PC vs Consolas- Round Final?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Vai o PC sobreviver enquanto máquina de jogos?

Sim
9
90%
Não
1
10%
 
Total de votos: 10
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 03 mai 2007, 21:26

Um dos meus argumentos é que o PC antes dos finais dos anos 90 era muito, muito reservado a geeks e sidestreamers... Mas muito antes disso toda a gente teve uma MegaDrive (e esta nem de perto é a mais antiga). Isto por si só não constitui um argumento mas considerando que jogos como indústria são levados a sério à mais tempo nas consolas do que nos PCs penso que torna claro que muito antes de aparecerem os mesmo grandes nomes como StarCrafts e BaldursGates (sim porque na minha definição de jogo de culto entra a variável de ser facilmente lembrado/reconhecido, pode ter havido muitos ultra mega jogos no PC que nunca ninguem ouviu falar, não são de culto na minha opinião) já havia marios, zeldas e sonics a dominar as TV's à muito tempo.

Morbus Escreveu:
Entendo o que estás a dizer, obviamente, e se é isso que o butter está a dizer então também o entendo. Mas diz-me uma coisa Chris: Spiderman é um filme de culto? Titanic é um filme de culto? 007 é um filme de culto? O padrinho é um filme de culto (este é de certeza :mrgreen: )? Responde por favor.
Algo que é de culto é algo que é assimilado pela nossa cultura. E sim, 007, The Godfather são sem dúvida (para mim) filmes de culto, não podes ir a lado nenhum sem alguém ter visto, ou ouvido falar destes filmes.

Não digo que Spiderman o filme seja de culto, mas a banda desenhada e o herói em si é com certeza. Porquê? Every-fucking-one knows spiderman! Awweeee!

E Titanic não acho que seja porque não é mais do que um relato histórico lamechas daquilo que já toda a gente sabia.
Última edição por Chris em quinta 03 mai 2007, 21:32, editado 1 vez no total.
hax face
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » quinta 03 mai 2007, 21:32

Winjer Escreveu:Porque é que estão a discutir glorias passadas. O PC já teve épocas de ouro, mas agora está mal.
Quanto de vós jogam jogos antigos?
Eu de vez enquanto jogo um ou outro para matar saudades, mas é algo esporádico.

Já agora: Que tal fazer um reset á votação para ver como é a opinião do pessoal neste momento.
Outra vez!? Mas porque é que dizes isso?
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 03 mai 2007, 21:35

Isto nao quer dizer nada, mas quando os 2 principais site tem lista com numeros semelhantes....

http://top100.ign.com/2005/091-100.html
Quase 2-1 a favor das consolas

http://www.gamespot.com/gamespot/featur ... index.html

Se retirra-mos os jogo da amigas e das ataris, que no fundo era mais como uma consola e nao sao PCs, entao sao para ai 30 jogos de consola e 10 de PC

Vai aparecer alguem alguem a dizrer mal dos sites, tudo bem. Coloquem outro com lista sdos melhore sjogos de sempre se faz favor entao para ver-mos e por favor nada de foruns de fans fanaticos de consolas que chamam ao filhos Super Mario od de PC que nao dao nome aos filhos para serem com o marine do Doom.
Última edição por Bu77erCup242 em quinta 03 mai 2007, 21:38, editado 1 vez no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 03 mai 2007, 21:37

Bu77erCup242 Escreveu:Um coisa simples. Consideras os jogos para as Ataris e para as Amigas jogo sde PC, porque nao sao de PC...mas se assim o considerarem entao talvez possam fazer a scoisas mais ela por ela mais ainda com vantagem para as consolas.
Se for so mesmo PC e que nem ha comparacao.
Não sei se percebeste mas a intenção aqui não é haver uma comparação "justa" (porque se assim fosse o PC ganhava :twisted: ), mas sim uma comparação que EU fiz, que tenta ser realista: o PC é melhor por causa dos muitos excelentes jogos antigos que se tem. As consolas têm retrocompatibilidade, e por isso mesmo é que eu disse que há mais jogos de culto no PC que nas consolas. Era isso que estávamos a discutir, tu a dizer que é mentira e eu a perguntar perguntar porquê.
Winjer Escreveu:Quanto de vós jogam jogos antigos?
E quantos de vós jogam jogos recentes?

E o PC está mal, claro que está, mas toda a indústria está, não é só o PC.

