PC vs Consolas- Round Final?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Vai o PC sobreviver enquanto máquina de jogos?

Sim
9
90%
Não
1
10%
 
Total de votos: 10
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 26 abr 2006, 13:06

Na minha opinião é muito simples. Nos PC's sempre se fez e faz-se tudo. Nas consolas só se joga, ultimamente é que as consolas começaram a adquirir caracteristicas do PC como internet ou media-center. Ora se eu ja tenho algo que me permite correr todos os programas que existem, fazer upgrades e personalizar ao meu gosto a nivel de hardware e software e algo que me corre todos os jogos, porque é que eu vou comprar uma consola? As consolas estão a aproximar-se do PC mas o PC nem se precisa de "mexer" porque já tem tudo o que as consolas querem ter. As únicas grandes inquestionaveis vantagens das consolas são o facto do hardware base se mantem durante toda a vida da consola, e assim proporcionar uma base estavel sem frequentes erros/bugs. E o preco de lançamento de uma consola ser sempre muito competitivo se analisarmos as suas capacidades para jogos na altura do lançamento. Ou seja, consolas são boas maquinas de entertendimento, mas não passam disso. Quem quer ir mais além com o conteudo dos seus jogos, já para não falar das milhares outras funicionalidades dum PC, este é claramente a melhor escolha. E o argumento do upgrade constante é pouco válido, pois pode-se gastar perfeitamente 1000€ de 3 em 3 anos. Vai dar ao mesmo que gastar 500€ de 6 em 6.
hax face
Avatar do Utilizador
The Godfather
Senior
Mensagens: 225
Registado: terça 25 abr 2006, 11:56
Localização: Itália

Mensagem por The Godfather » quarta 26 abr 2006, 14:17

Newtomic Escreveu:
The Godfather Escreveu: Temos de ter em conta também que a Microsoft certamente não vê com bons olhos o fim do pc como todos nós o conhecemos. Trata-se de um risco enorme para a empresa de Seatle. A criação de uma máquina resultante da soma "pc+consola", poderia colocar a empresa de Bill Gates numa situação extremamente complicada. Passo a exemplificar: a Sony lança a PS4, a primeira máquina que consegue convergir de forma satisfatória pc e consola. Suponhamos que o conceito tem sucesso e é aceite a nível mundial. O pc comum deixa de fazer sentido e desaparece. O Windows, principal fonte de receitas da Microsoft, morre. Podem argumentar que a nova máquina da Sony poderá necessitar de um sistema operativo com a versatilidade do Windows. É verdade, o que poderia levar a Sony a criar o seu próprio sistema operativo, que viria instalado de fábrica na máquina.
Concluindo, apesar de não acreditar numa convergência total destes dois sistemas, a acontecer não será nesta nem na próxima geração de consolas. Ainda não estamos preparados.
O exemplo k dizes nunca na vida pode ser considerado um tudo-em-um, pois pra ser um tudo-em-um terias de ter a opção de instalar o SO k kisesses e a opção de UPGRADES, até lá isso não passaria de uma makina tipo Aple/Mac e basta seguir esse exemplo pra se verificar k fica muito àkem do PC, agora se me disseres k o tal SO inventado pla Sony (k não acredito k venha a existir, plo menos com a funcionalidade de um OSX ou de um Windows XP), fosse muito poderoso tipo os k disse, e k a makina corresse os jogos tal como a PS2 o faz actualmente ou seja sem necessidade de instalação de coisisima nenhuma, ai sim poderia por o PC como mákina de jogos em risco, mas certamente k não poderia ser considerado uma consola, um Hibrido de PC-Consola talvez. 8)
Quando dei este exemplo de uma suposta PS4 que convergisse o pc e a consola, era partindo do pressuposto que a fusão era de tal forma bem conseguida, que olhando para a nova máquina fosse impossível distinguir se estávamos perante "um pc com caraterísticas de consola" ou "uma consola com características de pc". Seria algo de completamente novo, uma verdadeira revolução.
De um ponto de vista mais racional e baseado menos em suposições, penso que a acontecer esta convergência, tal conceito é perfeitamente utópico. Como já havia dito num post anterior, "...a concretizar-se esta fusão, só poderemos ter uma delas: ou um pc, com algumas características de consola; ou então uma consola com algumas características de pc. Ou seja, haverá sempre um vencedor".
Contundo, este exemplo da Microsoft, porventura um pouco fantasioso (ou não, tendo em conta que a Sony já se meteu no mercado das consolas de sala, de seguida no das portáteis, o que virá a seguir?), serviu apenas para suportar a ideia de que a Microsoft nunca veria com bons olhos um avanço da empresa japonesa no seu mercado mais valioso. A acontecer, haverá sempre uma resposta, bastante agressiva acredito, de Bill Gates.
Hás de reparar também que desde o início penso que a fusão dos dois sistemas é improvável. Apenas entrei no campo do "mas e se se fundirem?", e deixei-me levar...

