Entrevistas Forum Megascore

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Crjspim
Junior
Mensagens: 58
Registado: sexta 17 mar 2006, 11:04
Localização: S. Miguel - Açores

Mensagem por Crjspim » domingo 16 abr 2006, 11:48

Peddie Escreveu:Aproveito para fazer uma espécie de variação da última pergunta do Crjspim:

Em que difere a visão que a sociedade portuguesa tem dos videojogos para as outras sociedades da Europa?
Bem pensado... já agora, adicionamos a sociedade americana e principalmente a nipónica, pois parece-me que lá é que os jogos t~em outra dimensão...

Well done Peddie =D>
Excuse me... I have my own demons to fight...
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 18 abr 2006, 10:49

Eis a entrevista feita a Marcio Vivas do Finalboss.com
Um obrigado ao Marcio pela simpatia e disponibilidade demonstrada.



Fórum Megascore) Fala-nos um pouco do que fazes e o que é o Finalboss.

Marcio Vivas-O FinalBoss existe há aproximadamente 6 anos e eu faço de tudo. Além de sócio da empresa, cuido do gerenciamento do conteúdo do site e da parte de desenvolvimento de jogos e animações.
O FinalBoss pode ser dividido em duas partes:
A primeira é a do site, que analisa jogos, faz entrevistas e disponibiliza diariamente diversas notícias sobre o mundo dos games, e que infelizmente não arrecada nenhum dinheiro
A segunda é a que gera renda para a manutenção da empresa, através da produção de jogos, animações 2D e websites principalmente.

FMS) È difícil gerir um site como o Finalboss?

MV-Muito. Primeiro porque aqui no Brasil os sites de games não tem praticamente nenhuma receita financeira, e segundo porque o número de usuários que o acessam é bem grande, e conseguir unir e gerenciar uma comunidade com gostos diversificados não é nada fácil. Principalmente se tratando de games, que geram tanta disputa emocional entre os jogadores mais apaixonados.

FMS) Do teu ponto de vista quais te parecem ser as principais diferenças entre o mercado Brasileiro, e o mercado Europeu.

MV-A grande diferença é que o mercado brasileiro sob os olhos das grandes empresas é quase inexistente e muito ligado a pirataria. Basta compararmos as representações existentes na Europa e aqui para percebermos de cara a grande diferença entre as regiões.

FMS) Existe uma dificuldade financeira e estrutural, só para apontar dois factores em Portugal, que condicionam o desenvolvimento de jogos Made in Portugal.
No Brasil qual o estado das produtoras e projectos nacionais em termos de jogos?

MV-De uns dois anos para cá tenho visto o mercado brasileiro dar os primeiros passos na direção certa. Existem diversas produtoras aqui, a grande maioria de pequeno porte. Como o mercado é novo, muitas estão partindo para o desenvolvimento de games mais simples (advergames) ou mesmo para celulares, que não requerem equipes gigantescas para a finalização do produto. O próprio governo, ano passado lançou um concurso para desenvolvimento de jogos, dando apoio para diversos projetos nesta área. Um grande passo para um país que não tem praticamente nenhuma história concreta de produção de jogos. Mas tudo isso ainda é pouco, visto que temos de retirar o atraso de décadas em relação aos grandes países desenvolvedores de games

FMS) Qual a tua opinião acerca do momento que a industria atravessa em termos de jogos.

MV- Acho um momento bem interessante, mas espero que as produtoras tentem sair da mesmice e inovar além da parte gráfica, que apesar de importante não é o principal nos games.
FMS) Entusiasmado com a nova geração de consolas? Porquê?

MV-Claro. O Xbox 360 já é uma realidade, mas acho que ele está muito longe ainda de mostrar para o que veio. A Live é sensacional, mas gostaria de ver mais inovação nos títulos e menos sequências. O PS3 ainda é uma incógnita, e não se tem idéia real ainda de seu tão alrdeado poderio gráfico. O Revolution promete inovar em termos de jogabilidade, que é o que eu mais espero que ocorra nesta nova geração.

