Porque é tão dificil penetrar no mercado japones?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Porque é tão dificil penetrar no mercado japones?

Mensagem por ICE » terça 18 abr 2006, 15:07

Aproveitando as criticas de Yves Guillemot, presidente de Ubisoft, decidi criar este tópico para que possamos opinar sobre a dificuldade que as empresas ocidentais encontram no Japão, um dos principais mercados mundiais.

Nacionalismo exarcebado ou os jogos vindos de terras ocidentais não despertam interesse no oriente? Afinal GTA vindo dos states vendeu no Japão, no entanto a Microsoft está com sérias dificuldades em vender na terra dos samurais.

EDIT: Podem ver as afirmações de Yves Guillemot aqui
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 18 abr 2006, 15:12

Os japas são uma gente curiosa e é óbvio que não se interessam pelo lixo americano. GTA é uma excelente série, mas é-lo pelo estilo, não pela história. Neste campo [história], é normal que no japão haja menos aceitação de material ocidental porque as histórias ocidentais usam conceitos bastante diferentes dos deles. Por outro lado, as histórias japonesas despertam interesse nos ocidentais porque têem um cariz mágico (talvez um pouco "acriançado" ou "fantástico", mesmo nos filmes de terror), que as sociedades ocidentais acolhem, mas que raramente compreendem na sua plenitude.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » terça 18 abr 2006, 15:17

É uma pergunta curiosa, mas não é só no mercado, a maior parte das raparigas japonesas são virgens, não só as p****.

:D :D :D
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 18 abr 2006, 15:23

João Miranda Escreveu:É uma pergunta curiosa, mas não é só no mercado, a maior parte das raparigas japonesas são virgens, não só as p****.

:D :D :D
no comments ... que eu hoje não estou para me aborrecer...



Quanto à pergunta, creio que se prende mais no facto de os japoneses serem um povo extremamente orgulhoso da sua cultura e com uma filosofia e modo de pensar muito próprios. Para além disso, verdade seja dita, são feitos muitos bons jogos no Japão e caso o mesmo se passase em Portugal, também eu preferiria comprar um produto nacional.

NACIONAL POWER!!!
Última edição por MadnessJonny em terça 18 abr 2006, 15:24, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 18 abr 2006, 15:23

João Miranda Escreveu:É uma pergunta curiosa, mas não é só no mercado, a maior parte das raparigas japonesas são virgens, não só as p****.

:D :D :D
:lol: :lol: :lol:

Isso só mostra como eles (e elas) têem uma cultura diferente da nossa (completamente). Mas também é um país em que raparigas de 15 anos se prustituem para vestir a roupa da última moda... :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 18 abr 2006, 15:26

MadnessJonny Escreveu:
João Miranda Escreveu:É uma pergunta curiosa, mas não é só no mercado, a maior parte das raparigas japonesas são virgens, não só as p****.

:D :D :D
no comments ...



Quanto à pergunta, creio que se prende mais no facto de os japoneses serem um povo extremamente orgulhoso da sua cultura e com uma filosofia e modo de pensar muito próprios. Para além disso, verdade seja dita, são feitos muitos bons jogos no Japão e caso o mesmo se passase em Portugal, também eu preferiria comprar um produto nacional.

NACIONAL POWER!!!
Pois eu já não penso assim. Preferia comprar um bom produto. Nacional ou não. Como deves saber existem milhares de excelentes jogos que eles não dispoêm de semelhante e mesmo assim não vendem. Os FPS's são um exemplo. Mais uma vez a questão, nacionalismo ou um género que não lhes suscita interesse?
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Re: Porque é tão dificil penetrar no mercado japones?

Mensagem por viriato_iceview51 » terça 18 abr 2006, 15:29

ICE Escreveu:Aproveitando as criticas de Yves Guillemot, presidente de Ubisoft, decidi criar este tópico para que possamos opinar sobre a dificuldade que as empresas ocidentais encontram no Japão, um dos principais mercados mundiais.

Nacionalismo exarcebado ou os jogos vindos de terras ocidentais não despertam interesse no oriente? Afinal GTA vindo dos states vendeu no Japão, no entanto a Microsoft está com sérias dificuldades em vender na terra dos samurais.

EDIT: Podem ver as afirmações de Yves Guillemot aqui
Correcao, GTA e' um conceito Britanico e nao Americano! Alias a propria Rockstar North aka DMA Design e' uma casa situada agora em Edinburgh e criada em Dundee na Escocia!

Quanto a dificil penetracao de jogos ocidentais no Japao, acho que tem muito a haver com design contrariamente a que muitos pensam. Os RPG's sao o genero dominante no Oriente, ou nao fosse a votacao do top 100 feita pela famosa Famitsu. Na qual mais de 1/4 (se nao estou enganado) dos jogos do topo eram RPG's!

O Tetris situava-se no fundo da votacao e o GTA: Vice City (e nao outro) estava por volta dos tres quartos (~75) a frente de muitos jogos incluindo um certo Resident Evil 4 (se nao estou enganado, amanha confirmarei isso).

