Jogos: Reais ou Virtuais?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Re: Jogos: Reais ou Virtuais?

Mensagem por Morbus » domingo 13 ago 2006, 8:18

Maedhros Escreveu:As novelas têm mundos cor de rosa, os jogos têm mundos cor-de-sangue. Quantos jogos não têm mundos cheios de super-heróis capazes de matar tudo e todos e salvar o mundo sozinhos, mundos cheios de mulheres cheias de silicone até aos joelhos, mundos onde tudo acaba bem (mais ou menos um milhão de mortos), mundos onde o bem triunfa sobre o mal? Claro, que como é um meio muito vasto, há de tudo um pouco. Mas esses jogos existem, e são uma grande maioria. E são moralistas, muito moralistas! Talvez não tão básicos como a banhada de clichés e lugares comuns dos morangos, mas mesmo assim moralistas. Os jogos estão a amadurecer, mas ainda têm um longo caminho a percorrer.
Acho que sim... :-k
Maedhros Escreveu:Preocupo-me porque, muito possivelmente, vou viver os erros da minha geração. Não sou fatalista ao ponto de pensar que é o fim do mundo, mas como vou cá estar para sofrer isso na pele... convém preocupar-me!!!
Esses erros não se vão fazer notar assim tanto... acho eu 8-
Maedhros Escreveu:"]Sinceramente já não vejo grande interferência da igreja nesta nova era de obscurantismo iluminado, onde temos toda a informação disponível na palma da nossa mão, e não sabemos o que fazer com ela. Acho que os culpados são a natureza/estupidez humana, o sistema capitalista ultra-liberal sem qualquer contraponto, e claro, o avanço tecnológico e científico sem qualquer tipo reflexão filosófica e humana. Até que ponto tudo aquilo que nos rodeia serve o propósito de uma existência mais feliz e plena?
Uma ou duas geração não são nem nunca podiam ser suficientes para anular uma influência tão forte como a da igreja. Os princípios medievais ainda estão muito presentes na cabeça de muita gente, e acho que é fácil ver isso. Acusar o capitalismo é o mesmo que acusar a república ou a democracia. São influênciadores, talvez, mas sem eles era a mesma coisa... IMHO
Maedhros Escreveu:Lutar contra não implica violência. Há várias formas de luta, mesmo que os Americanos e Israelitas não o concebam :twisted:
:lol: Era isso que eu queria dizer :lol:
Maedhros Escreveu:Os pais ainda existem...
Ah! Disso... Oh! Eles um dia ganham juizo... Eu quando era novito também ia dar umas voltas de bike para o monte e ficava lá o dia todo, só que chegava a casa e era sova certa xD
Death Crow Escreveu:(...) Sim, é preciso que haja uma revolução para que quando for velhinho ainda possa estar a jogar à sueca mais os meus amigos velhos e a beber minis sem ser necessário um computador!
Acho interessante o que dizes... E estranho... Os velhos de agora jogam à sueca porque jogaram à sueca toda a vida. Sim, tu, provavelmente, quando fores velho, vais estar a jogar umas partidas de um FPS qualquer com os teus amigos, com o mesmo prazer que os velhos de agora têm na sueca... :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Re: Jogos: Reais ou Virtuais?

Mensagem por Maedhros » domingo 13 ago 2006, 11:05

Bu77erCup242 Escreveu:Todos os produtos lançados tem com objectivo vender, sera que no cinema nao se passa o mesmo ? Sim o Titanic teve com objectivo levar pessoas ao cinema tal com o Last Days...a diferença esta no publico a que apelam. Existe um produto que satisfaça o teu gosto...seja esse qual for tens e que procurar por ele por isso antes do cliche do "world of capitalism" eu prefiro chamar-lhe o free world. Queres uma comedia romantica comercial ...ha muitas para ver...queres um filme gora basta procurar. Mas nao ha por haver, ha porque no mundo ocidental ja podemos expressar os nossos gostos como quiserer-mos ( sim e relativo mas nao vamos entrar em discuçao entre as liberdades no mundo "capitalista" como lhe chamaram com o resto do planeta ) e todas essa companhias estao dispostas a satisfazer as nossa necessidades em troca dos 20 euros que temos na carteira...
Tudo é feito para ganhar dinheiro, até aí chegamos todos. O problema não é esse, mas sim, que programas como os morangos são o padrão cultural da nossa geração. Qualquer dia, temos uma nação de analfabetos, que só sabem escrever "sms-style", que acham que ler é sinónimo de ler a bravo, que não têm qualquer cultura ou conhecimento do mundo real. Terás sempre uma elite que escapou, mas será que é isso que queremos?

