Conversa da Treta 3: A Trilogia

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 08 mar 2007, 22:49

icekimi Escreveu:Claramente fizeste os Trabalhos de casa :D
Não é para me gabar, mas isto é só assim o que me lembro de cabeça, assim à primeira :anxious: Se eu for aos canhenhos sai mais :P :anxious:
icekimi Escreveu:Concordo com praticamente tudo o que disseste, mas vou optar por não entrar na discussão, sei por experiencia propria que discutir religião dá sempre problemas.
A maior parte do que eu digo são factos (e não pseudo-factos dados pelas PR de uma religião), mas há lá algumas opiniões pelo meio, apesar de se destacarem e distinguirem bem.
FuSiOnShArK Escreveu:Religião, futebol e política são 3 assuntos em que a discussão não leva a nada...
Eu não discuto mentiras (aka religião). Eu discuto ciência (história e socioantropologia).
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 08 mar 2007, 22:54

A história também pode ser tendenciosa.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 08 mar 2007, 22:58

FuSiOnShArK Escreveu:A história também pode ser tendenciosa.
:-s Percebes alguma coisa de métodos de investigação história? Não, a história pode ser tão tendenciosa como qualquer outra coisa. E não é tendenciosa.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 08 mar 2007, 23:00

A religião também tem uma grande componente histórica. Qual a quantidade de factos e a de fairytales... Aí já entra a parte da fé, da crença.. o que se lhe queira chamar. E religião não é só Vaticano. É muito mais vasto que isso.
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quinta 08 mar 2007, 23:06

Pessoal usem o butão de "Pesquisar" porque este tema já foi brutalmente discutido neste mesmo tópico, por favor não encham mais 15 páginas do mesmo sff :pray: ...
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 08 mar 2007, 23:19

O botão pesquisar não aponta para as páginas dos tópicos, infelizmente :(
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » quinta 08 mar 2007, 23:47

Morbus Escreveu:- Ao contrário do que as pessoas pensam, o Cristianismo está bastante próximo de qualquer outra religião/doutrina. É preciso ter em conta, no entanto, que neste caso, não foi Cristo que iniciou a religião (aliás, ele próprio, e, na bíblia, o próprio deus, dizem para as pessoas deixarem de ser religiosas. Lembro-me especificamente de uma passagem em que deus diz isso a Moisés, penso que era Moisés), mas sim as pessoas que o interpretaram.
Lol tens de me dizer de onde tiraste isso. Engraçado, li a bíblia do início ao fim e não me lembro disso.
- Todos os actuais cultos da igreja cristã, e sublinho, todos os actuais cultos da igreja cristão, têm base em cultos anteriores a Cristo, e portanto, como se diz, em cultos pagãos (embora sejam todos pagãos mas enfim).
Errado. Cristão é diferente de católico, que é isso que queres dizer de certeza.
- A maioria dos textos bíblicos do antigo testamento não são mais que mitologia de um povo que já não existe, que mudou. Se não sabem para que serve a mitologia eu explico: serve precisamente para o mesmo objectivo que a religião. Explicar o inexplicável primeiro, segundo, dar uma história a um povo, terceiro, e último, quase consequência e não objectivo, mas objectivo sim, tolher a mente das pessoas para que as ponham a não pensar por si, de forma a que não desenvolvam comportamentos diversos da maioria. Foi assim, durante muito tempo, com a religião, e é assim, agora mais, com a Televisão, por exemplo. Qualquer pessoa com dois palmos de testa vê isso... :roll:
Como assim mitologia? Todas as descobertas arqueológicas que vêm sido feitas confirmam alguns dados que vêm na bíblia. Dá-me um exemplo do contrário.
- Deus não significa poder. Aliás, a palavra deus vem dos romanos, mais directamente da palavra Júpiter (diupater > djupiter). Por outro lado, à luz dos ensinamentos de Cristo, Javé É, pura e simplesmente. Não quer, não fala, não chora, não pensa, não nada. Claro que poucos entendem isso... :roll: E eu entendo porquê.
Como é que podes falar sobre estes temas se nem sequer lês a base caracterizadora do deus judaico-cristão, que é a bíblia? Há variadíssimos textos em que diz que deus ama, odeia, sente prazer, dor, frustração, alegria, orgulho, raiva, ira, felicidade e muitos outros sentimentos.
- As pessoas que se limitam a estudar a bíblia são limitadas ao MÁXIMO xD A bíblia foi COMPILADA, e não simplesmente escrita. É antes de mais, um documento história. E as pessoas que a estudam com ideias préformadas não são mais que aqueles que alegam descobrir códigos secretos no meio das palavras... :roll:
Se dizes que é um documento histórico estás-te a contrariar ali em cima quando dizes que a bíblia fala apenas de acontecimentos mitológicos. Decide-te.
- Jacó, Judá, Abraão, Isaque e Noé não falavam hebraico, bastante longe disso :roll: Não tenho a certeza de qual era, mas sei que nem aramaico era, quanto mais :roll:
Mas alguém disse o contrário? É óbvio que não falavam hebraico, eles viveram milhares de anos antes de Cristo.
- Limitar deus a um nome é a coisa mais aberrante que pode ser :lol: Se deus é tudo (e o mais provável é que NENHUM de nós, eu incluido, consiga ver a total extensão desse TUDO, e muito menos compreendê-lo), como é que pode ser limitado. Aliás, deus é um espírito, ou seja, recorrendo ao bom português, não existe de facto, é apenas um ideia. Exactamente: deus é uma ideia, e deve ser louvada/entendida/perseguida como tal. Eu tenho o meu deus, e é, claro, grandemente influenciado pela bíblia e por toda a história da época e posterior: o meu deus é a verdade, e eu procuro a verdade sempre, sempre, sempre, nunca tendo medo dela. E basicamente a verdade é TUDO, tal como é dito várias vezes na bíblia :roll:
Segundo a tradição judaico-cristã, deus tem um nome e é Jeová ou Javé, isto é uma questão de crença e não factual como queres fazer crer. Tal como tu tens a crença de que cada um tem o seu deus, crença essa que não tem mais ou menos valor do que todas as outras.
- Dizer que "o meu deus é o deus verdadeiro" é o mesmo que dizer "eu é que sou bom, tu és estúpido porque sim"... :roll: AINDA PARA MAIS quando não se percebe NADA das condicionantes do processo derivado da questão.
Olha quem fala, quando dizes que religião é mentira estás também a mostrar a tua fé nessa frase, ou também só consegues dizer que "a ciência é que é verdadeira" e "eu é que sou bom, tu és estúpido porque sim"? Se não sabes ficas a saber que a ciência funciona apoiada na fé de que os paradigmas sobre os quais os cientistas trabalham estão correctos, e só compreendendo que se faz ciência a partir da crença de que os pressupostos anteriores estão certos é que é possível fazer-se ciência.
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quinta 08 mar 2007, 23:53

FuSiOnShArK Escreveu:Religião, futebol e política são 3 assuntos em que a discussão não leva a nada...
E aqui está a sabedoria .

A resolução de todos os problemas passa sempre por umas minis sagres.
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 08 mar 2007, 23:54

Here we go again!

Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 08 mar 2007, 23:55

O Bruce Lee tá possesso!
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quinta 08 mar 2007, 23:56

O Morbus tem boas ideias (e escreveu mais naquele texto que todas as minhas participaçoes todas juntas) , mas a PeddieKitsune realmente tem mais razão e excelentes contra argumentos.
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sexta 09 mar 2007, 0:00

Falam falam... Acho que a melhor maneira de disputirem o argumento é andarem à porrada.
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 09 mar 2007, 0:02

Sim!! E quem perder paga o almoço!!
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 09 mar 2007, 0:04

Morbus Escreveu:O botão pesquisar não aponta para as páginas dos tópicos, infelizmente :(
Quem te disse isso enganou-te. :D
Ora aqui deixo um exemplo. ;)
Imagem
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 09 mar 2007, 0:04

Estou dentro! Pró almoço. A porrada dispenso...
Responder