FMS) X-Box 360, Playstation 3 e Revolution. Conseguirá a Sony manter a dianteira na guerra que se avizinha?

MV-Imagino que sim, porque a base instalada de Playstation 2 e muito grande, e imagino que muita gente que comprou o PS2 pensa em comprar o PS3, mesmo que também queira o Xbox 360 ou o Revolution. Uma coisa que facilita um pouco é o fato do Xbox 360 ainda não ter deslanchado no Japão.

FMS) O que é que podemos esperar da nova geração de consolas?!
Jogos que adoptarão cada vez mais o estilo do GTA e a continuação dos mesmos géneros que existem até hoje com a predominância dos FPS's? Ou será que vamos assistir a criação de novos géneros nunca antes vistos, sobretudo do lado da Xbox360 e PS3?!

MV-Acho que no Xbox 360 e no PS3 teremos, na maioria dos casos, continuações de franquias já existentes, e de gêneros bem conhecidos. Tanto a Microsoft como a Sony entraram nesta geração querendo mostrar principalmente o poderio gráfico de cada um de seus novos aparelhos. Nestes casos é muito mais fácil pegar franquias que já deram certo e apenas maquiá-las com gráficos melhorados. Ninguém quer jogar para perder, e os custos de produção aumentaram. As empresas não querem arriscar em novas idéias que ninguém sabe de antemão se vão ou não funcionar. A Nintendo, por outro lado já avisou que não vai disputar em termos visuais com a Sony e com a Microsoft, portanto, se queremos esperar por inovações acho que é na Nintendo que temos de nos fixar. É um passo arriscado da empresa, mas assim como foi o DS, o Revolution deve e precisa inovar para ser bem sucedido.

FMS) Qual a parte mais importante da Xbox360, o Xbox Live Arcade ou a própria consola?

MV-A Live, e a maneira que ela se integra a maioria dos jogos lançados até agora para o console.

FMS) Tendo em conta que já passaram quase 4 meses, o que podemos dizer da xbox 360? Lançamento apressado ou sucesso à vista? Ou ambos?

MV-Ainda é cedo para saber, mas realmente acho que o lançamento foi meio apressado, principalmente porque muitas pessoas não conseguiram comprar seu console durante um bom tempo. Isso fez com que a diferença de tempo entre o lançamento que poderia ter sido enorme, se aproximasse mais, e a grande vantagem númerica para o lado da MS não seja tão grande como todos esperavam.

FMS) A que dão mais valor num jogo que tem 2 vertentes, nomeadamente o on-line ou o offline desse mesmo jogo?

MV-Isso vai depender de jogo para jogo. Mas na maioria das vezes competir com outros humanos nos modos on-line é mais divertido porque a reação das pessoas reais é muito mais inesperada do que as melhores AI que os programadores possam criar. Mas como disse isso depende do jogo em questão.

FMS) O que acha que falta à indústria de videojogos para poder competir, em termos de estatuto social, com indústrias como a discográfica ou a de filmes?

MV-Falta mentalidade mais aberta e divulgação. Até hoje, quando se fala em games, a grande maioria das pessoas tratam apenas como uma coisa relacionada a crianças e adolescentes. Já a indústria de filmes e discografica não precisa todo hora fugir deste estigma, o que facilita bastante, e o que acaba atraindo mais a atenção do mercado geral.

FMS) Que opinião tem em relação aos preços a que os jogos estão a ser comercializados? Não os consideram bastante excessivos? E de que modo é que esses preços podem (ou não) Influenciar a actividade pirata?

