Conversa da Treta 3: A Trilogia

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sábado 05 mai 2007, 13:57

Bendita variedade de escolha. Há uns anos atrás a única coisa que havia eram uns míseros joguinhos de plataformas e de (tentativa de) simulação automóvel. Hoje em dia, temos jogos de tudo e mais alguma coisa, pra agradar até aos mais exigentes. Por mim, venha mais mainstream, desde que isso ajude ao aumento da possibilidade de escolha.
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sábado 05 mai 2007, 14:54

Role-Player Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Prefiro um mundo dominado pelo mainstream uma vez que esta dá azo a ideias e conceitos "anti" do que o contrario.
Podes explicar essa opinião melhor?
É a saturação do mercado ou a abundância de jogos com tão poucas diferenças que quase se tornam iguais que força a procura por ideias, projectos, conceitos novos.
Essa procura com o correspondente produto final ao ser diferente, ou se propõe ser, dos produtos mainstream permite a escolha de estilos que normalmente a industria não contempla.
Ora esses estilos incapazes de concorrer em tecnicismo e mediatismo com os jogos da moda têm por isso menos procura e são geralmente encontrados por uma comunidade mais atenta ou mais minuciosa com as suas preferências forçando-os também a concorrer entre eles refinando a qualidade final.
Claro que nem sempre acontece mas o mercado é hoje vasto o suficiente para comportar diversos géneros e gostos tornado de certa forma lato o sentido de mainstream.
Resumindo sou da opinião de que é o mainstream na sua incapacidade pré-concebida em oferecer experiência novas ao nivel do que certos grupos esperam,que permite a procura delas sob a forma de side,up,dowstream ou o que lhe queiram chamar.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 mai 2007, 15:42

Pegazus Escreveu:Eu acho que qualquer jogo é feito para agradar "massas" quer as pessoas sejam adeptas ou não do estilo... :roll:
Nem todos. Olhas para os jogos de série B, por assim dizer, e esses não são para agradar às massas. Fallout não foi feito para agradar às massas, assim como todos os jogos que se dedicam a mercados nicho.
Pegazus Escreveu:Não tem muita lógica dar-mo-nos ao trabalho de fabricar um jogo para depois só meia dúzia de pessoas o comprar, é que assim todas as produtoras iam à falencia....
Sim, é que isso aplica-se mesmo aos jogos de mercados nicho e tudo :roll: Olha para as produtoras de simuladores hardcore. Olha para a produtora de Europa Universalis. Vão à falência? Quem vai à falência são sempre, ou quase sempre, as produtoras que tentam agradar às massas. Aumentam demasiado os preços de produção, e depois não há retorno e queixam-se da pirataria. As empresas que fazem jogos para nichos não se queixam da pirataria.
Pegazus Escreveu:de resto muitos dos jogos ditos mainstream mesmo sendo sequelas são excelentes jogos e vai haver sempre público a comprar...
Ninguém disse o contrário.
icekimi Escreveu:Para mim pouco me importa que existam ou não jogos Mainstream, desde que esses jogos não interfiram (infelizmente nem sempre acontece) com o resto dos jogos que não têm as massas como publico alvo tudo bem.
Ora nem mais, é exactamente como eu.
pedropaulo Escreveu:Prefiro um mundo dominado pelo mainstream uma vez que esta dá azo a ideias e conceitos "anti" do que o contrario.
Sim, eu também te desejo muita alegria e prosperidade. Porque só britney spears na música, só spidermans no cinema, e só counter-strikes nos jogos é algo simplesmente fenomenal 8) (e para tua informação, o mainstream nunca faz ou fez nenhum conceito "anti" sem que antes o sidestream o tenha feito...)
FuSiOnShArK Escreveu:Bendita variedade de escolha. Há uns anos atrás a única coisa que havia eram uns míseros joguinhos de plataformas e de (tentativa de) simulação automóvel. Hoje em dia, temos jogos de tudo e mais alguma coisa, pra agradar até aos mais exigentes. Por mim, venha mais mainstream, desde que isso ajude ao aumento da possibilidade de escolha.
É precisamente disso que eu me queixo: não há variedade de escolha, porque o mainstream está a engolir tudo. Pelo menos os RPG's ocidentais, claro. É tudo igual :? Nos outros géneros vai tudo normalmente, penso eu.
pedropaulo Escreveu:Resumindo sou da opinião de que é o mainstream na sua incapacidade pré-concebida em oferecer experiência novas ao nivel do que certos grupos esperam,que permite a procura delas sob a forma de side,up,dowstream ou o que lhe queiram chamar.
Aaaaaaaaaaah então é isso que estás a dizer... Pois... se fosse assim era muito bom era, e eu não tinha nada a mandar vir... :? O problema é que não é assim, e é por isso que eu me queixo. O mainstream está a engolir tudo. É APENAS disso que eu me queixo.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Role-Player
Senior
Mensagens: 337
Registado: quinta 15 fev 2007, 23:02
Localização: Atrás de ti.

