Jogos: Reais ou Virtuais?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Jogos: Reais ou Virtuais?

Mensagem por Morbus » sexta 04 ago 2006, 18:31

Desde há muito tempo que tenho vindo a observar como a maioria dos jogadores encaram os jogos e em que lugar os colocam na sua lista de prioridades. Relembro também algumas discussões sobre a profissionalização do estatuto de jogador numa comunidade que não se comporta como profissionais, quer a nível de atitudes concretas, quer, e mais importante ainda, a nível de concepções e ideias.

Dizia-se que não se pode atribuir o estatuto de profissional a um jogador que não se comporta como tal. Uma profissão é um emprego, é ao mesmo tempo um dever e um direito, mas acima de tudo é uma parte de um trabalho conjunto de vários indivíduos para atingir algo, qualquer que seja a profissão. E portanto tem que se obedecer a regras e a uma ordem das coisas. Mas não é sobre esta questão que quero falar. O meu problema é outro: a maneira como o público em geral encara os jogos.

Ao longo de todo o tempo que tenho vindo a observar a questão, tenho vindo a formular a minha própria opinião sobre a mesma, embora não saiba se posso dizer que já a formei por completo. A questão é simples: como anda o conceito que as pessoas fazem dos jogos quando comparado com o conceito que fazem de outras artes ou meios de divulgação cultural? Como é que as pessoas encaram o cinema por exemplo? E como encaram os jogos?

Toda esta questão começou a tomar proporções interessantes (para mim) quando li, no ÚltimoNível, uma notícia sobre um funeral feito no universo paralelo de World of Warcraft. É interessante ver a atitude de uma parte das pessoas, comparada com a da outra parte. Quem tem razão? É interessante ler os comentários dos leitores do blog para analisar também várias perspectivas.

Morbus – “Um funeral é um ritual, é uma mostra dos nossos sentimentos, e tanto faz que os mostremos ao estar presentes num local físico, ao mandar-mos uma carta, ao darmos um abraço, ou ao estarmos presentes num local virtual. A dor das pessoas que lá estavam a fazer o funeral é real, e, portanto, os que fizeram os distúrbios deviam ser punidos realmente, tal como seriam punidos se fizesse isso no mundo físico...”

Pina – “Não há dúvida que é questionável a atitude do clan que atacou. Mas também estar a fazer um velório virtual para um personagem virtual o é. De certeza que houve um funeral com pessoas a sério. A maior homenagem que poderiam fazer era irem ao funeral real.
Acho isto tudo uma perfeita idiotice. Não passa afinal de um jogo.”

Nuno – “Quanto ao acontecimento, óbvio que a atitude de quem atacou o "funeral" não foi a mais correcta, mas será que realizar um "funeral" num jogo o é? É que afinal de contas, o WOW é isso mesmo, um jogo. Por mais interessante/complexo/etc. que seja, é um jogo. Deixar que o jogo nos consuma e nos aliene ao ponto de nos colocar a realizar um "funeral" é que é a meu ver incorrecto.”


Do posto do Pina posso destacar uma frase que, aliás, é repetida várias vezes por várias pessoas: “Não passa afinal de um jogo.” Embora isto seja uma falácia descarada que de forma nenhuma serve como argumento, é interessante ver a posição que as pessoas tomam quando se fala, de facto, de um “jogo”.

Por outro lado, e mais grave (a meu ver) ainda, é a frase do Nuno: “Deixar que o jogo nos consuma e nos aliene ao ponto de nos colocar a realizar um "funeral" é que é a meu ver incorrecto.” A esta frase eu respondo com outra, que, para mim, é tão ou mais válida: “Deixar que a sociedade nos consuma e nos aliene ao ponto de nos colocar a realizar um "funeral" é que é a meu ver incorrecto.”

No fundo, a minha opinião resume-se ao meu comentário: “Um funeral é um ritual, é uma mostra dos nossos sentimentos, e tanto faz que os mostremos ao estar presentes num local físico, ao mandar-mos uma carta, ao darmos um abraço, ou ao estarmos presentes num local virtual.”

Mas o que mais me incomodou nesta história toda foi a forma como as pessoas se referiam à “vida real” em oposição ao “jogo” e/ou ao “virtual”. Como devem ter reparado se leram os meus comentários no blog (Morbus), eu refiro-me sempre à chamada por muitos “vida real” como “outter life”, ou seja, a “vida real exterior”, dando então espaço para a existência concreta de uma “vida real interior”, confinada, então, aos universos paralelos dos jogos.

No fundo o que eu estranho é a falta de respeito que as pessoas têm por aquilo que fazem (os jogos, ao jogar), e, consequentemente, a falta de respeito que as pessoas têm por si próprias. Porque continuam as pessoas a dizer que os jogos não são vida real? Porque continuam as pessoas a assumir que a vida real não é os jogos também? E quem diz os jogos diz os fóruns, os blogs e a Internet em geral. Ouve-se muitas vezes a expressão “Get a life” (arranja uma vida) em relação a pessoas que passam grande parte do seu tempo online. Porque é que as pessoas não entendem/assumem/aceitam que o tempo que passamos online ou simplesmente a jogar não é também ele vida real? Eu acho isso uma falta de respeito enorme por aquilo que fazemos e por nós próprios. Quanto a mim, eu considero os jogos como parte integrante da minha vida, assim como considero o tempo que passo a ouvir música, a estudar, a fazer desporto, a ver filmes a ler ou a conversar com os amigos.

--------------------

Podem ver também o post em www.megascore.biz
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » sexta 04 ago 2006, 18:52

Isto pode parecer meio offtopic mas essa frase do "Get a life!" já é muito usada em conjunto com outra:
"-Get a life!
- I'm a gamer, i have many lives!"

Mas concordo a 100% com a tua opinião e não me poderia expressar melhor do que tu.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 04 ago 2006, 19:34

Player-Zero Escreveu:"-Get a life!
- I'm a gamer, i have many lives!"
Este quote é muito profundo. Tem muito significado. Tem muito a ver com o que eu disse:
Morbus Escreveu:eu considero os jogos como parte integrante da minha vida
Última edição por Morbus em sábado 05 ago 2006, 9:16, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 05 ago 2006, 0:46

Player-Zero Escreveu:Isto pode parecer meio offtopic mas essa frase do "Get a life!" já é muito usada em conjunto com outra:
"-Get a life!
- I'm a gamer, i have many lives!"