MV-Isso depende muito. A Produção de um jogo como Final Fantasy XII envolve centenas de pessoas e anos de trabalho contínuo. Cobrar um preço abaixo do que é cobrado pode ser um tiro no pé, se a franquia não vender o que se espera que venda, já que milhões de dólares foram investidos. Mas ao mesmo tempo, em um país pobre como o Brasil, cobrar 50 dólares por um jogo pode atrair a pirataria que oferece o mesmo produto por 10 vezes menos do que o preço do original. É claro que muitas produtoras acabam generalizando e cobrando mais por alguns produtos do que eles realmente valem, mas aí... cabe a nós consumidores saber escolher o que vale ou não a pena ser adquirido. Neste caso, os sites de reviews entram como auxiliares para divulgar o que se deve ou não comprar, indicando as falhas e as qualidades de cada game.

FMS) O que é que têm jogado nestes últimos dias? E que jogos figuram na tua lista de "os melhores" de sempre? Já agora quais os títulos que mais aguardas?

MV-Atualmente tenho jogado Oblivion nas horas vagas, além de Lumines (jogo sempre vindo para o FinalBoss) e Geometry Wars (que não consigo passar de 500 mil pontos). Jogo sempre após o expediente de trabalho aqui na redação o bom e velho Counter Strike, só para rir um pouco e matar o pessoal aqui de faca. :)

Os melhores de todos os tempos? A lista é bem grande, e gastaria horas para falar de todos, por isso vou escolher alguns de algumas plataformas mais antigas que para mim são inesquecíveis: Nemesis III: Episod II, Knightmare e Aleste II (MSX), Contra Hardcorps, Gunstar Heroes e Gaiares (megadrive), Secret of Mana, F-zero e Super Mario World (SNES), Super Mario 64, The Legend of Zelda, Ocarina of Time e Mario Kart 64 (Nintendo 64) Metal Gear Solid, Final Fantasy VII e Castlevania Symphony of the Night (PSX) e por aí vai... é lógico que poderia colocar muito mais coisas nesta lista acima, mas no momento estes foram os que me vieram a mente com mais intensidade.
Os que mais aguardo são: God of War 2 e Okami (PS2), The Legend of Zelda: Twilight Princess (GC) Novo Mario e Novo Pikmin (Revolution), Too Human e Viva Pinata (Xbox360), Crysis (PC), Metal Gear Solid 4 (PS3)

FMS) São os jogos arte? Porquê?

MV-Isso é muito relativo, porque o próprio termo Arte é muito abrangente. Se arte pode ser considerada o produto da matéria artística, então porque não considerar como arte um produto que muitas vezes engloba músicas, arquitetura, literatura e muitos outras coisas listadas como arte? É muito difícil para quem joga há anos não considerar como arte um jogo como Shadow of Colossus, por exemplo, que engloba além da parte visual e sonora o principal da categoria que é a emoção. Quando vemos uma pintura de Renoir, ou um colosso sendo abatido SoC, temos emoções diferenciadas, mas que de cada um da sua maneira, nos fazem pensar e nos emocionam fortemente.
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » terça 18 abr 2006, 11:40

Excelente enrevista, so' e' pena ele ter intrepretado mal a pergunta sobre o Xbox Live Arcade e a Xbox360...
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » terça 18 abr 2006, 13:39

Muito bom. Parabéns pedropaulo pelo trabalho =D>
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 18 abr 2006, 17:21

8-[ Ahem... 8-[

Gente, gente... :? E que tal fazer uma entervista ao pessoal da MegaScore?

Bem, como quem manda é o povo, vou já organizar eu uma :P

Esta entervista vai ser dirigida ao Sr. Nelson Calvinho, jornalista especializados nos videojogos, actual director da revista MegaScore.

Por favor, coloquem algumas questões, para que eu depois as compile e envie a entervista por e-mail.

Espero a vossa participação (e também espero que o pedropaulo não se zangue por estar a organizar eu O:) )
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 18 abr 2006, 19:56

Death Crow Escreveu:Muito bom. Parabéns pedropaulo pelo trabalho =D>
Obrigado. Mas eu sou só o veiculo, as perguntas são vossas e quantos mais participarem melhor.
O Marcio deu uma entrevista bastante boa com alguns pontos muito interessantes, que podemos discutir.

