O fim dos "Jogos para Crianças"

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » segunda 20 fev 2006, 21:38

Maedhros Escreveu:
O que existe, em geral, são jogos, que podem ser jogados por jovens E adultos, ou seja, jogos para jovens, mas suficientemente complexos para que um adulto não se sinta estupidificado. Não jogos para adultos. Mesmo ao longo da minha (curta) vida, joguei muito poucos jogos que mereciam essa categorização.
Repara numa coisa, tu consideras que o cinema é uma arte bastante madura e no entanto o que referiste aqui também se aplica a esta arte. Muito poucos filmes podem ser considerados realmente para adultos, tal como disseste, geralmente os filmes são suficientemente complexos para serem apreciados por um adulto mas não tanto que um jovem não os compreenda e até aprecie. Ve o caso do Saw. Muito aclamado pela critica no entanto qualquer adolescente com mais de 15 anos consegue percebe-lo e aprecia-lo, e como ele também posso incluir o Seven e até o Pianista.
Maedhros Escreveu: O mito, de que os jogos já são feitos para adultos, não passa disso mesmo: de um mito. Há ainda muito poucas tentaivas nesse sentido, e tristemente, não costumam ter sucesso. Ísto está a mudar lentamente, e é bom que assim seja, mas ainda está muito longe de ser uma forma de arte madura e consistente.
Eu concordo contigo neste ponto e tu comigo quando admites que o panorama está a mudar, lentamente, mas isso faz parte do amadurecimento de qualquer arte, o cinema precisou de mais de um século para chegar onde está, pelo contrário os jogos tem meio século de história e a verdadeira evolução começou à pouco mais de 10 anos, como foi referido anteriormente, acho que com tão pouco tempo o que hoje temos é um feito.
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 20 fev 2006, 21:53

ICE Escreveu:Repara numa coisa, tu consideras que o cinema é uma arte bastante madura e no entanto o que referiste aqui também se aplica a esta arte. Muito poucos filmes podem ser considerados realmente para adultos, tal como disseste, geralmente os filmes são suficientemente complexos para serem apreciados por um adulto mas não tanto que um jovem não os compreenda e até aprecie. Ve o caso do Saw. Muito aclamado pela critica no entanto qualquer adolescente com mais de 15 anos consegue percebe-lo e aprecia-lo, e como ele também posso incluir o Seven e até o Pianista.
Há muito mais cinema para além de Saw ou mesmo Seven. Desafio qualquer adolescente a descurtinar-me questões complexas como aquelas abordadas em alguns dos filmes do ano: Broken Flowers, Munich, Revolver, OldBoy, Syriana, Crash, BrokeBack Mountain, Capote, Descent, etc, etc, etc... Se podem ser vistos por adolescentes? Claro, mas muito poucos, talvez nenhuns, serão capazes de compreender grande parte das temáticas abordadas.

O que tu dizes tem alguma razão de ser, no sentido em que há filmes e jogos, que podem ser apreciados por adultos e jovens. O problema é que no caso dos jogos, quase não há jogos exclusivamente para adultos. No cinema, todos os anos há centenas (milhares?) de filmes cuja complexidade, afasta os mais jovens, ou então os deixa no escuro em termos da verdadeira profundidade da narrativa apresentada. Se achas que são poucos, só pode ser porque vês pouco cinema...
ICE Escreveu:Eu concordo contigo neste ponto e tu comigo quando admites que o panorama está a mudar, lentamente, mas isso faz parte do amadurecimento de qualquer arte, o cinema precisou de mais de um século para chegar onde está, pelo contrário os jogos tem meio século de história e a verdadeira evolução começou à pouco mais de 10 anos, como foi referido anteriormente, acho que com tão pouco tempo o que hoje temos é um feito.
Eu não acho um feito. Mas partilho a tua opinião. Já o escrevi em mil e um posts aqui, e reitero-o pela enésima vez. Já agora, só um reparo, os jogos não tem sequer meio século de existência... (se o tivessem, aí achava mesmo, que andavam a evoluir muito devagar, o cinema dos anos 40 é muito mais adulto que os jogos são actualmente).
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 21 fev 2006, 0:48

Com tanta discussão sobre o amadurecimento dos jogos como forma de entretenimento estamo-nos a desviar de certos pontos que coloquei anteriormente.

