SoRHunter Escreveu:Um album de música mais barato?! Vinte euros por cinquenta minutos de música, sendo que nem metade costuma ser muito boa, é barato?! Quanto aos DVDs, quando um filme é lançado nesse suporte, geralmente, já passou pelas salas de cinema e fez receita. E só tenho conhecimento de DVDs a esse preço se os filmes não tiverem grande sucesso nas bilheteiras ou decorridos longos meses.
Como disse anteriormente, o que interessa não é a quantidade, mas a qualidade. Um cd de 45 minutos custa tanto como um de 70. E sim, 20€ é um preço barato, em comparação com os que se praticam na indústria dos jogos.
Os filmes, como disse (caso não tenhas lido) é um modelo de negócio diferente. Quer para a música quer para o cinema. Ambos vão buscar receitas ou a concertos, ou à distribuição pelas salas de cinema, clubes de vídeo, etc....
A questão é que mesmo assim, não se compreende a total disparidade de preços. Ou melhor até se compreende, quando a taxa que as distribuidoras cobram em relação a estes produtos é percentual e não fixa. Daí, cobrar-se mais por um jogo que um dvd, apesar de em termos físicos não haver qualquer diferença.
E vais-me pedir desculpa, mas eu que sou comprador de dvd's compulsivo, sei bem os preços. Em geral, assim que um filme sai em DVD, com ou sem sucesso, tem o pvp que ronda os 20€. Alguns um pouco mais baratos, outros um pouco mais caros. Mas é essa a norma. Os únicos que escapam são as mega-super edições de coleccionador, que rondam os 30€, mesmo assim muito abaixo dos preços praticados em jogos.
SoRHunter Escreveu:Qualquer estudante de Economia te diz que, apesar de aumentarem as vendas, os lucros dessas empresas podem diminuir (em termos técnicos, o efeito da diminuição do preço tem mais impacto nas receitas das empresas do que o efeito do aumento da quantidade).
Claro que podem! Mas também qualquer um te diz, que o mais provável é subirem. Tudo porque, os jogos são sobrevalorizados em relação ao preço "ideal" para o consumidor. A prova disso, está nas outras formas de media, muito mais baratas e que, mesmo assim, vendem muitos milhões. Todos os estudos de mercado mostram isso. Eu se for ver um filme ao cinema (5€), alugar o dvd (2.5€) e depois o comprar mal ele sair (20€), mesmo assim só terei gasto metade do dinheiro que gastaria num jogo. Eu não digo que os jogos tenham de custar 10€. Mas 50-70€ é demais, qualquer um vê isso.
SoRHunter Escreveu:Para os jogos ficarem na linha budget, do que eu vi, foi preciso ter um certo grau de sucesso comercial, sendo que foram lançados a baixo preço para ainda conseguirem arrecadar mais uns trocos.
Quanto aos jogos em segunda mão, em geral, um jogador que adorou o jogo não se quer desfazer dele; se o jogador se quer livrar dele, então considera que foi um mau investimento e quer recuperar parte do dinheiro que gastou nesse jogo.
Esse é um defeito da indústria, o de apenas existirem reedições dos jogos mais populares. Mas a sua génese é simples. Os jogos vivem muito do hype do seu lançamento, se não existir, não vendem, sendo depois vendidos a preços baixos, pelas próprias lojas, na espeança de reduzir o prejuízo. Se existir e venderem, então são reeditados a baixo preço, numa tentativa de vender mais. O probelma surge com os jogos que passam completamente despercebidos do grande público, mas que esgotam as unidades de venda. Esses nunca mais são reeditados, e não são fáceis de arranjar. Mas mais uma vez, é um problema de modelo; as empresas não estão dispostas a investir numa nova distribuição de um jogo (que, como venho a dizer, é muito cara) sem garantias de lucro. Enquanto as distibuidoras e outrosa intervenientes não se aperceberem do problema, não há anti-pirataria que resista.
E desde quando é que vender um jogo, é sinal de mau investimento? Se calhar a pessoa que o quer vender, já o jogou 50 vezes, e prefere recuperar algum dinheiro a ter mais uma caixa a ganhar pó! Há mil e uma razões para vender jogos! Se fosse como dizes, ninguém vendia os melhores jogos do ano, que vejo todos os dias à venda no miau.pt.