Morbus Escreveu:Esta entervista vai ser dirigida ao Sr. Nelson Calvinho, jornalista especializados nos videojogos, actual director da revista MegaScore.

Por favor, coloquem algumas questões, para que eu depois as compile e envie a entervista por e-mail.

Espero a vossa participação (e também espero que o pedropaulo não se zangue por estar a organizar eu.
Claro que não me importo. Alias um dos objectivos é envolver os users o mais possivel nas entrevistas
Mas quem é esse tal de Nelson Calvinho? :)
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 18 abr 2006, 23:02

pedropaulo Escreveu:Mas quem é esse tal de Nelson Calvinho? :)
Sim kem é esse??? :lol: (joking)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Crjspim
Junior
Mensagens: 58
Registado: sexta 17 mar 2006, 11:04
Localização: S. Miguel - Açores

Mensagem por Crjspim » quarta 19 abr 2006, 12:23

Gostei da entrevista...
Já esperava algumas respostas, mas acho que a questão dos preços dos jogos ficou muito superficial... esperava uma resposta mais aprofundada...

Nunca me tinha lembrado do potencial que existe no mercado brasileiro para as editoras e produtoras de jogos, no sentido de ser um país enorme e que poderá proporcionar grande facilidade de recursos para o desenvolvimento dos jogos... :-k

E lá está... a conotação dos jogos com as "crianças" é sempre o problema... :evil:
Excuse me... I have my own demons to fight...
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 27 abr 2006, 11:24

Então pessoal? Ninguém diz nada? Se não ouver mais perguntas vou enviar a entrevista ao NCalvin hoje. Já tenho as minhas, agora é só passa-las do caderno de origens do homem para um .doc [:D]
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quinta 27 abr 2006, 13:41

Morbus Escreveu:Então pessoal? Ninguém diz nada? Se não ouver mais perguntas vou enviar a entrevista ao NCalvin hoje. Já tenho as minhas, agora é só passa-las do caderno de origens do homem para um .doc [:D]
Ok eu tenho duas questões:
-O crescimento expoencial e muitas vezes marginal de sites, blogs ou forums dedicados aos videojogos constituem uma ameaça, dada a facilidade de acesso, noticias sempre recentes ou mesmo o custo, ás revistas tradicionais?
Podem estas contrariar estas aparentes vantagens do online ou iremos assistir a uma mudança radical ou mesmo o fim (longo prazo) das revistas como é o caso obviamente da Megascore?

-Esta nova geração de consolas que traz Alta Definição, um alargar das potencialidades online e de modding , um controlo revolucionario etc pode ser o salto decisivo na consagração dos jogos em termos sociais ou serao apenas mais um pequeno passo?
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 10 mai 2006, 22:04

- O que acha da sony ter claramente copiado a principal caracteristica do controlador da nintendo?
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 10 mai 2006, 22:09

Outra pergunta para o Nelson:

Como é ter a profissão desejada por milhares de jogadores? Será assim tão apetecível estar sempre a jogar qualquer coisa visto a profissão assim o exigir? Tens saudades dos tempos em que jogavas o que querias sem pressão por parte do tempo e dos relações públicas?
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 10 mai 2006, 22:15

Golden Echo Escreveu:- O que acha da sony ter claramente copiado a principal caracteristica do controlador da nintendo?
Lol! :lol:
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 10 mai 2006, 22:18

Cyrax Escreveu:
Golden Echo Escreveu:- O que acha da sony ter claramente copiado a principal caracteristica do controlador da nintendo?
Lol! :lol:
o que é que foi agora... :-s
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 10 mai 2006, 22:21

Golden Echo Escreveu:
Cyrax Escreveu:
Golden Echo Escreveu:- O que acha da sony ter claramente copiado a principal caracteristica do controlador da nintendo?
Lol! :lol:
o que é que foi agora... :-s
Achei piada à pergunta! :P
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Responder