PC vs Consolas- Round Final?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Vai o PC sobreviver enquanto máquina de jogos?

Sim
9
90%
Não
1
10%
 
Total de votos: 10
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 03 mai 2007, 23:46

Bu77erCup242 Escreveu:Entao...e couldnt care less. O que interessa qual das plataformas tem mais jogos de culto, o que interessa e qual tem melhores jogos...
O que interessa para TI. Essa nunca foi a intenção da conversa...

Chris Escreveu:Definitivamente não é a mesma coisa... Tal como disse, antigamente poucas pessoas tinham um PC porque não servia para nada. Mas uma consola era frequente encontrar. Hoje em dia toda a gente tem PC mas mesmo assim não alterou o facto (não é facto mas faz de conta, é a minha perspectiva) de que "Gaming" nasceu nas consolas.
De um certo ponto de vista sim, embora não seja tão linear. Houve géneros importantes que nasceram no PC e apenas no PC, como as aventuras point&click (ou gráficas) por exemplo.
Chris Escreveu:E mais uma vez demonstras a tua aversão a tudo o que é mainstream, fico triste por ver alguém a limitar os seus horizontes dessa forma.
Cada um gosta do que gosta, primeiro ponto. Segundo ponto eu disse claramente "que vão para as consolas que estão lá muito bem", ou seja, que levem o mainstream para onde ele nasceu. Não sou contra o mainstream só por ser mainstream. Não sou é a favor do mainstream só por ser mainstream e esse é que é o problema: os jogos de PC estão a ficar mainstream só porque é mainstream. Fallout 3 não vai ser por turnos nem a ver de cima porque NÃO É MAINSTREAM. Não vai ser um jogo lento e demorado que exige dedicação porque O MAINSTREAM NÃO QUER. Não vai ter uma banda sonora ambiente soturna e quasi-mórbida porque o que MAINSTREAM quer é épico e heróico... O problema está aí, foi aquele post do Sorrow que eu pus aqui outro dia, lembras-te? Está tudo a ficar mainstream, e o sidestream, o geek, o indie, o nicho está a desaparecer da vista de quem tem pouco tempo para vasculhar sites manhosos... Não sou contra o mainstream, sou contra o SÓ mainstream. (depois, claro, o meu discurso tem que ser enquadrado a um género específico, um pouco também como o discurso do icekimi, mas toda a gente entende).
Chris Escreveu:Algo que é de culto quase que obriga a ser de mainstream... Toma o PulpFiction como exemplo, o filme nem sequer segue standart absolutamente nenhum, é completamente alternativo, e no entanto é absolutamente mainstream e "de culto".
Pois, mas Fallout é de culto e é sidestream. Planescape é de culto e é sidestream. Ultima's são de culto e agora já são sidestream. Wasteland é de culto e é sidestream, e agora ainda mais. E há bastantes referências de jogos de culto que são sidestream. Alguns não eram quando sairam, mas são agora, e outros não eram quando sairam nem nunca foram (o caso do Fallout embora tenha tido muito sucesso).

