Jogos: Reais ou Virtuais?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Night F0x
Veteran
Mensagens: 850
Registado: quarta 29 mar 2006, 17:33
Localização: Aveiro

Mensagem por Night F0x » segunda 14 ago 2006, 23:24

Warhead Escreveu:O videojogos sao reais, tem pixeis e aquelas tretas todas, passas horas reais da tua vida a frente de um pc a jogar. Acho que a questao nao esta ai.
Passas horas reais porque queres.Não estou a ver os videojogos reais :-k os videojogos são claramente virtuais, não estou a ver o teu ponto
José Pinto
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 15 ago 2006, 10:28

Warhead Escreveu:O videojogos sao reais, tem pixeis e aquelas tretas todas, passas horas reais da tua vida a frente de um pc a jogar. Acho que a questao nao esta ai.
A questão está aí mesmo, sim. Muitas pessoas simplesmente não são coerentes com essa premissa...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 15 ago 2006, 10:46

Morbus Escreveu:
Warhead Escreveu:O videojogos sao reais, tem pixeis e aquelas tretas todas, passas horas reais da tua vida a frente de um pc a jogar. Acho que a questao nao esta ai.
A questão está aí mesmo, sim. Muitas pessoas simplesmente não são coerentes com essa premissa...
Exactamente. O contacto com os jogos é tão real como o contacto com musica, cinema, pintura, etc....Aliás o contacto com jogos é superior, pois existe uma interacção. O jogador não é um elemento passivo que apenas ouve e/ou vê. Também age, toma decisões, e num nivél mais avançado cria algo dentro desse universo (sob a forma de mods, por exemplo).
É preciso é não pensar que os jogos são um substituto pleno da realidade. são apenas um complemento.


Qual é a diferença entre tinta (seja de caneta ou de pintura) e pixeis?
No fim acabam ambos por representar algo. Não se tornam na realidade que representam, apenas numa imagem desta. Ambos emanam de uma consciência, e são representações do que certo individuo percebe do real.
Da mesma forma que posso ter um desenho em oleos tambem posso ter um desenho em pixeis.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 15 ago 2006, 10:51

Este Winjer quando fala fala bem.... :mrgreen:

Sim, concordo plenamente contigo. Os jogos são tão reais como um quadro, um filme, uma música. Claro que, no caso dos filmes, todo o equivalente nos jogos daquilo a que nos filmes nós chamamos vida real, nos jogos também o é, como é óbvio...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 15 ago 2006, 11:14

Morbus Escreveu:Este Winjer quando fala fala bem.... :mrgreen:

Sim, concordo plenamente contigo. Os jogos são tão reais como um quadro, um filme, uma música. Claro que, no caso dos filmes, todo o equivalente nos jogos daquilo a que nos filmes nós chamamos vida real, nos jogos também o é, como é óbvio...
Com estes elogios até fico corado :oops: .....lol.... 8)

Acho que o maior problema da industria dos jogos não emana de si propria mas sim da visão que o resto da sociedade tem. O cinema nos primeiros anos tambem era considerada mais uma curiosidade cientifica e um brinquedo para ricos, demorou varias décadas até começar a ser visto como uma arte de pleno direito. Mas para isso teve de atingir um publico muito alargado e criar obras com forte impacto.

No entanto reparem numa coisa. Vou pegar num dos melhores jogos que fortam feitos até hoje, e que eu não tenho duvidas em afirmar que é uma obra de arte: Deus EX (o primeiro)
Tem uma historia muito mais complexa do que algum filme alguma vez apresentou, confrontando o jogador com inumeras questões éticas e morais, obrigando não só a escolher como tambem a tomar responsabiliade pelas suas escolhas.
Então expliquem-me porque é que esta obra não é (pelo menos) tão reverenciada como qualquer outro grande filme?
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 15 ago 2006, 12:53

Winjer Escreveu:No entanto reparem numa coisa. Vou pegar num dos melhores jogos que fortam feitos até hoje, e que eu não tenho duvidas em afirmar que é uma obra de arte: Deus EX (o primeiro)
Tem uma historia muito mais complexa do que algum filme alguma vez apresentou, confrontando o jogador com inumeras questões éticas e morais, obrigando não só a escolher como tambem a tomar responsabiliade pelas suas escolhas.
Então expliquem-me porque é que esta obra não é (pelo menos) tão reverenciada como qualquer outro grande filme?
Por tu achares que o Deus Ex tem uma grande história, não quer dizer que seja "muito mais complexa do que algum filme alguma vez apresentou". Está para vir o tempo em que os jogos têm narrativas dignas de fazer frente aos clássicos literários ou cinematográficos. Mesmo em termos de escolhas éticas e morais (que no caso de deus ex, até acho que eram bastante medíocres na forma como eram conduzidas...).

Peço desculpa, mas é uma realidade. Os jogos ainda estão a dar os primeiros passos, e neste momento, o núcleo da grande maioria dos jogos ainda é a jogabilidade, e não a narrativa (que normalmente é deslocada para segundo plano). Deus Ex tem um excelente argumento... para um jogo. Pessoalmente, considero-o uma obra de arte, mas ainda terá de passar muito tempo para ganhar reconhecimento como tal. Primeiro, será preciso que os jogos evoluam, amadureçam e começem a ser feitos para se afirmarem como obras de arte, e não meros veículos de entretenimento. Quando esse ponto chegar, e o público que viu nascer esta forma de arte estiver mais maduro, começar-se-á a olhar para os jogos de uma maneira diferente, e títulos como Deus Ex, começarão a ser vistos de um novo prisma, enquanto veículos de uma mensagem, de uma ideia, de um conceito, e não como um "mero" divertimento para jovens e adolescentes.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 15 ago 2006, 12:56

Eu diria mais. É preciso que os jogos deixem de ter como principal objectivo gerar dinheiro... Molineux vai por aí... um bocado... ou não...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 15 ago 2006, 13:23

Maedhros Escreveu: Por tu achares que o Deus Ex tem uma grande história, não quer dizer que seja "muito mais complexa do que algum filme alguma vez apresentou". Está para vir o tempo em que os jogos têm narrativas dignas de fazer frente aos clássicos literários ou cinematográficos. Mesmo em termos de escolhas éticas e morais (que no caso de deus ex, até acho que eram bastante medíocres na forma como eram conduzidas...).
Concordei com o que disseste, excepto no ponto acima. Achas mesmo que há algum filme com uma historia mais profunda que o Deus EX?
Eu sou fã de cinema e gosto de filmes com historias e garanto-te que não vi ainda nenhum com uma historia ao nivél do Deus EX. Tão pura e simplesmente é impossivél a um filme conseguir contar uma historia tão complexa pelos limites de tempo que tem, mesmo com filmes de 3-4 horas e sequelas.
No caso da literatura é claro que os jogos perdem. Afinal a literatura é na sua essencia narrativa. E já li varios livros mais complexos.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 15 ago 2006, 19:21

Winjer Escreveu:Concordei com o que disseste, excepto no ponto acima. Achas mesmo que há algum filme com uma historia mais profunda que o Deus EX?
UM? Acho que há uma infindade deles... (se quiseres dou exemplos, mas podes ir a qualquer lista dos melhores filmes de todos os tempos e confirmar). A história do Deus Ex (e da respectiva sequela, que estou finalmente a jogar \:D/ ), apesar de em geral ser interessante, bem construída (sobretudo em termos de reviravoltas), e relativamente bem escrita, peca, a meu ver, sobretudo pela unidimensionalidade das personagens (cujas motivações são sempre óbvias) e pela falta de peso das escolhas morais do jogador, que acabam de uma maneira ou outra por parecer indiferentes, visto que não existem escolhas mais certas ou erradas, apenas um conjunto de escolhas igualmente imorais sem qualquer impacto na narrativa ou personagens (que muitas vezes nem sequer reagem às tuas escolhas, e quando reagem é de uma forma previsível ou então idiota). A única excepção de que me lembro, é a do final do jogo (estranhamente reminiscente dos clássicos Escape from NY ou Escape from LA). Não estou a dizer que o Deus ex seja mau... longe disso, é um dos meus jogos de eleição, mas o argumento não está à altura dos grandes clássicos, o que eu acho normal, visto os jogos ainda estarem na adolescência artística.

E se queres um jogo com escolhas morais com algum peso, profundidade e reflexão, e em que as personagens parecem muito mais vivas e reais (reagindo de acordo com as tuas acções e mostrando várias dimensões da sua personalidade), aconselho o kotor 2.
Eu sou fã de cinema e gosto de filmes com historias e garanto-te que não vi ainda nenhum com uma historia ao nivél do Deus EX. Tão pura e simplesmente é impossivél a um filme conseguir contar uma historia tão complexa pelos limites de tempo que tem, mesmo com filmes de 3-4 horas e sequelas.
No caso da literatura é claro que os jogos perdem. Afinal a literatura é na sua essencia narrativa. E já li varios livros mais complexos.
Não digas que uma história complexa precisa de mais de 4 horas para passar... isso é como dizer que um livro tem de ter mais de 500 páginas para ser profundo. Normalmente, as grandes obras (sejam elas de que meio sejam) são tão poderosas e subtis na mensagem que convêem, que nem sequer precisam de se "explicar" demasiado. "Uma imagem vale mil palavras", algo que os criadores de jogos ainda não atingiram, infelizmente.