- Está ou não a comunidade Gamer mais madura? (A meu ver está)
- Está ou não a industria mais madura e melhor cimentada que há um par de anos atrás, a todos os níveis?
- Seria benéfico para esta industria apelar a outros publicos? nomeadamente ao sexo feminino e a jogadores casuais? (Não que não o faça actualmente, mas são muito raros os jogos que o fazem, The Sims e Eye Toy não chegam)
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 21 fev 2006, 1:18

ICE Escreveu:Com tanta discussão sobre o amadurecimento dos jogos como forma de entretenimento estamo-nos a desviar de certos pontos que coloquei anteriormente.

- Está ou não a comunidade Gamer mais madura? (A meu ver está)
- Está ou não a industria mais madura e melhor cimentada que há um par de anos atrás, a todos os níveis?
- Seria benéfico para esta industria apelar a outros publicos? nomeadamente ao sexo feminino e a jogadores casuais? (Não que não o faça actualmente, mas são muito raros os jogos que o fazem, The Sims e Eye Toy não chegam)
Creio que foi Nolan Bushnell que disse que a complexidade dos jogos afastou o jogador casual e a violência afastou o sexo feminino.
Sei por experiência que ICO, Pikmin ou Syberia, para nomear alguns jogos, atraem com muito mais facilidade o sexo feminino.
As razoes são variadas e podendo chegar a ser invocadas questões genéticas em ultimo, ou primeiro caso, conforme a linha de raciocínio que se quiser seguir.

Mas é a simplicidade, a beleza quer seja estética ou narrativa, a originalidade que permite a estes jogos fugir ao convencional, e o desafio que constituem que mais apela ao sexo feminino.
Mesmo dentro do genro é preciso fazer distinções, quanto mais não seja baseadas em gostos pessoais, aliás como acontece com o sexo masculino. Preciso distinguir porque rezam as crónica há por ai "miúdas" que "fragam" gente no Quake à doida.


Os crescentes custos de produção vão obrigar as editoras a procurar expandir o mercado. Não só serão alargadas as faixas etárias que se pretende atingir, e ao contrário do que se pode pensar não são as crianças a principal força de compra, como se irão promover e (re) inventar conceitos de jogos e de jogar.
Creio que é a tendência natural do mercado.

Assim é benéfico para a indústria a expansão quer de faixas etárias quer de género.
NO entanto é fundamental para a indústria que quem tem poder de decisão escute o mercado. E a verdade é que nos dias que correm é o mercado que escuta o que lhe dizem.

Finalizando............. "Elas" andam ai... :wink:
http://www.grrlgamer.com/
Avatar do Utilizador
Fiery Dragon
Junior
Mensagens: 77
Registado: terça 13 dez 2005, 19:41
Localização: Maia

Mensagem por Fiery Dragon » terça 21 fev 2006, 11:49

O facto de haver poucas mulheres a jogar, em meu entender, prende-se mais a factores sociais e culturais que a factores associados aos jogos e aos seus estilos propriamente ditos... Tenho algumas amigas jogadoras (nemt odas são malucas da cabeça que se ponham a fraggar tudo e todos como eu [:D] ) e todas elas são diferentes de alguma maneira na sua forma de ser e de estar das minhas outras amigas que não jogam. Ou seja, o facto de haver poucas mulheres jogadores é devido à mentalidade feminina e não tanto ao estilo dos videojogos.

Claro que se pode defender que se adaptem os estilos dos jogos para as mentalidades femininas, mas também se pode defender que as mentalidades mudem, conforme os estilos actuais. Afinal, não são os jogos que jogamos que mudam a nossa personalidade (talvez sim a maneira com os jogamos...).

