PC vs Consolas- Round Final?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Vai o PC sobreviver enquanto máquina de jogos?

Sim
9
90%
Não
1
10%
 
Total de votos: 10
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

PC vs Consolas- Round Final?

Mensagem por pedropaulo » segunda 24 abr 2006, 20:50

Este é possivelmente um dos assuntos menos consensuais dos últimos anos.
Se por um lado uns apontam para o fim do PC como máquina de jogos devido à forte implementação das consolas e ao cada vez maior apoio da indústria outros destacam a capacidade de adaptação do PC como ponto forte da resistência à investida das consolas.
Para a discussão ser mais concisa creio que importa esclarecer um ponto crucial.
Não está em causa a sobrevivência do PC, até porque em ultimo caso e como alguém disse é no PC que se fazem os jogos para as consolas.
A questão é será o PC capaz de se manter à tona enquanto máquina relevante de jogos?
E caso a resposta seja sim ou não que impacto terá na indústria e por arrasto nos jogadores o declínio ou sobrevivência do PC
Última edição por pedropaulo em sexta 04 mai 2007, 8:51, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » segunda 24 abr 2006, 21:03

Se levarmos a pirataria para os cantos do PC, é muito mais fácil partilhar pirataria e piratear jogos no PC e as proteções mais bem sucedidas têm graves problemas (sublinho o Starforce como principal proteção excelente mas que também dá sérios problemas no pc) .

Mesmo assim há muitos jogos que irão apenas IMHO fazer sentido no pc.
Este é o caso dos RTS e na minha opinião grande parte dos FPS (nada consegue ultrapassar um bom eskema rato/teclado).

Mas a questão do Vista vai dar muitos problemas....
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 24 abr 2006, 21:11

Envelhecimento do público? Pois bem, pessoal que trabalha e, consequentemente, gosta de ter uma máquina só para trabalho e jogos (ou não, porque há excepções, e não são tão poucas quanto isso). Por outro lado, dentro de dois/três anos, um PC mediano/fraco irá oferecer a mesma qualidade gráfica que uma consola, e estou a falar de PC's medianos/fracos. Tudo pelo mesmo preço.

Por outro lado, é certo que o género de jogos da consola é bem diferente dos de PC, e é por isso mesmo que eu acho que o PC não morrerá tão sedo, porque tem um estilo de jogos próprio, oferecendo, se for preciso, os mesmos jogos que as consolas oferecem.

Claro que a consola também é uma máquina de sala de estar, para se estar em grupo (possivelmente), mas, afinal, foi para isso que ela foi feita, e é-o desde "pequena", e não consta que tenha batido o PC logo de princípio, porque havia de bate-lo agora?

Há também aquela coisa de as consolas se estarem a tornar cada vez mais como PC's, porque são cada vez mais multifuncionais. O que significará isto? A meu ver é que elas se estão a aperceber, finalmente, da grande vantagem de um PC (personalização, multifuncionalidade...), e é por isso que eu acho que não vão ser as consolas que vão ingolir o PC, por se tornarem como eles e, eventualmente, maiores. Acho que vai ser o PC a engolir as consolas por elas se aproximarem dele e este, lord da multifuncionalidade desde criança, come-as num instante. Mas isto não quer dizer que as consolas desapareçam, não senhor. O que eu acho é que vai haver um fusão completa entre as duas plataformas (embora as características de PC prevaleçam), para dar origem, a médio prazo, a apenas uma plataforma, que correrá qualquer tipo de jogos, independentemente dos periféricos de output e de input. As consolas vão-se tornar como PC's, um dia, dando a possibilidade de trabalhar com programas como photoshop, office, dreamweaver, etc. e o PC vai adquirir, a curto prazo, uma das principais características das consolas: o "ready to play", ou seja, o colocar do CD e toca a jogar. Não é também essa uma das promessas do windows vista?

Por falar em vista, outro dia ia na estrada... ai, espera... vista, windows, certo... Bem, por falar em windows vista, acho que, se de facto a Microsoft ganhar a guerra das consolas (não sei porquê, mas acho que não vai ser nesta geração, mas sim na seguinte: a sony tem uma legião enorme que precisa de ser desvastada com calma), é, a meu ver, ponto acente que o PC não morre, visto que XBox360 e Vista podem ser duas bases de apoio para os mesmos jogos. A microsoft sabe bem que um dos principais motivos de muitos usarem windows é os jogos, e ela não vai querer ver os jogos de PC desaparecerem, de certeza absoluta. Para mim, enquanto o Windows estiver á frente no que toca sistemas operativos, os jogos de PC nunca falham. Por outro lado, ainda não vejo capacidade suficiente, nas consolas, para destronar um adversário tão poderoso como o PC.

Ah, e há outro ponto muito triste nos jogos de PC (mas que também abarca os jogos de consola, e vai abarcar cada vez mais, com estas novas tecnologias implementadas nelas): a malfadada pirataria. É bem verdade que, como disse o outro, a única coisa que pode matar o PC como máquina de jogos é a proliferação da pirataria neste. E este sim, é um verdadeiro problema, que me preocupa grandemente. Não é por acaso que já se começam a fazer sentir esses efeitos.

Contudo, acho que a capacidade de fazer mods, apesar de tudo, é um ponto fortíssimo a favor do PC, mas, como disse, mais tarde ou mais cedo, as consolas adquirirão essa feature também.

P.S.: Sim, sou um adepto de PC, mas porque não posso realmente disfrutar de consolas. Compraria de bom grado uma PS3 ou uma 360 se houvessem jogos capazes de igualar os do PC (a meu ver, claro). E também se tivesse mais possibilidades em casa, nomeadamente no consentimento do meu pai xD
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » segunda 24 abr 2006, 21:29

na minha humilde opinião penso que seja lógico que o PC irá sempre conseguir sobreviver às consolas, por uma razão simples, um PC é possivel fazer upgrades ao hardware enquanto que uma consola vem com um certo hardware e permanece assim ate ao fim da sua "vida". quando estiverem as duas grandes consolas da 3ª geração no mercado (já so falta a PS3), nao me admira que dentro de um ano os PCs já estejam na sua maior parte ao mesmo nível que as consolas em questão e sem ser preciso gastar tanto dinheiro (como pedem agora por essas consolas) para ficarem ambas as plataformas equiparadas. uma das provas que essa equivalencia pode estar ainda mais próxima do que se espera é mesmo com a chegado do DirectX 10. claro que agora, poder aproveitar ao máximo essas funcionalidades irá ser muito dispendioso, mas dai eu ter dito que dentro de um ano já existiram preços bastante acessiveis para que todos possam ter acesso a todas as funçoes do DirectX 10. Eu por acaso acho exagerados os preços que a Xbox 360 esteja a praticar (e nao me admira que a PS3 ainda os vá ultrapassar em muito, nao só na consola como também nos jogos) e se calhar com o dinheiro gasto numa consola, muito possivelmente, conseguimos com os 300 euros ou os 400 euros da Xbox 360 fazer um upgrade ao PC necessário para aproveitar o DirectX 10 na altura do seu lançamento. outro aspecto que também se encontra ligado ao DirectX 10 (salvo erro) é realmente o que o Player-Zero mencionou "o Vista vai dar muitos problemas", começando logo pelo facto de já se dizer que irá precisar de 2gb de Ram para funcionar, o que acho um completo exagero! e por esse exagero nao me parece que todos os utilizadores de Windows vão imediatamente mudar para este sistema operativo, mesmo já também ser sabido que jogos como o Halo 2 só irem funcionar no Vista.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » segunda 24 abr 2006, 22:31

Ehhhhh... Post's gigantescos... Eu é resumidamente isto:
PC>PS2>XBOX>Gamecube :arrow: O que é isto? A lei do mais forte em termos de pirataria! xD
PC wins!

Ja agora, quando falam em Halo2/Vista, é para relacionar o monopolio da Microsoft ao obrigar os jogadores a utilizar o vista, right? É que o jogo será uma grande decepção quando sair, altura que maravilhas graficas ja terão os olhos do jogador em bico... (Crysis, UT2007, etc...)
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » segunda 24 abr 2006, 22:42

Existem dois factores importantes. Qualquer sistema só vale pelos jogos que tem, e um pc tem a vantagem de ser actualizavel..por um custo.
Como tenho vindo a referir esta E3 vai dar um vislumbre sobre o futuro do PC, assente na capacidade da Revo em substituir o rato/teclado.
Se funcionar em termos de vendas ou popularidade é certo que a Microsoft e a Sony terão a medio prazo sistemas identico, quanto mais não seja um rato e teclado.
O PC perdendo margem de manobra em termos de jogabilidade em generos tradicionalmente associados ao PC- RTS e FPS- refugia-se onde , por um custo elevado, é superior, nos graficos.
Resta saber quantos estão dispostos a pagar por esse luxo.
diefor
Novato||Novata
Mensagens: 19
Registado: sexta 07 abr 2006, 23:53

Mensagem por diefor » terça 25 abr 2006, 0:53

Há algo que parece estar a escapar. Será o salto da nova geração assim tão grande? A Xbox360 está ai à 5 meses, e não parece chatear mt. Melhor lançamento, Oblivion. :) Grande jogo, mas tenho um Pc médio actualizado pela ultima vez no inicio do ano passado, e jogo bem Oblivion, não tem claro aqueles preciosismo graficos, mas ele está la todo. A expriência é a mesma. Os Pcs, vão continuar a ser o estado de arte, e sabem porqué? Porque é uma plataforma em que é mais facil as pequenas, mas brilhantes software-houses lançarem os seus desconhecidos, mas brilhantes jogos. Vejam o caso de Farcry? É um exmplo disso. As consolas são sobrevalorizadas, porque têm "colossus" por detrás, com rios de dinheiro para campanhas de marketing e publicidade. A Xbox360 não é o que a pintaram, como também não vai ser a PS3 e Revo. O lema é "O meu Pc é diferente do teu, mas a minha PS2 não ;( ". A meu ver a sony, microsoft, Nintendo não querem que o Pc como base de jogos acabe, nem estão a lutar contra ele, porque sabem que os Hardcore gamers, vão sempre preferir o PC, "porque estamos a 20 cm da acção" :). As consolas preenche a lacuna que entre o casual e o hardcore. Elas são faceis, intuitivas, simples e divertidas. E nesse aspecto ganham, mas o Pc é mais desafiante, demorado, enervante, ruidoso, anti estético, mas sabem. Também é brilhante...
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 25 abr 2006, 1:07

acho que o pc ira sobreviver pois tem uma capacidade que as consolas nao teem ainda:a capacidade de upgrades para ficar actualizado... é graças a isso que por vezes jogos como oblivion,T.R.legend,half-life2,etc irao constantemente ter melhor qualidade num pc topo de gama do que numa consola de nova geraçao.e por ultimo tem um trunfo que se chama"online",que apesar de as consolas ja começarem a "seguir" por esse caminho,na minha humilde opiniao dificilmente me fariam trocar o pc por uma consola em termos de internet...
existem certos momentos/sensaçoes que so sao possiveis no pc e dificilmente na consola...a prova disso é a cada vez maior parecença das consolas com um pc...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 25 abr 2006, 2:19

No dia em k pura e simplesmente começe a haver 1 post aki por semana ai sim significa k o PC está em maus lençois, até lá... "PC rules" 8)

Sim sei k nas consolas tb se pode usar rato + teclado, mas pá estar sentado no sofá com um teclado não é lá mt bom, com o rato então nem vale a pena falar, alem disso a resolução de uma TV "normal" ainda deixa muito a desejar :D por isso eu não me preocupo mt com esta questão, pois no fundo não faz sentido nenhum dizer k as consolas estão a ameacar o PC em termos de plataforma de jogos, quando estas é k tiveram a necessidade de se tornarem PC's. 8)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 25 abr 2006, 10:15

Newtomic Escreveu:No dia em k pura e simplesmente começe a haver 1 post aki por semana ai sim significa k o PC está em maus lençois, até lá... "PC rules" 8)

Sim sei k nas consolas tb se pode usar rato + teclado, mas pá estar sentado no sofá com um teclado não é lá mt bom, com o rato então nem vale a pena falar, alem disso a resolução de uma TV "normal" ainda deixa muito a desejar :D por isso eu não me preocupo mt com esta questão, pois no fundo não faz sentido nenhum dizer k as consolas estão a ameacar o PC em termos de plataforma de jogos, quando estas é k tiveram a necessidade de se tornarem PC's. 8)
As tuas palavras aliviam-me :D

Quem foi o very first a lançar a discução? Uma pessoa de renome e que SABE mesmo ou um borrabotas qualquer?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 25 abr 2006, 10:24

O facto de que em termos de arquitectura as consolas serem cada vez mais semelhantes a PC´s não impede que estas mesmo tornando-se iguais não o substituam , quanto mais não seja apenas com base, se for possivel ignorar outros factores, no preço.
Um pequeno exemplo. Quanto preciso de gastar para jogar Oblivion no maximo a 1280x1024?
diefor
Novato||Novata
Mensagens: 19
Registado: sexta 07 abr 2006, 23:53

Mensagem por diefor » terça 25 abr 2006, 11:48

pedropaulo Escreveu:...Um pequeno exemplo. Quanto preciso de gastar para jogar Oblivion no maximo a 1280x1024?
Ai está. É mesmo necessário jogar a essas rsoluções para ter uma otima expriência de jogo? Se eu não poder jogar a essa resolução, não devo comprar um jogo pa PC? Não, penso que não. As consolas têm o seu papel e nunca irão substituir o PC. Porque vejamos. Sou um programador e junto-me a uns quantos iguais a mim. Até conseguimos um dinheiro para poder produzir um jogo. Não é assim tão simples, mas agora vai ser. :) Aonde iremos programar? Na Xbox360? Não. Iremos programar num PC. Agora qual vai ser a plataforma em que vamos editar o jogo. Aqui é que está o cerne da questão. Se for um FPS, então vai direitinho po PC. Se for um jogo de Plataformas então vai pa a consola. Jogos hibridos, de vanguarda da tecnologia irão ser sempre lançados nos PCs, porque serão provavelmente a máquina que na altura suportara todo o explendor gráfico pelo qual os programadores desejaram. E posso dizer. Já comprei imensas consolas. E que me lembre já tive ai uns 3 PCs, +/- 6 anos em cada um. Com enumeros upgrades claro. E continuo a trabalhar e jogar mt. Porque é sempre bom poder estar a fazer um texto no word, e ficar cansado, e logo a seguir jogar LFS. Tudo num só. Como já referi no post anterior, no pc estamos a 20cm da acção, é diferente e quem joga em pc sabe o que é isso. Estamos mt mais perto de tudo.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 25 abr 2006, 11:53

diefor Escreveu:
pedropaulo Escreveu:...Um pequeno exemplo. Quanto preciso de gastar para jogar Oblivion no maximo a 1280x1024?
Ai está. É mesmo necessário jogar a essas rsoluções para ter uma otima expriência de jogo? Se eu não poder jogar a essa resolução, não devo comprar um jogo pa PC? Não, penso que não. As consolas têm o seu papel e nunca irão substituir o PC. Porque vejamos. Sou um programador e junto-me a uns quantos iguais a mim. Até conseguimos um dinheiro para poder produzir um jogo. Não é assim tão simples, mas agora vai ser. :) Aonde iremos programar? Na Xbox360? Não. Iremos programar num PC. Agora qual vai ser a plataforma em que vamos editar o jogo. Aqui é que está o cerne da questão. Se for um FPS, então vai direitinho po PC. Se for um jogo de Plataformas então vai pa a consola. Jogos hibridos, de vanguarda da tecnologia irão ser sempre lançados nos PCs, porque serão provavelmente a máquina que na altura suportara todo o explendor gráfico pelo qual os programadores desejaram. E posso dizer. Já comprei imensas consolas. E que me lembre já tive ai uns 3 PCs, +/- 6 anos em cada um. Com enumeros upgrades claro. E continuo a trabalhar e jogar mt. Porque é sempre bom poder estar a fazer um texto no word, e ficar cansado, e logo a seguir jogar LFS. Tudo num só. Como já referi no post anterior, no pc estamos a 20cm da acção, é diferente e quem joga em pc sabe o que é isso. Estamos mt mais perto de tudo.
Basicamente o jogo para PC é melhor por causa dos mods e do Constrution Set (aka CS). Mas há sempre o contra de alguns PC's darem probs... Esse é que é o grande contra...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Fatalit1#4
Senior
Mensagens: 349
Registado: terça 21 mar 2006, 14:02
Localização: Aguada de Baixo, Águeda

Mensagem por Fatalit1#4 » terça 25 abr 2006, 17:52

Eu tenho uma opinião muito clara acerca dos PCs no mundo dos videojogos.
Tirando alguns jogos principalmente os de estratégia (pois nos fps, Halo já provou que nao é bem assim) os computadores ainda nos proporcionam boas experiencias, do resto...

É sem sombra de dúvida do lado das consolas que estará o futuro dos videojogos, tanto pode ser desporto, simulação, acção, corridas, plataformas, numa consola temos incomparávelmente uma melhor experiencia de jogo... há e temos um longo periodo de tempo para podermos jogar os jogos no máximo detalhe sem sequer nos preocuparmos com novas gráficas que vao vir, drivers, overcloking, etc

como alguem diz:

consolas power
Nem sempre os melhores ganham...
_____________________________

Instantes - Finalmente, o meu blog, actualizado diariamente...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 25 abr 2006, 18:22

Fatalit1#4 Escreveu:Eu tenho uma opinião muito clara acerca dos PCs no mundo dos videojogos.
Tirando alguns jogos principalmente os de estratégia (pois nos fps, Halo já provou que nao é bem assim) os computadores ainda nos proporcionam boas experiencias, do resto...

É sem sombra de dúvida do lado das consolas que estará o futuro dos videojogos, tanto pode ser desporto, simulação, acção, corridas, plataformas, numa consola temos incomparávelmente uma melhor experiencia de jogo... há e temos um longo periodo de tempo para podermos jogar os jogos no máximo detalhe sem sequer nos preocuparmos com novas gráficas que vao vir, drivers, overcloking, etc

como alguem diz:

consolas power
Assim que eu puder ligar a uma consola um rato e um teclado e puder jogar tudo com eles, se assim me apetecer, assim que eu puder ligar um monitor de 1280x1024 @ 85Hz a uma consola para puder jogar a meio metro do monitor, assim que eu puder navergar na net numa consola como estou a navegar agora no PC, assim que eu puder instalar utilitários de trabalho numa consola, para, por exemplo, fazer tratamente de imagem, de som ou de texto, aí sim, eu vou dizer: as consolas vão ultrapassar o PC, porque aí sim, eu não vou ter problemas em comprar uma consola como única peça de electrónica de topo que tenho. Mas aí, nesse momento, como disse antes, as consolas passam a ser como PC's. Elas já se estão a aproximar do PC, aos poucos, e o PC, com o vista, parece que vai ajudar um pouco ao aproximar-se delas também. Até lá, continuarei a ter um PC e não comprarei consolas (ainda para mais que as de nova geração, excepto a nintendo go, não me parecem em nada superiores ao PC)...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder