O fim dos "Jogos para Crianças"

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 21 fev 2006, 21:00

Quanto ao the sims ser uma um reality show, acho isso uma aberração :shock: Eu gosto muito de the sims mas gosto mais pela sua faceta de RPG (muito presente), que é o meu género preferido, e pela parte de construir e decorar, de que sempre gostei...

Essa da complicação das teclas é uma razão óbvia :twisted: Se elas são assim tão complicadas como são, como é não havia de se sentir constrangidas e intimidadas ao se depararem com algo que quase as supera em termmos de complicação?! :twisted: :twisted: :twisted:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 21 fev 2006, 23:12

Morbus Escreveu:Quanto ao the sims ser uma um reality show, acho isso uma aberração :shock: Eu gosto muito de the sims mas gosto mais pela sua faceta de RPG (muito presente), que é o meu género preferido, e pela parte de construir e decorar, de que sempre gostei...

Essa da complicação das teclas é uma razão óbvia :twisted: Se elas são assim tão complicadas como são, como é não havia de se sentir constrangidas e intimidadas ao se depararem com algo que quase as supera em termmos de complicação?! :twisted: :twisted: :twisted:
Não sei porquê Morbus. Pensa um pouco, que facetas emocionais é que o Sims provoca? Vouyerismo, apelo aos sentimentos supérfulos e banais, coscuvilhice... etc. Atenção que eu não digo isto de forma perjurativa. Mas a verdade é que os Sims têm muito em comum com os relaity shows. Quase todas as críticas que vi, mencionavam o facto, portanto não é uma aberração. Acho que a matriz do jogo tem muito mais de reality show e de estratégia que de rpg, Morbus!!! Mas, como sempre, é a tua opinião, e tens todo o direito de a ter.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 21 fev 2006, 23:45

Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:Quanto ao the sims ser uma um reality show, acho isso uma aberração :shock: Eu gosto muito de the sims mas gosto mais pela sua faceta de RPG (muito presente), que é o meu género preferido, e pela parte de construir e decorar, de que sempre gostei...

Essa da complicação das teclas é uma razão óbvia :twisted: Se elas são assim tão complicadas como são, como é não havia de se sentir constrangidas e intimidadas ao se depararem com algo que quase as supera em termmos de complicação?! :twisted: :twisted: :twisted:
Não sei porquê Morbus. Pensa um pouco, que facetas emocionais é que o Sims provoca? Vouyerismo, apelo aos sentimentos supérfulos e banais, coscuvilhice... etc. Atenção que eu não digo isto de forma perjurativa. Mas a verdade é que os Sims têm muito em comum com os relaity shows. Quase todas as críticas que vi, mencionavam o facto, portanto não é uma aberração. Acho que a matriz do jogo tem muito mais de reality show e de estratégia que de rpg, Morbus!!! Mas, como sempre, é a tua opinião, e tens todo o direito de a ter.
Concordo! Só tenho pena é que seja isso que apela às mulheres! LOOOOL. Jocking

O facto é que é isto que desperta o interesse nelas por novelas e pelo Sims, mas não creio que seja isso que desperte nelas interesse pelo cinema. Nem me quero acreditar nisso, ver a Lista de Schindler por coscuvelhice :shock: !!!! Portanto numa primeira fase criar jogos que lhes despertem esses"sentimentos supérfulos" até elas ficarem com o bichinho videojogável, depois elas próprias começarão a procurar novas emoções, novos sentimentos, novos desafios e partirão para outros géneros e quando der-mos por ela já elas são mais que nós :D
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 21 fev 2006, 23:51

ICE Escreveu:
Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:Quanto ao the sims ser uma um reality show, acho isso uma aberração :shock: Eu gosto muito de the sims mas gosto mais pela sua faceta de RPG (muito presente), que é o meu género preferido, e pela parte de construir e decorar, de que sempre gostei...