Eu por mim gosto bastante mais dos jogos apelidados de masculinos de que os de apelidados de femininos... embora também os jogue de vez em quando [:)]
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 21 fev 2006, 12:10

Fiery Dragon Escreveu:O facto de haver poucas mulheres a jogar, em meu entender, prende-se mais a factores sociais e culturais que a factores associados aos jogos e aos seus estilos propriamente ditos... Tenho algumas amigas jogadoras (nemt odas são malucas da cabeça que se ponham a fraggar tudo e todos como eu [:D] ) e todas elas são diferentes de alguma maneira na sua forma de ser e de estar das minhas outras amigas que não jogam. Ou seja, o facto de haver poucas mulheres jogadores é devido à mentalidade feminina e não tanto ao estilo dos videojogos.

Claro que se pode defender que se adaptem os estilos dos jogos para as mentalidades femininas, mas também se pode defender que as mentalidades mudem, conforme os estilos actuais. Afinal, não são os jogos que jogamos que mudam a nossa personalidade (talvez sim a maneira com os jogamos...).

Eu por mim gosto bastante mais dos jogos apelidados de masculinos de que os de apelidados de femininos... embora também os jogue de vez em quando [:)]
os meus parabens.mostras uma mentalidade bem diferente do resto das raparigas...e concordo plenamente com essa opiniao da mentalidade feminina,pois é frequente ver/ouvir raparigas a dizer que nao jogam videojogos pois acham isso infantil e pouco apelativo.so é pena é que muitas dessas opinioes,nem sequer tenham uma base para se poderem referir nesses modos,pois quem da essas opinioes de certeza que nunca tocou num comando para jogar um jogo.é por estas e outras razoes que te dou os parabens pela tua mentalidade bem diferente.é caso para dizer que o morbus arranjou alguem mesmo à "medida dele" :roll: [:D]
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 21 fev 2006, 12:48

Fiery Dragon Escreveu:O facto de haver poucas mulheres a jogar, em meu entender, prende-se mais a factores sociais e culturais que a factores associados aos jogos e aos seus estilos propriamente ditos... Tenho algumas amigas jogadoras (nemt odas são malucas da cabeça que se ponham a fraggar tudo e todos como eu [:D] ) e todas elas são diferentes de alguma maneira na sua forma de ser e de estar das minhas outras amigas que não jogam. Ou seja, o facto de haver poucas mulheres jogadores é devido à mentalidade feminina e não tanto ao estilo dos videojogos.

Claro que se pode defender que se adaptem os estilos dos jogos para as mentalidades femininas, mas também se pode defender que as mentalidades mudem, conforme os estilos actuais. Afinal, não são os jogos que jogamos que mudam a nossa personalidade (talvez sim a maneira com os jogamos...).

Eu por mim gosto bastante mais dos jogos apelidados de masculinos de que os de apelidados de femininos... embora também os jogue de vez em quando [:)]
Eu concordo, que a mentalidade feminina e certos preconceitos sociais (derivados do estereótipo de gamer) afastam muitas mulheres dos jogos, e já agora, também muitos adultos.

Mas acho, que o facto de não haver jogos orientados para mulheres, também prejudica bastante a imagem dos videojogos como um todo, perante mulheres que nunca pegaram num comando. É normal, para ti, que já jogas jogos com um certa frequência, que aches os jogos para mulheres um pouco sem sentido, porque já te inseriste na comunidade e já compreendes o conceito de jogo.

Mas ponha-mo-nos na pele de uma mulher, e tentemos compreender o que ela vê, quando observa um jogo pela primeira vez. Para além do seu pensamente vir formatado com o típico, "É para crianças", vai encontrar uma imagética que gira muitas vezes em torno da acção exacerbada e da violência. Acham mesmo que ela se vai sentir atraída pelo meio? É como pedir a uma mulher que nunca viu um filme, e falar-lhe de que o cinema é muito evoluído e cativante, e depois ao espetar-lhe na cara filmes do Chuck Norris, Stallone ou Schwarzenegger... não me parece muito feliz.

Claro, que já existem jogos com apelo para mulheres, mas são poucos e ainda menos mostram a mesma qualidade e execução dos seus congéneres masculinos.