EDITS: Ideias pouco claras.
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 26 abr 2006, 14:41

Portabilidade, mobilidade.
Algo que um PC não pode fazer delegando para essa area os portateis que nunca fizeram questão de ser maquinas de jogos.
O futuro do pc passa pelos portateis que a nivel empresarial quer a nivel domestico, levando á substituição do desktop nas tarefas "mundanas" e deixando o espaço dos jogo prenchido pelas consolas. Quer elas venha a tornar-se um PC ou não é pouco importante.
Importa sim saber se o PC-desktop- consegue não só sobreviver á investida das consolas, de sala e portateis, como também aos irmãos com as pernas mais largas nas aplicações "non-game".
E se uma consola oferece-se custos de desenvolvimento mais baixo, distribuição online dos produto, abordagem revolucionaria e claramente capaz de competir com tradicionais perifericos do pc, uma massa consumidora na ordem das dezenas de milhões de pessoas?

Que pequenos estudios se arriscam a trabalhar anos e gastar milhões para investir numa plataforma que perde cada dia que passa mais utilizadores, tentando quase sempre sem sucesso, criar um produto original e raras são as empresas que gastam tempo e dinheiro nesse objectivo, e sempre com o espectro da pirataria a pender sobre eles?

Um pequeno exemplo:
Lista E3 2006 (provisoria)
Jogos PC-107
Jogos consolas- 305 total
Consolas sala-228

Dá que pensar.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 26 abr 2006, 15:58

pedropaulo Escreveu:Um pequeno exemplo:
Lista E3 2006 (provisoria)
Jogos PC-107
Jogos consolas- 305 total
Consolas sala-228

Dá que pensar.
As contas não podem ser feitas assim pedropaulo, sabes bem disso, estás a comparar uma plataforma com várias.
Eu dou-te outro exemplo

PC - 107
PS3 - 60
X360 - 60
e todas as outras contam com menos. Até a Revolutiuon só conta com 11.

Além disso estas listas não significam que sejam exclusivos, provavelmente dos 60 jogos PS3 só 10 serão exclusivos, ou seja nos 305 que falas é provável que os estejas a contar várias vezes, mais que provável é o que acontece de certeza. Em todo o caso, o PC marcará presença mais forte do que qualquer consola individual. Convenhamos que para um sistema que está a morrer ter mais jogos que uma consola de nova geração não é sinal disso.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 26 abr 2006, 16:00

Offtopic: Eu ia jurar que tinha visto um post do Newtomic ainda agora :? :? :?
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 26 abr 2006, 16:12

ICE Escreveu:LOL! Não por acaso não foi com essa intenção! :shock:

Até porque eu não me acredito muito nessa crise. :)
Quando digo "crise", essa crise, estou a referir-me à crise criativa, pois ker keiramos ker não o factor de cada x se procurar + realismo visual e não só nos jogos leva a k muitas x's a liberdade criativa seja posta de parte em detrimento de outras prioridades, como o realismo gráfico, cada x + detentor do bolo maior do tempo de desemvolvimento de um jogo. :wink:
Chris Escreveu:E o argumento do upgrade constante é pouco válido, pois pode-se gastar perfeitamente 1000€ de 3 em 3 anos. Vai dar ao mesmo que gastar 500€ de 6 em 6.
Explica-me como se eu "fosse" muito burro!... :?
pedropaulo Escreveu:Um pequeno exemplo:
Lista E3 2006 (provisoria)
Jogos PC-107
Jogos consolas- 305 total
Consolas sala-228

Dá que pensar.
Sim realmente esses numeros dão mesmo k pensar, mas tb temos de ter em conta o numero de CONSOLAS no mercado e alguns permenores, ora vou dar um exemplo e é só mesmo isso um exemplo:

Supunhamos k fosse sair um jogo mt popolar e aguardado por as massas, tipo um Harry Poter ou algo deste género, certamente seria um jogo multi-plataformas o k prefaz, + 1x, por exemplo: Consolas com saida desse jogo (GC, PS2, xBox, xBox360, PSP, DS); PC é apenas e só 1 jogo.
Logo neste exemplo, k é mesmo isso pois poderia ser um jogo só lancado pra 2 ou 3 consolas não importa muito, o k interessa referir é k 1 só titulo origina a 1 valor prá contagem do PC e 6 valores prá contagem das consolas.
Mesmo sabendo-se k nem todos os jogos são multi plataformas sabe-se k a grande maioria dos titulos apresentados prás consolas são multi-plataforma, e supondo k a média é sair em 3 consolas o mesmo titulo já se percebe bem + facilmente o porkê da descrepancia desses numeros. :wink:

Pois é à k ter cuidado com os numeros e com as estatisticas, não é como as seguradoras de automoveis dizerem k a sinistralidade se regista + nos condutores entre os 20 e os 25 anos, o k elas não disseram é k a percentagem de condutores entre os 20 e os 25 anos é + elevada do k quase todas as outras faixas etárias... Bem mas isto é outro assunto bem off-topic k apenas serve de exemplo em como numeros são isso mesmo numeros e na grande maioria das x's são manipolados da forma k se ker como se ker, por isso é k não acredito muito em sondagens. 8)
ICE Escreveu:Offtopic: Eu ia jurar que tinha visto um post do Newtomic ainda agora :? :? :?
E viste bem, eu é k como ia responder a + pessoal, e como kem não ker a coisa, apaguei o gajo hehe... :lol:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
The Godfather
Senior
Mensagens: 225
Registado: terça 25 abr 2006, 11:56
Localização: Itália

Mensagem por The Godfather » quarta 26 abr 2006, 16:24

ICE Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Um pequeno exemplo:
Lista E3 2006 (provisoria)
Jogos PC-107
Jogos consolas- 305 total
Consolas sala-228

Dá que pensar.
As contas não podem ser feitas assim pedropaulo, sabes bem disso, estás a comparar uma plataforma com várias.
Eu dou-te outro exemplo

PC - 107
PS3 - 60
X360 - 60
e todas as outras contam com menos. Até a Revolutiuon só conta com 11.

Além disso estas listas não significam que sejam exclusivos, provavelmente dos 60 jogos PS3 só 10 serão exclusivos, ou seja nos 305 que falas é provável que os estejas a contar várias vezes, mais que provável é o que acontece de certeza. Em todo o caso, o PC marcará presença mais forte do que qualquer consola individual. Convenhamos que para um sistema que está a morrer ter mais jogos que uma consola de nova geração não é sinal disso.
Ora aí está a justificação para esses números pedropaulo.
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 26 abr 2006, 16:43

O PC consegue ter melhores gráico do que qualquer consola, a verade é que isso nem sempre é barato, o que faz que muita gente compre uma consola.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 26 abr 2006, 17:58

ICE Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Um pequeno exemplo:
Lista E3 2006 (provisoria)
Jogos PC-107
Jogos consolas- 305 total
Consolas sala-228

Dá que pensar.
As contas não podem ser feitas assim pedropaulo, sabes bem disso, estás a comparar uma plataforma com várias.
Eu dou-te outro exemplo

PC - 107
PS3 - 60
X360 - 60
e todas as outras contam com menos. Até a Revolutiuon só conta com 11.

Além disso estas listas não significam que sejam exclusivos, provavelmente dos 60 jogos PS3 só 10 serão exclusivos, ou seja nos 305 que falas é provável que os estejas a contar várias vezes, mais que provável é o que acontece de certeza. Em todo o caso, o PC marcará presença mais forte do que qualquer consola individual. Convenhamos que para um sistema que está a morrer ter mais jogos que uma consola de nova geração não é sinal disso.
Ja agora não esquecer que haverá os mesmos jogos para os dois tipos, pc ou consola (ex: Ut 2007)!
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 26 abr 2006, 18:05

Cyrax Escreveu:Ja agora não esquecer que haverá os mesmos jogos para os dois tipos, pc ou consola (ex: Ut 2007)!
Faz as contas! Imaginemos que dos 60 jogos para PS3 e X360 todos eles não são exclusivos, marcam presença em ambas as plataformas, os numeros até ajudam a este cenário hipotético. E que esses mesmos 60 jogos também marcam presença no PC. Que são então os outros 47? Exclusivos PC.

47 exclusivos PC que vão marcar presença na E3. Mais de metade dos jogos totais que vão marcar presença nas duas consolas mencionadas.

Morte ao PC não creio mesmo.
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 26 abr 2006, 18:10

ICE Escreveu:
Cyrax Escreveu:Ja agora não esquecer que haverá os mesmos jogos para os dois tipos, pc ou consola (ex: Ut 2007)!
Faz as contas! Imaginemos que dos 60 jogos para PS3 e X360 todos eles não são exclusivos, marcam presença em ambas as plataformas, os numeros até ajudam a este cenário hipotético. E que esses mesmos 60 jogos também marcam presença no PC. Que são então os outros 47? Exclusivos PC.

47 exclusivos PC que vão marcar presença na E3. Mais de metade dos jogos totais que vão marcar presença nas duas consolas mencionadas.

Morte ao PC não creio mesmo.
Ehhhh.... Estava a dar-te razão... É que eu bem sei isso, prefiro ter exclusivos na consola, feitos desde raiz para a mesma do que conversões do pc...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 26 abr 2006, 18:20

Cyrax Escreveu:
ICE Escreveu:
Cyrax Escreveu:Ja agora não esquecer que haverá os mesmos jogos para os dois tipos, pc ou consola (ex: Ut 2007)!
Faz as contas! Imaginemos que dos 60 jogos para PS3 e X360 todos eles não são exclusivos, marcam presença em ambas as plataformas, os numeros até ajudam a este cenário hipotético. E que esses mesmos 60 jogos também marcam presença no PC. Que são então os outros 47? Exclusivos PC.

47 exclusivos PC que vão marcar presença na E3. Mais de metade dos jogos totais que vão marcar presença nas duas consolas mencionadas.

Morte ao PC não creio mesmo.
Ehhhh.... Estava a dar-te razão... É que eu bem sei isso, prefiro ter exclusivos na consola, feitos desde raiz para a mesma do que conversões do pc...
E os jogadores de PC (como eu) preferem ter jogos feitos de raiz para PC

To each is own, my friend, to each is own...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 26 abr 2006, 19:22

Os numeros referidos podem ser usados para ilustrar varios pontos de vista.
Eu não considero que o PC esteja ameaçado pela 360 ou pela PS3. Considero sim que as consolas como plataforma e como mercado estão a encurralar o pc. Se este vai sendo encolhido ou se dá um salto para a liberdade é a questão essencial.
Nesta otica os numeros mostram que no mercado das consolas existem mais do dobro dos jogos a serem preparados denotando uma maior atenção por parte das editoras a este mercado.
Ora o PC tem que conseguir competir com as consolas em varias frentes. Se no campo da grafismo a dianteira das consolas é rapidamente desfeita o mesmo não se pode dizer no que toca ao catalogo disponivel.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 26 abr 2006, 19:36

pedropaulo Escreveu:Os numeros referidos podem ser usados para ilustrar varios pontos de vista.
Eu não considero que o PC esteja ameaçado pela 360 ou pela PS3. Considero sim que as consolas como plataforma e como mercado estão a encurralar o pc. Se este vai sendo encolhido ou se dá um salto para a liberdade é a questão essencial.
Nesta otica os numeros mostram que no mercado das consolas existem mais do dobro dos jogos a serem preparados denotando uma maior atenção por parte das editoras a este mercado.
Ora o PC tem que conseguir competir com as consolas em varias frentes. Se no campo da grafismo a dianteira das consolas é rapidamente desfeita o mesmo não se pode dizer no que toca ao catalogo disponivel.
Não creio o PC vai ter em montra quase o dobro dos jogos disponíves para PS3 e XBox, e 10x mais jogos que a Revo. É pra estas consolas que se tem de olhar, primeiro porque vêm susbstituir as suas congéneres mais velhas e depois porque as portáteis estão noutro campeonato que o PC não tem minimamente que se preocupar. Olhando friamente para os numeros diria até que é o PC a encurralar as consolas. Bem sabemos que não é este o caso, mas não creio que alguém esteja a encurralar o outro.
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 26 abr 2006, 19:45

Estão é a esquecer é de dividir os titulos "bons" (principalmente no pc) dos maus, pois la por ter mais jogos não quer dizer que seja seguro afirmar que esta ou aquela vence... E também de não esquecer de que qual terá mais publicidade e atenção, e geralmente, os jogos de pc não beneficia desses factores....
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Responder