Porque é tão dificil penetrar no mercado japones?

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ICE
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Mensagem por ICE » quarta 19 abr 2006, 9:48

Chris Escreveu:Pela mesma razão que a suécia e a finlândia o fazem. O resto do mundo é simplesmente decadente demais para eles. Acho que fazem muito bem, conseguem ser os paises mais avançados do mundo no que diz respeito a qualidade de vida, mesmo sendo relativamente isolados do resto do mundo no que diz respeito a politica internacional.
Os países mais avançados do mundo até pode ser verdadeiro no caso do Japão mas não no caso da Suécia e Finlândia, quanto ao Desenvolvimento segundo o IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) o Japão só aparece em 11º caindo do 4º Lugar que ocupava em 1997, ficando atrás de Países como a Noruega (1º), Islândia (2º), Austrália (3º), Suiça (7º) ou até mesmo dos EUA (10º).
Dos outros países que referes a Suécia encontra-se no 6º lugar e a Finlândia no 13º. A Finlândia relembro-te que faz parte da Zona Euro e isso fez-lhes mais bem que mal, pois desde a sua adesão subiram 3 lugares. A Suécia não fazendo parte está atrás de um dos maiores defensores da Globalização a Austrália. E o Japão atrás do "pai" do próprio conceito, EUA.
Portanto não me pareçe de todo verdadeiro que eles sejam assim tão desenvolvidos que se possam fechar ao mundo, até porque o Japão não seria nada sem o resto do mundo. Não te esqueças que grande parte da sua riqueza vem da exportação, companhias como a Sony, Toshiba, Mitsubishi, Toyota há muito que "deixaram" o Japão. Foi mesmo a Sony que desafiou o governo japonês dizendo que não era mais uma empresa japonesa mas mundial. Algo que na altura desagradou profundamente o governo nipónico e gerou grande controvérsia. Pensa quais seriam os efeitos catastróficos para o Japão se o resto do mundo decidisse fazer como eles e deixar de lhes comprar o que por lá se cria. Porque afinal não são só os videojogos que têm dificuldades de penetração neste mercado, quase todas as outras àreas também, se fizesse-mos o mesmo onde estaria o Japão hoje?
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viriato_iceview51
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Mensagem por viriato_iceview51 » quarta 19 abr 2006, 12:44

Aqui fica o Top 100 da Famitsu, votado pelos leitores da revista.
EDGE Escreveu:ImagemImagem

(...) In this top 100, unsurprisingly, there are very few foreign games, even if they performed well overseas. Let's see, "Wizardry" is 66th, "GTA: Vice City" 76th, "SimCity" 93rd and "Tetris" 96th. And not a single firstperson shooter on the list.

(...) With almost 300,000 copies sold in Japan, "GTA III" is almost a miracle, normally 10,000 to 20,000 copies would be an incredible success for a foreign game in Japan, and 50,000 copies would be considered a mega hit.

(...) In Japan, people who actually play and love foreign games are seen as maniacs, gamers with very specialist tastes.

(...) In the top ten, we find seven titles from Square-Enix; the number increases when you look at the first titles, with 20 per cent published by Square-Enix, and 25 per cent in the total top 100.

(...) Japanese really love RPG's, but I can't help asking questions about the fact that 50 per cent of the list consists of this genre (straight RPGs, action RPGs, simulation RPGs, etc) and that half of these titles are made by Square-Enix. Meanwhile, you find almost no titles from Nintendo or Sony - Nintendo has only 12 in the list, mainly focused on Zelda and Mario, while Sony has just one.

(...) we can also see lots of adventure (...) and action games but very few sports or racing titles - even popular and famous names like "Winning Eleven", "Powerful Proyaku", "Fire Pro Wrestling" and "Ridge Racer" are missing from the list. Hits like "Dance Dance Revolution" and "Parappa" are also absent.