Para atrair as mulheres são precisos mais jogos unissexo, e mais jogos dirigidos às mulheres, seja sobe a forma de dramas, romances ou mesmo telenovelas videojogáveis. É isso que as atrai mais, não um conjunto de macho-mans que matam ets e monstros, acompanhados de heroínas de copa D e com fios dentais.... que infelizmente é um estereótipo em que se encaixam muitos jogos.

Como já referi anteriormente, são sintomas de uma arte precoce e que ainda está a dar os primeiros passos. Com o tempo, o ecliticismo do meio será cada vez maior, e mercados até agora intransponíveis, abrirão as suas portas.
Última edição por Maedhros em terça 21 fev 2006, 13:20, editado 1 vez no total.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 21 fev 2006, 13:13

Maedhros Escreveu:
Fiery Dragon Escreveu:O facto de haver poucas mulheres a jogar, em meu entender, prende-se mais a factores sociais e culturais que a factores associados aos jogos e aos seus estilos propriamente ditos... Tenho algumas amigas jogadoras (nemt odas são malucas da cabeça que se ponham a fraggar tudo e todos como eu [:D] ) e todas elas são diferentes de alguma maneira na sua forma de ser e de estar das minhas outras amigas que não jogam. Ou seja, o facto de haver poucas mulheres jogadores é devido à mentalidade feminina e não tanto ao estilo dos videojogos.

Claro que se pode defender que se adaptem os estilos dos jogos para as mentalidades femininas, mas também se pode defender que as mentalidades mudem, conforme os estilos actuais. Afinal, não são os jogos que jogamos que mudam a nossa personalidade (talvez sim a maneira com os jogamos...).

Eu por mim gosto bastante mais dos jogos apelidados de masculinos de que os de apelidados de femininos... embora também os jogue de vez em quando [:)]
Eu concordo, que a mentalidade feminina e certos preconceitos sociais (derivados do estereótipo de gamer) afastam muitas mulheres dos jogos, e já agora, também muitos adultos.

Mas acho, que o facto de não haver jogos orientados para mulheres, também prejudica bastante a imagem dos videojogos como um todo, perante mulheres que nunca pegaram num comando. É normal, para ti, que já jogas jogos com um certa frequência, que aches os jogos para mulheres um pouco sem sentido, porque já te inseriste na comunidade e já compreendes o conceito de jogo.

Mas ponhamo-nos na pele de uma mulher, e tentemos compreender o que ela vê, quando observa um jogo pela primeira vez. Para além do seu pensamente vir formatado com o típico, "É para crianças", vai encontrar uma imagética que gira muitas vezes em torno da acção exacerbada e da violência. Acham mesmo que ela se vai sentir atraída pelo meio? É como pedir a uma mulher que nunca viu um filme, e falar-lhe de que o cinema é muito evoluído e cativante, e depois ao espetar-lhe na cara filmes do Chuck Norris, Stallone ou Schwarzenegger... não me parece muito feliz.

Claro, que já existem jogos com apelo para mulheres, mas são poucos e ainda menos mostram a mesma qualidade e execução dos seus congéneres masculinos.

Para atrair as mulheres são precisos mais jogos unissexo, e mais jogos dirigidos às mulheres, seja sobe a forma de dramas, romances ou mesmo telenovelas videojogáveis. É isso que as atrai mais, não um conjunto de macho-mans que matam ets e monstros, acompanhados de heroínas de copa D e com fios dentais.... que infelizmente é um estereótipo em que se encaixam muitos jogos.

Como já referi anteriormente, são sintomas de uma arte precoce e que ainda está a dar os primeiros passos. Com o tempo, o ecliticismo do meio será cada vez maior, e mercados até agora intransponíveis, abrirão as suas portas.
tens uma opiniao bem formada maedhros,mas por favor nao se ponham a inventar telenovelas em formato de videojogo... tenham piedade.eu ate curto ver algumas,mas passar isso a jogo era uma loucura.quanto aos jogos de romance e dramas eu concordo e alias acho que seria uma boa alternativa.
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 21 fev 2006, 13:25