O problema é que tu confundes capitalismo com democracia, e são conceitos bastante diferentes. Eu sou sempre a favor da escolha, mas também sou a favor da consciencialização, da democratização do saber, da educação e do melhoramento da vida pessoal de cada um. E num sistema capitalista, tudo o que acabei de enumerar, só vale na medida em que dê lucro a alguém ou algo. Como tal, interessa ao sistema, que as criançinhas consumam as suas novelas, porque depois compram os produtos associados, bebem os incessantes minutos de publicidade e, no processo, acabam com o seu nível cultural reduzido ao mínimo denominador comum (que será sempre inferior), que é o que atinge o maior público.

O problema dos morangos, repito, não é o programa em si, mas sim o impacto que tem na nossa sociedade, o número de pessoas que o vêm, dia após dia, hora após hora. As telenovelas são bons escapes da realidade, após um dia de trabalho, tal como um joguinho de Quake, o problema é que cada vez mais, esses escapes estão a dominar a nossa vida, e isso, em si, já não é benéfico.
Bu77erCup242 Escreveu:Agora comparar o Warcraft com os Morangos com Acucar....Os Morangos com Acucar e um programa ordinareco enquanto todos os jogos da Blizzard ate ao momento tiveram humor ( com quotes do holy grail entre outras ) e historias da melhor qualidade....
Eu comparei, apenas no sentido de que ambos provocam um escape à realidade, e não em termos de conteúdo. Mas também não venhas dizer que a história do WoW é digna de um nobel, por ter uns quotes do holy grail... O WoW não é, na minha opinião, um bom jogo no que trata de valores artísticos ou culturais (nem quer ser...) E uma pessoa que joga WoW não é, necessariamente mais culta, que uma que vê os Morangos, tem é gostos diferentes.
Bu77erCup242 Escreveu:Vi o Libertino do Johnny Deep ha uns dias e lembro-me duma frase do filme "Whem you are young it fun to opose, its fun to be against things" e muita facil criticar o mundo capitalista mas se nao fosse essa onde estavmos agora?
Não sei jovem, não sou adivinho, nem bruxo... Mas por essa lógica nunca mudávamos as coisas, e ainda estávamos na idade das trevas. "Question Everything". Essa tua frase é muito perigosa, e é fruto daquilo que eu sou contra: um total desconhecimento de alternativas para o nosso futuro, em prol do pensamento único, promovido por uma total falta de cultura do povo. Assim, não existe uma verdadeira demoracia, porque apesar de existir escolha, a grande maioria das pessoas não têm consciência da alternativa.

Temos todo um universo de conhecimento na tv, na rádio, na literatura, na internet, até mesmo nos jogos! E em vez de evoluirmos culturalmente, ficamos na mesma. Se isso não é preocupante, não sei o que será.
Morbus Escreveu:Acusar o capitalismo é o mesmo que acusar a república ou a democracia.
Há muitas formas de democracia e república. Ou achas que a democracia americana tem alguma coisa em comum com uma social democracia europeia? Não me digas que aderiste ao pensamento único? O capitalismo tem um papel importante nas mudanças sociais que estamos a viver neste preciso momento, porque estamos inseridos em sistemas sócio-económicos mono-critério, onde as necessidades humanas são cada vez mais esquecidas em prol do lucro das empresas, e nessa perspectiva, interessa que haja milhões de pessoas agarradas ao pc, ao telemóvel, à televisão, etc.

Sorry, este debate está a evoluir para um manifesto anti-capitalista... lol :P
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Re: Jogos: Reais ou Virtuais?