Mas concordo a 100% com a tua opinião e não me poderia expressar melhor do que tu.
Ora nem + uma grande resposta k pode ter montanhas de significados, enfim até pode ser actualmente uma resposta "banalizada", mas é sem duvida profunda e inteligente. 8)
Morbus Escreveu:Este quote é muito profundo. Tem muito significado. Tem muito a ver com o que eu disse:
Morbus Escreveu:eu considero os jogos como parte integrante da minha vida[/url]
Esta de "acabar um quote com [/url] é mesmo muito à frente! :mrgreen:
_________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________

Em relação ao assunto "tópico" propriamente eu sou basicamente a favor da opinião do Morbus, mas acho k tenho alguns "pontos" k não são 100% de acordo, seja como for vou expor o meu raciocinio:
Eu considero os jogos como um entertenimento, assim como considero a musica, a TV, o cinema, etc... Agora percebam k para mim estar a jogar não é necessáriamente apenas diversão, pois muitas x's levo os jogos a sério, até porke gosto de fazer as coisas a "sério", ou seja não sou capaz de estar a jogar muito tempo só por jogar, tenho de realmente ter prazer e muitas x's + do k isso ao jogar, devo dizer k adoro jogar porke me permite fazer coisas k na "vida-real" muitissimo provavelmente nunca virei a fazer, e o k é k kero dizer com isto é +/- simples, vou dar o exemplo do jogo "Mercedes-Benz World Racing", gosto de jogar este jogo porke adoro a sua jogabilidade, mas ainda gosto + de inventar "handlings" e de os testar, ou seja no final de contas de brincar com os carros, mas agora em verdade digo k se fosse um Ultra-Bilionario, à moda do sr. Bill Gates, provavelmente jogaria muito menos, pois teria ao meu alcançe grandes makinas pra brincar não virtualmente, mas mesmo mesmo a sério, agora não pensem k só por ser (faz-de-conta) um gajo cheio da papel k deixava pura e simplesmente de jogar, porke não o conseguiria fazer, até porke gosto muito de poder "libertar-me" um pouco da monotonia, e mesmo k tivesse rios de dinheiro não iria por exemplo fazer na vida-real o k posso fazer no GTA: SA, é digam o k disserem gosto de andar por lá às x's pura e simplesmente a "parvar", seja a malukar com as motos ou a provocar acidentes em massa, seja o k for são sensações e coisas k nunca na vida-real irei algum dia experenciar, não plo menos causadas por mim espero. :D Por isso eu encaro os jogos como uma diversão, mas e como para mim o k + gosto de fazer na vida é divertir-me, porke sinceramente prefiro 1.000.000.000.000.000 -> Infinito vezes + estar a divertir-me do k a trabalhar, por isso se poder estar a trabalhar e a divertir-me ao mesmo tempo isso então seria algo k nem consigo imaginar, por isso considero, e para mim provavelmente seria das coisas + gratificantes, estar a desenvolver um jogo algo muito sério e bem REAL! Afinal estar a desenvolver formas de divertir os outros é algo tão valido como desenvolver formas e coisas uteis, pra tornar a vida bem melhor e + agradavel, em algumas religiões dizem k uma pessoa pra atingir a felicidade e o estado puro tem k se "abstrair" do k não interessa dizem eles, ou seja do físico do palpavel e de tudo o resto, dizem k apenas temos de nos concentrar em nós e no "alem", pois para mim isso é estupidamente e absurdicamente errado, eu não me kero eskecer das coisas k gosto, das coisas k me fazem viver, e a minha vida é muitas coisas, seja trabalhar, comer, ver televisão, falar com pessoas, falar com os AMIGOS, falar aki no fórum, falar no msn, ouvir uma musica, jogar um jogo, criar uma imagem k não me vai servir para nada, mas k me deu gozo a criar, etc... etc... por isso acho k se o funeral k fizeram no WOW foi sentido e vivido como eu vivo e sinto os jogos em geral então foi tão ou + válido k o funeral REAL! Mas isto sou eu e é apenas a minha opinião, agora se me dissesem keres tornar-te um jogador proficional, eu não sei se aceitaria, pois muito provavelmente o jogo onde teria de ser "pró" tornaria-se para mim algo demasiado obrigatório, mas vai dai talvez não pois se tivesse rios/montanhas de dinheiro provavelmente tentaria andar a correr em pistas e com carros reais, e isso tb requer esforço e dedicação. 8) Bem e já chega k isto já deve ir um testamento vai lá vai... :|

PS: bem espero k me perdoem este testamento, é k fui escrevendo assim do k me vinha à tola e nem dei por conta de k isto poderia ficar gigante, já agora desculpem lá a "grásmática" e a "ortógráfica". :mrgreen:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 05 ago 2006, 1:32

Eu, como jogardor de longa data de wow, vi video do tal "funeral". Embora pessaolmente nao seja um dos fustrados na vida real que se diverte a incomodar as outras pessoas nos jogos online, tenho que admitir que ja era previsivel. O facto é que existe uma hora e um local para tudo para tudo, as pessoas estao online para jogarem e se divertirem. O divertimento no wow involve pve e pvp nos servers que o premitam.
Achavas razoavel estar a jogar CS ou Battlefield e no meio do jogo te fosse pedido para parar de matar os enimigos porque eles estao a fazser um casamento ? Quantas pessoas ia respeitar isso ? Sera que estavam a fazer algo de mal, defacto nao eles comprar o jogo para se poderem divertir a joga-lo e defacto existe um local para essas cerimonias. Ou tu é ous tens amigos vai sair a noita para um local de diversao e esperas que toda gente pare de dançar para respeitar o momento de silencio que tu pedes pelo primo que morreu ? Maioria das pessas respita isso mas nos tb temos que as respeitar e saber que existem locais que nao sao proprios para estas coisas...
Volta a dizer que eu nao faria uma coisa do genero...que maneira geral eu tb sou o tipico care bear :P
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 05 ago 2006, 8:55

O problema começa porque os jogos, por causa do seu objectivo ludico recebe uma conotação de falta e seriedade. No entanto, normalmente, os jogos são encarados pelos jogadores com seriedade, independentemente de se obter prazer ao fazer isso. Basta pensar que quem joga xadrez joga para se divertir, mas tambem joga para ganhar e por isso esforça-se.