Hunter Escreveu:tens uma opiniao bem formada maedhros,mas por favor nao se ponham a inventar telenovelas em formato de videojogo... tenham piedade.eu ate curto ver algumas,mas passar isso a jogo era uma loucura.quanto aos jogos de romance e dramas eu concordo e alias acho que seria uma boa alternativa.
A ideia não é tu ou eu gostarmos (o que, felizmente, nunca vai acontecer). A ideia é elas gostarem. O problema desta indústria/arte é mesmo esse: só pensarem em mentes masculinas. Acho que telenovelas videojogáveis é um dos principais pontos de ataque ao mercado feminino. Afinal, não é por acaso, que o Sims, é dos jogos mais jogados por mulheres...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 21 fev 2006, 13:57

Maedhros Escreveu:
Hunter Escreveu:tens uma opiniao bem formada maedhros,mas por favor nao se ponham a inventar telenovelas em formato de videojogo... tenham piedade.eu ate curto ver algumas,mas passar isso a jogo era uma loucura.quanto aos jogos de romance e dramas eu concordo e alias acho que seria uma boa alternativa.
A ideia não é tu ou eu gostarmos (o que, felizmente, nunca vai acontecer). A ideia é elas gostarem. O problema desta indústria/arte é mesmo esse: só pensarem em mentes masculinas. Acho que telenovelas videojogáveis é um dos principais pontos de ataque ao mercado feminino. Afinal, não é por acaso, que o Sims, é dos jogos mais jogados por mulheres...
mas olha que eu nao considero o sims uma novela.acho que neste ponto andas um pouco confuso :P
off-topic:esse avatar por acaso nao é o george cloney??? ou é o sadam hussein???? :shock:
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 21 fev 2006, 14:23

Hunter Escreveu:
Maedhros Escreveu:
Hunter Escreveu:tens uma opiniao bem formada maedhros,mas por favor nao se ponham a inventar telenovelas em formato de videojogo... tenham piedade.eu ate curto ver algumas,mas passar isso a jogo era uma loucura.quanto aos jogos de romance e dramas eu concordo e alias acho que seria uma boa alternativa.
A ideia não é tu ou eu gostarmos (o que, felizmente, nunca vai acontecer). A ideia é elas gostarem. O problema desta indústria/arte é mesmo esse: só pensarem em mentes masculinas. Acho que telenovelas videojogáveis é um dos principais pontos de ataque ao mercado feminino. Afinal, não é por acaso, que o Sims, é dos jogos mais jogados por mulheres...
mas olha que eu nao considero o sims uma novela.acho que neste ponto andas um pouco confuso :P
off-topic:esse avatar por acaso nao é o george cloney??? ou é o sadam hussein???? :shock:
Eu acho que o sims é o mais próximo de uma novela que os jogos chegaram. Têm muito daquilo que define uma novela: romance, amizade, intrigas do dia a dia, e claro, o apelo ao espírito voyeurista e coscuvilheiro que atrai o público destes formatos. Para ser uma verdadeira novela interactiva só lhe falta mesmo um argumento que conduza o jogador. Por isso, não sei porque achas estranho eu achar que o sims é aprecido com as novelas. Já vi muitas revistas a chamarem-lhe o reality show dos jogos, por isso não sou só eu a ver ligação.

OFFTOPIC: É o Clooney em Syriana.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 21 fev 2006, 14:45

Maedhros Escreveu:Mas ponha-mo-nos na pele de uma mulher, e tentemos compreender o que ela vê, quando observa um jogo pela primeira vez. Para além do seu pensamente vir formatado com o típico, "É para crianças", vai encontrar uma imagética que gira muitas vezes em torno da acção exacerbada e da violência. Acham mesmo que ela se vai sentir atraída pelo meio?
Eu discordo contigo neste ponto Maedhros, acho que as mulheres de hoje já não tem essa ideia, do "é para crianças". Não sei que amigas tens :P mas posso-te dizer que as minhas não pensam isso :D , antes pelo contrário. Tenho muitas amigas jogadoras, a grande maioria do Sims, como não poderia deixar de ser, pois foram pegando o bichinho umas às outras, mas também te posso dizer que os jogos de corridas, em especial o NFS também faz parte da lista de preferências de muitas mulheres por esse mundo fora. E posso-te dizer que começei a jogar Broken Sword na casa da minha Ex-namorada. Todos estes géneros que referi não contém violência e acabam por apelar a várias mulheres, infelizmente não a um numero considerável. Pelo que o problema há de ser mais profundo do que isso que referiste.