Essa da complicação das teclas é uma razão óbvia :twisted: Se elas são assim tão complicadas como são, como é não havia de se sentir constrangidas e intimidadas ao se depararem com algo que quase as supera em termmos de complicação?! :twisted: :twisted: :twisted:
Não sei porquê Morbus. Pensa um pouco, que facetas emocionais é que o Sims provoca? Vouyerismo, apelo aos sentimentos supérfulos e banais, coscuvilhice... etc. Atenção que eu não digo isto de forma perjurativa. Mas a verdade é que os Sims têm muito em comum com os relaity shows. Quase todas as críticas que vi, mencionavam o facto, portanto não é uma aberração. Acho que a matriz do jogo tem muito mais de reality show e de estratégia que de rpg, Morbus!!! Mas, como sempre, é a tua opinião, e tens todo o direito de a ter.
Concordo! Só tenho pena é que seja isso que apela às mulheres! LOOOOL. Jocking

O facto é que é isto que desperta o interesse nelas por novelas e pelo Sims, mas não creio que seja isso que desperte nelas interesse pelo cinema. Nem me quero acreditar nisso, ver a Lista de Schindler por coscuvelhice :shock: !!!! Portanto numa primeira fase criar jogos que lhes despertem esses"sentimentos supérfulos" até elas ficarem com o bichinho videojogável, depois elas próprias começarão a procurar novas emoções, novos sentimentos, novos desafios e partirão para outros géneros e quando der-mos por ela já elas são mais que nós :D
O que atrai mais as mulheres no cinema, são os romances e os dramas, dois géneros muito parcos em videojogos.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 22 fev 2006, 0:06

Maedhros Escreveu: O que atrai mais as mulheres no cinema, são os romances e os dramas, dois géneros muito parcos em videojogos.
Sem duvida, concordo em pleno, é isso que mais as atrai a par da comédia!
Solução: há que criar jogos com esse estilo, se são parcos produzem-se. Bem sei que é facil dizer, dificil executar, porque a industria não está para aqui virada, mas acredito que um dia as editoras e produtoras verão o potencial latente de investir neste mercado.
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 22 fev 2006, 0:13

Creio que estão a generalizar as mulheres.
Todas as que conheço gostam essencilamente de aventuras graficas, jogos casuais, como o Eye Toy ou Sing Star.
Dizer que "novelas" videojogaveis ou romances e dramas são o que desperta mais atenção nas mulheres parece-me redutor.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 22 fev 2006, 0:16

Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:Quanto ao the sims ser uma um reality show, acho isso uma aberração :shock: Eu gosto muito de the sims mas gosto mais pela sua faceta de RPG (muito presente), que é o meu género preferido, e pela parte de construir e decorar, de que sempre gostei...

Essa da complicação das teclas é uma razão óbvia :twisted: Se elas são assim tão complicadas como são, como é não havia de se sentir constrangidas e intimidadas ao se depararem com algo que quase as supera em termmos de complicação?! :twisted: :twisted: :twisted:
Não sei porquê Morbus. Pensa um pouco, que facetas emocionais é que o Sims provoca? Vouyerismo, apelo aos sentimentos supérfulos e banais, coscuvilhice... etc. Atenção que eu não digo isto de forma perjurativa. Mas a verdade é que os Sims têm muito em comum com os relaity shows. Quase todas as críticas que vi, mencionavam o facto, portanto não é uma aberração. Acho que a matriz do jogo tem muito mais de reality show e de estratégia que de rpg, Morbus!!! Mas, como sempre, é a tua opinião, e tens todo o direito de a ter.
Isso depende exclusivamente da maneira como jogamos The Sims. Se queres que te diga, para perceberes porque disse que há uma vertente RPG, claro que há, eu começo o jogo só com uma personagem, homem, adulto, o mais semelhante a mim possível... a sua aspiração, como é óbvio :twisted: é romance [:D] . Depois lá vou eu "marchando" umas meninas (préviamente feitas por mim, em lotes ao lado [:D] ) e ganhando dinheiro até ter uma casa de sonho (entenda-se, uma casa que vale por volta de 500.000§ ). Claro que isto demora tempo e só se consegue depois de vários meses a jogar, não sempre seguido, obviamente. Mas é para isso mesmo que o sims serve para mim, "dar umas voltinhas no the sims com o meu Cuecas Mocho, é assim que se chama sempre o meu personagem, e fazer umas casas e decora-las. O RPG está lá, basta jogá-lo.