Para além disso, os jogos em geral passam 90% do seu tempo a desenvolver secções de jogabilidade (e deus ex também não é diferente), em que nada fazem avançar a narrativa. A história de deus ex, bem escrita e montada, seria um bom filme, sem perder qualquer impacto narrativo (obviamente, que se perderia a interacção, e a capacidade de escolha que torna o jogo original...).
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 15 ago 2006, 19:40

Continuo a dizer que o Deus EX tem uma historia superior a qualquer filme, seja recente ou mais antigo. É a minha opinião.
Quanto á unidimensionalidade das personagens tenho de concordar contigo. Mas repara que o ritmo da historia é marcado por ti e pelas tuas decisões, não pelas decisões dos NPC's. Ao colocar NPCs com tais decisões iria complicar em muito a excução do jogo. Mas era bom, lá isso era.
Tambem continuo a achar que não se conseguiria colocar a historia de um Deus EX ou de um Kotor2 num filme sem ter de cortar partes, tanto por causa da duração do filme como por causa de eliminar momentos menos interessantes para o espectador. Isto porque há algumas cenas que num jogo ficam bem num filme podem não ficar.
Um exemplo disto é o LOTR. No filme eliminaram uma parte muito importante (entre varias) do Tom Bombadil. Uma personagem que no universo de Tolkien tem direito a um livro só dele. No entanto no filme foi cortado para dar maior fluidez.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » terça 15 ago 2006, 20:10

Isso no final e mais uma questao visual.

De todos os jogos, filmes, livros que ja joguei, vi e li, nenhum deles, chega aos pes de um curta que eu vi.

Ja me esqueci do nome (Aquilo da na onda curta e eu tenho o estupido do habito de mudar de canal na introducao da curta), tratava-se de uma curta de mais ou menos 15min, era mais um documentario, sobre um soldado Russo. Simplesmente ele conseguiu descrever toda a guerra de uma forma abstracta e marcante (imagens reais de guerra).

Ainda me lembro bem do inicio. Em que falava da necessidade "infinita" (nao consigo utilizar outra palavra) de um homem lutar e morrer para que os seus filhos tenha uma vida melhor, o narrador descrevia-se como soldado da segunda guerra mundial, aonde ja o seu pai tinha morrida na primeira. Entre outras muitas coisas que ja me esqueci :oops:

Claro que nos jogos comerciais, tipo Battlefield 2 Modern Combat (que joguei na ps2). Tratava-se de um retrato imaturo e inconsicente da guerra na vida real. Como o numero de mortes feitas por nos e de cortar pessoal com helices de um helicoptro contar para o score final (E assim chegar a patentes militares mais altas), acabava uma missao, matamos os chineses todos ou morrerem os nossos camaradas todos e a mensagem final e de felicidade total ou de risadas altas. Depois ainda falam de GTA, pelo o menos aquilo descreve "mais ou menos" a vida real numa cidade (Nao se preocupem que eu sei distinguir a vida real da virtual apresentada pelas as series de GTA).
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 15 ago 2006, 20:21