Outro problema é que os jogos ainda são novidade para muitas pessoas, e para muitas pessoas ainda é visto como uma actividade para míudos. Mas basta pensar que nos EUA a idade média dos jogadores é de 36 anos.

Dizer que os videojogos são um escape á realidade, é uma afirmação verdadeira. Mas tambem o é a literatura, o cinema, o teatro, os jogos (que não são de video), a televisão, a musica, a radio, etc.....
São todas actividades que nos levam por momentos para fora do espaço fisico, que nos fazem sonhar, que nos fazem sentir. E quer acreditem ou não a verdade é que os sentimentos são mais reais que qualquer objecto real.
Uma pedra apenas existe porque nós temos na nossa mente uma construção dessa pedra. Essa construção é um conjunto de caracteristicas apreendidas do objecto real, sem no entanto ser precisa ou total. Mas é o suficiente para distinguir de qualquer outro objecto. Como tal a pedra não existe, é apenas uma apreenção da realidade. Apreender o objecto na sua plenitude é impossivél. No entanto os sentimentos não são construções externas, imanam directamente do ser, de nós proprios, e como tal tem o potencial de ser apreendidos na sua plenitude.
Outra coisa será a transmição do sentimento para terceiros. Tendo em conta os limites da linguagem, mesmo sendo esta a base da organização do pensamento logico, é impossivel passar a construção de um sentimento que tivemos para um terceiro sem haver perdas significativas.

Tal como qualquer outra forma de arte, os jogos tem a capacidade de criar sentimentos tanto nos seus criadores como nos jogadores, e de servir como um veiculo de transmissão de ideias, conceitos e sentimenos.
Como tal dizer que são apenas jogos é uma falacia, é difamação.
Os jogos são capazes de criar e transmitir ideis, conceitos e sentimentos de uma forma tão valida como comunicar por via verbal (a principal forma de comunicação entre humanos) com outra pessoa.
Além disso adicionam no desenvolvimento do individuo, tanto de forma positiva como negativa. Esta valoração pode variar de pessoa para pessoa, mas pelo simples facto de haver evolução já a torna positiva.

Com esta capacidade de transmissão não me admira que alguns jogadores que conheciam a pessoa que morreu quisessem realizar uma homenagem no espaço virtual, e em especial, tendo em conta que muitos apenas conheciam o(a) falecido(a) neste espaço, não morando perto dessa pessao fisicamente, e como tal não podendo atender fisicamente ao funeral.

E neste ponto aproveito para acusar uma certa hipocrisia dos funerais: não é preciso criar um ritual, nem estar fisicamente num espaço real para sentir pesar pala morte de outra pessoa. O local e o ritual são acessorios. O REAL, mesmo REAL são os sentimentos, pois vem do individuo. Sem os sentimentos um funeral tanto podia apenas a abertura de uma vala para colocar tubos. Mas são os sentimentos que lhe dão o valor.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 ago 2006, 9:41

Newtomic Escreveu:eu vivo e sinto os jogos em geral então foi tão ou + válido k o funeral REAL!
A questão que eu coloca aqui é: Porque é que não consideras o funeral no WoW real? São os dois válidos, porque são ambos conceptuais. Um funeral é um conceito, quer seja cá fora ou num jogo, e não interessa a maneira de como chegamos a esse conceito. Já para não falar de que é algo puramente social e é tão válido o ritual que é fazer-se um funeral cá fora quando alguém morre como o ritual que seria quando alguém morre pormo-nos todos às cabeçadas uns aos outros e a dizer "AXARAX! AXARAX!". Parece estúpido mas é assim mesmo: é tudo rituais (e para mim são todos supérfulos e errados, tanto os funerais como as cabeçadas, mas isso já é outra história).
Bu77erCup242 Escreveu:Ou tu é ous tens amigos vai sair a noita para um local de diversao e esperas que toda gente pare de dançar para respeitar o momento de silencio que tu pedes pelo primo que morreu ?
Exactamente, é isso mesmo! Só que na discoteca esse respeitar ia realmente afectar as outras pessoas porque elas teriam que parar de falar e dançar e whatever, mas no WoW o caso é diferente: eles atacaram porque quizeram, não porque era suposto.

No caso do WoW foi um ataque propositado quando era suposto eles não fazerem nada. No caso do BF, se eles respeitassem, seria um não ataque, quando seria suposto eles atacarem. Estás a ver a diferença?
Winjer Escreveu:O problema começa porque os jogos, por causa do seu objectivo ludico recebe uma conotação de falta e seriedade. No entanto, normalmente, os jogos são encarados pelos jogadores com seriedade, independentemente de se obter prazer ao fazer isso. Basta pensar que quem joga xadrez joga para se divertir, mas tambem joga para ganhar e por isso esforça-se.
Basta dizer que eu raramente jogo jogos pelo puro prazer de me divertir. Actualmente as únicas vezes que me divirto simplesmente a jogar é no Track Mania (raramente) e quando vou a casa da minha miúda e jogo Most Wanted. Aí sim, estou a jogar por pura diversão. Não posso dizer que não me divirto a jogar Fallout, Oblivion, KotOR ou DS2, mas não é a diversão pura e simples que é o meu objectivo.

Por outro lado, é também importante dizer que raramente brinco, mesmo quando estou a brincar, e levo a maioria das coisas a sério mesmo, quer nos jogos quer fora deles. Acho que isso se prende muito com a personalidade das pessoas, mas também com a filosofia de vida delas.
Winjer Escreveu:Dizer que os videojogos são um escape á realidade, é uma afirmação verdadeira. Mas tambem o é a literatura, o cinema, o teatro, os jogos (que não são de video), a televisão, a musica, a radio, etc.....
Concordo plenamente.
Winjer Escreveu:E quer acreditem ou não a verdade é que os sentimentos são mais reais que qualquer objecto real.
Precisamente porque nos econtramos num espaço conceptual :)
Winjer Escreveu:Uma pedra apenas existe porque nós temos na nossa mente uma construção dessa pedra. Essa construção é um conjunto de caracteristicas apreendidas do objecto real, sem no entanto ser precisa ou total. Mas é o suficiente para distinguir de qualquer outro objecto. Como tal a pedra não existe, é apenas uma apreenção da realidade. Apreender o objecto na sua plenitude é impossivél. No entanto os sentimentos não são construções externas, imanam directamente do ser, de nós proprios, e como tal tem o potencial de ser apreendidos na sua plenitude.
Outra coisa será a transmição do sentimento para terceiros. Tendo em conta os limites da linguagem, mesmo sendo esta a base da organização do pensamento logico, é impossivel passar a construção de um sentimento que tivemos para um terceiro sem haver perdas significativas.
A tua capacidade de pensar conceptualmente é excelente, e ao ver isto tenho a certeza de que entendes a questão muito bem. Gosto de ouvir falar assim :D
Winjer Escreveu:Como tal dizer que são apenas jogos é uma falacia, é difamação.
Tal como eu tinha dito antes 8)
Winjer Escreveu:Além disso adicionam no desenvolvimento do individuo, tanto de forma positiva como negativa. Esta valoração pode variar de pessoa para pessoa, mas pelo simples facto de haver evolução já a torna positiva.
Isto é que é falar \:D/ É assim mesmo! 8)
Winjer Escreveu:E neste ponto aproveito para acusar uma certa hipocrisia dos funerais:
Pelo que tinhas dito antes eu SABIA que pensas assim!! 8) Eu digo o mesmo aqui atrás, quando digo "é tudo rituais (e para mim são todos supérfulos e errados, tanto os funerais como as cabeçadas, mas isso já é outra história)". 8)

Termino a dizer que este Winjer é um tipo às direitas! :D É ele a falar e eu a dizer que sim, é isso mesmo, penso exactamente da mesma maneira e já venho a dizer isso à algum tempo. =D> =D> =D>
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » sábado 05 ago 2006, 13:48

O que é que nos define real ou falso? A meu ver é sentimentos, e para mim, um jogo perfeito seria sentir a 100% os sentimentos que tentam transmitir, seja a dor de ver um amigo a ser abatido, ou até mesmo um arrepio ao ver que finalmente conquistamos aquela rapariga. Aparentemente, é nos mmorpg's que existe mais emoção, principalmente na parte da amizade e cooperação, mas esse genero não toco, pois, entre outros motivos, rouba muito tempo de vida, acaba por consumir a nossa vida, e sim, sei que é possivel controlar o tempo, mas a realidade é que começa por uma ou duas horas, mas no fim acabamos dependentes daquele mundo, seja por aquele pequeno vício de aumentar o nível ou de encontrar uma arma rara, mas também ficamos dependentes pela vida que lá criamos, principalmente as amizades. Será normal abandonar os amigos da nossa vida normal e manter lealdade para com os da nossa vida virtual?

Recordo de um artigo que a Erica Cunha Alves escreveu em que fez uma questão importante para este tema: Porque é que na vida real não chegamos ao pé de um desconhecido e dizemos olá? Tal como um leitor mencionou, não o fazemos porque no mundo virtual não corremos perigo (bem, dado às situações, na maioria das vezes), mas não só, no mundo virtual somos outra pessoa, desaparece qualquer embaraço ou preconceito, e até por vezes, é como uma nova personalidade, não existe qualquer preocupação do mundo real, é uma vida mais simples, agradavel, que até por vezes fazem esquecer os maus momentos da vida real.

Chegamos a que ponto? Para quê viver uma vida terrivel quando podemos refugiar num mundo agradavel? Aqui está uma perspectiva, mas cada um desenvolve a sua, tal como eu se criticar os "nerds" estereotipo dos "trekkies" ou daqueles jogos de tabuleiro (sendo o mais conhecido por dungeons and dragons), também serei obrigado a criticar os que passam muito tempo numa vida virtual. São perspectivas...

Quanto a mim, para quem ja leu alguns comentarios meus, sabe que procuro jogos com experiências cooperativas, não mmorpg's, sim jogos com historias mais empolgantes, e embora haja um fim, sempre tivemos uma boa experiência, algo memoravel. Ontem joguei a demo do Call of Duty 2, e enquanto estava na parte calma do jogo, nomeadamente quando estamos a ser transportados para a batalha, ocorreu-me um jogo online assim, ou seja, um grande grupo de amigos a jogar online, não um jogo de hormonas, no qual fica feliz o que tiver o maior score, mas sim um jogo em que terá de haver cooperação para sobreviver, a preocupação de não deixar para trás um amigo, etc... Enfim, quando experimentar algo assim, acho que terei "a" experiência definitiva dos videojogos (na parte dos videojogos).

No futuro, com o avançar da tecnologia, ficará a duvida cliché:
"Aceitarás o comprimido azul ou o vermelho?"
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 05 ago 2006, 16:09