Uma nota importante: tenho o livre arbítrio sempre ligado quando já tenho família, pelo que raramente "mexo" na mulher e nos filhos, o que acentua ainda mais a "minha" personagem. Por isto é que digo que existe um RPG em The Sims, pensei que tivessem entendido isso... :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 22 fev 2006, 0:18

Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:Quanto ao the sims ser uma um reality show, acho isso uma aberração :shock: Eu gosto muito de the sims mas gosto mais pela sua faceta de RPG (muito presente), que é o meu género preferido, e pela parte de construir e decorar, de que sempre gostei...

Essa da complicação das teclas é uma razão óbvia :twisted: Se elas são assim tão complicadas como são, como é não havia de se sentir constrangidas e intimidadas ao se depararem com algo que quase as supera em termmos de complicação?! :twisted: :twisted: :twisted:
Não sei porquê Morbus. Pensa um pouco, que facetas emocionais é que o Sims provoca? Vouyerismo, apelo aos sentimentos supérfulos e banais, coscuvilhice... etc. Atenção que eu não digo isto de forma perjurativa. Mas a verdade é que os Sims têm muito em comum com os relaity shows. Quase todas as críticas que vi, mencionavam o facto, portanto não é uma aberração. Acho que a matriz do jogo tem muito mais de reality show e de estratégia que de rpg, Morbus!!! Mas, como sempre, é a tua opinião, e tens todo o direito de a ter.
Isso depende exclusivamente da maneira como jogamos The Sims. Se queres que te diga, para perceberes porque disse que há uma vertente RPG, claro que há, eu começo o jogo só com uma personagem, homem, adulto, o mais semelhante a mim possível... a sua aspiração, como é óbvio :twisted: é romance [:D] . Depois lá vou eu "marchando" umas meninas (préviamente feitas por mim, em lotes ao lado [:D] ) e ganhando dinheiro até ter uma casa de sonho (entenda-se, uma casa que vale por volta de 500.000§ ). Claro que isto demora tempo e só se consegue depois de vários meses a jogar, não sempre seguido, obviamente. Mas é para isso mesmo que o sims serve para mim, "dar umas voltinhas no the sims com o meu Cuecas Mocho, é assim que se chama sempre o meu personagem, e fazer umas casas e decora-las. O RPG está lá, basta jogá-lo.

Uma nota importante: tenho o livre arbítrio sempre ligado quando já tenho família, pelo que raramente "mexo" na mulher e nos filhos, o que acentua ainda mais a "minha" personagem. Por isto é que digo que existe um RPG em The Sims, pensei que tivessem entendido isso... :wink:
Eu entendi... só disse que não é o ponto fulcral do jogo.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 22 fev 2006, 0:30

pedropaulo Escreveu:Creio que estão a generalizar as mulheres.
Todas as que conheço gostam essencilamente de aventuras graficas, jogos casuais, como o Eye Toy ou Sing Star.
Dizer que "novelas" videojogaveis ou romances e dramas são o que desperta mais atenção nas mulheres parece-me redutor.
pedropaulo, o que dissemos foi "(...)o que desperta mais(...)", como referiste, não a unica coisa que desperta. Isso sim seria redutor.
Tens que concordar conosco que romances e dramas (e eu inclui também a comédia) é aquilo que mais faz tilintar o interesse feminino no geral, obviamente que não são os unicos e há várias excepções.
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 22 fev 2006, 0:34

