uma unica vez ao teatro este ano. Cinema, ocasionalmente ( e verdade que nao gosto muito de cinema, perferio mandar DVD e velos em casa ), concerto e outra coisa ...pois vejo mesmo muita coisa por ano.
Sim, gosto de ler banda desenhada, gosto de jogar, gosto de filmes de entertenimento( adoro filmes de terrors dos ano 80 para verem ), agora fasso estas coisa que gosto para ser mais culto, nao! Fasso porque gosto, porque e divertido, nao estoua espera de ser mais culto que o "parceiro" pelos fazer...e nunca vai ser com esse objectivo que vou continuar a ter estes hobbies.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » terça 19 dez 2006, 0:32

Bu77erCup242 Escreveu:Sinceramente estava com receio que isso acontecesse, alias tinha mostrado esse receio atras. Para deixar esclarecido, eu nao me considero um pessoa com cultura acima da media, mesmo de maneira nenhuma. Raramente vou ao museu ( este ano fui 2 vezes para verem ), nao foi uma unica vez ao teatro este ano. Cinema, ocasionalmente ( e verdade que nao gosto muito de cinema, perferio mandar DVD e velos em casa ), concerto e outra coisa ...pois vejo mesmo muita coisa por ano.
Sim, gosto de ler banda desenhada, gosto de jogar, gosto de filmes de entertenimento( adoro filmes de terrors dos ano 80 para verem ), agora fasso estas coisa que gosto para ser mais culto, nao! Fasso porque gosto, porque e divertido, nao estoua espera de ser mais culto que o "parceiro" pelos fazer...e nunca vai ser com esse objectivo que vou continuar a ter estes hobbies.
Ok, andam aqui muitos mal entendidos que ainda vão dar mal.....
Quando referi por exemplo do inglês, não disse que ninguém ia jogar para aprender inglês, mas a quanta gente não ajudou por mero acaso? Cada um tem a sua definição de cultura (acho que já mencionei isso acima), para uns jogos podem fazer ganhar cultura, para outros não. É por isso que temas destes dão quilometros de páginas, não há um "conceito universal" que diga que aquilo é cultura e prontos, não se discute mais! Há jgoos que são claramente para o entretenimento, há outros que são para entretenimento e algo mais... Não é por os jogos agora não serem aceites actualmente como um objecto de culto, que no futuro não o serão. Se de momentos a maioria das epssoas são como tu, que apenas querem buscar entretenimento nos jogos, porque é que se irão massar os devolopers a fazer algo diferente? Os lucros interessam acima de tudo.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 19 dez 2006, 0:39

Ainda vao dar mal ? :shock: tem calminha esta bem.
Nao amanha nao sei se os jogos vao ser considerados um meio artistico valido ou nao...nas hoje nao sao. Nao entre pessoas com o minimo de cultura nao e o facto de ter jogado o Indigo Prophecy que te vai distinguir, com muito consegues perder toda a credibilidade se mencionares com os jogos com a tua principal refenecia culturar. Claro que no meio dos jogadores nao...mas como nos ainda nao somos os intelectuais da naçao.
De qualquer maneira o intersse perdeu-se. O Zelda e certeza como uma obra do Pessoa. E o mesmo que dizer que WWE e como e a mesma coisa que o Citizen Kane.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » terça 19 dez 2006, 0:43

Bu77erCup242 Escreveu:Ainda vao dar mal ? :shock: tem calminha esta bem.
Nao amanha nao sei se os jogos vao ser considerados um meio artistico valido ou nao...nas hoje nao sao. Nao entre pessoas com o minimo de cultura nao e o facto de ter jogado o Indigo Prophecy que te vai distinguir, com muito consegues perder toda a credibilidade se mencionares com os jogos com a tua principal refenecia culturar. Claro que no meio dos jogadores nao...mas como nos ainda nao somos os intelectuais da naçao.
De qualquer maneira o intersse perdeu-se. O Zelda e certeza como uma obra do Pessoa. E o mesmo que dizer que WWE e como e a mesma coisa que o Citizen Kane.
Onde acabaste de tirar essas ideias do Zelda, WWE e Indigo Prophecy Oo?
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » terça 19 dez 2006, 1:35

Bu77erCup242 Escreveu: Nao amanha nao sei se os jogos vao ser considerados um meio artistico valido ou nao...nas hoje nao sao. Nao entre pessoas com o minimo de cultura nao
bom, aqui é que estás enganado... Recomendo, assim de repente só para dizer um nome, a leitura do Henry Jenkins.

convém não confundir cultura com outros conceitos que nada têm a ver, isto para os dois lados da discussão: cultura não é aprender sobre História ou sobre Mecânica, mas também não se limita à Alta Cultura, aos Fellinis e aos Mozarts. Isso é apenas um preconceito elitista bastante redutor que mete na gaveta de uma só penada toda a cultura pop do século XX - na minha opinião, e na de muitos intelectuais e pessoas cultas (não quer dizer que eu seja uma delas), a mais interessante e vital dos últimos 50 anos.
Para usar um exemplo cliché, nasta lembrar que a Ópera e o Jazz eram, nas suas origens, um divertimento popular que de Alta Cultura nada tinham.
Responder