Mensagem por Role-Player » sábado 05 mai 2007, 15:56

pedropaulo Escreveu:É a saturação do mercado ou a abundância de jogos com tão poucas diferenças que quase se tornam iguais que força a procura por ideias, projectos, conceitos novos. (...)
Não discordo da tua perspectiva mas se entendi bem o que li, acho que a procura pela inovação ou pela diferença como oposição à estagnação causada por forças de mercado é passível de acontecer em qualquer mercado, 'mainstream' ou não. A cena indie também pode ser facilmente acusada de uma certa repetição em termos de ideias novas, e por vezes certos projectos indie não são unicamente uma "revolta" contra o 'mainstream' mas contra si própria.
Rock and roll is our epiphany - culture, alienation, boredom and despair.
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sábado 05 mai 2007, 16:18

Role-Player Escreveu:
pedropaulo Escreveu:É a saturação do mercado ou a abundância de jogos com tão poucas diferenças que quase se tornam iguais que força a procura por ideias, projectos, conceitos novos. (...)
Não discordo da tua perspectiva mas se entendi bem o que li, acho que a procura pela inovação ou pela diferença como oposição à estagnação causada por forças de mercado é passível de acontecer em qualquer mercado, 'mainstream' ou não. A cena indie também pode ser facilmente acusada de uma certa repetição em termos de ideias novas, e por vezes certos projectos indie não são unicamente uma "revolta" contra o 'mainstream' mas contra si própria.
Concordo em parte com a ideia que a procura de inovação pode acontecer em qualquer mercado. Mas creio que a procura pela diferença é proporcional á pressão exercida pela indiferença.
A repetição de ideias é algo frequente não só nos jogos mas nos mais variados segmentos, de certa forma é algo natural ainda para mais numa sociedade de informação á distancia de um click, devido á assimilação consciente ou não de ideias já concebidas.
Depois num meio demasiado técnico como os jogos a forma de comunicar ideias novas, quaisquer que seja a sua forma, através do jogo é absolutamente crucial para o sucesso de uma obra.

Em relação aos jogos e á "cena" Indie não sou a pessoa indicada para falar. Admiro o movimento "reaccionário" de certos grupos e admiro a capacidade dos jogos em serem veículos muito mais poderosos que o mero aspecto lúdico. E acho que são os jogos mainstream que atraem o publico comum a chave para o boom ideológico dos jogos.
É deste publico comum que derivarão jogadores com ideias próprias que possivelmente encontrarão no "submundo" ideias semelhantes.
Temo no entanto que o crescimento exponencial dos jogos em termos técnicos crie um fosso demasiado largo entre mainstream e underground dando lugar a dois mercados com o menor a ser inevitavelmente engolido pelo maior com a consequente marginalização e dispersão de jogos "diferentes".
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 05 mai 2007, 16:42

Parace-me e que sao poucas as pessoas que entendem o que defacto e o "mainstream", mainstream nao e uma defenicao de produto, mas sim uma defenicao temporal social. Ha uns anos o Hip-hop nao era era musica comercial, no entanto com o tempo o publico comecou a mostrar interesse e tornou-se um genro bastante lucrativo e comercial. Nao foi a musica que mudou, foi a aceitacao global ao genro. Claro que quando algo se torna mais aceite pelos consumidores e normal que aparecam mais produtos de ma qualidade, simplesmente porque sao produzidos em muito mais quantidade para satisfazer a procura, agora o que tinha qualidade quando era sidestream nao a passa a nao ter quando se torna mainstream.
No inicio na vida dos computadores, as aveturas graficas tinham bastante sucesso, tal como os jogos de plataformas, era genros bastante comercias, estavam na modo se asim quiserem, eram mainstream, hoje perderam parte desse apelo comercial, tornar-se sidestream, nao foi por isso que as coisas grande sobras perderam ou ganharam qualidade com sua aceitacao comercial.

De qualquer maneira continuo a dizer, todos nos temos alguma cosi ade mai sundergroud que gostamos, e todos nos conhecemos alguem que diz que gosta mas nao gosta na verdade, gosta e de ser diferente, acho que todos nos com o minimo de cabeca nos ri-mos dessa pessoas. Dizer nao nao gosto de mainstream e mesmo isso, um palhacada.