Source: EDGE Magazine
Notem que o GTA: Vice City (76) encontra-se extremamente proximo do Resident Evil 4 para a GameCube (75) e Gran Turismo 4 (74)
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Mensagem por ICE » quarta 19 abr 2006, 12:49

(...) In Japan, people who actually play and love foreign games are seen as maniacs, gamers with very specialist tastes.
Não é preciso dizer mais nada. :shock:
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Mensagem por PanicFreak » quarta 19 abr 2006, 13:06

Desculpem o off-topic mas não consigo deixar de realçar a presença do "meu" Street Fighter II em 20º lugar :D :D :D
Essenya ná Manveru!
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Mensagem por viriato_iceview51 » quarta 19 abr 2006, 13:11

PanicFreak Escreveu:Desculpem o off-topic mas não consigo deixar de realçar a presença do "meu" Street Fighter II em 20º lugar :D :D :D
Continua a ser o meu jogo de combate predilecto, quantas horas passadas na Super Nintendo! Ja' agora aconselho a versao do 15th (se nao me engano) aniversario onde e' uma compilacao de todas as versoes do Street Fighter II.

Para alem de que esta para sair o Street Fighter Alpha Anthology (ou coisa assim) para a PS2...
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Mensagem por MadnessJonny » quarta 19 abr 2006, 21:21

ICE Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
João Miranda Escreveu:É uma pergunta curiosa, mas não é só no mercado, a maior parte das raparigas japonesas são virgens, não só as p****.

:D :D :D
no comments ...



Quanto à pergunta, creio que se prende mais no facto de os japoneses serem um povo extremamente orgulhoso da sua cultura e com uma filosofia e modo de pensar muito próprios. Para além disso, verdade seja dita, são feitos muitos bons jogos no Japão e caso o mesmo se passase em Portugal, também eu preferiria comprar um produto nacional.

NACIONAL POWER!!!
Pois eu já não penso assim. Preferia comprar um bom produto. Nacional ou não. Como deves saber existem milhares de excelentes jogos que eles não dispoêm de semelhante e mesmo assim não vendem. Os FPS's são um exemplo. Mais uma vez a questão, nacionalismo ou um género que não lhes suscita interesse?
Mas o que eu disse foi que se em Portugal também se fizessem jogos tão bons como no Japão eu iria preferir comprar um jogo português. Imagina que o Metal Gear Solid era português e que podias também optar pelo Spliter Cell (que não é portugues, obvio) eu cá preferia comprar um produto nacional também ele cheio de qualidade. O mesmo se podem aplicar a outros jogos como Final Fantasy, Zelda, etc.
Só não percebo a tua frase quando dizes "Preferia comprar um bom produto", quando eu próprio digo que teriam que ser feitos em Portugal jogos tão bons como no Japão. Obviamente que não dava pelo jogo Portugal 1111 o mesmo que seria capaz de dar por um Age of Empires, Civilization, etc, mas não é isso que está em causa no que eu disse.

ATENÇÃO POWER!!!
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Mensagem por ICE » quarta 19 abr 2006, 21:26

MadnessJonny Escreveu:Mas o que eu disse foi que se em Portugal também se fizessem jogos tão bons como no Japão eu iria preferir comprar um jogo português. Imagina que o Metal Gear Solid era português e que podias também optar pelo Spliter Cell (que não é portugues, obvio) eu cá preferia comprar um produto nacional também ele cheio de qualidade. O mesmo se podem aplicar a outros jogos como Final Fantasy, Zelda, etc.
Só não percebo a tua frase quando dizes "Preferia comprar um bom produto", quando eu próprio digo que teriam que ser feitos em Portugal jogos tão bons como no Japão. Obviamente que não dava pelo jogo Portugal 1111 o mesmo que seria capaz de dar por um Age of Empires, Civilization, etc, mas não é isso que está em causa no que eu disse.

ATENÇÃO POWER!!!
Mas foi isso mesmo que eu quis dizer. Deste o exemplo perfeito. Eu preferia dar o meu dinheiro pelo Splinter Cell do que pelo Metel Gear mesmo que este fosse produzido em Portugal. Porque para os meus gostos o Splinter Cell enquadra-se muito melhor que o MGS. Ou seja nunca iria deixar de comprar este ou aquele jogo só porque não foi produzido cá.
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Mensagem por MadnessJonny » quarta 19 abr 2006, 21:43

ICE Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Mas o que eu disse foi que se em Portugal também se fizessem jogos tão bons como no Japão eu iria preferir comprar um jogo português. Imagina que o Metal Gear Solid era português e que podias também optar pelo Spliter Cell (que não é portugues, obvio) eu cá preferia comprar um produto nacional também ele cheio de qualidade. O mesmo se podem aplicar a outros jogos como Final Fantasy, Zelda, etc.
Só não percebo a tua frase quando dizes "Preferia comprar um bom produto", quando eu próprio digo que teriam que ser feitos em Portugal jogos tão bons como no Japão. Obviamente que não dava pelo jogo Portugal 1111 o mesmo que seria capaz de dar por um Age of Empires, Civilization, etc, mas não é isso que está em causa no que eu disse.