E quanto a "ficares triste", eu já disse que não vou comprar mais nenhum jogo que tenha sido lançado depois de 2004 não já? :? Isso sim, é limitar (num sentido, claro, porque coiso e tal...). Mas limitar mais é olhar só para aquilo que nos deitam no prato e comer e calar, ou escolher o que queremos sem olhar para dentro da panela onde tem mais, mas escondidos... Não olhar o sidestream é que é limitar... Mas claro, cada um joga o que quer e o que pode.
Death Crow Escreveu:Avir? Ou a ver? É a ver...
Avir. É o verbo correcto, tanto quanto me é dado a conhecer. NUNCA ouvi ninguém dizer assim, mas, por outro lado, também o "a ver" não se diz em nenhum escrito mais oficial, portanto é difícil comparar. Avir é um verbo que se aplica numa frase, por exemplo "vais ter que te avir comigo". Se reparares, sem eu te ter dito isto, é bem provável que tu escrevesses a frase com um "haver" ou um "a ver", ou mesmo até "a haver". Avir é o verbo correcto, que eu sei disso. Depois pus-me a pensar e tem lógica se se aplicar o mesmo verbo para o resto. "Esta coisa tem a avir com aquela". O que pode acontecer, no entanto, é que eu esteja a conjugar mal o verbo, o que não me parece porque é o infititivo.
Death Crow Escreveu:Sinceramente acho um pouco estupido estarem a discutir onde há mais jogos de culto, eu diria que era ela por ela ou 50/50, qualquer coisa assim e ainda há os jogos presentes em ambas as plataformas...
Desde Tetris a HL, desde ICO a Doom todos merecem a sua estatueta dourada independentemente da plataforma onde estão presentes.
Estúpido eu não, fui eu que dei o mote à discussão com um post meu, vindo do nada (vai lá ver). O pessoal é que se exaltou. Se fosse assim tão estúpido discutir a questão acho que o pessoal não falava disso. Ou talvez falasse. Eu só disse que acho que há mais jogos de culto no PC que nas consolas, e que esse é o forte do PC. Agora, eu admira-me é haver pessoas que pensam que eu não sei que há MUITOS mais jogos MUITO mais conhecidos nas consolas que no PC, é ÓBVIO que Super Mário, Pokemon, Sonic, Final Fantasy, whatever, todos esses jogos sejam muito mais conhecidos que aventuras gráficas do tempo da carochinha que primavam em jogabilidade e não em história em si, ou serem mais conhecidos que RPG's rogue-like que eram descendentes dos RPG's pen and paper que eram e são sempre vistos como uma coisa de geeks, é mais que natural que as pessoas gostem de um icon, uma coisa simples de compreender, assimilar e expressar, que um conceito enorme de jogo, ou uma história mais complexo, ou um mundo mais detalhado em que é o detalhe que interessa. É normal. O comum dos mortais que tem mais em que pensar não vai passar uma semana a vasculhar o jogo como que vasculha uma biblioteca para depois se aperceber que o jogo deve ser o seu ícon cultural, ou a sua referência. Não: o comum dos mortais prefere ver o mario aos saltos durantes um minuto, ouvir os barulhos bonitos e os gráficos giros e gosta dele, suporta bandas desenhas, desenhos animados, filmes e sei lá que mais, e é assim. É assim que as coisas sempre funcionaram e sempre hão-de funcionar. Tem sempre muito mais tendência a ser famoso aquilo que apela aos sentidos básicos (seja ele beleza visual, atracção sexual, ou simplesmente uma coisa gira, por mais cliche que seja) que aquilo que apela aos sentidos mais profundos e mais intelectual(óides). Não há mal nenhum nisso, nem era essa a discussão que aqui estávamos a ter, penso eu...
Chris Escreveu:Eesh acho que estas redondamente enganado. Os maiores jogos de culto de sempre não têm mods absolutamente nenhuns e na altura em que sairam não havia Web2.0 para haver um "comunidade dedicada". Estas a pensar demasiado em termos PC.
Talvez. Talvez daí eu dizer que há mais no PC que nas consolas :-k
Chris Escreveu:Não é qualidade no sentido tradicional que faz um jogo de culto, nem um filme de culto for that matter. Há por ai muitos jogos com grandes pontuações em tudo quanto é site, no entando não são jogos de culto. E muitos jogos de culto não têm mais pontuação que esses.
Era isso que eu queria dizer.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sexta 04 mai 2007, 0:01

Nao tenhas duvidas. Para mim interessa-me muito mais qual as plataformas que tem melhores jogos, jogos com mais qualidade.
Nao me interess se tens mais jogos muito conhecido ou pouco, nao me interssa se foram sucessos ou nao...interessa.me se sao bons.
Se para ti a qualidade vem em segundo lugar...e depois diz que gosta dos jogos pelos jogos...é mas so depois de saber se venderam bem ou nao.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 04 mai 2007, 7:14

Bu77erCup242 Escreveu:Nao tenhas duvidas. Para mim interessa-me muito mais qual as plataformas que tem melhores jogos, jogos com mais qualidade.
Nao me interess se tens mais jogos muito conhecido ou pouco, nao me interssa se foram sucessos ou nao...interessa.me se sao bons.
Se para ti a qualidade vem em segundo lugar...e depois diz que gosta dos jogos pelos jogos...é mas so depois de saber se venderam bem ou nao.
Deixa-te de atacar as pessoas e tá calado. Desde que vieste para aqui foi a única coisa que fizeste...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 04 mai 2007, 8:56

Fez-se reset á votação, vamos ver se houve alterações significativas nas opiniões.
Há um dado interessante neste novo round. A Microsoft propõe-se a apoiar o Windows Vista como plataforma de jogos, mas também disse o mesmo em relação ao XP.
Este apoio não é inocente e e parece-me que a M entende que tendo bons jogos na 360 e no PC não faz sentido comparem mais uma consola. Faz sentido de facto, mas é uma ameaça clara á Sony este uso do Vista como escudo e lança ao mesmo tempo.
Digo eu que provavelmente a Sony terá que pensar nisso e eventualmente ripostar criando jogos ou garantindo exclusivos para a sua plataforma que vão cavar ainda mais o fosso entre PC/consola.
E quando a Microsoft entender ou for forçada, basta deixar cair o apoio ao Win e com todas as atenções centradas nas consolas e com uma possível longa lista de títulos ,exclusivos e outros e escolha parece-me clara.
Última edição por pedropaulo em sexta 04 mai 2007, 9:01, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sexta 04 mai 2007, 8:57