Mensagem por Morbus » domingo 13 ago 2006, 11:35

Maedhros Escreveu:O problema dos morangos, repito, não é o programa em si, mas sim o impacto que tem na nossa sociedade, o número de pessoas que o vêm, dia após dia, hora após hora. As telenovelas são bons escapes da realidade, após um dia de trabalho, tal como um joguinho de Quake, o problema é que cada vez mais, esses escapes estão a dominar a nossa vida, e isso, em si, já não é benéfico.
O problema é que as pessoas pensam que estão realmente a escapar quando na realidade andam a vida toda escapadas sem o saber. Não é um escape à realidade porque a realidade nunca chega a quase ninguém e basicamente andamos todos enganados... Portanto, escolher entre um engano e outro... Morangos com açucar ou quake, é tudo a mesma coisa. Criar morangos com açucar ou quake é que já não é a mesma coisa, e aí é que está o ponto fulcral da minha questão.
Maedhros Escreveu:Eu comparei, apenas no sentido de que ambos provocam um escape à realidade, e não em termos de conteúdo. Mas também não venhas dizer que a história do WoW é digna de um nobel, por ter uns quotes do holy grail... O WoW não é, na minha opinião, um bom jogo no que trata de valores artísticos ou culturais (nem quer ser...) E uma pessoa que joga WoW não é, necessariamente mais culta, que uma que vê os Morangos, tem é gostos diferentes.
Não, e os dos jogos a blizzard que joguei só o StarCraft é que é uma verdadeira obra de arte em termos de lore... O diablo também poderia ser considerado, mas está no mesmo nível que WoW.
Maedhros Escreveu:Não sei jovem, não sou adivinho, nem bruxo... Mas por essa lógica nunca mudávamos as coisas, e ainda estávamos na idade das trevas. "Question Everything". Essa tua frase é muito perigosa, e é fruto daquilo que eu sou contra: um total desconhecimento de alternativas para o nosso futuro, em prol do pensamento único, promovido por uma total falta de cultura do povo. Assim, não existe uma verdadeira demoracia, porque apesar de existir escolha, a grande maioria das pessoas não têm consciência da alternativa.
ORA aí está, agora disseste algo muito importante. O conhecimento é a única coisa que dá liberdade (está escrito na bíblia, por exemplo, está escrito no corão, está escrito em várias várias mitologias e acho que é uma verdade aceite por muitos). Se as pessoas não conhecerem nunca terão liberdade de escolher. Serão sempre autómatos, e é isso que somos todos, autómatos da sociedade e/ou de poderosos, uns mais outros menos, mas haverá sempre coisas que não controlamos e que ditam a nossa vida. Por isso é que eu digo que autómatos sempre houve, e não é por causa dos morangos ou do WoW que vai haver mais (provavelmente até há menos por causa deles). Acho que nunca saimos da era medieval, basicamente, e a tecnologia de que dispomos vai demorar muito a puchar o mundo para a frente.

Falando de pouca influência da igreja, diz-me: qual é a percentagem de população portuguesa que é adepta incondicional do progresso?
Maedhros Escreveu:Temos todo um universo de conhecimento na tv, na rádio, na literatura, na internet, até mesmo nos jogos! E em vez de evoluirmos culturalmente, ficamos na mesma. Se isso não é preocupante, não sei o que será.
Seria preocupante, como disse, se fosse inédito, mas toda a vida foi assim, só que em escalas diferentes. E doomsayers toda a vida houve... mas a história fez-se...
Maedhros Escreveu:Há muitas formas de democracia e república.
O que eu queria dizer é que é errado acusar o capitalismo, como é errado acusar a república. Mas muita gente faz tanto uma coisa como outra. A culpa é das pessas, não só do regime.
Maedhros Escreveu:Ou achas que a democracia americana tem alguma coisa em comum com uma social democracia europeia? Não me digas que aderiste ao pensamento único? O capitalismo tem um papel importante nas mudanças sociais que estamos a viver neste preciso momento, porque estamos inseridos em sistemas sócio-económicos mono-critério, onde as necessidades humanas são cada vez mais esquecidas em prol do lucro das empresas, e nessa perspectiva, interessa que haja milhões de pessoas agarradas ao pc, ao telemóvel, à televisão, etc.
Não queria falar de política, mas eu tenho uma prespectiva muito particular e pessoal das coisas. Não adiro ao pensamento único sempre que posso identifica-lo. A domocracia americana é ainda mais fantochada que a nossa democracia, e isso é dizer muito. O capitalismo é mau e eu sou contra ele. Só acho que a culpa não é dele, é da igreja. O capitalismo não é mais que um fruto dela, um irmão da doença social em que sempre estivemos, e não o pai dela. Percebes o que quero dizer?
Maedhros Escreveu:Sorry, este debate está a evoluir para um manifesto anti-capitalista... lol :P
Abaixo os americanos! Viva a democracia sana e a igualdade entre TODOS. \:D/
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » domingo 13 ago 2006, 12:06

Morbus:
O capitalismo não é um fruto da Igreja, nem da religião. O capitalismo recede a religião. E basta pensar nisto:
Muitos animais tem instintos recolectores de acumulação de bens, seja comida, territorio, parceiros sexuais, objectos varios de cortejamento, etc....
No entanto o conceito de entidades divinas requer uma capacidade de abstracção que mais nenhum animal á excepção do ser humano, possui.
Como tal, na sua evolução o ser humano primeiro tornou-se capitalista e apenas mais tardereligioso, com o aumento da sua capacidade intelectual e social.
Se virmos bem o capitalismo humano é apenas um refinar destes instintos basicos que qualquer animal tem.
O que acontece é que a religião quase sempre foi um negocio e como qualquer negocio o seu objectivo é o lucro. Assim anda sempre de mãos dadas com capitais.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » domingo 13 ago 2006, 14:23

Como não gosto de fazer quotes a tudo escrevo sem elas!

