Mega Score nº 135 - Dezembro 2006

Para falar sobre a vossa revista preferida

Moderadores: JVieira, Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 19 dez 2006, 1:45

Cultura pop nao utiliza os simbolos da sua epoca para criar arte. Sera que de acordo com cultura pop o simbolo da Nintendo, ou figura do Mario podem ser arte...mas so enquanto simbolo. Nao atravez do seu conteudo num jogo ( sei que expliquei muito mal )
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » terça 19 dez 2006, 1:53

Bu77erCup242 Escreveu:Cultura pop nao utiliza os simbolos da sua epoca para criar arte. Sera que de acordo com cultura pop o simbolo da Nintendo, ou figura do Mario podem ser arte...mas so enquanto simbolo. Nao atravez do seu conteudo num jogo ( sei que expliqui muito mal )
pois explicaste. :-)
Especialmente a parte em que dizes que a "Cultura pop nao utiliza os simbolos da sua epoca para criar arte". !? É exactamente o contrário.

Seja como for, não confundas Cultura (seja Alta ou Baixa Cultura) com Arte. Nem confundam Cultura como expressão civilizacional com cultura enquanto soma de conhecimentos adquiridos (tipo trivial pursuit). :-)

Embora eu não esteja convencido de que os Videojogos sejam já Arte (apesar de haver algumas manifestações artísticas), não tenho qualquer dúvida em considerá-los como um produto cultural, porventura dos mais significativos deste novo século.

Normalmente o problema nestas discussões é mesmo a confusão de conceitos.
Última edição por NCalvin em terça 19 dez 2006, 11:52, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 19 dez 2006, 2:06

NCalvin Escreveu:
Bu77erCup242 Escreveu:Cultura pop nao utiliza os simbolos da sua epoca para criar arte. Sera que de acordo com cultura pop o simbolo da Nintendo, ou figura do Mario podem ser arte...mas so enquanto simbolo. Nao atravez do seu conteudo num jogo ( sei que expliqui muito mal )
pois explicaste. :-)
Especialmente a parte em que dizes que a "Cultura pop nao utiliza os simbolos da sua epoca para criar arte". !? É exactamente o contrário.

Seja como for, não confundas Cultura (seja Alta ou Baixa Cultura) com Arte. Nem confundam Cultura como expressão civilizacional com cultura enquanto soma de conhecimentos adquiridos (tipo trivial pursuit). :-)

Embora eu não esteja convencido de que os Videojogos sejam já Arte (apesar de conter haver algumas manifestações artísticas), não tenho qualquer dúvida em considerá-los como um produto cultural, porventura dos mais significativos deste novo século.

Normalmente o problema nestas discussões é mesmo a confusão de conceitos.
Palmas!!! Exactamente isso quando me referi aos macacos :D

Toda e qualquer discussão sobre o que é ou não "cultural" é redutora, ambos os lados se gladiam pra provar que tal é pertença ou não da cultura, mas esquecem-se que o conjunto "Cultura" é um adjectivo bem maior do que cultural. E parte integrante da Cultura tudo aquilo que é produzido pelo espírito e engenho humanos e daí até um simples garfo pode ser considerado cultura e assim, nesta mesma perspectiva também os jogos. Serão estes arte? Talvez não, talvez sim, mas produtos culturais, penso que não restam duvidas.

O que de facto se discute aqui é, como disseste e bem NCalvin, poderão estes ser considerados produtos de alta cultura? Como pintura, literatura ou arte? Ou estarão estes ainda num patamar inferior da cultura? O que não se pode discutir é se estes são produtos culturais, pelas razões que enumerei em cima.

Resumindo: "não tenho qualquer dúvida em considerá-los como um produto cultural"
Nem tu nem ninguém pode ter esta duvida.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 19 dez 2006, 2:10

Fui mais uma vez traido pelo Portugues. Pois o que queria dizer era exatcamente isso com essa frase. Quando falamos em ArtPop a primeira coisa que vem a cabeça de qualquer um e o Andy Warhol, e mesmo fazendo varios trabalhos com, por exemplo o simbolo, da coca-cola ( pelo que simboliza ), isso nao torna a coca-cola arte. Era mesmo isso que eu queria dizer com os simbolos da Nintendo ou o Mario.
Agora sim, num futuro os jogos podem ser considerados arte, no entanto, e foi o que nao encontrei devido a sua natureza subjectiva nos dicionarios, e o facto da defeniçao de arte ser social. E actualmente os jogos nao sao aceites como arte.

