Vista - A nova plataforma

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quinta 12 abr 2007, 19:49

Comecei a usar o vista como OS único no meu PC, esta decisão foi em parte devido a ter comprado 2Gb de memoria. Com 2 Gb o Superfetch pode guardar mais coisas na memoria principal, diminuindo o tempo de load das aplicações mais usadas e, em geral, aumentando a suavidade do sistema.

Tenho tudo a funcionar perfeitamente, neste momento, excepto um pequeno problema. As catalyst 7.3 tem um erro no serviço "ATI External Event Utility" que se iniciar no arranque do vista dá um erro com o win32k.sys, que faz parte do kernell do windows.....logo é muito mau e vejo logo um BSOD.
A solução, para quem tiver o mesmo problema é executar o services.msc e desactivar o "ATI External Event Utility". Como este serviço não arranca, não há distinção em modo 2d e 3d, e assim, a placa fica sempre com os clocks 2d, o que implica menos desempenho. A solução é colocar o "ATI External Event Utility" em Manual e após o Vista ter carregado mandar iniciar este serviço. Esta é a solução até a ATI resolver este problema.

De resto estou a gostar.....ya.....podem crer. Nem parece algo vindo de mim. Mas após alguns tweaks no Vista e isto fica muito fixe. Hurray for Superfetch e Aero.

Umas dicas fixes:
Se carregarem na tecla Win+ um numero iniciam um programa que esteja na barra de quick launch. Por exemplo. Se na barra tiverem o Firefox-Messenger-Nero-utorrent-WMP, se carregarem em win + 1 iniciam o Firefox, se carregarem em Win + 4 iniciam o utorrent.

Já falei aqui sobre o Windows ter uma boa quantidade de serviços inúteis.
Aqui está uma lista sobre serviços que podem desactivar:
Application Layer Gateway Service
Application Management
Distributed Link Tracking Client
Distributed Transaction Coordinator
Function Discovery Provider Host
Function Discovery Resource Publication
Offline Files
Portable Device Enumerator Service
Remote Registry
Tablet PC Input Service
Windows Media Center Receiver Service
Windows Media Center Scheduler Service
Windows Media Center Service Launcher
Windows Media Player Network Sharing Service
WinHTTP Web Proxy Auto-Discovery Service
WebClient

Também desactivei outros serviços porque não tinha uso para eles, mas que outras pessoas podem querer manter:
Windows Search
Security Center
Windows Firewall
ReadyBoost

Uma dica que me foi muito útil:
O Vista tem configurado o Power Button não para desligar o PC, mas sim para entrar em hibernação. Mesmo o butão que está no Start menu é apenas para Hibernar e ao lado para Bloquear o Windows.
Para alterar isto vão a Control Panel, Power Options e no Power Plan que estão a usar cliquem em Change Plan Settings, depois em Advanced Power Settings. Em Power Button and LID escolham o StaTr Menu Power Button e sudem de Hibernate para Shutdown. E assim tem um botão de desligar o PC que desliga o PC......revolucionário, não?

Quem estiver a usar o Vista que partilhe algumas dicas com o resto do pessoal. :wink:
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 13 abr 2007, 12:06

Morbus Escreveu:-<1>- Claro que está a ser utilizado em background :P Eu não o desligo xD E não gosto do explorer porque dá bugs, e, apesar de nunca ter visto melhor (porque simplesmente não vi) acho-o difícil de trabalhar. Vou experimentar o do Vista mais a fundo e ver [:D]
-<2>- É a base da discussão! Será que para as pessoas que fazem isso mesmo interessa pagar por um novo explorer?
-<3>- Eu não sei de coisas mais importantes que se possa fazer... :-k Por isso é que perguntei X3
-<4>- Estive a pesquisar, e aquilo a que eu me refiro chama-se Windows Shell.
-<5>- Não, não é, pelo menos pelo que eu tenho lido e pelo que diz na wiki não é. A não ser que eu esteja enganado, claro.
-<6>- É a base da discussão! Será que para as pessoas que fazem isso mesmo interessa pagar por um novo explorer?
-<1>- Acredita, no vista as coisas estão muito idênticas, mostra umas melhorias aqui e ali, mas nada de realmente significativo, mas na minha opinião a navegação por pastas/ficheiros no Vista por teclado é muito, mas muito melhor! 8) Já agora alguém sabe como definir TODAS as pastas para mostrar a visão em lista por defeito? :? :lol:
-<2>- Para mim nunca foi nem é a base desta discussão, portanto... Mas pronto assim muito resumidamente e numa palavra depende!
-<3>- Para mim a importância de uma tarefa tão banal como a copia de simples ficheiros é algo que pode ser ou não importante, isto é; suponhamos que tenho uma pasta com uns quantos ficheiros de uma importância muito elevada para mim, portanto a cópia desses mesmos ficheiros é na minha opinião uma tarefa importante, e por isso convém que seja efectuada sem erros e/ou problemas, no entanto posso simplesmente estar a copiar um ficheiro que está num CD para o poder abrir e trabalhar nele, mas a sua cópia mesmo que falhe não é muito importante, pois poderei sempre efectuar a cópia de novo, à e tudo isto mas supondo que o CD está sem qualquer tipo de problema. :)
-<4>- A meu ver essa definição na wiki não está de todo correcta, seja porque confunde um pouco o que são skins e o que são shell's e porque minoriza de sobremaneira a complexidade e importância da shell do Windows efectiva, tipo só para teres uma ideia o XP e o 2003 não tem exactamente a mesma shell, como eles dão a entender, e o "Luna" e o "Royale" não passam de VisualStyles, ou seja são basicamente SKIN's, sim isso mesmo skins, não são shell's, já agora o longhorn teve várias shell's distintas, até o XP tem shell's diferentes, tipo acrida k o XP sem nenhum SP é algo diferente de que com o SP2, no que toca a nível de estabilidade então ui... E como é óbvio uma shell não é feita unica e exclusivamente por o explorer, no entanto arrisco a dizer que 90% do seu funcionamento útil assenta neste. ;) Já agora para teres noção do nível de complexidade da Shell do Windows. ;) :D Windows Shell.
-<5>- Já te respondi no ponto 4.
-<6>- Já te respondi no ponto 2.
Winjer Escreveu:Comecei a usar o vista como OS único no meu PC, esta decisão foi em parte devido a ter comprado 2Gb de memoria. Com 2 Gb o Superfetch pode guardar mais coisas na memoria principal, diminuindo o tempo de load das aplicações mais usadas e, em geral, aumentando a suavidade do sistema.

Tenho tudo a funcionar perfeitamente, neste momento, excepto um pequeno problema. As catalyst 7.3 tem um erro no serviço "ATI External Event Utility" que se iniciar no arranque do vista dá um erro com o win32k.sys, que faz parte do kernell do windows.....logo é muito mau e vejo logo um BSOD.
A solução, para quem tiver o mesmo problema é executar o services.msc e desactivar o "ATI External Event Utility". Como este serviço não arranca, não há distinção em modo 2d e 3d, e assim, a placa fica sempre com os clocks 2d, o que implica menos desempenho. A solução é colocar o "ATI External Event Utility" em Manual e após o Vista ter carregado mandar iniciar este serviço. Esta é a solução até a ATI resolver este problema.

De resto estou a gostar.....ya.....podem crer. Nem parece algo vindo de mim. Mas após alguns tweaks no Vista e isto fica muito fixe. Hurray for Superfetch e Aero.

Umas dicas fixes:
Se carregarem na tecla Win+ um numero iniciam um programa que esteja na barra de quick launch. Por exemplo. Se na barra tiverem o Firefox-Messenger-Nero-utorrent-WMP, se carregarem em win + 1 iniciam o Firefox, se carregarem em Win + 4 iniciam o utorrent.

Já falei aqui sobre o Windows ter uma boa quantidade de serviços inúteis.
Aqui está uma lista sobre serviços que podem desactivar:
Application Layer Gateway Service
Application Management
Distributed Link Tracking Client
Distributed Transaction Coordinator
Function Discovery Provider Host
Function Discovery Resource Publication
Offline Files
Portable Device Enumerator Service
Remote Registry
Tablet PC Input Service
Windows Media Center Receiver Service
Windows Media Center Scheduler Service
Windows Media Center Service Launcher
Windows Media Player Network Sharing Service
WinHTTP Web Proxy Auto-Discovery Service
WebClient

Também desactivei outros serviços porque não tinha uso para eles, mas que outras pessoas podem querer manter:
Windows Search
Security Center
Windows Firewall
ReadyBoost

Uma dica que me foi muito útil:
O Vista tem configurado o Power Button não para desligar o PC, mas sim para entrar em hibernação. Mesmo o butão que está no Start menu é apenas para Hibernar e ao lado para Bloquear o Windows.
Para alterar isto vão a Control Panel, Power Options e no Power Plan que estão a usar cliquem em Change Plan Settings, depois em Advanced Power Settings. Em Power Button and LID escolham o StaTr Menu Power Button e sudem de Hibernate para Shutdown. E assim tem um botão de desligar o PC que desliga o PC......revolucionário, não?

Quem estiver a usar o Vista que partilhe algumas dicas com o resto do pessoal. :wink:
Pá o SuperFetch é algo mesmo muito fixe, porque se nota que resulta, alem disso existem umas coisitas, pormenores aqui e ali que são bem vindos, a skin AERO é sem duvida bonita, mas para mim existem falhas, e uma grave é a que relatei, já agora se não te importares faz um teste do género e relata aqui ao pessoal, para ver se é mal do Vista em geral, ou se é apenas naquele PC, mas algo me diz que é geral lol. :lol:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » segunda 16 abr 2007, 16:25

Onde raio está o "Executar" No Windows Vista?
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 16 abr 2007, 16:36

Podes usar a barra de procura no Start menu. Escreves o comando e ele é executado.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » segunda 16 abr 2007, 16:42

Provavelmente já foi respodido algures, mas gostava de saber quanto ocupa a instalação do Vista com o mínimo de opções (instalação mínima)? Alguem me sabe dizer?
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 16 abr 2007, 18:42

Ocupa pouco mais de 7Gb, mais algum espaço para Swap Files e ficheiros temporários. Deve ter um total de 11Gb.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » segunda 16 abr 2007, 18:46

Hmmm... é puxadote pó meu HD de 80GB.. mas como penso ligar o HD antigo por USB sempre posso meter para lá os ficheiros mais "estáticos"...