Morbus Escreveu:
Newtomic Escreveu:eu vivo e sinto os jogos em geral então foi tão ou + válido k o funeral REAL!
A questão que eu coloca aqui é: Porque é que não consideras o funeral no WoW real? São os dois válidos, porque são ambos conceptuais. Um funeral é um conceito, quer seja cá fora ou num jogo, e não interessa a maneira de como chegamos a esse conceito. Já para não falar de que é algo puramente social e é tão válido o ritual que é fazer-se um funeral cá fora quando alguém morre como o ritual que seria quando alguém morre pormo-nos todos às cabeçadas uns aos outros e a dizer "AXARAX! AXARAX!". Parece estúpido mas é assim mesmo: é tudo rituais (e para mim são todos supérfulos e errados, tanto os funerais como as cabeçadas, mas isso já é outra história).
Nota k para mim o k se passa num jogo é real, mas não é REAL, não sei se me faço entender, mas vou tentar explicar, vamos supor k estou a jogar ToCA Race Driver 3 e vou a 300km/h tenho uma falha e despisto-me contra uma parede a fundo, fico lixado porke já não consigo acabar a prova, mas não passa disso as consequencias são só e apenas essas perdi uma prova, seja esta com muita ou pouca importancia é "apenas" uma prova, agora transpondo isso para a vida-real como eu lhe chamo, supondo k vou num carro de DTM num circuito qualker e k tenho um despiste exactamente igual, ou quase ao k tive no jogo, nesta situação com muita sorte as consequencias serão as mesma, mas duvido, o + provavel era ficar com alguma lesão física, alem disso teria todos os gastos de arranjos e posterior manutenção do carro, já pra não falar k num caso com algum azar poderia ficar gravemente ferido, ou até mesmo "morrer"! Por isso não keiras comparar um acidente num video-jogo com um acidente real, e o funeral é exactamente a mesma coisa, não duvido k os sentimentos não possam ser muito parecidos/identicos, mas k as consequencias dos teus actos são completamente diferentes lá isso são! Outro exemplo + rápido, imaginando k eu estou no funeral real e estou com um ar pesado e triste e é claramente visivel, pois "choro/sinto" a perca de alguem k era importante para mim, já no funeral do wow eu poderia estar triste por uma pessoa k dialogava e "convivia"-virtualmente muito ter morrido, mas mesmo k eu estivesse contente eu poderia fingir, e não tenho de ser actor, pois afinal no jogo não sabem como estou na realidade. Por isso Morbus para mim quando jogo estou a fazer algo k é REAL, estou a jogar é REAL, mas muitas das coisas k faço a jogar não são REAI's entendes? Por exemplo estar aki a redigir este post é algo REAL mas se tu e todos os outros user's fossem bot's ou AI não seria real, só o seria se eu pensasse k não o eram entendes? Eu acho k o Matrix é um excelente filme k demonstra bem o meu ponto de vista, e julgo k se o nosso cérebro tivesse ligado a um jogo e se ele pensasse k realmente tinhamos morrido k morriamos tb na vida real, eu acho k faz todo o sentido, agora o k tu pensas já não sei, mas esta é a minha opinião e dificilmente a irei mudar porke está algo bem formada com o tempo e experiencia de vida k tenho. 8)
Morbus Escreveu:Por outro lado, é também importante dizer que raramente brinco, mesmo quando estou a brincar, e levo a maioria das coisas a sério mesmo, quer nos jogos quer fora deles. Acho que isso se prende muito com a personalidade das pessoas, mas também com a filosofia de vida delas.
Eu por exemplo já não sou assim, pois muitas coisas sérias tento tornalas uma "brincadeira" e quando resulta ficam feitas e com menos esforço do k o normal e até consigo tirar algum proveito da situação, mas eu tb ando basicamente sempre a rir hehe. :lol: É como dizes uma "filosofia" de vida. 8)

Mas eu tb concordo com tudo o k o Winjer disse e tb acho k todos os rituais não passam disso mesmo rituais sem importancia nenhuma, seja os funerais, os casamentos, os divorcios etc... o k interessa é o k nos vai na "alma". :| Por isso é k da outra x no tópico de se votar nos user's fikei recentido ctg Morbus entendes ;) tipo mesmo não te conhecendo pessoalmente tenho uma ligação a ti e a outros user's daki do fórum muito + forte k muitas ligações k tenho a pessoas k conheço e convivo "pessoalmente". 8)

E como o Cyrax disse e bem num futoro qual escolheremos; O Azul ou o Vermelho? :D ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 05 ago 2006, 19:16

Morbus Escreveu:Exactamente, é isso mesmo! Só que na discoteca esse respeitar ia realmente afectar as outras pessoas porque elas teriam que parar de falar e dançar e whatever, mas no WoW o caso é diferente: eles atacaram porque quizeram, não porque era suposto.

No caso do WoW foi um ataque propositado quando era suposto eles não fazerem nada. No caso do BF, se eles respeitassem, seria um não ataque, quando seria suposto eles atacarem. Estás a ver a diferença?
Eu concordo...ate certo ponto. Isso defacto passou-se num server pvp. Eu sei que foi feito por maldade, porque antes do video passem os quotes do forum...mas de facto organizar um funeral num jogo...Entao é se um estivesse a jogar normalmente e gostasse de pvp estivesse em winterspring e os tivesse atacado casaulmente como fazia a qualquer outra personagem que encontrava ?
Facto é o ataque foi feito por maldade, mas eles nao podiam estar a espera de nao ser atacados quando a muita gente que so compra e paga o jogo pelo pvp e esta a jogar...sem incomodar ninguem so desfrutar o que o jogo ofereçe ( tentar matar os membros fa outra facçao sem deixar que eles o matem a si :P )

Edit- Estive ler de novo teu post e percebi pq que nao conrcodo ctg. Por isto : "No caso do WoW foi um ataque propositado quando era suposto eles não fazerem nada"...mas deves estar a brincar. PvP e um das principais actividades do endgame. Normalmente passa-se um BGs mas centenas de jogadores que passam horas e horas a caçar outros jogadores. Se algum dia jogares o jogo experimenta deixar o avatar na BRM ( Black Rock Mountain ) e vai a casa de banho e depois quando voltares ve se estas vivo...Ha algumas coisa de mal nisto ? Nao Blizzard ofereçe serves de pvp onde nao podes censurar ninguem que escolhe este server pq procura o confronto com outros jogadores.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 ago 2006, 20:16