Jogo sueca e espero que quando for velho ainda ter companheiros para jogarem comigo no café e com o meu futuro reumatismo ainda ter forças para jogar matraquilhos e inclinar-me para jogar bilhar. Quero dizer com isto que uma das maiores críticas que faço (e já o disse várias vezes) aos videojogos de hoje é a sua individualidade e o vicio que reina nas cabecinhas de muitos jovens. Onde andam aqueles tempos em que eramos 6 ou 7 de volta de uma Playstation a jogar Fifa 99 ou Tekken 2? Será que crescer nos faz mal e agora só queremos estar sozinhos em casa a jogar?
Bu77erCup242 Escreveu:Agora comparar o Warcraft com os Morangos com Acucar....Os Morangos com Acucar e um programa ordinareco enquanto todos os jogos da Blizzard ate ao momento tiveram humor ( com quotes do holy grail entre outras ) e historias da melhor qualidade....
O que dizes também os fans dos MCA dizem. Dizem que ensina! Por isso depende do ponto de vista.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 13 ago 2006, 15:33

Winjer Escreveu:Morbus:
O capitalismo não é um fruto da Igreja, nem da religião. O capitalismo recede a religião. E basta pensar nisto:
Os estados unidos são um país bastante religioso e seguidor dos bons costumes... E não, peço imensa desculpa, não quero discutir isto aqui. Leio os posts mas não quero discutir... Peço desculpa... 8-[ .
Winjer Escreveu:Muitos animais tem instintos recolectores de acumulação de bens, seja comida, territorio, parceiros sexuais, objectos varios de cortejamento, etc....
No entanto o conceito de entidades divinas requer uma capacidade de abstracção que mais nenhum animal á excepção do ser humano, possui.
Como tal, na sua evolução o ser humano primeiro tornou-se capitalista e apenas mais tardereligioso, com o aumento da sua capacidade intelectual e social.
Só duas notas: os animais não são capitalistas, e a religião não envolve entidades divinas. Os animais são anarcistas e a religião envolve o obscurantismo e superstição.
Death Crow Escreveu:O que dizes também os fans dos MCA dizem. Dizem que ensina! Por isso depende do ponto de vista.
A minha avó também diz que as novelas ensinam e só diz isso porque não percebe nada. As novelas (a grandessíssima maioria deles) não ensinam, educam, que é completamente diferente. E educam (na grande maioria) de maneira a tolher a cabeça das pessoas e a fazelas não pensarem por si.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » domingo 13 ago 2006, 15:51

Morbus Escreveu: Só duas notas: os animais não são capitalistas, e a religião não envolve entidades divinas. Os animais são anarcistas e a religião envolve o obscurantismo e superstição.
Todos os animais tem por instinto o acumular de propriedade. O que difere do capitalismo é a organização formal e cientifica do mesmo.
O anarquismo implica a inexistência de poder. Nos animais existe sempre um ser que possua poder, como por exemplo o macho e a femea alfa.
A religião envolve dogmatismo e a crença em entidades superiores.
Obscurantismo não é igual a dogmatismo.
As religiões monoteístas negam a superstição ao afirmar um unico ser divino.
A religião envolve o culto a entidade(s) divinas, não sei porque dizes o contrario.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 13 ago 2006, 16:18

Winjer Escreveu:Todos os animais tem por instinto o acumular de propriedade. O que difere do capitalismo é a organização formal e cientifica do mesmo.
Lá está, portanto não são capitalistas. Capitalismo vem de capital, ou seja, dinheiro, a "moeda" base e una, de referência. Os animais não têem isso nem podem ter.
Winjer Escreveu:O anarquismo implica a inexistência de poder. Nos animais existe sempre um ser que possua poder, como por exemplo o macho e a femea alfa.
Quer dizer, ao liderar o projecto do site não oficial eu estou a ser capitalista... Certo?

Winjer Escreveu:A religião envolve dogmatismo e a crença em entidades superiores.
Acima de tudo o dogmatismo, que é o que define religião, em qualquer dicionário sociológico que procures.
Winjer Escreveu:Obscurantismo não é igual a dogmatismo.
O dogmatismo é a não justificação das coisas, portanto o não conhecimento, portanto a ignorância, portanto a escuridão, portanto o obscurantismo. O dogmatismo é a recusa do conhecimento. O obscurantismo é a recusa do conhecimento. Obscurantismo é igual a dogmatismo.
Winjer Escreveu:As religiões monoteístas negam a superstição ao afirmar um unico ser divino.
A religiões têem ritos não justificadas por nenhuma razão lógica. A superstição é uma crença não justificada por nenhuma razão lógica. As religiões são supersticiosas, só não vê isso quem não quer ou não consegue. Não vou usar o exemplo da igreja católica porque essa é politeista (e tu estás a falar das monoteistas), mas os islamicos são supersticiosos ao irem a Meca para não sei fazer o quê, ao rezarem ou ao considerarem as vacas sagradas. Qualquer ritual quando considerado como ecensial é superstição, é bruxaria, é magia.
Winjer Escreveu:A religião envolve o culto a entidade(s) divinas, não sei porque dizes o contrario.
A religião não tem que envolver o culto a entidades divinas, tem sim que envolver o dogma, porque é isso que a define, é por isso que eu digo isso. As religiões são religiões porque são dogmáticas. Os budistas não são religiosos porque não são dogmáticos (penso eu), porque se o fossem seriam religiosos.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » domingo 13 ago 2006, 17:23