Winjer Escreveu:Continuo a dizer que o Deus EX tem uma historia superior a qualquer filme, seja recente ou mais antigo. É a minha opinião.
Quanto á unidimensionalidade das personagens tenho de concordar contigo. Mas repara que o ritmo da historia é marcado por ti e pelas tuas decisões, não pelas decisões dos NPC's. Ao colocar NPCs com tais decisões iria complicar em muito a excução do jogo. Mas era bom, lá isso era.
Tambem continuo a achar que não se conseguiria colocar a historia de um Deus EX ou de um Kotor2 num filme sem ter de cortar partes, tanto por causa da duração do filme como por causa de eliminar momentos menos interessantes para o espectador. Isto porque há algumas cenas que num jogo ficam bem num filme podem não ficar.
Um exemplo disto é o LOTR. No filme eliminaram uma parte muito importante (entre varias) do Tom Bombadil. Uma personagem que no universo de Tolkien tem direito a um livro só dele. No entanto no filme foi cortado para dar maior fluidez.
É uma opinião muito tua... e das duas uma, ou não conheces muitos filmes, ou gostas mesmo muito do Deus Ex. Não vejo onde é que Deus Ex possa ser mais profundo que, por exemplo, a grande maioria destes filmes: http://rogerebert.suntimes.com/apps/pbc ... s_fulllist
E nem era preciso ir tão longe, este ano já estrearam filmes como "The New World"(http://www.imdb.com/title/tt0402399/), com narrativas bem mais profundas do que qualquer jogo que eu alguma vez joguei, em termos de contéudo e forma. O cinema tem mais de um século de existência, durante o qual evoluiu em termos técnicos, formais, artísticos e narrativos, com todos os seus géneros explorados até ao fim. Como se pode esperar que os jogos, com os seus 30+ anos de vida, ultrapassem em mestria narrativa o cinema? E já nem vou falar da literatura... Sobretudo tendo em conta que os jogos não têm como principal foco o veículo narrativo (no seu sentido mais estricto). Se me disseres que a dimensão interactiva dos jogos, permite atingir envolvências, estados emocionais ou dimensões narrativas, impossíveis no cinema, isso eu concordo, tal como a imagem e som no cinema o distanciam da literatura. Mas Deus Ex, nem sequer é dos títulos mais pungentes nessas áreas...
Winjer Escreveu:Um exemplo disto é o LOTR. No filme eliminaram uma parte muito importante (entre varias) do Tom Bombadil. Uma personagem que no universo de Tolkien tem direito a um livro só dele. No entanto no filme foi cortado para dar maior fluidez.
Então e achas que o filme do Senhor dos Anéis é pior, por não ter o capítulo do Tom Bombadil, que em nada influencia o resto da narrativa do livro? Eu sei que é uma personagem carismática, mas não te esqueças, que para além de ser lateral à história principal, também não encaixa muito bem no tom mais negro que Peter Jackson quis dar ao filme (longe do mundo de fantasia de Tolkien, no qual Tom se insere na perfeição). Peter Jackson não fez uma adaptação perfeita (tal feito é impossível), mas chegou tão próximo quanto era possível. O Senhor dos Anéis é, sem dúvida nenhuma, um excelente filme de fantasia. Se é inferior ao livro? Sim, possivelmente, mas rara é a adaptação de um meio para outro que não sofre do mesmo mal.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 15 ago 2006, 20:41

Maedhros, como no amor a paixão cega-nos para as imperfeições e amplia-nos infinitamente as virtudes.

Dá claramente para perceber que voçes os dois, tu e o Winjer, são apaixonados de uma arte ou forma de entretenimento e amantes da outra, mas não da mesma, daí tu achares que os jogos ainda não conseguiram adquirir a profundidade narrativa do cinema e o Winjer discordar, os dois têm razão, nenhum de vós razão tem, pois nestes assuntos não existe equação matemática ou lei fisica que valha, o "amor" de cada um irá sempre desviar-vos para pontos diferentes.

O que voçes têm feito de errado é não admitir que tanto os videojogos como o cinema em certas obras, não no seu todo, estão já no mesmo patamar, assim como cada um defende a sua dama, porque não pensam que elas podem ser gémeas?
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 15 ago 2006, 21:16

-Sim, gosto muito do Deus EX. Joguei-o quando ele saiu, e cheguei ao fim varias vezes, aproveitando para tomar decisões diferentes.
-Tambem gosto muito de cinema. Aprecio filmes com boas historias e personagens bem desenvolvidas. Actualmente não tenho muita paciencia para filmes de acção e super herois e afins.
-Nunca afirmei que a literatura tivesse uma narrativa inferior aos videojogos.
-Não acho que o LOTR tenho ficado pior. Apenas enunciei um exemplo no cinema onde é necessario cortar partes na narrativa. Nada mais.

Sim. Posso estar um pouco cego pela minha dama. Afinal gosto um pouco mais de jogos do que de filmes. Mas isso não invalida que os jogos já contam com valores de peso em termos de narrativa.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 15 ago 2006, 21:23

Winjer Escreveu:Sim. Posso estar um pouco cego pela minha dama. Afinal gosto um pouco mais de jogos do que de filmes. Mas isso não invalida que os jogos já contam com valores de peso em termos de narrativa.
Exacto Winjer eu não disse isso, quis até demonstrar o contrário, mas ir mais além tentando demonstar que a superioridade de uma arte em relação à outra ou de uma forma é sempre e será sempre subjectiva, neste campo, humanos que somos, nunca nos devemos alienar dela e admitir que mesmo quem não concorde pode ter razão sem que, com isso, percamos a nossa.

Repara eu dirigo-me ao Maedhros porque concordo contigo no entanto não discordo totalmente dele, apenas no facto de que a meu ver, uma visão deturpada com subjectividade, lá está, os videojogos encontram-se num patamar igual e superior em alguns casos (Terror, Horror, p.e.) ao cinema, concordo que no que toca à narrativa e estória o cinema dá-nos mais, mas discordo que os videojogos já não nos deram obras singulares capazes de no minimo, ombrear de igual para igual com o melhor dos filmes, etc, etc.

Considero que os videojogos estão a caminhar para uma superioridade artistica superior até ao cinema, mas compreendo perfeitamente as razões do Maedhros considerar o contrário. Razões essas explicitas em cima.
Responder