Newtomic Escreveu:Nota k para mim o k se passa num jogo é real, mas não é REAL, não sei se me faço entender, mas vou tentar explicar, vamos supor k estou a jogar ToCA Race Driver 3 e vou a 300km/h tenho uma falha e despisto-me contra uma parede a fundo, fico lixado porke já não consigo acabar a prova, mas não passa disso as consequencias são só e apenas essas perdi uma prova, seja esta com muita ou pouca importancia é "apenas" uma prova, agora transpondo isso para a vida-real como eu lhe chamo, supondo k vou num carro de DTM num circuito qualker e k tenho um despiste exactamente igual, ou quase ao k tive no jogo, nesta situação com muita sorte as consequencias serão as mesma, mas duvido, o + provavel era ficar com alguma lesão física, alem disso teria todos os gastos de arranjos e posterior manutenção do carro, já pra não falar k num caso com algum azar poderia ficar gravemente ferido, ou até mesmo "morrer"!
A questão é que estás a comparar duas coisas distintas: carros e um jogo de vídeo. São coisas distintas e não versões diferentes da mesma.
Newtomic Escreveu:Por isso não keiras comparar um acidente num video-jogo com um acidente real, e o funeral é exactamente a mesma coisa,
De forma nenhuma porque o funeral é o sentimento, o ritual, e portanto é independente da maneira em que se expressa. É a mesma coisa que comparar uma corrida de F1 e uma corrida de PGR3. São ambas corridas. Um funeral cá fora e um funeral no WoW são ambos funerais, ambos conceptuais e não objectivos.
Newtomic Escreveu:não duvido k os sentimentos não possam ser muito parecidos/identicos, mas k as consequencias dos teus actos são completamente diferentes lá isso são!
São? Qual é a consequência de um funeral em WoW e qual a de um cá fora? As consequências são exactamente as mesmas: a prestação de uma homenagem aquando a morte de alguém, uma homenagem feita para os presentes e não para o morto.
Newtomic Escreveu:Outro exemplo + rápido, imaginando k eu estou no funeral real e estou com um ar pesado e triste e é claramente visivel, pois "choro/sinto" a perca de alguem k era importante para mim, já no funeral do wow eu poderia estar triste por uma pessoa k dialogava e "convivia"-virtualmente muito ter morrido, mas mesmo k eu estivesse contente eu poderia fingir, e não tenho de ser actor, pois afinal no jogo não sabem como estou na realidade.
Isso não diz nada e já há algum tempo que falei sobre isso: também podes fingir cá fora, só que é mais difícil. Finges tão depressa no WoW como cá fora, e isso só depende da tua personalidade, e não dos meios de que dispões para finjir.
Newtomic Escreveu:Por isso Morbus para mim quando jogo estou a fazer algo k é REAL, estou a jogar é REAL, mas muitas das coisas k faço a jogar não são REAI's entendes?
Newtomic, é real que eu estou no fórum, mas será que não é real se eu agora de repende me puser a chamar nomes a toda a gente aqui no fórum? Será que não são reais os parabéns que eu dou quando alguém aqui do fórum faz anos? Será que não é real o pedido que fiz ao Hunter por PM ainda há pouco? Será que quando falo com a minha tia ao telefone e lhe peço para trazer mais uma resma de papel quando cá vier não é real? As opções e atitudes são REAIS e é de opções e atitudes que estamos aqui a falar.
Newtomic Escreveu:Por exemplo estar aki a redigir este post é algo REAL mas se tu e todos os outros user's fossem bot's ou AI não seria real, só o seria se eu pensasse k não o eram entendes? Eu acho k o Matrix é um excelente filme k demonstra bem o meu ponto de vista, e julgo k se o nosso cérebro tivesse ligado a um jogo e se ele pensasse k realmente tinhamos morrido k morriamos tb na vida real, eu acho k faz todo o sentido, agora o k tu pensas já não sei, mas esta é a minha opinião e dificilmente a irei mudar porke está algo bem formada com o tempo e experiencia de vida k tenho. 8)
E estar presente no funeral do WoW a prestar homenagem é tão real como eu estar a dizer agora que estou chateado por não conseguir comprar a megascore...
Newtomic Escreveu:Eu por exemplo já não sou assim, pois muitas coisas sérias tento tornalas uma "brincadeira" e quando resulta ficam feitas e com menos esforço do k o normal e até consigo tirar algum proveito da situação, mas eu tb ando basicamente sempre a rir hehe. :lol: É como dizes uma "filosofia" de vida. 8)
Eu também levo tudo numa boa, mas é uma boa a sério, percebes? O meu ponto é que mesmo quando estou a brincar, brinco sempre consciente daquilo com que brinco, ou seja, é uma brincadeira premeditada, ou melhor, um dito/atitude séria mascarada de brincadeira. Acontece muitas vezes eu discutir com colegas meus em pleno tom de gato fedorente (ou seja, de gozo) mas o que estou a dizer é muito sério e estou perfeitamente convicto do que digo.
Newtomic Escreveu:Mas eu tb concordo com tudo o k o Winjer disse e tb acho k todos os rituais não passam disso mesmo rituais sem importancia nenhuma, seja os funerais, os casamentos, os divorcios etc... o k interessa é o k nos vai na "alma". :| Por isso é k da outra x no tópico de se votar nos user's fikei recentido ctg Morbus entendes ;) tipo mesmo não te conhecendo pessoalmente tenho uma ligação a ti e a outros user's daki do fórum muito + forte k muitas ligações k tenho a pessoas k conheço e convivo "pessoalmente". 8)
Lol, do que te foste lembrar, onde isso já vai... #-o
Newtomic Escreveu:E como o Cyrax disse e bem num futoro qual escolheremos; O Azul ou o Vermelho? :D ;)
Qual deles era para conhecer a verdade? O vermelho? Venha ele!
Bu77erCup242 Escreveu:Eu concordo...ate certo ponto. Isso defacto passou-se num server pvp. Eu sei que foi feito por maldade, porque antes do video passem os quotes do forum...mas de facto organizar um funeral num jogo...Entao é se um estivesse a jogar normalmente e gostasse de pvp estivesse em winterspring e os tivesse atacado casaulmente como fazia a qualquer outra personagem que encontrava ?
Suponho que, embora seja pvp, não era um server de tudo à batatada pura e simplesmente. Aconteceu com WoW mas podia muito bem acontecer com Sims online (existe certo?).
Bu77erCup242 Escreveu:Edit- Estive ler de novo teu post e percebi pq que nao conrcodo ctg. Por isto : "No caso do WoW foi um ataque propositado quando era suposto eles não fazerem nada"...mas deves estar a brincar. PvP e um das principais actividades do endgame. Normalmente passa-se um BGs mas centenas de jogadores que passam horas e horas a caçar outros jogadores. Se algum dia jogares o jogo experimenta deixar o avatar na BRM ( Black Rock Mountain ) e vai a casa de banho e depois quando voltares ve se estas vivo...Ha algumas coisa de mal nisto ? Nao Blizzard ofereçe serves de pvp onde nao podes censurar ninguem que escolhe este server pq procura o confronto com outros jogadores.
Ok, retiro o que disse, prontos, mas pelo que soube eles estavam mesmo longe do caminho das pessoas. De qualquer forma, e como tu dizes, o ataque foi feito por maldade e não lhes afectava o jogo se o não fizessem (se fosse uma team inteira num team deathmatch de BF era completamente diferente), e era sobre isso que eu estava a falar.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » sábado 05 ago 2006, 21:15

"Get a life"

Nao sou grande escritor, mas vou tentar expremir o que sinto sobre este assunto.