Mas o que eu nao entendo mesmo sao as pessoas que joga, pensando que estao aperseguir um actividade intelctual. Nao deviamos jogar todos porque gostamos ? Pelo menos nos os utilizadores finais :P
Ja agora so para desanuviar um bocado, essa do Jazz faz me logo lembrar aquela frase do Tony Wilsom no 24 hours party people lol onde descreve o genero com 0 de valor artistico.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 19 dez 2006, 19:36

NCalvin Escreveu:bom, aqui é que estás enganado... Recomendo, assim de repente só para dizer um nome, a leitura do Henry Jenkins.

convém não confundir cultura com outros conceitos que nada têm a ver, isto para os dois lados da discussão: cultura não é aprender sobre História ou sobre Mecânica, mas também não se limita à Alta Cultura, aos Fellinis e aos Mozarts. Isso é apenas um preconceito elitista bastante redutor que mete na gaveta de uma só penada toda a cultura pop do século XX - na minha opinião, e na de muitos intelectuais e pessoas cultas (não quer dizer que eu seja uma delas), a mais interessante e vital dos últimos 50 anos.
Para usar um exemplo cliché, nasta lembrar que a Ópera e o Jazz eram, nas suas origens, um divertimento popular que de Alta Cultura nada tinham.
Subscrevo plenamente (embora tivesse alguma coisa a acrescentar). 8)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » terça 19 dez 2006, 19:41

Bu77erCup242 Escreveu:Fui mais uma vez traido pelo Portugues. Pois o que queria dizer era exatcamente isso com essa frase. Quando falamos em ArtPop a primeira coisa que vem a cabeça de qualquer um e o Andy Warhol, e mesmo fazendo varios trabalhos com, por exemplo o simbolo, da coca-cola ( pelo que simboliza ), isso nao torna a coca-cola arte. Era mesmo isso que eu queria dizer com os simbolos da Nintendo ou o Mario.
Agora sim, num futuro os jogos podem ser considerados arte, no entanto, e foi o que nao encontrei devido a sua natureza subjectiva nos dicionarios, e o facto da defeniçao de arte ser social. E actualmente os jogos nao sao aceites como arte.

Mas o que eu nao entendo mesmo sao as pessoas que joga, pensando que estao aperseguir um actividade intelctual. Nao deviamos jogar todos porque gostamos ? Pelo menos nos os utilizadores finais :P
Ja agora so para desanuviar um bocado, essa do Jazz faz me logo lembrar aquela frase do Tony Wilsom no 24 hours party people lol onde descreve o genero com 0 de valor artistico.
mas tu não vês essas obras por serem com uma lata de coca-cola. e não é por ser uma lata de coca-cola que passa ou não a ser arte.

e eu quando jogo, sim, penso que estou a perseguir uma actividade intelectual... lá por tu (e mais pessoas) não aceitarem videojogos como arte, não quer dizer que outros não a aceitem como tal, e não consigam retirar grandes valores dos jogos...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 19 dez 2006, 20:32

Eu nao entendo o que queres dizer com essa primeira frase ou de que maneira esta relacionada com o que estavamos a discutir. Popart usa simbolos do sue tempo para is buscar inspiraçao, e memso como tema nas sua obras...isso quer dizer que embora algusn jogos, ou marcas relacionadas com os jogos possam ser utilizadas para criar obras de arte isso nao faz delas arte, tal como nao fez da coca-cola.

Quanto a tua razao de jogar, nao me suprende nada. So te posso dizer para veres as pessoas com que te relacionas, porque se os coleginhas da faculdade podem achar muito giro teres jogado o Final Fantasy VII as pessoas verdadeiramente cultas, os intelctuais riam se soubessem que essas eram as tuas fontes culturais.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 19 dez 2006, 20:38

Ena acho que não gostava nada de ter amigos cultos então :S A rirem-se de mim.
hax face
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » terça 19 dez 2006, 20:38

Bu77erCup242 Escreveu:Quanto a tua razao de jogar, nao me suprende nada. So te posso dizer para veres as pessoas com que te relacionas, porque se os coleginhas da faculdade podem achar muito giro teres jogado o Final Fantasy VII as pessoas verdadeiramente cultas, os intelctuais riam se soubessem que essas eram as tuas fontes culturais.
Depois riria-me dessas pessoas, por serem altamente elitistas e por não aceitarem que outros meios também poderiam ser meios de cultura...
E também subscrevo a opinião do NCalvin.

PS- Isto lembra-me a mesma discussão de a anime não ser aceite como uma arte, mas sim como entetenimento e desenhos para "putos". Parece familiar né?
Última edição por Player-Zero em terça 19 dez 2006, 20:47, editado 1 vez no total.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » terça 19 dez 2006, 20:42

Bu77erCup242 Escreveu:Eu nao entendo o que queres dizer com essa primeira frase ou de que maneira esta relacionada com o que estavamos a discutir. Popart usa simbolos do sue tempo para is buscar inspiraçao, e memso como tema nas sua obras...isso quer dizer que embora algusn jogos, ou marcas relacionadas com os jogos possam ser utilizadas para criar obras de arte isso nao faz delas arte, tal como nao fez da coca-cola.