ICE Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Creio que estão a generalizar as mulheres.
Todas as que conheço gostam essencilamente de aventuras graficas, jogos casuais, como o Eye Toy ou Sing Star.
Dizer que "novelas" videojogaveis ou romances e dramas são o que desperta mais atenção nas mulheres parece-me redutor.
pedropaulo, o que dissemos foi "(...)o que desperta mais(...)", como referiste, não a unica coisa que desperta. Isso sim seria redutor.
Tens que concordar conosco que romances e dramas (e eu inclui também a comédia) é aquilo que mais faz tilintar o interesse feminino no geral, obviamente que não são os unicos e há várias excepções.
Assino por baixo. Óbvio que, à falta deste géneros, as mulheres apenas poderão gostar dos géneros que mais aproximam dos seus gostos, aqueles que o PedroPaulo enumera, e muito bem.
Reparem, que, como tenho vindo a advogar, são de todos os géneros videojogáveis, aqueles em que menos habitam as características típicas de um jogo para homens, ou seja, são jogos violence-free, completamente unissexuais...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 22 fev 2006, 13:43

Fugindo um pouco ao tema em causa no momento e regressando ao que se discutiu anteriormente, peço-vos para lerem esta noticia:

http://www.gamesindustry.biz/news.php?aid=14852

The Shadow of the Colossus destronou NFS Most Wanted do top inglês.
Que significará isto?A vontade do público em experiências novas, em jogar algo diferente? Até em jogar um jogo artisticamente belo? Ou, pelo contrário, o sucesso deste jogo deve-se ao enorme suporte dado pela SCI e às suas campanhas de Markting?
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 22 fev 2006, 13:52

ICE Escreveu:Fugindo um pouco ao tema em causa no momento e regressando ao que se discutiu anteriormente, peço-vos para lerem esta noticia:

http://www.gamesindustry.biz/news.php?aid=14852

The Shadow of the Colossus destronou NFS Most Wanted do top inglês.
Que significará isto?A vontade do público em experiências novas, em jogar algo diferente? Até em jogar um jogo artisticamente belo? Ou, pelo contrário, o sucesso deste jogo deve-se ao enorme suporte dado pela SCI e às suas campanhas de Markting?
por aquilo que o jogo parece querer representar,esta mais que visto que o publico esta a espera de algo novo/inovador.e pelos comentarios que li,este jogo é um dos poucos jogos que sao considerados originais.outra das explicaçoes para este resultado deve-se ao facto de na minha opiniao,o ser humano ter uma enorme admiraçao pelo imaginario medieval/fantastico,ou seja,tudo aquilo que nos nao temos possibilidade ,de observar no dia-a-dia,é nos dado neste jogo(desde cenarios irreais e incrivelmete belos,a uma historia que parece ser bastante boa).
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » sexta 07 abr 2006, 1:42

Uma noticia bem interressante. Segundo este estudo o maior consumidor de videojogos situa-se na idade adulta. Não significa isso que estes consumidores joguem os jogos que vemos nas prateleiras das superficies comercias! Podem muito bem ser usuários dos "Browser Games". Não obstante, seguindo este estudo parece-me claro que o maior nicho de mercado dos videojogos são os jogadores adultos masculinos. Estes jogadores já não têm paciência para jogos desprovidos de conteúdo. Basta ver pelos fóruns desse mundo fora, os jogadores demandam novas experiências e enredos mais adultos. A meu ver , continuando esta tendência os videojogos vão amuderecer cada vez mais.
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Mensagem por pimenta » domingo 14 mai 2006, 14:50

Ok...Ok... Claro que é mau para pessoas da minha idade jogarem jogos de terror para maiores de 18, mas não consigo evitar... eu sei que já foi referido muitas vezes em revistas, na internet, jornais, como os jogos não deviam ser vendidos a pessoas mais novas do que é recomendado pela "ESBR" e tudo isso (acho que há 3 ou 4 meses até li na Mega Score uma publicação, que penso eu era da Erica C. A., que tambem falava nisso); mas já que para as lojas que vendem videojogos basta um "puto" de 14 anos aparecer lá com 50 € para levar um jogo para maiores de 18 para casa, eu aproveito... O mundo é assim! Os "adultos responsáveis" vendem jogos para adultos a crianças!
Eu, por exemplo, tenho na minha lista de jogos "passados" jogos como Max Payne 1 e 2, Manhunt, GTA VC e SA, BloodRayne e outras publicações que, supostamente, são só para adultos!
E já agora, eu, ao contrário de outras pessoas que parecem levar com eles a violência dos videojogos para o mundo real, jogo com uma coisa na cabeça: "É tudo ficção" (De qualquer maneira, para já não há perigo, já que não tenho corpo para bater sequer num miudo de 10 anos (É verdade, já tentei!(estou a brincar!)))