O que e um ser humano? O que e um cao ou um gato ou uma barata? Nao seram apenas energia condessada num instante de tempo num certo universo? O que somos nos de tao especial?

Quando um tipo me diz para arranjar uma vida, o que ele se refere? Arranjar uma namorada, um emprego, amigos? Nao seremos nos "limitados", porque havemos de seguir a opniao de outros? Sim, porque ter um emprego, pagar os impostos, nao queimar uma floresta, nao matar uma pessoa, nao e nada mais do que uma opniao externa. Nos somos parte de carbono e mais alguns elementos, somos parte do universo, da terra e da nossa galaxia. Porque nao posso eu ter uma vida a jogar WoW, porque nao esta escrito na biblia para o fazer? Porque nao foi a educacao que me deram ou a maioria tem uma coisa chamada vida? Eu ja tenho vida, sim, porque ainda respiro, ainda reflicto em tudo ao meu rodor, se as outras pessoas nao gostam da minha vida e acham a deles melhor, ainda melhor para eles.

Se acham que trabalhar 50 horas por semana, durante 50 anos da vossa vida e receber uma reforma de miseria, depois ir para um lar porque os vossos filhos estam demasiado ocupados com a vida normal de um ser humano, e terem vergonha de nao poder ir para a casa de banho e chamar a enfermeira porque o vosso intestino se descuidou.

Prefiro morrer a jogar e divertir me do que estar a minha vida toda a dar parte de mim para uma familia que nem me vai ligar quando estiver na minha hora de morte, o funeral vai ser uma cremacao para nao ocupar mt espaco, e umas rosas e vao para a vida deles. So irei ter um estilo de vida diferente quando conhecer alguem que realmente me ame, alguem que acho que posso ter filhos que me amem tambem, ate vou jogar e seguir uma profissao que goste (mesmo que ganhe o ordenado minimo).

Quanto ao funeral de WoW. Estou perfeitamente de acordo que haja suspencoes ate dos atacantes.

Eu no WoW, desde que pague a mensalidade, tenho o direito de estar 24 horas por dia, entao tenho o direito de estar 0, tendo estes direitos todos, posso estar com o WoW ligado todo o dia sem estar nele, entao posso meter um bot (ate que seja feito por mim) ali a farmar, porque eu paguei e posso jogar da maneira que quiser.

Vendo que o meu ponto em cima e ilegal, atacar e ofender o pessoal nos forums e em jogo, de certo que nao e legal, e de certo que se fosse eu o morto por exemplo, adorava saber que tinha alguem, mesmo ke fosse em CS ou em WoW em runescape, se houvesse pessoas em que fazendo um funeral (que nao e mt comum na vida de uma pessoa, pelo o menos nao e todos os meses) que as pessoas ficassem comigo na sua memoria.

E entao vejam o que aconteceu. Varias pessoas a fazerem homenagem, que decerto podem estar contentes por saberem que fizerem algo bom pelo o seu querido amigo e que o resto da comunidade vai fazer o mesmo por ele.

Entao aprece um bando de filhos da ****. Matam tudo e riem em puro gozo. Claro que quando as pessoas se lembrarem deste probre homem, vao ter na memorias estes otarios. E ainda dizem que sim. Eles tem todo o direito de ofender o pessoal e etc...

Claro que se fosse na vida real, eles esteriam com o mesmo nivel ou melhor ainda, seria um grupo de pessoas de 30 e poucos anos a porrada com um bando de 12 anos. O que num funeral, devido a amargura existe um certo tipo de raiva, o que gere violencia.

Uma vez nao sei aonde, um movimento paramilitar levou um homem a mandar varias grenadas para um funeral, onde matou algumas pessoas, elas nao foram socorrer os feridos (as mulheres e isso foram), mesmo armado o homem, seguiram no agressivamente e ele ate abateu varias pessoas, mas nao foi o sufeciente para pararem de o perseguir.

Anyway vou me calar e jogar um bocadinho :lol:
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 05 ago 2006, 21:27

Bonito comentario....

Sempre que me matarem no wow e eu ficar fustrado acho que me vou queixar a Blizzard porque estava nesse momento a defdicar um momento aos meus conhecidos falecidos....
Niguem tem duvida que foi feito por maldade ( quem viu o video ), mas eu pergunto-me se organizar o evento in game num jogo onde as pessoas pagam para poder jogar e entre as actvidades do jogo esta comprendido matar os jogadores da outra facçao...Pergunto-me entao e se fosse um grupo de jogadores que nem soubesse que era um "funeral" e estivesse pura e simplesmente a jogar pvo e os tivesse atacado...
Eu quando estou a jogar um jogo espero que os outro o joguem tb, se o jogo tiver como proposito tentarmos matarnos mutualmente espero que o resto das pessoas seja adulta o suficiente para comprender que eu os vou tentar matar sem levar a mal...se nesse momento nao estiverem com essa disposiçao por favir desliguem o jogo
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » sábado 05 ago 2006, 21:41

Bu77erCup242 Escreveu:Bonito comentario....