Quanto a tua razao de jogar, nao me suprende nada. So te posso dizer para veres as pessoas com que te relacionas, porque se os coleginhas da faculdade podem achar muito giro teres jogado o Final Fantasy VII as pessoas verdadeiramente cultas, os intelctuais riam se soubessem que essas eram as tuas fontes culturais.
LOL é a unica coisa que se pode dizer a ultima parte do teu post lol enfim... tu é que pensaste que isso seria a minha fonte cultural... e se te achas tão inteligente, tão supra sumo da batata! procura a definição de cultura... coisa que eu já mencionei algures num post algures acerca também de cultura e afins, pois a cultura não é igual para todos. acho piada que digas que não o é quando nem sabes o verdadeiro significado de cultura...
e então fico contente por tu não te poderes rir ao saberes que joguei FF7, pois de intelectual pouco mostras (mas não, não acho que FF algum transmita cultura, se tu o achas, entao procura o significado da palavra cultura...).
Chris Escreveu:Ena acho que não gostava nada de ter amigos cultos então :S A rirem-se de mim.
lá por ele pensar que os têm e que são amigos dele, não quer dizer que eles o sejam :-''
Player-Zero Escreveu: PS- Isto lembra-me a mesma discussão de a anime não ser aceite como uma arte, mas sim como entetenimento e desenhos para "putos". Parece familiar né?
o que me parece familiar é sempre a mesma treta vinda sempre das (ou da) mesmas (mesma) pessoas (ou só uma ou outra lol).
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 19 dez 2006, 20:49

Eu nem vou comentar...Pq voces nao se riem das pessoas que vem os Morangos com Açucar e se acham muito cultas or causa disso. Nao se riam de quem acha que os Dzert sao uma banda com um verdadeira sentido artistico...voces nao ? Nao sao nada elitistas.
Sabes eu nao sou nenhum "supra sumo" nao tenho e fantasias como voces parecem ter.
E quanto ao Anime, sabes alguns animes sao cultura, mas conseguiram-no a custa do trabalho e da qualidade. E sabes o Dragon Ball nunca vai ser cultura.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 19 dez 2006, 20:52

Blasfémia!!!
hax face
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » terça 19 dez 2006, 20:52

Bu77erCup242 Escreveu:Eu nem vou comentar...Pq voces nao se riem das pessoas que vem os Morangos com Açucar e se acham muito cultas or causa disso. Nao se riam de quem acha que os Dzert sao uma banda com um verdadeira sentido artistico...voces nao ? Nao sao nada elitistas.
Sabes eu nao sou nenhum "supra sumo" nao tenho e fantasias como voces parecem ter.
E quanto ao Anime, sabes alguns animes sao cultura, mas conseguiram-no a custa do trabalho e da qualidade. E sabes o Dragon Ball nunca vai ser cultura.
ALTO LÁ E PARA O BAILE! eu rio-me DOS morangos com açucar! não me rio das pessoas que os vêem...no estado em que a TV portuguesa anda, teria de me rir do país todo porque simplesmente vêem TV...

p.s.: nao tens fantasias? hmm... eu cá gosto de pensar que ainda vou fazer sexo num elevador ou mesmo num provador... se não queres ter fantasias problema o teu ...

p.s.2: vou fazer o mesmo que fiz a um gajo ainda no outro dia (e que resultou): "fala ai fala..."
Última edição por cinemaniac em terça 19 dez 2006, 20:54, editado 1 vez no total.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » terça 19 dez 2006, 20:53

Bu77erCup242 Escreveu: E quanto ao Anime, sabes alguns animes sao cultura, mas conseguiram-no a custa do trabalho e da qualidade. E sabes o Dragon Ball nunca vai ser cultura.
Então porque é que alguns jogos não podem ser considerados cultura á custa da qualidade e do trabalho?
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 19 dez 2006, 20:54

Hahhh espera entao encaras com seriadade um pessoa que argumenta que os Dzert sao uma banda com expressao artistica ? Sabes a defeniçao de cultura como ja disse e social...coisa que nao parecem ter percebido. De qualquer maneira acho que desceu muito o nivel da conversa nestes ultimos posts. Over and out.

Player Zero- Porque e um defeniçao social. So podem ser cultura quando forem considerados pela sociadade como cultura, coisa que os jogos nao sao.
Última edição por Bu77erCup242 em terça 19 dez 2006, 20:57, editado 1 vez no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Responder