ATENÇÃO POWER!!!
Mas foi isso mesmo que eu quis dizer. Deste o exemplo perfeito. Eu preferia dar o meu dinheiro pelo Splinter Cell do que pelo Metel Gear mesmo que este fosse produzido em Portugal. Porque para os meus gostos o Splinter Cell enquadra-se muito melhor que o MGS. Ou seja nunca iria deixar de comprar este ou aquele jogo só porque não foi produzido cá.
A partir do momento em que se entra no domínio das preferências isso é do foro pessoal de cada um. Eu, por exemplo, "babei-me" a primeira vez que joguei Metal Gear Solid e gostei igualmente, anos mais tarde, do Splinter Cell (o qual tenho jogado mais recentemente). Tratam-se de jogos que têm a mesma premissa mas que no entanto são abordados de forma completamente diferente pelo que não os comparo em termos de um ser melhor do que o outro. Por isso mesmo, se tivesse que escolher, e caso o MGS fosse português, a minha escolha recairia muito possívelmente no título português.

Fala-se muito em ajudar e incentivar os criadores de jogos portugueses, que melhor incentivo poderiam eles ter senão o de verem os seus jogos a voar da prateleiras ? Creio que a (r)evolução no mercado português passa também pelas mãos dos próprios compradores que, não digo que optem forçosamente pelo produto português, mas que podem muito bem apostar em títulos nacionais que demonstrem qualidade apreciável. Afinal, foi a atitude dos japoneses perante os seus próprios produtos que os impulsionaram até onde estão hoje. Obviamente, terá que haver uma aposta na qualidade por parte dos criadores de jogos, mas isso já não está ao nosso alcance.

Afinal, se não apostar-mos no que é nosso, quem apostará? :wink:

APOSTAS POWER!!!
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Mensagem por pedropaulo » quarta 19 abr 2006, 22:46

As razões para o fracasso de jogos com êxito no resto do mundo serão sobretudo culturais. Se bem me recordo o assunto foi abordado em um editorial do Nelson há já algum tempo aquando de uma visita ao Japão para falar sobre, salvo erro, Ninja Gaiden Black.
Na altura foram referidas as gritantes disparidades sociais e culturais entre os diversos mercados como factores preponderantes no fracasso da X-Box, algo que parece estar-se a repetir-se com a 360.
Dissecar ao pormenor tais factores parece-me demasiado complexo, mas importa referir que existem géneros que granjeiam êxito nos vários mercados nomeadamente o desporto - GT e PES- curiosamente ambos títulos japoneses.
È possível também inverter a questão e perguntar porque é tão difícil a jogos tradicionais japoneses penetrarem no mercado europeu.
A resposta para ambas as questões é provavelmente a mesma.
E ainda bem.
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Mensagem por viriato_iceview51 » quinta 20 abr 2006, 14:15

pedropaulo Escreveu:As razões para o fracasso de jogos com êxito no resto do mundo serão sobretudo culturais. Se bem me recordo o assunto foi abordado em um editorial do Nelson há já algum tempo aquando de uma visita ao Japão para falar sobre, salvo erro, Ninja Gaiden Black.
Na altura foram referidas as gritantes disparidades sociais e culturais entre os diversos mercados como factores preponderantes no fracasso da X-Box, algo que parece estar-se a repetir-se com a 360.
Dissecar ao pormenor tais factores parece-me demasiado complexo, mas importa referir que existem géneros que granjeiam êxito nos vários mercados nomeadamente o desporto - GT e PES- curiosamente ambos títulos japoneses.
È possível também inverter a questão e perguntar porque é tão difícil a jogos tradicionais japoneses penetrarem no mercado europeu.
A resposta para ambas as questões é provavelmente a mesma.
E ainda bem.
Isso faz lembrar-me, que ha uns anos para ca', enquanto assistia o CC ouvi falar de uma banda de rock (ou metal) portuguesa que nunca teve o sucesso devido em Portugal. Mas a partir do momento em que fez a sua promocao, fora do territorio nacional, tornou-se muito conhecida! Alias algo que nao acontece a grupos/cantores portugueses, que tem saida no mercado nacional.