Da mesma maneira que no's ocidentais gostamos dos FPS's e que se uma votacao parecida fosse efectuada (ainda estou a espera da ainda por publicar da revista britanica) o mais provavel e' que grande parte desses jogos fossem First Person Shooters.

Obvio e' que a Microsoft para agradar os Japoneses, tem que investir massivamente nos RPG's. O que tem feito com a Xbox360, mas infelizmente esses grandes titulos ainda nao sairam ou estao atrasados.

Agora se alguem quer agradar a este estranho mercado, entao terao que descobrir o que e' que os RPG's tem que os outros jogos nao tem, especialmente os FPS's?

E eu estou curioso, o que levou os Japoneses preferirem o GTA: Vice City aos outros? Ou sera' que GTA: San Andreas nao chegou a sair no Japao, por ter sido banido pelo governo?
Última edição por viriato_iceview51 em quinta 20 abr 2006, 14:40, editado 1 vez no total.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Master_Zica
Senior
Mensagens: 158
Registado: segunda 14 jul 2003, 20:22

Mensagem por Master_Zica » terça 18 abr 2006, 15:33

Bem, vou eu deixar a minha posta de pescada.

O que é facto é que por cá, no Ocidente, existe um fascínio mais ou menos generalizado pela cultura japonesa, todos esperamos ansiosamente pelo próximo Final Fantasy ou Tekken, sem falar dos Dragon Ball desta vida. Viramo-nos para o cinema e descobrimos que há dois ou três anos um dos filmes mais falados foi "O Último Samurai", este ano já tivemos o "Memórias de uma Gueixa", filmes que mostram um bocadinho da cultura japonesa, tão acessível mas tão misteriosa ao mesmo tempo.

A estética e as temáticas tipicamente japonesas conseguem uma elevada aceitação, mas o contrário não sucede, e na minha opinião, sigo o que já foi aqui dito, passa tudo pelo orgulho da nação, mas mais importante, por um orgulho cultural tradicional. No fundo, eu resumiria tudo a uma questão de mentalidades, correndo o risco de ter escrito um post inteiro de "palha" :-k
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 18 abr 2006, 15:40

Sim os RPG's são os jogos de eleição do povo japonês. Mas alguém sabe da prestação de Oblivion por lá?
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » terça 18 abr 2006, 17:44

Tem tudo a ver com conceitos e modos diferentes de ver as coisas. E como os japoneses são muito orgulhosos e patrióticos, se um jogo não for à maneira deles nunca irá ter sucesso. Os jogos, para serem bem sucedidos no Japão, têm de ter aquela estética e espírito característicos dos jogos por terras nipónicas.
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 19 abr 2006, 1:10

os japoneses sao um povo que adora bastante a "prata da casa" ou seja,jogos que sejam criadas pelas editoras sediadas no seu territorio...e alem do mais sao um povo com uns gostos bastante diferentes dos ocidentais,pois para eles algo so é novidade e de topo durante um maximo de 7dias,estando depois ja desactualizado....
alem do mais basta ver os rankings dos jogos mais vendidos la e podereis reparar que a maior parte dos jogos ou sao rpg's ou jogos baseados em animes famosos ou entao jogos das suas principais editoras/produtoras(sega,nintendo,capcom,namco,square,etc...)
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 19 abr 2006, 1:24

Hunter Escreveu:alem do mais basta ver os rankings dos jogos mais vendidos la e podereis reparar que a maior parte dos jogos ou sao rpg's ou jogos baseados em animes famosos ou entao jogos das suas principais editoras/produtoras(sega,nintendo,capcom,namco,square,etc...)
Isso não demonstra nacionalismo?
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 19 abr 2006, 1:28

ICE Escreveu:
Hunter Escreveu:alem do mais basta ver os rankings dos jogos mais vendidos la e podereis reparar que a maior parte dos jogos ou sao rpg's ou jogos baseados em animes famosos ou entao jogos das suas principais editoras/produtoras(sega,nintendo,capcom,namco,square,etc...)
Isso não demonstra nacionalismo?
claro que demonstra....isso é inegavel...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 19 abr 2006, 1:31

Hunter Escreveu:
ICE Escreveu:
Hunter Escreveu:alem do mais basta ver os rankings dos jogos mais vendidos la e podereis reparar que a maior parte dos jogos ou sao rpg's ou jogos baseados em animes famosos ou entao jogos das suas principais editoras/produtoras(sega,nintendo,capcom,namco,square,etc...)
Isso não demonstra nacionalismo?
claro que demonstra....isso é inegavel...
Num mundo em que a globalização já não é um termo mas uma realidade, porque se fecham os nipónicos na sua concha?
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 19 abr 2006, 8:21

Pela mesma razão que a suécia e a finlândia o fazem. O resto do mundo é simplesmente decadente demais para eles. Acho que fazem muito bem, conseguem ser os paises mais avançados do mundo no que diz respeito a qualidade de vida, mesmo sendo relativamente isolados do resto do mundo no que diz respeito a politica internacional.
hax face
Responder