Winjer Escreveu:Todos os animais tem por instinto o acumular de propriedade. O que difere do capitalismo é a organização formal e cientifica do mesmo.
O anarquismo implica a inexistência de poder. Nos animais existe sempre um ser que possua poder, como por exemplo o macho e a femea alfa.
A religião envolve dogmatismo e a crença em entidades superiores.
Obscurantismo não é igual a dogmatismo.
As religiões monoteístas negam a superstição ao afirmar um unico ser divino.
A religião envolve o culto a entidade(s) divinas, não sei porque dizes o contrario.
A única relação entre o capitalismo e o mundo animal, prende-se com a filsosofia base, a chamada lei da selva, a sobrevivência dos mais aptos. É ela que "gere" o equilíbrio na Natureza, e o mundo empresarial opera de uma forma conceptualmente próxima. Simplificando, uma empresa que prospere, propaga-se e multiplica-se, enquanto que uma que seja inefeciente tende a desaparecer.

Mas isto não quer dizer que os animais vivam em sistemas "capitalistas"... longe disso, existem enúmeras formas de micro-sociedades dentro das espécies animais, cada uma com os seus princípios base e "filosofias" de sobrevivência. Uns, têm estruturas hierárquicas organizadas e semelhantes às nossas nas suas sociedades (os primatas por exemplo), outros vivem em colmeia, com cada elemento da espécie a desempenhar funções específicas em prol da sobrevivência do conjunto, muitas vezes sacrificando o indivíduo (as formigas, abelhas, térmitas, etc), outros vivem em sociedades de inter-ajuda (os suricatas), outros vivem isoladamente, numa forma de anarquismo, sem qualquer estrutura social (aranhas, ursos), etc, etc. As sociedades tormam forma, cada uma à sua maneira, aproveitando as especificidades de cada espécie. Portanto não digam que os animais vivem em "anarquismo" ou "capitalismo". As complexas estruturas sociais criadas por eles, davam para tirar muitas lições sob como criar alternativas ao nosso "pensamento único".

E nem todos os animais têm sentimento de posse (por muito estranho que isso possa parecer), muitas espécies que vivem em comunidade, pensam e agem em comunidade, o que leva a que não exista o conceito de posse por parte do indivíduo, mas sim posse por parte do grupo, em partilha. Os nativos norte americanos, por exemplo, viviam em sociedades similares, sem uma organização social promovida por posses ou questões territoriais.
Morbus Escreveu:A religião não tem que envolver o culto a entidades divinas, tem sim que envolver o dogma, porque é isso que a define, é por isso que eu digo isso. As religiões são religiões porque são dogmáticas. Os budistas não são religiosos porque não são dogmáticos (penso eu), porque se o fossem seriam religiosos.
Morbus... então a religião não envolve entidades divinas??? Envolve dogmas, claro, mas isso não invalida que o principal objectivo de cada religião seja o melhoramento espiritual através da aprendizagem e propagação dos conhecimentos de entidades divinas. E sim, o budismo é uma religião, e tem dogmas (apesar de adorar Buda, que não é um Deus, embora possa ser considerado uma figura divina...).
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 13 ago 2006, 17:45

Primeiro querie chamar atençao para este quote que acho hilariante:
Morbus Escreveu:Abaixo os americanos! Viva a democracia sana e a igualdade entre TODOS.
Yeah...abaixo o berço da democracia nos tempos moderno viva a democracia. Sinceramente

Vamo ao que interessa entao:
Maedhros Escreveu:Tudo é feito para ganhar dinheiro, até aí chegamos todos. O problema não é esse, mas sim, que programas como os morangos são o padrão cultural da nossa geração
Ora ai te enganas. Sim defacto em Portugal os Morangos com Acucar tem uma audiencia enorme mas em todas as civilizaçoes tem que haver entertenimento acessivel para as massas com entertenimento para as "elites" ( por favor nao peguem na palavra para gerar discuçao ) culturais. Ha os Morangos com Acucar e a Revolta dos Pasteis de Nata...nos states a o Jerry Springer e o Daily Show. Na musica temos a Agata ou ...(esta e dificil pq sinceramente sao poucas as bandas Portugueses que ouço ) ouveram os Setima Legiao. Pergunto-te quem es tu para negares ao Portugues comun a sua dose de entertenimento rapido...Acho altamente elitista...eu problamente tenho uma postura paternalista ( que ainda e pior ) mas pelo menos aceito que as pessoas vejam esses programas desde que haja alternativa para mim...e ha!
Meadhros Escreveu:O problema é que tu confundes capitalismo com democracia, e são conceitos bastante diferentes.
Olha que nao...Defacto o Capitalisto nao e nada mais que um coporativismo com limitaçoes impostas pelo estado. O capitalisto uma abertura mercado, uma libralizaçao do comercio que nao foi possivel em nenhum sistema politico para alem da democracia ate aos dias de hoje. Queres comprar acçoes da EDP...força. Queres vender o teu produto XPTO bora la niguem te impede e queres contratar um empresa de publicidade para pacares anucio nos intervalos dos Morangos força nissa es livre para isso, como toda a gente e livre para decidir se quer comprar ou nao.
No fundo o Capitalisto e usar o capital para gerar capital...o que ate ao moment se tem mostrado bem sucessedido
Meadhros Escreveu:E uma pessoa que joga WoW não é, necessariamente mais culta, que uma que vê os Morangos, tem é gostos diferentes.
Como e obvio eu estava a generalizar. Quem le o Publico nao e necessarimente mais culto que quem le o 24horas...mas geralmente...
Meadhros Escreveu:Não sei jovem, não sou adivinho, nem bruxo... Mas por essa lógica nunca mudávamos as coisas, e ainda estávamos na idade das trevas. "Question Everything". Essa tua frase é muito perigosa
Para manter o nivel vou comecar assim:

Rapaz podes especular o quando quiseres mas o facto é que a democracia ( que sim esta associado ao Capitalismo ) foi o sistema politico que asseguror melhor qualidade de vida para os seu cidadao...a historia e clara
Claro que somos jovens e idialistas...mas por favor parace que estamos todos viciados nao nos Morangos com Acucar mas nas doses de demagogia diaras de politico oportunistas com o sehor Francisco Lonça...por favor acordem
Última edição por Bu77erCup242 em domingo 13 ago 2006, 17:55, editado 1 vez no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 13 ago 2006, 17:52

Maedhros Escreveu:Morbus... então a religião não envolve entidades divinas??? Envolve dogmas, claro, mas isso não invalida que o principal objectivo de cada religião seja o melhoramento espiritual através da aprendizagem e propagação dos conhecimentos de entidades divinas. E sim, o budismo é uma religião, e tem dogmas (apesar de adorar Buda, que não é um Deus, embora possa ser considerado uma figura divina...).
Quanto ao budismo prontos, estava enganado, mas uma religião não tem necessáriamente que envolver entidades divinas, e muito menos tem que ter como objectivo o melhoramento espiritual. Fanboys da PS3 por exemplo, são autenticamente religiosos [:D] É uma religião porque envolve dogmas "teh PS rul3zz!!!1" :mrgreen:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 13 ago 2006, 18:04

Bu77erCup242 Escreveu:Primeiro querie chamar atençao para este quote que acho hilariante:
Morbus Escreveu:Abaixo os americanos! Viva a democracia sana e a igualdade entre TODOS.
Yeah...abaixo o berço da democracia nos tempos moderno viva a democracia. Sinceramente
:-s lame.... Os estados unidos actualmente não têm quase democracia nenhuma, têm muito menos que nós, por exemplo, e somos um país pequeno... Os estados unidos são uma ditadura basicamente, só que não nos termos normais... e não tão rigida obviamente. Já para não falar no regime espancionista... Enfim... lame... ](*,)
Bu77erCup242 Escreveu:Olha que nao...Defacto o Capitalisto nao e nada mais que um coporativismo com limitaçoes impostas pelo estado. O capitalisto uma abertura mercado, uma libralizaçao do comercio que nao foi possivel em nenhum sistema politico para alem da democracia ate aos dias de hoje. Queres comprar acçoes da EDP...força. Queres vender o teu produto XPTO bora la niguem te impede e queres contratar um empresa de publicidade para pacares anucio nos intervalos dos Morangos força nissa es livre para isso, como toda a gente e livre para decidir se quer comprar ou nao.
O capitalismo livre não tem qualquer limitação imposta pelo estado. Isso apareceu porque começou a dar giga (se não me engano foi com o crash de 1929...). O Capitalismo é muito diferente do corporativismo, é a exploração do homem pelo homem, a opressão do trabalhador com o chicote que é o salário.
Bu77erCup242 Escreveu:Para manter o nivel vou comecar assim:

Rapaz podes especular o quando quiseres mas o facto é que a democracia ( que sim esta associado ao Capitalismo ) foi o sistema politico que asseguror melhor qualidade de vida para os seu cidadao...a historia e clara
Claro que somos jovens e idialistas...mas por favor parace que estamos todos viciados nao nos Morangos com Acucar mas nas doses de demagogia diaras de politico oportunistas com o sehor Francisco Lonça...por favor acordem
E eu não vejo televisão e penso como o maedhros neste aspecto. E estou-me a esborrifar para a política actual... Enfim, em 1500, o regime político que mais qualidade de vida deu ao cidadão tinha sido a monarquia e não era por isso que ele é bom. Nunca, até hoje, se viu um regimo comunista posto em prática como ele foi idealizado originalmente, por exemplo (em grande parte devido à pressão dos países capitalistas), mas os regimes capitalistas proliferam. É certo que a grande maioria (se não a totalidade) dos regimes comunistas deram para o torto devido a corrupção e estado de guerra, mas isso não quer dizer que que seja mau. Portanto acho que é incorrecto dizer que o capitalismo porque foi o que melhores resultados deu, quando não se experimentaram os outros todos. Além disso, a tua posição de estagnação e de não mudança é uma posição claramente anti-revolucionária e nitidamente de direita e reactionária, o que é mau, a meu ver...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 13 ago 2006, 18:24

Morbus Escreveu: lame.... Os estados unidos actualmente não têm quase democracia nenhuma, têm muito menos que nós, por exemplo, e somos um país pequeno... Os estados unidos são uma ditadura basicamente, só que não nos termos normais... e não tão rigida obviamente. Já para não falar no regime espancionista... Enfim... lame...
Eu nem sei o que dizer...sim normal esta odio aos States agora que nao sao democraticos...Eu nem vou comentar
Morbus Escreveu:O capitalismo livre não tem qualquer limitação imposta pelo estado.
Existem leis do trabalho...lei da publicidade, leis do contractual....nao existem limitaçoes? Olha nessa ditadura que e os States existe tal como em Portugal
A grande difenreça de more entre o capitalismo e modelos economicos de esquerda e que no capitalismo o Capital gera capital num modelo de esquerad a força de trabalho gera capital...
Vamos por um instante olha para a qualidade de vida de cada lado...nao postem nada so pensem nisso
Pois chegaram a mesma concluçao que eu ...
Morbus Escreveu:E eu não vejo televisão e penso como o maedhros neste aspecto. E estou-me a esborrifar para a política actual... Enfim, em 1500, o regime político que mais qualidade de vida deu ao cidadão tinha sido a monarquia e não era por isso que ele é bom. Nunca, até hoje, se viu um regimo comunista posto em prática como ele foi idealizado originalmente, por exemplo (em grande parte devido à pressão dos países capitalistas), mas os regimes capitalistas proliferam. É certo que a grande maioria (se não a totalidade) dos regimes comunistas deram para o torto devido a corrupção e estado de guerra, mas isso não quer dizer que que seja mau. Portanto acho que é incorrecto dizer que o capitalismo porque foi o que melhores resultados deu, quando não se experimentaram os outros todos. Além disso, a tua posição de estagnação e de não mudança é uma posição claramente anti-revolucionária e nitidamente de direita e reactionária, o que é mau, a meu ver...
Desculpa nunca vimos um sistema comunista tido sido posto em pratica sem pressoes esteriores ? Acho que estas a brincar....Qualquer dia temos fascistas que postam que nunca um sistema fascistas foi posto em pratica sem pressoes esteriores e sem um ser gerido por gente "incapaz" ( para nao dizer mais ). Meu amigo a historia e clara.
Sim no panorama polico actual sou de centro direita com e obvio que es de esquerda nao vejo qual a relevancia disso...
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 13 ago 2006, 18:47

Bu77erCup242 Escreveu:Eu nem sei o que dizer...sim normal esta odio aos States agora que nao sao democraticos...Eu nem vou comentar
A parte do odio sim, é verdade. A parte do não comentar, o melhor é leres... Sei lá... Eu pessoalmente não li muito sobre isso... mas posso-te dizer: Trabalho & Capital (li-o todo por alto), O Marxismo, de H. Lefebvre (o meu pai tem-no mas não o li), O Capital, de Marx (o meu pai tem-no mas não o li), o Livro negro do capitalismo (li um terço, depois deixei de ler, é muito secante) e O mistério do Capital (dei uma vista de olhos e houve um capítulo que li quase todo). De qualquer forma, o meu pai leu-os todos, excepto o Trabalho & Capital que ainda está a ler, e eu e ele temos conversas frequentemente, e ele diz muitas coisas que leu nestes e noutros livros, porque ele lê muito mais do que eu sobre este aspecto. Devo ter lá para uns 30 livros só sobre isto (eu tenho uma biblioteca em casa porque o meu pai gosta muito de comprar livros, embora ultimamente não tenha comprado muitos por falta de $).
Bu77erCup242 Escreveu:Existem leis do trabalho...lei da publicidade, leis do contractual....nao existem limitaçoes? Olha nessa ditadura que e os States existe tal como em Portugal
Estou a falar do capitalismo liberal, tal como existia antes do crash. E não tinha limitações, tanto quanto sei, era MESMO tudo ao molho e fé em deus. Exploração do homem pelo homem e nada mais...
Bu77erCup242 Escreveu:A grande difenreça de more entre o capitalismo e modelos economicos de esquerda e que no capitalismo o Capital gera capital num modelo de esquerad a força de trabalho gera capital...
Exactamente, é mesmo essa a diferença, daí a razão para existir exploração.
Bu77erCup242 Escreveu:Vamos por um instante olha para a qualidade de vida de cada lado...nao postem nada so pensem nisso
Pois chegaram a mesma concluçao que eu ...
Eu chego à conclusão que a china não é comunista a 100%, chego à conclusão de que, apesar de estar sob embargo dos estados unidos, Cuba tem saude, educação e transportes gratuitos, chego à conclusão de que a corea do sul é um estado militar portanto nunca poderá ter qualidade de vida, e chego à conclusão de que todos os estados comunistas são boicotados pelos estados capitalistas, porque têm medo deles.
Bu77erCup242 Escreveu:Desculpa nunca vimos um sistema comunista tido sido posto em pratica sem pressoes esteriores ? Acho que estas a brincar....Qualquer dia temos fascistas que postam que nunca um sistema fascistas foi posto em pratica sem pressoes esteriores e sem um ser gerido por gente "incapaz" ( para nao dizer mais ). Meu amigo a historia e clara.
É clara sim, tivemos a Rússia que estava em guerra com os estados unidos e que nunca teve apoio da maior parte do mundo, ao contrário dos estados unidos, temos cuba que está sob embargo, temos a corea do norte que é um estado militar e que está em guerra e temos a china que não é capitalista basicamente...
Bu77erCup242 Escreveu:Sim no panorama polico actual sou de centro direita com e obvio que es de esquerda nao vejo qual a relevancia disso...
Eu já disse várias vezes que renegar a evolução é, para mim, imoral. Daí a relevancia. E, como disse, a igreja influencia muito, mesmo nos dias de hoje, e como disse, ainda há pessoas que renegam a evolução, a mudança, o conhecimento de novas coisas, pessoas retrógradas e reaccionárias, conservadoras e basicamente salazarentas (ou fascistas como queiras). Ainda dizem que a igreja não influencia... Não influencia é pouco... E continuo convicto de que o capitalismo vem no seguimento do império católico, aliás é isso que a maior parte dos historiadores defende, e vê, e é isso que vários sociólogos defendem também, apesar de não ser da área deles...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 13 ago 2006, 19:39

Antes demais:
Morbus Escreveu:...e como disse, ainda há pessoas que renegam a evolução, a mudança, o conhecimento de novas coisas, pessoas retrógradas e reaccionárias, conservadoras e basicamente salazarentas (ou fascistas como queiras)
Primeiro eu sei que nao tenho moral para falar mas acho que se escreve Salazaristas.
Voltando ao assunto em mao, espero que seja a ultima vez que eu leio uma ensinuaçao destas quanto a minha pessoa..este campo nao esta aberto ao debate, nao quero mais ensinuaçoes dessa natureza....


Depois de ler esse ultimo post nao sei onde-lhe pegar de facto. Falas da China de Cuba, da Russia e mesmo da Coreia do Sul ( ??? Coreia do Norte suponho ) como estados comunistas que viram as sua ambiçoes decepadas pelo monstro que e o Estados Unido. Parace quere esquecer-te que durante a Guerra fria a Uniao Sovietica era uma potencia ao nivel dos Etados Unidos. E se os estados ocidentais tentaram destruir o modelo politico comunista o mesmo foi feito pelo bloco sovietico com a democracia capitalista americana. No entanto com ambos os lados a interferirem no desenvolvimento do outro e claro qual tinha melhor qualidade de vida...Sera qua nao podemos ate dizer o mesmo dos estados facistas, a Alemanha esteve em Guerra com metade do mundo. Em Portugal durante o estado novo surgio o "Orgulhasamente sos" nao pelo apoio que tinhamos dos resto da europa. Se seguirmos a tua linha de pensamento podemos entao argumentar que as experinecias de governos fascistas falharam devido a pressoes externas pq sem eles ia ser uma "alegria" eos seus cidadaos ia ter uma qualidade de vida impar acho que devias sentarte e pensar melhor no que escreves... Sim O Pateta era um monstro mas sera do o Estalin era um mostro menor...pois o ultimo foi responsavel por mais morte que a segunda guerra mundial toda
De facto o unico modelo politico dos 3 referidos que assegurou uma qualidade de vida aceitevel nos dias de hoje foi o modelo ocidental, de uma democracia capitalista. E todos eles sofreram influncias externas queiras ver ou nao

Pois e...bem agora tenho que ir ver o meu LCD de 26 polgadas e beber uma cola. Que azar eu tenho em viver num pais democratico...
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Responder