Alias da mesma maneira em que a Xbox nao vingou no mercado Japones, o mesmo aconteceu com a Nintendo no mercado Americano, em que desde a saida da marca nacional, esta foi preferida a Nintendo.

Acho que estamos a chegar a um momento, onde os gostos dos consumidor dos diferentes mercados comecam a definir-se (algo que os Japoneses ja' tem), tal obriga os construtores a optarem por uma aproximacao mais localizada. Ou seja um pouco como a estrategia da Microsoft neste momento (ou mesmo dos construtores de automoveis), com a criacao de produtos especificos para cada mercado em termos de software (e no futuro quem saiba tambem em termos de Hardware). Alias, a escolha que levou a Microsoft a lancar duas versoes da Xbox360 e' um exemplo disso mesmo, assim como a preocupacao em criar software (RPGs) especifico para apelar ao mercado Japones.

Mas essa teoria podera' ser somente respondida atrave's do sucesso da PSP e DS nos diferentes mercados, ou seja so' porque a DS conquistou por completo o mercado Japones, em detrimento da PSP, nao significa que vai vencer nos outros mercados. Tudo isso esta' dependente do software que ambas editoras (Sony e Nintendo) vao desenvolver para os diferentes mercados. Um exemplo de software apelativo para a PSP, que esta' prestes a sair e' Loco Roco, este bem pode vir a conquistar o coracao dos Japoneses.
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Mensagem por Death Crow » quinta 20 abr 2006, 14:37

Já disseram aqui que um dos factores é o visual. O Nelson Calvinho fez já há algum tempo no seu blog um post sobre este assunto em que de um lado estavam as capas de um jogo ocidental e do outro as capas do mesmo jogos mas com um design oriental para que pudessem vingar nesse mercado.
Não há dúvida que é um factor de cultura e uma prova disso é o próprio cinema. Hollywood, talvez por falta de originalidade, está a fazer remakes de filmes japoneses e estão a ter sucesso por estes lados são muito criticados devido à sua fraca ou inferior qualidade comparando com os originais japoneses.
Será que uma cultura que cada vez mais desrespeita as tradições e os seus antepassados poderá fazer sucesso no oriente?
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Mensagem por viriato_iceview51 » quinta 20 abr 2006, 15:01

Death Crow Escreveu:Já disseram aqui que um dos factores é o visual. O Nelson Calvinho fez já há algum tempo no seu blog um post sobre este assunto em que de um lado estavam as capas de um jogo ocidental e do outro as capas do mesmo jogos mas com um design oriental para que pudessem vingar nesse mercado.
Não há dúvida que é um factor de cultura e uma prova disso é o próprio cinema. Hollywood, talvez por falta de originalidade, está a fazer remakes de filmes japoneses e estão a ter sucesso por estes lados são muito criticados devido à sua fraca ou inferior qualidade comparando com os originais japoneses.
Será que uma cultura que cada vez mais desrespeita as tradições e os seus antepassados poderá fazer sucesso no oriente?
Tal como disse num post anterior.

Mas nao se limita ao design da capa, o proprio design do jogo e' metido em conta. Alias nenhum dos RPGs escolhidos na votacao da Famitsu e' ocidental!

Mas para analisar melhor o que falta aos jogos ocidentais para vingarem no mercado Japones, entao para isso tem que se analisar o que os RPGs tem que os FPS ou outro jogo ocidental nao tem. E no outro dia (terca-feira), reflecti nesse assunto! E penso que a resposta esta' na simplicidade do conceito dos jogos Japoneses em comparacao aos jogos ocidentais, ou mesmo na maneira como os jogos Japoneses sao construidos em contra-partida dos jogos Europeus e Americanos.