Bu77erCup242 Escreveu::lol: Devias ir tu escrever para la...que ai so apareciam coisa com tu concordas.
E que tu deves coordar com tudo o que aparece nas revista com "credebilidade" por senao quem esta errado sao eles nao tu nao é ? Ainda nao percebes-te e que tu escreves daquilo que gosta spessoalmente e eles tentam escrever aquilo que e melhor geralmente.
Mas tal como disses, na concorda, se produtivo , vai procurar outra lista que gostes ais e coloca aqui.
Eu não estou a atacar a lista, foi a que eles fizeram e para eles é a mais correcta. Agora há lá falhas imperdoáveis (e normais, infelizmente) não vi nessas duas listas NENHUM simulador, nem um, mais um tipico exemplo da discriminação que este género de jogo sofre. Por isso é que questionei a credibilidade porque foi feito por pessoas que nada entendem sobre uma parte da industria.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 04 mai 2007, 9:04

Não sou um entendido na matéria mas um simulador é um género quase de nicho o que leva á sua pouca visibilidade. È é um género que pode muito bem ser importado para as consolas ainda mais agora que elas ganharam espaço para mods e trabalhos da comunidade.
E ao olhar do grande publico quando se fala em simuladores, fala-se em GT, Forza, F1, CM, etc.
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sexta 04 mai 2007, 9:09

pedropaulo Escreveu:Não sou um entendido na matéria mas um simulador é um género quase de nicho o que leva á sua pouca visibilidade. È é um género que pode muito bem ser importado para as consolas ainda mais agora que elas ganharam espaço para mods e trabalhos da comunidade.
E ao olhar do grande publico quando se fala em simuladores, fala-se em GT, Forza, F1, CM, etc.
Mas ao falarmos nos melhores jogos e em jogos de culto GPL, GP2, GTR (só para mencionar os mais marcantes) tem que obrigatoriamente ser mencionados. Se começamos a escolher jogos para as massas em vez das referencias do género começamos a nivelar a qualidade por baixo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 04 mai 2007, 9:14

Mas não somos, mas deveríamos ser, que escolhemos os jogos para as massas.
São as editoras que o fazem e se um jogo como NFS vende mais que um GTR, é normal que seja esse estilo a aposta.
Mas claro que tens razão ao mencionar esse jogos se de facto são a elite do género. Mas segundo percebi usas o PC porque é a plataforma de eleição para esse género, mas com as possibilidades que as consolas têm basta alguém dar o primeiro passo e trazer um desses títulos para uma delas beneficiando de características que antes eram somente do domínio do PC, disco rígido, SO, ligação net etc.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 04 mai 2007, 9:18

pedropaulo Escreveu:Não sou um entendido na matéria mas um simulador é um género quase de nicho o que leva á sua pouca visibilidade. È é um género que pode muito bem ser importado para as consolas ainda mais agora que elas ganharam espaço para mods e trabalhos da comunidade.
E ao olhar do grande publico quando se fala em simuladores, fala-se em GT, Forza, F1, CM, etc.
Acham mesmo que os jogos de carros são mesmo realistas?
Well, think again.....

Até podem recriar vários aspectos da realidade, mas apenas uma parte.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sexta 04 mai 2007, 9:23

pedropaulo Escreveu:Mas não somos, mas deveríamos ser, que escolhemos os jogos para as massas.
São as editoras que o fazem e se um jogo como NFS vende mais que um GTR, é normal que seja esse estilo a aposta.
Mas claro que tens razão ao mencionar esse jogos se de facto são a elite do género. Mas segundo percebi usas o PC porque é a plataforma de eleição para esse género, mas com as possibilidades que as consolas têm basta alguém dar o primeiro passo e trazer um desses títulos para uma delas beneficiando de características que antes eram somente do domínio do PC, disco rígido, SO, ligação net etc.
Sim, o GTR2 vai ser convertido para a 360. Aí veremos se a 360 consegue trazer as mesmas qualidades do PC para as consolas (sem pad de preferencia).
A questão é, porque é que as consolas não fazem este tipo de jogo, se os PC's já os fazem há anos. Por exemplo o Richard Burns Rally saiu para PC e PS2 mas as diferenças eram enormes na condução. Isto deve-se as limitações das consolas (este caso Ps2) ou apenas devido ao publico alvo ser diferente?
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sexta 04 mai 2007, 9:37