EDIT-Reparei que tambem falam no nos genros revolucionarios, na cena "indie" a questao e que se esse genros, se esse produtos ganharam o interesse das massas passam a ser mainstream, nao e na sua producao que esta a origem da defenicao.
Se amanha os FPSs perderem o apelo comercial passam a ser sidestream ao mesmo tempo se um tipo de jogo pouco comercial chamar a atencao das massas passa ser mainstream, triste, de wannabe e a pessoa que so gosta das coisas enquanto forem sidestream, as pessoas deviam assumir oq ue gostam independentemente de estar na moda ou nao, admitir os genros que lhe interessam, identificar as qualidade que presa e perceber que essas nao tem nada a haver com o facto de ser um produto mainstream ou nao...ja que o que e maintream hoje pode nao o ser amanha.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » sábado 05 mai 2007, 17:57

Morbus Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Prefiro um mundo dominado pelo mainstream uma vez que esta dá azo a ideias e conceitos "anti" do que o contrario.
Sim, eu também te desejo muita alegria e prosperidade. Porque só britney spears na música, só spidermans no cinema, e só counter-strikes nos jogos é algo simplesmente fenomenal 8) (e para tua informação, o mainstream nunca faz ou fez nenhum conceito "anti" sem que antes o sidestream o tenha feito...)
Erm, lê outra vez o que o pedropaulo disse.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 mai 2007, 19:53

Bu77erCup242 Escreveu:Parace-me e que sao poucas as pessoas que entendem o que defacto e o "mainstream", mainstream nao e uma defenicao de produto, mas sim uma defenicao temporal social.
Por isso é que eu digo: "os produtos apontados para o mainstream". :? E daí a confusão, penso.
Bu77erCup242 Escreveu:(...) e todos nos conhecemos alguem que diz que gosta mas nao gosta na verdade, gosta e de ser diferente, acho que todos nos com o minimo de cabeca nos ri-mos dessa pessoas.
Quer acredites quer não, eu não sou dessas pessoas. Gosto de ser diferente, mas não digo que gosto de uma coisa só para ser diferente... :? Se os outros todos forem iguais a mim não me vou mudar, mas também não vou negar que gosto de não ser apenas "mais outro", nas situações em que isso acontece. Tenho humildade suficiente, no entanto, para saber que sou "mais outro" em quase tudo o que faço... Mas não é por essa razão que vou mudar.
Bu77erCup242 Escreveu:Dizer nao nao gosto de mainstream e mesmo isso, um palhacada.
Não gosto do que é apontado ao mainstream. Acho que me devia ter explicado melhor.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 05 mai 2007, 20:29

Eu nao entendo o que isso de apontado para o mainstream quer dizer. O Gears of War e um shooter apontado para o mainstream ? Porque, e um bom shooter, tavez um pouco curto, com um bom designe e exelente Gameplay, o que que isso tem de apontado para o mainstream. So e mainstream porque a maioria do publico gosta de shooters, se amanha as pessoas deixarem de gostar de shooters e fizerem um Gaesr of War 2 com as mesmas caracteristicas deixa de ser "apontado para o mainstream" ?

Voltando a musica, porqe se calhar deve ser o tema onde as diferencas ente os genros de sucesso sao mais evidentes. Nao gosto de Eminem porque e apontado para o Mainstream....quer dizer e hip-hop, nao gosto de hip-hop, por isso e que nao gosto. So e mainstream porqe muita gente gosta do genro, nao e apontado para nada.
No meu nick esta uma referencia a uma banda de culto de um genro que hoje em dia e muito undergroud, duvido que alguem o reconheca.
Gosto porque e undergroud, nop, gosto porque gosto da musica. Se amanha o genro tiver alto sucesso, se tornar mainstream, vou deixar de gostar ? Desde que tenha qualidade nao, gosto e prontos, nao e apontado para o mainstream, o publico e que se comecou a interessar.
Ja fui ver tantos concertos quem as vezes nem 100 pessoas, mas alguem esta la porque e sidestream, achas que as pessoas que estao la nao estavam la na mesma se tivessem 50 000 e fosse altamente bem sucessedido, era igual, gostam tanto que estavam. Achas que alguem que la esta diz, gosto porque nao e apontado para o mainstream, who cares, dizem, vim porque gosto da musica sendo maintream, sidestream whatever.