Concordo contigo quando dizes que a violência pode afasta-las, mas entre o poder e o ser há uma grande diferença. Dou-te um exemplo, isto foi dito pela minha namorada:
- Eu adorava jogar Doom 3 porque vi o meu mano a jogar e adorei, mas quando tentei, cruzes tantas teclas. É muita confusão pra mim. É realmente preciso utilizar o teclado todo mais o rato pra se jogar aqueles jogos?

E esta hein???? :D

Este é pra mim um dos problemas fundamentais, muitos dos jogos estão virados para o jogador hardcore, como é o caso dos FPS. As mulheres até gostam mas como são jogadoras ocasionais acabam por desistir pois não estão para perder muito tempo. Se os controlos destes jogos fossem mais simples aposto contigo que elas, assim como muitos jogadores ocasionais aderiam.
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 21 fev 2006, 15:19

ICE Escreveu:Eu discordo contigo neste ponto Maedhros, acho que as mulheres de hoje já não tem essa ideia, do "é para crianças". Não sei que amigas tens :P mas posso-te dizer que as minhas não pensam isso :D , antes pelo contrário. Tenho muitas amigas jogadoras, a grande maioria do Sims, como não poderia deixar de ser, pois foram pegando o bichinho umas às outras, mas também te posso dizer que os jogos de corridas, em especial o NFS também faz parte da lista de preferências de muitas mulheres por esse mundo fora. E posso-te dizer que começei a jogar Broken Sword na casa da minha Ex-namorada. Todos estes géneros que referi não contém violência e acabam por apelar a várias mulheres, infelizmente não a um numero considerável. Pelo que o problema há de ser mais profundo do que isso que referiste.


Concordo contigo quando dizes que a violência pode afasta-las, mas entre o poder e o ser há uma grande diferença. Dou-te um exemplo, isto foi dito pela minha namorada:
- Eu adorava jogar Doom 3 porque vi o meu mano a jogar e adorei, mas quando tentei, cruzes tantas teclas. É muita confusão pra mim. É realmente preciso utilizar o teclado todo mais o rato pra se jogar aqueles jogos?

E esta hein???? :D

Este é pra mim um dos problemas fundamentais, muitos dos jogos estão virados para o jogador hardcore, como é o caso dos FPS. As mulheres até gostam mas como são jogadoras ocasionais acabam por desistir pois não estão para perder muito tempo. Se os controlos destes jogos fossem mais simples aposto contigo que elas, assim como muitos jogadores ocasionais aderiam.
1. Sim, é verdade que os controlos são complexos e que afastam os jogadores pouco calejados. Mas como dizem os americanos: "Where theres is a will, there is a way". Se nós os conseguimos apreender, também elas conseguem, desde que queiram. Não me lembro de ver nenhum artigo a mostar que as mulheres são incapazes de jogar com um teclado ou comando. É preciso é que elas se sintam fascinadas e interessadas o suficiente pelo tema para o fazerem. Ao contrário do que possa parecer, o Sims não é assim tão intuitivo para pessoas comuns, no entanto, as mulheres rapidamente dominam o jogo. Será só porque o interface é muito intuitivo? Ou porque o desejo de experimentar ajuda a sobrepor as barreiras?

2. O facto da tua namorada ter gostos mais "masculinos", não muda o panormama geral das mulheres. As mulheres não apreciam violência, acção ou quaisquer outros disparates como aqueles abordados em jogos como Doom. Aliás, tu próprio mostras isso no teu texto. As mulheres que conheces jogam Sims, NFS e Broken Sword, ambos jogos em que o apelo não é a acção ou argumentos para adolescentes precoces. E repara que o nfs não tem um sistema de controle muito mais intuitivo que o Doom! Pensa bem... achas que uma mulher "normal" prefere ver o "Revenge of the Sith" ou ver "Elizabethtown"? Eu não digo que não haja excepções, mas a regra é esta.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 21 fev 2006, 15:43

Maedhros Escreveu:
1. Sim, é verdade que os controlos são complexos e que afastam os jogadores pouco calejados. Mas como dizem os americanos: "Where theres is a will, there is a way". Se nós os conseguimos apreender, também elas conseguem, desde que queiram. Não me lembro de ver nenhum artigo a mostar que as mulheres são incapazes de jogar com um teclado ou comando. É preciso é que elas se sintam fascinadas e interessadas o suficiente pelo tema para o fazerem. Ao contrário do que possa parecer, o Sims não é assim tão intuitivo para pessoas comuns, no entanto, as mulheres rapidamente dominam o jogo. Será só porque o interface é muito intuitivo? Ou porque o desejo de experimentar ajuda a sobrepor as barreiras?
É obvio que o desejo de experimentar ajuda a sobrepor as barreiras, foi devido a esse mesmo desejo que nós as transpusemos. No entanto, repara, não é por falta de desejo que a minha namorada não joga é por falta de tempo para aprender a jogar. Se o jogo fosse mais intuitivo ela já jogaria há muito. Quem me diz a mim, ou a ti, que é só com raros exemplos como a minha namorada que isto acontece?
Maedhros Escreveu: As mulheres não apreciam violência, acção ou quaisquer outros disparates como aqueles abordados em jogos como Doom.

Aqui entras num campo perigoso, estás a coloca-las todas na mesma caixa! Há muita mulher por este mundo que escolheria o Revenge of The Sith ao Elizabethtown, por alguma razão o primeiro vendeu 3/4 vezes mais que o segundo.

Eu não digo que jogos como o Doom, FEAR ou até Tekkens da vida apelem às mulheres porque são realmente feitos a pensar nos Homens, mas não posso concordar quando dizes que não lhes apelam, vai de mulher para mulher, assim como eu não gosto de RPG há mulheres que gostam e assim como "ela" não gosta de FPS gosto eu. Depende de cada um, é extremamente subjectivo para se falar em regras.

Para mim o grande problema é mesmo este, os jogos de hoje, a sua grande maioria, são feitos a pensar nos Homens e de preferência já calejados, os chamados Hardcore Gamers, e não têm em conta as pequenas vicissitudes que apelam às mulheres e aos jogadores ocasionais.
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 21 fev 2006, 15:56

ICE Escreveu:É obvio que o desejo de experimentar ajuda a sobrepor as barreiras, foi devido a esse mesmo desejo que nós as transpusemos. No entanto, repara, não é por falta de desejo que a minha namorada não joga é por falta de tempo para aprender a jogar. Se o jogo fosse mais intuitivo ela já jogaria há muito. Quem me diz a mim, ou a ti, que é só com raros exemplos como a minha namorada que isto acontece?

Aqui entras num campo perigoso, estás a coloca-las todas na mesma caixa! Há muita mulher por este mundo que escolheria o Revenge of The Sith ao Elizabethtown, por alguma razão o primeiro vendeu 3/4 vezes mais que o segundo.

Eu não digo que jogos como o Doom, FEAR ou até Tekkens da vida apelem às mulheres porque são realmente feitos a pensar nos Homens, mas não posso concordar quando dizes que não lhes apelam, vai de mulher para mulher, assim como eu não gosto de RPG há mulheres que gostam e assim como "ela" não gosta de FPS gosto eu. Depende de cada um, é extremamente subjectivo para se falar em regras.

Para mim o grande problema é mesmo este, os jogos de hoje, a sua grande maioria, são feitos a pensar nos Homens e de preferência já calejados, os chamados Hardcore Gamers, e não têm em conta as pequenas vicissitudes que apelam às mulheres e aos jogadores ocasionais.
Sim, mas o que eu disse foi que a regra não é essa. Se leres bem o post, vês, que eu digo que há excepções. Mas a regra geral não é essa. Qualquer estudo baratucho te pode mostrar isso. Por muito reconfortante que possa ser a ideia de as mulheres preferirem Star Wars a Elizabethtown, ela é falsa para a grande maioria das mulheres. Sobretudo quando se fala nas mais velhas.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Responder