"Nobody dies a virgin, life f*ck us all"
Já agora, onde é que foste buscar essa frase, Cyrax? Se é mesmo tua fica a saber que me ri um bom bocado ao lê-la!
:)

Desculpem-me todos por me estar a desviar da vossa conversa...
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 14 mai 2006, 23:54

pimenta Escreveu:Ok...Ok... Claro que é mau para pessoas da minha idade jogarem jogos de terror para maiores de 18, mas não consigo evitar... eu sei que já foi referido muitas vezes em revistas, na internet, jornais, como os jogos não deviam ser vendidos a pessoas mais novas do que é recomendado pela "ESBR" e tudo isso (acho que há 3 ou 4 meses até li na Mega Score uma publicação, que penso eu era da Erica C. A., que tambem falava nisso); mas já que para as lojas que vendem videojogos basta um "puto" de 14 anos aparecer lá com 50 € para levar um jogo para maiores de 18 para casa, eu aproveito... O mundo é assim! Os "adultos responsáveis" vendem jogos para adultos a crianças!
Eu, por exemplo, tenho na minha lista de jogos "passados" jogos como Max Payne 1 e 2, Manhunt, GTA VC e SA, BloodRayne e outras publicações que, supostamente, são só para adultos!
E já agora, eu, ao contrário de outras pessoas que parecem levar com eles a violência dos videojogos para o mundo real, jogo com uma coisa na cabeça: "É tudo ficção" (De qualquer maneira, para já não há perigo, já que não tenho corpo para bater sequer num miudo de 10 anos (É verdade, já tentei!(estou a brincar!)))



"Nobody dies a virgin, life f*ck us all"
Já agora, onde é que foste buscar essa frase, Cyrax? Se é mesmo tua fica a saber que me ri um bom bocado ao lê-la!
:)

Desculpem-me todos por me estar a desviar da vossa conversa...
Mas quem lhes dá a eles moral para decidirem o que os jovens devem jogar ou não? A idade só conta no BI e serviço publico, mentalmente todos nós temos idades diferentes mesmo que tenhamos nascido no mesmo ano. É verdade que uma mente jovem é mais propicia a determinadas influencias, como são os jogos, mas se estão aptas a receber a influência dos jogos também o estão aptas a receber ensinamentos morais, éticos e de boa conduta por parte dos adultos, especialmente dos pais. Quem escreve assim (refiro-me ao pimenta) muito provavelmente teve uma voz superior, pais, avós, irmão mais velhos, padres, wathever.... a explicar-lhe em que consiste a realidade e aquilo que é fantasia, o que é a sociedade, os valores a tomar e por conseguinte rapaz digo-te joga à vontade o videojogo que quiseres logo que continues a manter a mesma mentalidade. O que se passa nesta sociedade é uma falta de responsabilidade crassa e doentia é muito fácil quando as coisas correm para o torto arranjar bodes espiatórios, ou são os amigos, ou a TV, ou o cinema, hoje em dia são os videojogos, está na moda, mas tomar essa responsabilidade como sua, custa e, por vezes doí, mas dessas pessoas eu só posso ter pena, porque o pior exemplo que podem dar é mesmo esse, não assumir os seus papeis, a sua responsabilidade.

Proponho que se troque os selos de +16, +18, etc... por: passar mais ou menos tempo com os seus filhos, prestar mais ou menos atenção aos seus filhos, acompanhar mais ou menos os seus filhos. Acho que seria uma recomendação muito mais lógica
Responder