Brockeback Mountain, American Beauty, Private Ryan, Titanic, Million Dollar Baby, Crash, Munich, Syriana. Tudo grandes blockbusters, com inumeros galardões e considerados grandes filmes. Adultos? Talvez. Diferentes daquilo que já se viu? Não, bem pelo contrário é pela sua incrivel semelhança com o que aconteceu, acontece a cada um de nós e por esse mundo fora que reside a sua força. Um argumento que no fim nos faz dizer - poderia acontecer-me a mim, que se encontra a sua magia. Agora pergunto porque não resulta isso nos jogos? Será que realmente o público quer algo tão diferente daquilo que encontra no dia a dia? Se sim porque anda toda a gente a pedir mais humanização às personagens de um videojogo? Porque ficamos estupefactos com a miss do Heavy Rain? Porque se criticou Oblivion por não incluir mais semelhanças com a realidade? Como diálogos iguais, comprimentar só porque se passou perto, não podermos bater à porta do vizinho? Ao criticarmos assim não estamos à procura da realidade num videojogo? Porque se pede cada vez mais motores de fisica realistas? Porque se berra por uma IA semelhante aquilo que encontramos online? Porque queremos nós cenários destrutiveis? Porque queremos nós sentir o comando vibrar após uma explosão? Assim, será que queremos mesmo que os jogos sejam tão diferentes do que experienciámos no dia-a-dia?Morbus Escreveu:O problema está em que um adulto quer um jogo profundo, um jogo criativo e interessante. No fundo, quer algo que seja diferente do dia a dia, daquilo que já viu. Com um adolescente não se passa o mesmo.
Muito sinceramente não me parece, hoje jogos que competiam com Half-Life são dadas notas muito baixas em publicações da especialidade e completos fracassos de venda exactamente porque fogem do padrão realista em que se encontram os jogos hoje. Nós queremos realidade nos jogos, infelizmente vê-se isso como falta de criatividade. O problema é que parece que se criou o cliché: + realismo - videojogo. Eu não penso assim, dái também achar que a criatividade não está tão em crise como se quer fazer crer, porque não podem os pais do Havok serem génios criativos? Porque não é considerada criatividade o efeito RagDoll. Porque não é o HDR criativo? Não foi o T&L criativo? Pixel's Shader's não são criativos? Em suma não nasce a tecnologia da própria criatividade? Para mim Lumines é diferente mas não mais criativo que um FEAR ou que um TOCA, se Lumines é criativo por ter um conceito diferente, FEAR é criativo pelo ambiente, IA, Efeitos de luz que nos apresentou. Toca é criativo por nos apresentar uma simulação automóvel imaculada. Fifa 2006..... não é criativo porque é mais do mesmo. Criatividade não falta, reciclagem esse sim o verdadeiro problema desta industria.