Assim o que eu acho e que devias ser mais especifico, estao sempre a falar do Fallout ( what the hell, em todos os topicos, e so fallout, nao ha um topico do Fallout ? ), que o 3 vai mainstream e tal. Porque que nao dizes antes, nao gosto da vista da primeira pessoa seja mainstream sidestream whatever, gosto do combate por turnos...gosto disto, daquilo, e acho que assim ia ser melhor. Falando acerio, ficava-te muito melhor, porque com a conversa do maintream so passas por arrogante a tentar ser diferente. Ate te digo mais, eu tb nao gosto RP na primeira pessoa e perfiro geralmente o combate por turnos ( pahse base or whatever, nao gosto muito e de bottonmashing no RPGs ).
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 05 mai 2007, 20:59

Eu acredito que o Morbus é da mesma opinião. Mas por vezes exagera na forma como critica o tal "Mainstream", que sem dúvida tem alguns pontos a criticar, mas isso também o "Sidestream" tem. E é por esse exagero que se gera esta confusão de o acusarem que está a ser irracional e superficial e que não gosta de algo só porque é mainstream. Acho que também se deve ao facto de ele ver o Fallout afectado por isso e estar revoltado, e visto que já demostrou que o jogo é bastante importante para ele gera uma espécie de complexo anti-mainstream. É como uma pessoa levar com os pés do namorado/namorada e ficar com um sentimento anti-homens/mulheres.

Mas como eu não sou Freud...
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 05 mai 2007, 21:16

Bu77erCup242 Escreveu:Eu nao entendo o que isso de apontado para o mainstream quer dizer.
Não entendes, é uma coisa, pronto, tá bem. Mas olha para Oblivion e para o processo de produção, só para veres um exemplo.
Chris Escreveu:(...) Mas por vezes exagera na forma como critica o tal "Mainstream"
Isso é bem possível :-k
Chris Escreveu:(...) que sem dúvida tem alguns pontos a criticar, mas isso também o "Sidestream" tem.
Atenção que eu não sou a favor do sidestream porque sim...
Chris Escreveu:Acho que também se deve ao facto de ele ver o Fallout afectado por isso e estar revoltado, e visto que já demostrou que o jogo é bastante importante para ele gera uma espécie de complexo anti-mainstream.
Acho que tens razão, mas o Oblivion também teve a sua quota parte de responsabilidade...
Chris Escreveu:É como uma pessoa levar com os pés do namorado/namorada e ficar com um sentimento anti-homens/mulheres.

Mas como eu não sou Freud...
Não te dou razão, mas não estás completamente errado... O meu sentimento "anti-mainstream" não se aplica só aos jogos. Mas claro, fico mais "emocionado" por ver o Fallout a ser violado grossa e porcamente... :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » sábado 05 mai 2007, 23:03

Eh pah... Só um bocadinho de spam que vim cá fazer...

Não se matem pah!!!
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » domingo 06 mai 2007, 0:06

Epá eu acho que se deve separar os mainstream em duas partes. A 1ª parte corresponde à moda, ao cool e ao ser actual e a 2ª parte ao realmente gostar e de ser divertido.
Uma coisa é eu comprar um cd de música porque a banda/DJ está na moda e todos ouvem e eu vou parecer bué-da-fixe, a outra é por mais comercial que seja essa banda/DJ eu comprar por gostar, porque estou em casa a escrever no fórum da MS e é agradável estar a ouvir aquilo.

Eu em casa nem ouço música electrónica mas ainda ontem fui para a Queima das Fitas (hoje infelizmente não pude ir) e estive nas tendas na boa a ouvir a tal música comercial e mainstream e quê? Estive a curtir embora não seja a música que ouço no dia a dia, mas tem ritmo.
Este exemplo pertence ao segundo ponto que falo lá em cima, quando ao primeiro são as centenas de pessoas que lá estavam, talvez não por gostarem assim tanto daquilo, mas porque é moda ouvir música electrónica.

É preciso saber separar as coisas.
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » domingo 06 mai 2007, 0:12

Epá que treta é essa de mainstream e sidestream? Mas existe alguma fronteira que demarque o que deixa de ser mainstream e passe a ser sidestream? Isso são conceitos inventados por quem não tem nada que fazer. O que há são coisas que vendem mais e coisas que vendem menos.
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » domingo 06 mai 2007, 0:37

PeddieKitsune Escreveu:Epá que treta é essa de mainstream e sidestream? Mas existe alguma fronteira que demarque o que deixa de ser mainstream e passe a ser sidestream? Isso são conceitos inventados por quem não tem nada que fazer. O que há são coisas que vendem mais e coisas que vendem menos.
logo, é mainstream:

Mainstream é algo "que faz sucesso", "que está na moda", "que é popular", "vendável" e "comercial"
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Responder