De qualquer forma, ainda não penso mudar para o vista para já. Talvez mais para o final do ano..
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 19 abr 2007, 0:06

UUUUU UUUUUUU!!!!! AAAAWWWWWEEEEEE

Primeiro Bug encontrado.

Inumeros executáveis, que me retornam a mensagem de erro "Directório Inválido", impedindo-me de os executar e o mesmo aconteçe com todos os Setups de CD/DVD ou até de imagens .ISO....

Bem xau aí, vou reinstalar o Vista.
Última edição por ICE em quinta 19 abr 2007, 0:12, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 19 abr 2007, 0:09

ICE Escreveu:Bem xau aí, vou reinstalar o Vista.
Pensei que fosses a dizer, "vou reinstalar o XP"... :anxious:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 19 abr 2007, 0:13

Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:Bem xau aí, vou reinstalar o Vista.
Pensei que fosses a dizer, "vou reinstalar o XP"... :anxious:
Entao ainda so descobri um bug e ja ia voltar pro XP?

NAA! Eu gosto de dissecar os SO até ao tutano.... :twisted:
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 19 abr 2007, 0:15

ICE Escreveu:Entao ainda so descobri um bug e ja ia voltar pro XP?

NAA! Eu gosto de dissecar os SO até ao tutano.... :twisted:
Vê lá se descobres o buraco negro que come a RAM toda :twisted: :twisted: :twisted:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » quinta 19 abr 2007, 0:29

Bu77erCup242 Escreveu:Hummm ok. Bem de qualquer maneira de 150 para 600 vai uma diferenca grande, tinha que trocar de board 4 vezes para valer a pena os 600 euros. Se comprar , compro essa versao OEM.
A OEM tem uma cena que a mata quando comparada com a Ultimate e que essa sim faz a diferença toda na coisa.
Ela usa DRM security, ou seja, de x em x de segundos o win verifica tudo se tá original e senão tiver tchau ele avisa e ficas sem a coisa a funcionar. O pior disto tudo é que as placas gráficas que não tem drm(e até mesmo as que tem) podem também não funcionar com isso.
Ou seja, a OEM faz o teu pc mais lento e podes nem ter ele operacional ao instalares o vista porque algo não é reconhecido por causa da drm e depois só te apetece mandar a coisa pro lixo.
Não recomendo a OEM especialmente por causa disto.
Isto foi o que li num site.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quinta 19 abr 2007, 11:24

ICE Escreveu:
Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:Bem xau aí, vou reinstalar o Vista.
Pensei que fosses a dizer, "vou reinstalar o XP"... :anxious:
Entao ainda so descobri um bug e ja ia voltar pro XP?

NAA! Eu gosto de dissecar os SO até ao tutano.... :twisted:
Pois eu, após uma semana, voltei para o XP. O motivo é simples: o Vista ainda está muito verde. Alguns programas que não são compatíveis e drivers que ainda não estão a 100% (Catalyst).
Como prefiro ter o sistema 100% funcional voltei para o XP, por enquanto.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » quinta 19 abr 2007, 11:29

Winjer Escreveu:Pois eu, após uma semana, voltei para o XP. O motivo é simples: o Vista ainda está muito verde. Alguns programas que não são compatíveis e drivers que ainda não estão a 100% (Catalyst).
Como prefiro ter o sistema 100% funcional voltei para o XP, por enquanto.
Basicamente é essa a razão porque ainda não mudei. Tal como fiz com o XP, só mudei do Win98 depois de já existir o SP1. Vou esperar que o Vista fique menos verde (como muito bem dizes) antes de me aventurar..
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 20 abr 2007, 11:24

Linux isn't the only operating system users are asking Dell to put on its machines. As CNet reports, repeated requests on Dell's IdeaStorm website have prompted the PC maker to put Windows XP back on some of its PCs. Dell has brought back Windows XP Home and Windows XP Professional as alternative operating system choices for four of its Inspiron notebooks and two of its Dimension desktops. The move comes despite Microsoft's plan to mandate that PC vendors stop selling systems pre-loaded with Windows XP by the start of next year.

Dell's decision might not bode well for Vista sales, but Microsoft doesn't seem worried. CNet quotes Microsoft Product Manager Michael Burke as saying, "Dell is responding appropriately to a small minority of customers that had this specific request. But, as they have said before, the vast majority of consumers want the latest and greatest technology, and that includes Windows Vista."
Fonte

O Vista ainda não conseguiu convencer toda a gente. Mas também é algo normal num OS que entrou no mercado á pouco tempo.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Responder