Escape á realidade

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Jogos escape extremo para a vida real?

Sim
5
22%
Não
18
78%
 
Total de votos: 23
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Escape á realidade

Mensagem por Player-Zero » quinta 06 abr 2006, 0:59

Quando fui ver o blog do NCalvin (não é publicidade descarada mas apenas menção dos factos) á procura de novas noticias encontrei a noticia de que umas pessoas fizeram um funeral virtual em honra de um jogador que morreu mesmo na realidade.
O pior é que houve um grupo de jogadores que foi lá matou a personagem do que tinha morrido (entraram na conta dele para prestarem tributo á personagem) e matou todos os outros presentes gravando em video e deixando antever como se fosse alguma comédia (estas palavras foram algo roubadas do NCalvin por isso créditos mais para ele do que para mim).

Fui ver o site que tinha mais em detalhe e reparo nos comentários da maioria das pessoas.
Eles concordam com o que os outros fizeram (os que destruiram tudo) porque acham que aquilo era patético ou porque simplesmente eles usavam o jogo como escape da vida real e não queriam ser lembrados da vida real.

Eu acho isto pouco saudável uma pessoa quere escapar da vida social desta maneira. O pior é que depois cometem actos destes para manterem o que eles acham "ordem natural" das coisas.

Acham que é saudável uma pessoa quere embrenhar-se até este ponto num jogo?
De maneira que não quer nenhuma ligação com o mundo real?
Pode haver pessoas que tenham grande vicio a jogar (como o Morbus com o Oblivion :P ) mas nunca provavelmente vão até este ponto.
Qual a vossa opinião?

Jogos têm de ser um escape extremo á realidade?

Link com noticia e video: http://www.shoutwire.com/comments/8726/
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 06 abr 2006, 1:25

A meu ver não! Nunca! Ver os jogos como um escape à realidade é "violar" a própria essência dos videojogos. A própria palavra, jogos, diz tudo. Jogo - algo que usamos para nos divertir-mos - e diversão faz parte da vida não é ela mesma.

Por falar neste assunto, aconselho que leiam a opinião do Frederico Teixeira na Mega Score deste mês. Resumindo excessivamente, ele diz-nos que quando um jogo se transforma em algo mais que pura diversão o jogo per se perde toda a sua essência, tornando-se outra coisa, um trabalho, como ele lhe chama, uma obsessão e até, como discutido aqui, um refugio e substituto da vida real.

Isto é, a meu ver, deplorável é graças a estes exemplos que palavras como nerd foram criadas.

Explorando a fundo a questão, estudando um pouco talvez cheguemos à conclusão que falta algo à vida destas pessoas que eles encontram nos jogos, desde amigos a camaradagem ao sentirem-se bem por serem bons em algo, um sem número de razões que os afasta do mundo real em detrimento de um virtual onde se sentem melhor e mais confortáveis. Pode até e, porque não, sentirem-se mais seguros, afinal aconteça o que acontecer num jogo isso não nos afectará pessoalmente, uma forma, quem sabe, de esconderem os seus medos, ou talvez o medo de os enfrentarem.

Isto é realmente uma questão muito complexa que requer um estudo, de certa forma, aprofundado, pois creio que as razões para tal surjam de várias frentes em que qualquer desvio pode levar a más concepções. Atentem nos ataques constantes aos videojogos em que pessoas como estas em muito ajudam, mas será a culpa do mundo virtual ou do mundo real?
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quinta 06 abr 2006, 2:02

Eu diria dos dois.
Do mundo real poruqe essas pessoas são tratadas bastante mal por causa dos seus gostos deixando de gostar da realidade ficando a achar o mundo virtual um excelente escape para começar "uma vida nova" onde ninguém o conheçe e onde até pode ficar famoso, mas depende muito de como a pessoa é tratada no mundo real.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 06 abr 2006, 10:30

Amigos... A vida social é apenas conceptual, quer seja vivida num mundo físico como num mundo virtual. Um funeral no WoW não é um escape, é uma maneira diferente. São tudo questões sociais (habituem-se porque estas coisas vão começar a aparecer mais e mais e mais e mais, e ainda bem) que, como tal, expressam sentimentos, sentimentos esses que podem ser e expressos de variadas maneiras.

Ou será que mandar uma carta a uma amigo é um escape da realidade? Ou melhor: o que é a realidade nigga? Realidade TAMBÉM é o WoW, e o WoW é TAMBÉM construido por pessoas, tal como a "outter life". Pessoas que não compreendem sequer porque é que chamam vida real à "outter life" são pessoas que, pura e simplesmente, nem sequer entendem a razão porque dizem que existem. A vida real, sublinho, TAMBÉM é os jogos de computador, assim com a vida real também é as conversações telefónicas (ou vocês quando insultam um amigo à força toda pelo telefone, ele depois vem e tal e diz que era no telefone, não era na vida real?), também é a televisão (ou vocês são daqueles que vêem o telejornal como um filme que é apenas a televisão e não a vida real), também é o que está escrito em livros (ou vocês quando lêem os livros da escola, por exemplo, pensam que aquilo é só um livro e que não reflete a vida real?), também é as cartas que escrevemos (uma questão entre o telefone e os livros), também é a música (ou vocês pensam que a maneira que um músico faz a música não reflete a sua maneira de pensar e a sua ideologia, principalmente na letra?), e TAMBÉM é num jogo de computador!!!!!!!!!! (ou vocês pensam que a dor deles era apenas "treta" só por ser num jogo?! Ou vocês pensam que a cerimónia virtual que eles estavam a fazer era menos fantochada que uma cerimónia na "outter life"?!?!? Ou vocês pensam que um funeral da "outter life" é mais válido que um num mundo virtual?!? Mas afinal pensam que vão para um funeral fazer o quê?!?!?!? Vão lá para exprimir um sentimento!! E eles escolheram exprimi-lo assim! São tudo cerimónias, rituais, maneiras de exprimir sentimentos REAIS, questões REAIS, ideias REAIS, que põe a "outter life" exactamente no mesmo patamar que os mundos virtuais).

Não são um escape para a vida real, são A vida real também!!!!

P.S.: Sim, estou exaltado.

:EDIT:

Sim, posso ser nerd (embora não jogue MMOG's), mas assim como há nerds, também há materialistas, também há pessoas agarradas à vida material, também há pessoas sem horizontes que pensam que o mundo é só aquilo que conhecem... Posso ser nerd, mas perfiro ser um nerd que vivo tanto na "outter life" como num universo paralelo e que conheço maneiras diferentes de viver, que uma pessoa fechado sobre mim próprio e sobre as condicionantes da existência humana, uma pessoa que aceita as limitações da nossa condição e que, pior que tudo, se agarra a elas e se refujia nelas! Eu não quero ser esta segunda pessoa!
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Crjspim
Junior
Mensagens: 58
Registado: sexta 17 mar 2006, 11:04
Localização: S. Miguel - Açores

Mensagem por Crjspim » quinta 06 abr 2006, 11:25

Bem, isto é que é conversa séria...
Este é um tema muito delicado e como tenho poucos conhecimentos de Psicologia e Sociologia vou limitar-me a conceber uma opinião pessoal baseada nas minhas experiências enquanto jogador.
Pelo que sei, há já alguns anos que o envolvimento das pessoas com o mundo dos videojogos é estudado e cada vez mais tem interesse e pessoas atentas. Pensem só que a garnde pseudo-candidata a Preseidente dos EUA, Hilary Clinton, tem como uma grande bandeira o combate à violência nos nossos adorados jogos...
Com o aparecimento dos MMORPG´s a coisa está a ser ainda mais badalada... e o fenómeno WoW teve um grande impacto no estudo das raízes de relações sociais. Basta abrirmos um qualquer revista de videojogos para encontramos artigos que se relacionam com a influência dos videojogos nas vidas daqueles que os jogam, mas também na tentativa de melhorar capacidades e sistemas de ensino e saúde...
Por acaso, li artigos de outra revista portuguesa, a Mega Jogos. Vejam os títulos:

"Mais de um terço dos pais joga"
"Em defesa dos jogos"
"Publicidade nos videojogos"
"Fornação Lúdica"
"À causa!(Jogos com ideologia)"
"Os jogos fazem bem à saúde?"
"Ninguém está impune"

Se pensarem bem vão encontrar exemplos de jogos que foram utilizados para melhorar as capacidades das pessoas, como por exemplo, ... não me consigo lembrar do nome do jogo, era um MMORPG que era utilizado por uma universidade para melhorar a capacidade de entrevistar dos alunos de Comunicação Social...
Os jogos fazem parte da vida real e cada vez mais têm uma componente social importante... quer se queira quer não... é uma evolução natural, assim como aconteceu com o teatro, cinema, música e literatura. Antes eram histórias e contos, agora já são veementes críticas sociais com algum peso... lembrem-se de Fahrenheit 9/11 ou mais recentemente Munique...
Como jogador, eu procuro muitas vezes um jogo para esquecer um mau dia ou para viver uma coisa que nunca poderei viver na vida real... Adoro a Idade Média e passear em Oblivion a cavalo com uma armadura ou entrar na Imperial City é um sonho tornado realidade... tal como se faz nas feiras medievais que existem agora um pouco por todo o país...
No entanto, não levo a experiência de jogo ao limite, fazendo a minha vida depender disso... Prefiro a tendência lúdica e de entretenimento...
Desculpem tão grande desabafo...
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 06 abr 2006, 11:34

Crjspim Escreveu:No entanto, não levo a experiência de jogo ao limite, fazendo a minha vida depender disso... Prefiro a tendência lúdica e de entretenimento...
Cada um tem a sua maneira de ser, a sua maneira de viver, e todos devemos respeitar isso. Tu procuras divertimento nos jogos, eu procuro uma experiência de vida, assim como o procuro muitas vezes num filme, num livro ou numa música. Cada um é como é, e assim como eu respeito aqueles que acham que os jogos são para diversão, eles também me devem respeitar a mim e a todos os que pensam como eu, porque é tudo uma questão de ver aquilo que procuramos nos jogos.
Crjspim Escreveu:Desculpem tão grande desabafo...
LOL, isso não é nada :lol: :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Crjspim
Junior
Mensagens: 58
Registado: sexta 17 mar 2006, 11:04
Localização: S. Miguel - Açores

Mensagem por Crjspim » quinta 06 abr 2006, 11:51

Morbus, my friend... não te exaltes... :shock:
Respeito-te e muito por tudo o que disseste... Respeito-te mais do que respeito aqueles que têm medo de mostrar o que procuram nos jogos e aqueles que dizem que não jogam só para fazer figura...
Como disse, eu procuro divertimento, mas também algo mais... lembras-te do que disse da Idade Média? Às vezes a minha mãe ou a minha namorada repreendem-me por jogar demais... jogo mesmo muito...
O que quis dizer com "não faço a minha vida depender disso" é que não deixo de jogar futebol ou de ir ao cinema ou ir ao ginásio só porque tenho uma quest espétacular para fazer...
Mas, adoro entar de pés e cabeça num jogo como Morrowind ou Oblivion ... só de pensar que podemos comprar uma casa para nós e decorá-la como quiseremos...
Jogar com outra malta também é soberbo... desenvolvi uma melhor relação com o meu irmão a jogar PES ou Ghost Recon em rede...
Por isso, sou dos teus e penso que os jogos cada vez dependem mais da nossa abordagem enquanto seres sociais e com necessidades por satisfazer...
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 06 abr 2006, 12:08

Crjspim Escreveu:O que quis dizer com "não faço a minha vida depender disso" é que não deixo de jogar futebol ou de ir ao cinema ou ir ao ginásio só porque tenho uma quest espétacular para fazer...
O que quiz dizer é que "a minha vida também é isso". Percebes onde quero chegar? :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Crjspim
Junior
Mensagens: 58
Registado: sexta 17 mar 2006, 11:04
Localização: S. Miguel - Açores

Mensagem por Crjspim » quinta 06 abr 2006, 12:16

Yá... acho que já te captei... and that´s cool whatsoever...
Mantenho o meu respeito e a minha admiração...
Aqui neste fórum tá-se bem, pelo menos posso falar do que gosto sem ter alguém a moer as ideias... :wink:
Excuse me... I have my own demons to fight...
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quinta 06 abr 2006, 12:38

Eu concordo com o Morbus, os jogos são tão reais como a cadeira onde estou sentado agora mesmo. O prazer ou divertimento que os jogos transmitem são também eles reais, assim como os malifícios inerentes a esta prática (vista cansada, problemas de coluna, etc), assim sendo faz todo o sentido que aquilo que nos fazemos nos jogos é real, sejam eles on-line ou off-line, a única diferença é que se trata de uma realidade simulada e preparada pelo próprio ser humano para atingir determinados fins, mas não deixa de ser realidade.

REALIDADE POWER!!!
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 06 abr 2006, 14:06

Nenhum de voçes conhece alguem que deixou de socializar-se por causa de um jogo? Que deixou de sair com os amigos? Que raramente sai de casa? Que mal acaba a escola nem xau, nem boa tarde e vai logo para casa?Que piorou as notas porque os jogos "não lhe dão tempo"?

É destas pessoas que falo, obviamente se os jogos existem são reais, isso é um paradoxo não vale a pena discutir, mas a partir do momento em que os jogos ocupam-nos mais tempo que todos os outros afazeres juntos, isso sim é mau. Acreditem pode não ser o caso de nenhum colega forista, mas há várias pessoas iguais às que descrevi em cima e isso é que é mau.

Realizar um funeral online por um amigo que morreu, não tem mal nenhum até porque quem lá estava podia não ter como comparecer em pessoa e demonstraram assim os seus sentimentos é louvável, não se trata disso a discussão, penso eu, mas sim, do facto de vários jovens esquecerem-se que "há vida lá fora".
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quinta 06 abr 2006, 16:34

Cada vez mais as pessoas querem que os jogos sejam como um novo mundo. Isto pode ser bom, porque pode criar grandes comunidades de pessoas como em WoW, mas também mau como o que acabou de acontecer. Isso não devia ter aocntecido no jogo. Os jogadores se quisessem que se dirigissem ao lugar onde iria ser o funeral, e não fazer um funeral no jogo, quem está a jogar, ao presenciar aquilo ainda fica menos divertido, até pelo contrário, fica triste.
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quinta 06 abr 2006, 16:46

João Miranda Escreveu:Cada vez mais as pessoas querem que os jogos sejam como um novo mundo. Isto pode ser bom, porque pode criar grandes comunidades de pessoas como em WoW, mas também mau como o que acabou de acontecer. Isso não devia ter aocntecido no jogo. Os jogadores se quisessem que se dirigissem ao lugar onde iria ser o funeral, e não fazer um funeral no jogo, quem está a jogar, ao presenciar aquilo ainda fica menos divertido, até pelo contrário, fica triste.
Eles estavam no meio do nada praticamente.
Se vires o video notas que os que foram arruinar demoraram um grande bocado até chegar aquele sitio e pelo caminho só encontraram mais pessoas com as quais eles estavam destinados a encontrar-se, portanto acho que isso não é uma desulpa plausivél.

EDIT- Além disso muitos não o conheciam pessoalmente e apenas iam prestar homenagem ao jogador.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quinta 06 abr 2006, 16:49

Player-zero Escreveu:
João Miranda Escreveu:Cada vez mais as pessoas querem que os jogos sejam como um novo mundo. Isto pode ser bom, porque pode criar grandes comunidades de pessoas como em WoW, mas também mau como o que acabou de acontecer. Isso não devia ter aocntecido no jogo. Os jogadores se quisessem que se dirigissem ao lugar onde iria ser o funeral, e não fazer um funeral no jogo, quem está a jogar, ao presenciar aquilo ainda fica menos divertido, até pelo contrário, fica triste.
Eles estavam no meio do nada praticamente.
Se vires o video notas que os que foram arruinar demoraram um grande bocado até chegar aquele sitio e pelo caminho só encontraram mais pessoas com as quais eles estavam destinados a encontrar-se, portanto acho que isso não é uma desulpa plausivél.

EDIT- Além disso muitos não o conheciam pessoalmente e apenas iam prestar homenagem ao jogador.
e onde é que posso ver o video?
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quinta 06 abr 2006, 16:51

João Miranda Escreveu:
Player-zero Escreveu:
João Miranda Escreveu:Cada vez mais as pessoas querem que os jogos sejam como um novo mundo. Isto pode ser bom, porque pode criar grandes comunidades de pessoas como em WoW, mas também mau como o que acabou de acontecer. Isso não devia ter aocntecido no jogo. Os jogadores se quisessem que se dirigissem ao lugar onde iria ser o funeral, e não fazer um funeral no jogo, quem está a jogar, ao presenciar aquilo ainda fica menos divertido, até pelo contrário, fica triste.
Eles estavam no meio do nada praticamente.
Se vires o video notas que os que foram arruinar demoraram um grande bocado até chegar aquele sitio e pelo caminho só encontraram mais pessoas com as quais eles estavam destinados a encontrar-se, portanto acho que isso não é uma desulpa plausivél.

EDIT- Além disso muitos não o conheciam pessoalmente e apenas iam prestar homenagem ao jogador.
e onde é que posso ver o video?
Ajudava leres o primeiro post de todos.
É onde esta o link.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Responder