Neste caso lembro-me, por exemplo, de uma entrevista antiga do Miyamoto (que ja' nao me recordo onde foi), em que ele disse que um dos aspectos mais importantes dos jogos Japoneses e talvez o que mais os define... e' que o desenvolvimento do jogo e' centrado na personagem que vai ser controlado pelo jogador (como aconteceu com o Mario).

Ou seja primeiro cria-se a personagem e o conjunto de accoes que esta fara, e so' depois se cria o mundo em torno dela.

Enquanto que no ocidente, muitas das vezes o mundo e' criado a frente da personagem e esta e' configurada em torno da historia, ou dos niveis criados. Algo que tenha levado a decadencia de Tomb Raider nas sequelas existentes entre o primeiro titulo da saga e o Legend.
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Mensagem por Death Crow » quinta 20 abr 2006, 15:14

Por causa disso é que há muitos jogos vazios, ou seja, há acção mas não há nada que prenda o jogador ao ecrã/monitor. Quantos FPS's é que são best-sellers e a única coisa que têm é acção e gráficos? Há uma grande falta de argumentos de qualidade nos jogos ocidentais!

Alias, o que disseste sobre as personagens é provado com os trailers de jogos:
Jogos ocidentais :arrow: é mostrada acção, explosões, mortos e uma grande brutalidade sonora e gráfica.
Jogos orientais :arrow: antes de ser mostrado o jogo há sempre um pequeno vídeo muito bem feito e bonitinho sobre a personagem, alguns trailers baseiam-se só nesse vídeo.
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Mensagem por ICE » sexta 21 abr 2006, 0:00

Death Crow Escreveu:Por causa disso é que há muitos jogos vazios, ou seja, há acção mas não há nada que prenda o jogador ao ecrã/monitor. Quantos FPS's é que são best-sellers e a única coisa que têm é acção e gráficos? Há uma grande falta de argumentos de qualidade nos jogos ocidentais!

Alias, o que disseste sobre as personagens é provado com os trailers de jogos:
Jogos ocidentais :arrow: é mostrada acção, explosões, mortos e uma grande brutalidade sonora e gráfica.
Jogos orientais :arrow: antes de ser mostrado o jogo há sempre um pequeno vídeo muito bem feito e bonitinho sobre a personagem, alguns trailers baseiam-se só nesse vídeo.
Estás a cometer um erro. Estás a comparar FPS's com RPG's é óbvio que um FPS sendo de acção se vai basear muito nessa violência, enquanto que um RPG não. Repara, pensando assim, WoW, Oblivion, Guild Wars, KOTOR, NeverWinter Nights, etc... são jogos orientais pois têm a sua base no mundo criado, nas personagens, no enredo e não na acção brutal e efeitos gráficos e sonoros. No entanto não têm o mesmo sucesso no Japão que obras como o Final Fantasy ou Dragon Quest e porque?
Repara no último Dragon Quest, em que o desenhador é Akira Toryama um famoso artista Manga (Dragon Ball), o seu estilo é único, inconfundivelmente japonês e assim são todos os jogos de topo no Japão. Portanto a meu ver o que reflecte o sucesso ou insucesso de produções no Japão é mais o seu estilo que própriamente a sua jogabilidade ou enredo. Todos nós aplaudimos fahreinheit, aplaudimos KOTOR, estamos a aplaudir Oblivion e Legend, tudo jogos com uma jogabilidade extrema e enredos fenomenais no entanto não têm o mesmo estilo e artworks japoneses e isso reflecte-se nas vendas no país do Sol Nascente.
Aliás tu podes ver isto em outras àreas, dificilmente os carros europeus e americanos são sucessos de vendas no Oriente, não porque sejam más máquinas mas porque não encaixam nos gostos dos japoneses.
Isto aliado a um nacionalismo, a meu ver exarcebado, são as principais causas da dificil penetração neste mercado.

Muitas coisas mais podiam ser apontadas, afinal para estudarmos isto a fundo muitas áreas teriam de ser chamadas, como sociologia, psicologia e até história.
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Mensagem por Morbus » sexta 21 abr 2006, 0:09

Eu cá digo, o mais mal é deles :twisted: Não gostam de oblivion? Azar o deles, eles ficam-se com os jogos deles, e nós ficamos com os nossos e com os deles :P :twisted: \:D/
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
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