Sempre que me matarem no wow e eu ficar fustrado acho que me vou queixar a Blizzard porque estava nesse momento a defdicar um momento aos meus conhecidos falecidos....
Niguem tem duvida que foi feito por maldade ( quem viu o video ), mas eu pergunto-me se organizar o evento in game num jogo onde as pessoas pagam para poder jogar e entre as actvidades do jogo esta comprendido matar os jogadores da outra facçao...Pergunto-me entao e se fosse um grupo de jogadores que nem soubesse que era um "funeral" e estivesse pura e simplesmente a jogar pvo e os tivesse atacado...
Eu quando estou a jogar um jogo espero que os outro o joguem tb, se o jogo tiver como proposito tentarmos matarnos mutualmente espero que o resto das pessoas seja adulta o suficiente para comprender que eu os vou tentar matar sem levar a mal...se nesse momento nao estiverem com essa disposiçao por favir desliguem o jogo
Sim, ok. Mas eles tem provas que foi por maldade. Ai muda tudo, tem todo o direito de haver punincoes. Eu tabem pago 12 para jogar, se o servidor for abaixo? Bato nos homens da blizzard? Peco a minha quantia de volta? Va la! Eu pago para jogar durante 30 dias! E nao 29 dias e 23 horas.
Sempre que me matarem no wow e eu ficar fustrado acho que me vou queixar a Blizzard porque estava nesse momento a dedicar um momento aos meus conhecidos falecidos....
Eu sei que no teu cerebro tens uma coisa chamada logica. E este tipo de punicoes nao se fazem por meia duzia de screenshots, mas sim com um processo inteiro.

Tambem posso mandar lixo reciclavel para o lixo, posso matar seres vivos que nao estejam protegidos, posso comprar uma floresta toda e manda-la a baixo, nao quer dizer que seja moralmente correcto e que haja direto de nao haver punincao.

Queres um exemplo mais directo.

Pateta.

Ele governava no seu pais, e se nao houvesse guerra, a USA, a Russia ou a Inglaterra, estava a "cagar" para o que acontecia aos judeus e outra pessoas. E Pateta tinha o direito todo sobre eles, entao ele governava, aquilo e uma ditadura, portanto que se lixe, vamos la matar os judeus todos.

Pelo o menos ganhamos a guerra, e mesmo milhoes de homens e mulheres que foram sacrificados, ganhamos uma coisa. Uma coisa que Jesus disse a muito tempo, mas o padres estam mais focados em violar criancas e contar a guite do Vaticano (PORQUE SE A IGREJA FOSSE QUALQUER COISA DE BOA, VENDIA OS SEUS QUADROS E TRETAS E ALIMENTAVA O PESSOAL TODO DE AFRICA! MAS ELES NAO QUEREM GASTAR DO SEU BOLSO E MANDAM AOS OUTROS PAISES COOPERAR).

E o que jesus disse foi: Todos os homens sao iguais (se nao esta igual a biblia, entao olha, tenho de ler mais lol).

Nao tem nada a haver com o WoW, mas eu estava a tentar escrever qualquer coisa, mas ja me perdi #-o

So sei que esses tipos nao tem o direito de ofender assim as pessoas.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 ago 2006, 21:44

Eu sei que estes meus posts não interessam para muito mas ainda assim gosto de dizer que sim quando os outros dizem coisas que eu acho estar correctas.
Warhead Escreveu:Quando um tipo me diz para arranjar uma vida, o que ele se refere? Arranjar uma namorada, um emprego, amigos? Nao seremos nos "limitados", porque havemos de seguir a opniao de outros? Sim, porque ter um emprego, pagar os impostos, nao queimar uma floresta, nao matar uma pessoa, nao e nada mais do que uma opniao externa. Nos somos parte de carbono e mais alguns elementos, somos parte do universo, da terra e da nossa galaxia. Porque nao posso eu ter uma vida a jogar WoW, porque nao esta escrito na biblia para o fazer? Porque nao foi a educacao que me deram ou a maioria tem uma coisa chamada vida? Eu ja tenho vida, sim, porque ainda respiro, ainda reflicto em tudo ao meu rodor, se as outras pessoas nao gostam da minha vida e acham a deles melhor, ainda melhor para eles.
É certo que não te exprimiste lá muito bem (pelo menos sintético não foste) mas tens a razão toda.
Warhead Escreveu:So irei ter um estilo de vida diferente quando conhecer alguem que realmente me ame, alguem que acho que posso ter filhos que me amem tambem, ate vou jogar e seguir uma profissao que goste (mesmo que ganhe o ordenado minimo).
São boas palavras sim senhor...
Warhead Escreveu:Quanto ao funeral de WoW. Estou perfeitamente de acordo que haja suspencoes ate dos atacantes.
Antes de ler a tua justificação (se é que a dás) quero dizer a minha, porque concordo com o que dizes. Porque é que deviam ser suspensos? Porque, como em qualquer outra situação, o ataque ao funeral foi um ataque à ideologia e aos costumes de um grupo de pessoas, um atentado ao direito de expressão. No entanto, só penso assim porque sei que foi um ataque propositado. Caso contrário seria um acidente, basicamente.
Bu77erCup242 Escreveu:Bonito comentario....

Sempre que me matarem no wow e eu ficar fustrado acho que me vou queixar a Blizzard porque estava nesse momento a defdicar um momento aos meus conhecidos falecidos....
Isso é uma falácia (de mau gosto ainda por cima) e tu sabes isso... :evil:
Bu77erCup242 Escreveu:Niguem tem duvida que foi feito por maldade ( quem viu o video ), mas eu pergunto-me se organizar o evento in game num jogo onde as pessoas pagam para poder jogar e entre as actvidades do jogo esta comprendido matar os jogadores da outra facçao...Pergunto-me entao e se fosse um grupo de jogadores que nem soubesse que era um "funeral" e estivesse pura e simplesmente a jogar pvo e os tivesse atacado...
Só para responder, como disse antes (neste post), seria basicamente um acidente, porque quem tiver o mínimo de respeito (porque eles estavam longe do pessoal, tanto quanto sei) pararia o ataque por engano.
Bu77erCup242 Escreveu:Eu quando estou a jogar um jogo espero que os outro o joguem tb, se o jogo tiver como proposito tentarmos matarnos mutualmente espero que o resto das pessoas seja adulta o suficiente para comprender que eu os vou tentar matar sem levar a mal...se nesse momento nao estiverem com essa disposiçao por favir desliguem o jogo
Entendo perfeitamente o teu ponto de vista e partilho-o, mas volto a perguntar: era mesmo suposto (seguindo as regras do jogo) os elementos do funeral serem atacados, tendo em conta, tanto quanto sei, que estavam longe dos "locais de passagem"?
Última edição por Morbus em sábado 05 ago 2006, 21:48, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder