A eterna velhota de preto...

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

A imagem da velhota faz jus à imagem actual de Portugal?

Sim
8
57%
Não
3
21%
Não sabe/Não responde
3
21%
 
Total de votos: 14
Avatar do Utilizador
evilman
Beginner
Mensagens: 41
Registado: quinta 31 jul 2003, 21:45
Localização: Torres Vedras

A eterna velhota de preto...

Mensagem por evilman » domingo 04 jun 2006, 13:50

No Fifa World Cup 2006, uma das imagens de apresentação de Portugal é a de uma idosa toda vestida de preto. Por que razão será que o nosso país ainda está associado a esta ideia? Não havia nada melhor para mostrar?!

Pessoalmente, considero vergonhoso o facto de ainda estarmos conotados com esta ideia...

Que pensam disto e que sugerem para que isto mude?

Já agora, aproveitem e votem!
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 04 jun 2006, 15:09

Eu acho que tem tudo a haver. Afinal, somos o pais dos três pastorinhos [xx(]
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » domingo 04 jun 2006, 15:49

Se a culpa de aparecer essa velhota como símbolo de Portugal é de alguém será nossa de certeza.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » domingo 04 jun 2006, 17:10

A eterna velhota de preto é uma imagem intemporal, é o luto demonstrado por essas pessoas em respeito a algum familiar ou amigo que já morreu.
É uma tradição portuguesa e não compreendo a ligação ao "vergonhoso", lembrem-se que felizmente Portugal ainda é um país de tradições e esta ainda é uma delas que perdura, embora as tradições tenham vindo a morrer. Não sei de onde são vocês mas eu sou da aldeia, com muito gosto e orgulho e é uma imagem que não me afecta nada, até porque gosto muito da minha avozinha :P .
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » domingo 04 jun 2006, 17:27

Há "velhotas" de negro em inumeros paises e derivado quer a questões sociais quer a questões culturais.
Sinceramente nao vejo a relevancia de tal assunto num forum de jogos.
Avatar do Utilizador
_Omega_
Veteran
Mensagens: 635
Registado: domingo 23 jan 2005, 11:14
Localização: Great Big White World
Contacto:

Mensagem por _Omega_ » domingo 04 jun 2006, 18:08

Donde é que esas velha apareceu? Isso representa Portugal desde quando?
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 04 jun 2006, 18:17

Death Crow Escreveu:A eterna velhota de preto é uma imagem intemporal, é o luto demonstrado por essas pessoas em respeito a algum familiar ou amigo que já morreu.
É uma tradição portuguesa e não compreendo a ligação ao "vergonhoso", lembrem-se que felizmente Portugal ainda é um país de tradições e esta ainda é uma delas que perdura, embora as tradições tenham vindo a morrer. Não sei de onde são vocês mas eu sou da aldeia, com muito gosto e orgulho e é uma imagem que não me afecta nada, até porque gosto muito da minha avozinha :P .
Idem idem, aspas aspas. TAL-E-QUAL, mas devo dizer k a avó do lado da minha mãe não é nada assim. :mrgreen: Já a do lado do meu pai sim, desde k me lembro sempre de preto! :)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 04 jun 2006, 18:46

Death Crow Escreveu:A eterna velhota de preto é uma imagem intemporal, é o luto demonstrado por essas pessoas em respeito a algum familiar ou amigo que já morreu.
É uma tradição portuguesa e não compreendo a ligação ao "vergonhoso", lembrem-se que felizmente Portugal ainda é um país de tradições e esta ainda é uma delas que perdura, embora as tradições tenham vindo a morrer. Não sei de onde são vocês mas eu sou da aldeia, com muito gosto e orgulho e é uma imagem que não me afecta nada, até porque gosto muito da minha avozinha :P .
Orgulho por uma coisa de que não tens culpa de ser? :-s Que raio de filosofia é essa? Ou será que eu entendi mal? :|

Eu também gosto muito das minhas avós (eles não são assim tanto viradas para o "avozinha" :wink: ) mas não é por isso que defendo as tradições. As tradições são enerentemente sociais, por isso é que não as defendo. Mas cada um é como é e prontos, sei respeitar as tradições. O que não respeito (e sou plenamente contra) é o obscurantismo retrógrado que provém de muitas tradições, mas isso já é outra história...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » domingo 04 jun 2006, 19:01

Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:A eterna velhota de preto é uma imagem intemporal, é o luto demonstrado por essas pessoas em respeito a algum familiar ou amigo que já morreu.
É uma tradição portuguesa e não compreendo a ligação ao "vergonhoso", lembrem-se que felizmente Portugal ainda é um país de tradições e esta ainda é uma delas que perdura, embora as tradições tenham vindo a morrer. Não sei de onde são vocês mas eu sou da aldeia, com muito gosto e orgulho e é uma imagem que não me afecta nada, até porque gosto muito da minha avozinha :P .
Orgulho por uma coisa de que não tens culpa de ser? :-s Que raio de filosofia é essa? Ou será que eu entendi mal? :|
O que é que isso tem a haver? Sempre cá morei e e gosto disto por cá e felizmente que não nasci numa cidade [-o<
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 04 jun 2006, 19:18

Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:A eterna velhota de preto é uma imagem intemporal, é o luto demonstrado por essas pessoas em respeito a algum familiar ou amigo que já morreu.
É uma tradição portuguesa e não compreendo a ligação ao "vergonhoso", lembrem-se que felizmente Portugal ainda é um país de tradições e esta ainda é uma delas que perdura, embora as tradições tenham vindo a morrer. Não sei de onde são vocês mas eu sou da aldeia, com muito gosto e orgulho e é uma imagem que não me afecta nada, até porque gosto muito da minha avozinha :P .
Orgulho por uma coisa de que não tens culpa de ser? :-s Que raio de filosofia é essa? Ou será que eu entendi mal? :|
O que é que isso tem a haver? Sempre cá morei e e gosto disto por cá e felizmente que não nasci numa cidade [-o<
Eu também sou mais ou menos da aldeia (isto é aldeia para todos os efeitos, não comos as Aldeias de trás-os-montes mas é aldeia. Só que cá para mim chega-me um quarto com insonorização para ter a cama e o PC porque de resto... [:p]
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » domingo 04 jun 2006, 22:38

Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:A eterna velhota de preto é uma imagem intemporal, é o luto demonstrado por essas pessoas em respeito a algum familiar ou amigo que já morreu.
É uma tradição portuguesa e não compreendo a ligação ao "vergonhoso", lembrem-se que felizmente Portugal ainda é um país de tradições e esta ainda é uma delas que perdura, embora as tradições tenham vindo a morrer. Não sei de onde são vocês mas eu sou da aldeia, com muito gosto e orgulho e é uma imagem que não me afecta nada, até porque gosto muito da minha avozinha :P .
Orgulho por uma coisa de que não tens culpa de ser? :-s Que raio de filosofia é essa? Ou será que eu entendi mal? :|
O que é que isso tem a haver? Sempre cá morei e e gosto disto por cá e felizmente que não nasci numa cidade [-o<
Eu também sou mais ou menos da aldeia (isto é aldeia para todos os efeitos, não comos as Aldeias de trás-os-montes mas é aldeia. Só que cá para mim chega-me um quarto com insonorização para ter a cama e o PC porque de resto... [:p]
a imagem da velhota nao reflecte a imagem do nosso pais...se forem para as zonas litorais verao bem que esta "associaçao" esta errada..
ps:Morbus,ja agora de onde ès??S.Romao?S.Mamede?S.pedro de fins?
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » domingo 04 jun 2006, 23:50

Velhota?!Mas que raio de símbolo para os tugas relembrados pelos seus feitos:
- lutas contra os mouros
- territórios conquistados
- coisas inventadas(o sim que a nasa usa é nosso)

e metem uma velhinha de capa preta só por causa dos 3 pastorinhos e o milagre de fátima. Isso pode ser muito conhecido em todo o mundo mas não é uma imagem que uma pessoa ponha para ser recordado, ora se eu fosse um pastorzinho não iria gostar de ser recordado por uma velha de capa preta...se ao menos fosse por uma imagem de trÊs crianças e uma senhora, mas mesmo assim não ia lá muito com a coisa, para mim era mesmo um cruzado tuga ou um infante ou mesmo uma caravela.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 05 jun 2006, 6:55

Hunter Escreveu:a imagem da velhota nao reflecte a imagem do nosso pais...se forem para as zonas litorais verao bem que esta "associaçao" esta errada..
ps:Morbus,ja agora de onde ès??S.Romao?S.Mamede?S.pedro de fins?
Eu sou da Maia, mas perto de S. Romão. A minha aldeia chama-se Cidadelha, e fica na fronteira entre Santa Maria de Avioso e São Romão... :wink:

Quanto a não identificar... Bem... Uma coisa que identifica é uma coisa que distingue dos outros, e não estou a ver a imagem da velhota de luto a ser associada com outros país (USA, Holanda, Inglaterra, Italia, etc.) :?

:EDIT:

Infelizmente o que actualmente mais nos identifica até são os Morangos com Açucar e há muita gente que detesta isso, eu incluido :evil:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » segunda 05 jun 2006, 7:49

È obvio que podia ter arranjado algo melhor para ilustrar o nosso pais, mas qual o mal de uma idosa de preto (é gótica, deve ouvir SlipKnot)?
Acho que os que verão a imagem, irão pensar que o nosso pais é de uma faixa etária muito velha, e que, certamente, a maior parte serão velhotas de preto. Era como mostrar os ciganos para mostrar Espanha, ou um Gordo a comer uns 10 Bigs Macs na América.
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » segunda 05 jun 2006, 11:06

Morbus Escreveu:
Hunter Escreveu:a imagem da velhota nao reflecte a imagem do nosso pais...se forem para as zonas litorais verao bem que esta "associaçao" esta errada..
ps:Morbus,ja agora de onde ès??S.Romao?S.Mamede?S.pedro de fins?
Eu sou da Maia, mas perto de S. Romão. A minha aldeia chama-se Cidadelha, e fica na fronteira entre Santa Maria de Avioso e São Romão... :wink:

Quanto a não identificar... Bem... Uma coisa que identifica é uma coisa que distingue dos outros, e não estou a ver a imagem da velhota de luto a ser associada com outros país (USA, Holanda, Inglaterra, Italia, etc.) :?

:EDIT:

Infelizmente o que actualmente mais nos identifica até são os Morangos com Açucar e há muita gente que detesta isso, eu incluido :evil:
ya conheço sim senhor...qualquer dia combinamos um cafezinho.... 8)
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Responder