Quê? Vai ser preciso dizer que é a minha opinião ou vocês deduzem isso porque fui eu que escrevi?
Chris Escreveu:Um dos meus argumentos é que o PC antes dos finais dos anos 90 era muito, muito reservado a geeks e sidestreamers... Mas muito antes disso toda a gente teve uma MegaDrive (e esta nem de perto é a mais antiga).
E agora não é a mesma coisa? :-s O sumo do PC não está no mainstream das consolas, e o problema é que os geeks do PC querem ter também mainstream NO PC. Que vão para as consolas que estão lá muito bem, e que deixem o PC para a liberdade creativa, para a geekdom, para o sidestream e para os hardcore... O problema é que estão a trazer o mainstream para o PC, e é disso que eu me queixo há muito tempo. Por isso é que o PC está mal.
Chris Escreveu:*snip* (sim porque na minha definição de jogo de culto entra a variável de ser facilmente lembrado/reconhecido, pode ter havido muitos ultra mega jogos no PC que nunca ninguem ouviu falar, não são de culto na minha opinião) *snip*

(...)

Algo que é de culto é algo que é assimilado pela nossa cultura. E sim, 007, The Godfather são sem dúvida (para mim) filmes de culto, não podes ir a lado nenhum sem alguém ter visto, ou ouvido falar destes filmes.

Não digo que Spiderman o filme seja de culto, mas a banda desenhada e o herói em si é com certeza. Porquê? Every-fucking-one knows spiderman! Awweeee!

E Titanic não acho que seja porque não é mais do que um relato histórico lamechas daquilo que já toda a gente sabia.
Então prontos: há mais jogos de culto nas consolas. Isso é inegável.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 03 mai 2007, 21:38

Usar os greatest games como argumento não acho que seja muito válido, porque baseia-se completamente em pontuações, e um jogo de culto é muito mais do que isso. Mas não há dúvida que em todas as listas de "Greatest games of all time" as consolas predominam.
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 03 mai 2007, 21:39

Chris Escreveu:Usar os greatest games como argumento não acho que seja muito válido, porque baseia-se completamente em pontuações, e um jogo de culto é muito mais do que isso. Mas não há dúvida que em todas as listas de "Greatest games of all time" as consolas predominam.
Além disso, um jogo de culto não tem que ser bom, tem é que ser cultuado por uma comunidade. Dedicada.

São aqueles jogos que a gente começa a jogar e sabe que tem mods, ou que tem um fórum/fansite com gente a falar do jogo e a criar fanarts, a criar e tal, tudo à volta do jogo. Claro que o modding é o expoente máximo de qualquer culto a um jogo, mas isso é outra história.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 03 mai 2007, 21:41

Entao...e couldnt care less. O que interessa qual das plataformas tem mais jogos de culto, o que interessa e qual tem melhores jogos...e pelas lista esta se a ver qual e.
Mas nao, voltaos ao canpo em que nao e a qualidade que interessa.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 03 mai 2007, 21:43

Morbus Escreveu: E agora não é a mesma coisa? :-s O sumo do PC não está no mainstream das consolas, e o problema é que os geeks do PC querem ter também mainstream NO PC. Que vão para as consolas que estão lá muito bem, e que deixem o PC para a liberdade creativa, para a geekdom, para o sidestream e para os hardcore... O problema é que estão a trazer o mainstream para o PC, e é disso que eu me queixo há muito tempo. Por isso é que o PC está mal.
Definitivamente não é a mesma coisa... Tal como disse, antigamente poucas pessoas tinham um PC porque não servia para nada. Mas uma consola era frequente encontrar. Hoje em dia toda a gente tem PC mas mesmo assim não alterou o facto (não é facto mas faz de conta, é a minha perspectiva) de que "Gaming" nasceu nas consolas. E mais uma vez demonstras a tua aversão a tudo o que é mainstream, fico triste por ver alguém a limitar os seus horizontes dessa forma. Algo que é de culto quase que obriga a ser de mainstream... Toma o PulpFiction como exemplo, o filme nem sequer segue standart absolutamente nenhum, é completamente alternativo, e no entanto é absolutamente mainstream e "de culto".
hax face
Avatar do Utilizador
icekimi
Veteran
Mensagens: 834
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07
Localização: Amadora

Mensagem por icekimi » quinta 03 mai 2007, 21:43

Bu77erCup242 Escreveu:Isto nao quer dizer nada, mas quando os 2 principais site tem lista com numeros semelhantes....

http://top100.ign.com/2005/091-100.html
Quase 2-1 a favor das consolas

http://www.gamespot.com/gamespot/featur ... index.html

Se retirra-mos os jogo da amigas e das ataris, que no fundo era mais como uma consola e nao sao PCs, entao sao para ai 30 jogos de consola e 10 de PC

Vai aparecer alguem alguem a dizrer mal dos sites, tudo bem. Coloquem outro com lista sdos melhore sjogos de sempre se faz favor entao para ver-mos e por favor nada de foruns de fans fanaticos de consolas que chamam ao filhos Super Mario od de PC que nao dao nome aos filhos para serem com o marine do Doom.
:lol: Ao colocarem GT3 e Bournout, e excluirem o Pai de todos os simuladores GPL de fora, manda toda a credibilidade para o lixo.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 03 mai 2007, 21:45

Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:Será que MGS pode ser considerado um jogo de culto? Vendeu muito ele e só por esse aspecto pode ficar arredado da classificação...
Um jogo vender ou não vender não tem nada a avir com ser de culto ou não... :?
My bad... confundi-me com o que li na Wikipedia...
Avir? Ou a ver? É a ver...

Sinceramente acho um pouco estupido estarem a discutir onde há mais jogos de culto, eu diria que era ela por ela ou 50/50, qualquer coisa assim e ainda há os jogos presentes em ambas as plataformas...
Desde Tetris a HL, desde ICO a Doom todos merecem a sua estatueta dourada independentemente da plataforma onde estão presentes.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 03 mai 2007, 21:45

:lol: Devias ir tu escrever para la...que ai so apareciam coisa com tu concordas.
E que tu deves coordar com tudo o que aparece nas revista com "credebilidade" por senao quem esta errado sao eles nao tu nao é ? Ainda nao percebes-te e que tu escreves daquilo que gosta spessoalmente e eles tentam escrever aquilo que e melhor geralmente.
Mas tal como disses, na concorda, se produtivo , vai procurar outra lista que gostes ais e coloca aqui.
Última edição por Bu77erCup242 em quinta 03 mai 2007, 21:47, editado 2 vezes no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 03 mai 2007, 21:45

Morbus Escreveu: Além disso, um jogo de culto não tem que ser bom, tem é que ser cultuado por uma comunidade. Dedicada.

São aqueles jogos que a gente começa a jogar e sabe que tem mods, ou que tem um fórum/fansite com gente a falar do jogo e a criar fanarts, a criar e tal, tudo à volta do jogo. Claro que o modding é o expoente máximo de qualquer culto a um jogo, mas isso é outra história.
Eesh acho que estas redondamente enganado. Os maiores jogos de culto de sempre não têm mods absolutamente nenhuns e na altura em que sairam não havia Web2.0 para haver um "comunidade dedicada". Estas a pensar demasiado em termos PC.
hax face
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 03 mai 2007, 22:45

Morbus Escreveu:Além disso, um jogo de culto não tem que ser bom, tem é que ser cultuado por uma comunidade. Dedicada.
Bem pelo contrário. Pra um jogo virar culto, tem que ser melhor que os seus pares. Senão, como é que viraria culto?
Morbus Escreveu:São aqueles jogos que a gente começa a jogar e sabe que tem mods, ou que tem um fórum/fansite com gente a falar do jogo e a criar fanarts, a criar e tal, tudo à volta do jogo. Claro que o modding é o expoente máximo de qualquer culto a um jogo, mas isso é outra história.
O Syberia tinha tudo isso (tirando os mods, claro) e nunca foi nem será um jogo de culto.
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 03 mai 2007, 22:55

Não é qualidade no sentido tradicional que faz um jogo de culto, nem um filme de culto for that matter. Há por ai muitos jogos com grandes pontuações em tudo quanto é site, no entando não são jogos de culto. E muitos jogos de culto não têm mais pontuação que esses.
hax face
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 03 mai 2007, 23:27

Eu só não entendo o que é que as glórias passadas têm a haver com o que estava a ser discutido.

É como a discussão que é melhor, Porto ou Benfica?

Há que olhar para o agora, para hoje. O que lá vai lá vai, que interessa que esta ou aquela plataforma tenha tido mais jogos de culto?

Olhai para a Atari e Amiga os jogos de culto de pouco lhes adiantou, consolas de culto e que hoje só servem para ser recordadas, mais nada, assim como os chamados jogos de culto, recordar e jogar esporadicamente. O que interessa é o hoje e o futuro e neste panorama eu sinceramente ainda não consegui perceber se o PC está assim tão mal quanto isso, a única coisa que percebi até hoje foi que quem não está mal certamente são as consolas, o que já diz muito.
Responder