Winjer Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Não sou um entendido na matéria mas um simulador é um género quase de nicho o que leva á sua pouca visibilidade. È é um género que pode muito bem ser importado para as consolas ainda mais agora que elas ganharam espaço para mods e trabalhos da comunidade.
E ao olhar do grande publico quando se fala em simuladores, fala-se em GT, Forza, F1, CM, etc.
Acham mesmo que os jogos de carros são mesmo realistas?
Well, think again.....

Até podem recriar vários aspectos da realidade, mas apenas uma parte.
1º O Jeremy está a testar o GT4 (não é realista)
2º O Jeremy está com um pad #-o
3º Posso-te mostrar os recordes no GTR2 e na realidade e verás que são muitissimo semelhantes, porque as fisicas foram feitas com todos os dados das equipas oficiais e dados telemétricos e testados por pilotos reais do campeonato oficial GT's, as pistas têm precisão de GPS.
4º Se usares um Force dynamics até as forças G consegues simular.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 04 mai 2007, 9:40

È a tal historia das minorias. O publico que pede um simulador puro e duro e muito menor comparativamente ao arcade e como tal torna-se menos vantajoso criar um jogo para o tal nicho.
Mas de facto e sendo jogos que vivem muito da dedicação da comunidade será curioso ver a evolução nas consolas.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 04 mai 2007, 9:48

icekimi Escreveu:1º O Jeremy está a testar o GT4 (não é realista)
2º O Jeremy está com um pad #-o
3º Posso-te mostrar os recordes no GTR2 e na realidade e verás que são muitissimo semelhantes, porque as fisicas foram feitas com todos os dados das equipas oficiais e dados telemétricos e testados por pilotos reais do campeonato oficial GT's, as pistas têm precisão de GPS.
4º Se usares um Force dynamics até as forças G consegues simular.
Podia discutir contigo as limitações de um modelo físico criado pelo Homem comparado com a realidade, mas isso não vale a pena. O máximo que se pode fazer é algo que se assemelha.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » sexta 04 mai 2007, 9:59

Winjer Escreveu:
icekimi Escreveu:1º O Jeremy está a testar o GT4 (não é realista)
2º O Jeremy está com um pad #-o
3º Posso-te mostrar os recordes no GTR2 e na realidade e verás que são muitissimo semelhantes, porque as fisicas foram feitas com todos os dados das equipas oficiais e dados telemétricos e testados por pilotos reais do campeonato oficial GT's, as pistas têm precisão de GPS.
4º Se usares um Force dynamics até as forças G consegues simular.
Podia discutir contigo as limitações de um modelo físico criado pelo Homem comparado com a realidade, mas isso não vale a pena. O máximo que se pode fazer é algo que se assemelha.
É obvio que não estou a dizer que um simulador caseiro simula na perfeição um carro, longe disso (já estivemos mais longe), só que há os que tentam e os que não tentam (ou tentam mas falham), e aí é que está a diferença entre simuladores e jogos.
Mas de certeza que não será só coincidencia que cada vez mais pilotos reais usem estes simuladores caseiros para treinarem. Há uns meses um piloto dum campeonato Norte Americano agradeceu à ISI porque o rFactor o ajudou a treinar.
Podia mencionar os simuladores que as equipas de F1 utilizam que desafiam o que disseste "as limitações de um modelo físico criado pelo Homem comparado com a realidade" mas isso já é off-topic.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sexta 04 mai 2007, 20:07

Senhor Morbus eu nao ataco ninguem, "ataco" o que as pessoas ecrevem especialmente quando e um estudizes de todo o tamanha, especialemnte se dizem e contradizem ao sabor do vento.

Nao tinhas mais dada para dizer ? Repito o que disses porque e 100% certo, e quem gosta de jogar e menos de se armar vai concordar de certeza:
Bu77eCup242 Escreveu:Nao tenhas duvidas. Para mim interessa-me muito mais qual as plataformas que tem melhores jogos, jogos com mais qualidade.
Nao me interess se tens mais jogos muito conhecido ou pouco, nao me interssa se foram sucessos ou nao...interessa.me se sao bons.
Se para ti a qualidade vem em segundo lugar...e depois diz que gosta dos jogos pelos jogos...é mas so depois de saber se venderam bem ou nao.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Responder