Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sexta 16 mar 2007, 13:46

FuSiOnShArK Escreveu:Custa-me a crer. A não ser que vivam nos meios rurais. O que acredito mais facilmente é que muita gente possa piratear sem sequer saber que o está a fazer.
Acredita que isso existe e que muitas pessoas não sabem que é ilegal.
Nos Morangos com Açucar esse problema existe agora porque há lá um gajo que vende pirataria e o gajo dos 4Taste não gosto, etc... eu não sei como aquilo vai porque vejo esporadicamente mas pode ser uma maneira de abrir os olhos a quem vê aquilo, ou não!
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sexta 16 mar 2007, 13:50

É preciso admitir que por mais TVI que os morangos com açúcar são, pelo menos tentam incutir valores morais e éticos. O que é mais que se pode dizer de outros programas da TVI.
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » sexta 16 mar 2007, 13:51

Bu77erCup242 Escreveu:Acham que grande parte dos lucro fica nas lojas ? Pelo que ouvi as lojas ate tem uma margem bastante curta.
Agora criticar as editoras e criticar todo um sistema economico. Poderiamos tambem criticar os supermercados, tudo aquilo em que a nosso sociadade de assenta. Afinal era muito mais barato comprar na fonte. Ia ser bonito se nao ouvesse esse empresas 50% da populacao ficava do desemprego, ja que so se safava a producao e os servicos, porque distribuicao e retalho sao dispensaveis.
"Margem bastante curta" ? :| Existem jogos que saem para venda a 60€ e que meses depois estão a 10/20€. Ora bem se a loja não pode vender mais barato do que comprou, nem que seja para escoar stock, isso que dizer que na situação extremo o jogo custou à loja 10/20€ (situação extremo porque até pode ter custado mais, ninguém nos diz que a loja está a vender ao preço mais baixo que pode...). Estamos a falar de lucros na ordem dos 500/200% ! Se achas que isso é pouco para "alguém" ou algo que não produz efectivamente nada :|

Eu acho que são lucros muito grandes. A industria dos videojogos não é, obviamente, a única em que isto acontece. Mas uma coisa é as editoras venderem directamente os seus jogos por internet, outra é a Levis tentar vender calças de ganga ou a Nokia telemóveis pela internet. São simplesmente produtos que não têm muita viabilidade para serem vendidas pela net, por outro lado os jogos têm tudo para poder benificiar deste método de distribuição.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sexta 16 mar 2007, 13:53

Acho que os jogos que começam a custar 20€ são de novas remessas de novas edições que foram compradas mais baratas na distribuidora, nunca na vida uma loja compra um jogo a 15€ e mete-o a vender a 70€.
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » sexta 16 mar 2007, 13:54

Se perguntarem às pessoas que têm cópias ilegais em casa "serias capaz de roubar?" a maioria vai dizer que não.. No entanto, fazer copias é uma forma de roubo. As pessoas é que não têm consciência disso.
A maior diferença entre piratear e roubar numa loja é a de podermos faze-lo no conforto da nossa casa e as probabilidades de sofrermos algum tipo de reprimenda por isso são praticamente nulas.

As pessoas mais novas crescem neste ambiente de copiar musicas e filmes e, para elas, esse comportamente é aceitavel. Todos o fazem, porque não posso eu fazer...
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sexta 16 mar 2007, 13:56

Claro, é o crime perfeito. Imagina roubares um banco sem nunca apontar uma arma a ninguém e nem o CSI conseguir descobrir quem foi...
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » sexta 16 mar 2007, 14:04

Chrisis Escreveu:Acho que os jogos que começam a custar 20€ são de novas remessas de novas edições que foram compradas mais baratas na distribuidora, nunca na vida uma loja compra um jogo a 15€ e mete-o a vender a 70€.
Olha que eu não teria tanta certeza :| Senão porque que é que as lojas haviam de pôr o preço original (leia-se, 60€ por exemplo) e depois pôr por cima, ou na parte da frente do jogo o preço actual ? :| Acho que não tem muita lógica e não acredito muito que seja isso que acontece, mas quiça.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sexta 16 mar 2007, 14:06

Não estou a ver do que falas... Não encontras nenhuma loja que te mostre o preço de custo... Isso revelaria a margem de lucro, algo que eles não têm interesse nenhum em revelar.
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » sexta 16 mar 2007, 14:18

Chrisis Escreveu:Não estou a ver do que falas... Não encontras nenhuma loja que te mostre o preço de custo... Isso revelaria a margem de lucro, algo que eles não têm interesse nenhum em revelar.
O que eu digo é que quando encontramos nas lojas um jogo a 10/20€ e que há alguns meses atrás custava 60€, a etiqueta original com o preço original (aquele a que saiu) está lá. O que nos leva a duas situações possíveis:

- Os jogos sofreram de facto uma redução drástica do seu preço, o que revela que a loja terá adquirido o jogo a preços iguais ou inferiores ao novo preço (e nunca a preços superiores) o que nos dá uma ideia do lucro.

- Ou, como disseste, os jogos a esse preço são novas remessas, compradas a preços inferiores aos primeiros mas ai como existe sempre a etiqueta com o preço original para admitir esta situação temos que admitir que eles colam o preço original para logo de seguida pôr o novo preço. O que não faz obviamente muito sentido, mas como disse, quiça.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sexta 16 mar 2007, 14:23

Será que esta discussão de preços existe nos outros países da UE?
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » sexta 16 mar 2007, 14:29

até ke ponto o jogo pode custar 60€, e depois de vendido o lucro será distribuido por todos e não ser feito o negócio da maneira ke voçes estão a dizer ke é feito.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » sexta 16 mar 2007, 14:38

Na minha opinião, e tendo em conta que os jogos são produzidos em série aos milhares, imagino que os custos de cada CD/DVD sejam bem baixos.. (só para especular não deverão ser mais que 5€cada, já com impressão dos manuais e tudo) por isso é que não percebo o porquê dos jogos serem tão caros. Mas como falo sem saber posso estar errado.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sexta 16 mar 2007, 14:41

ricky_insane Escreveu:Na minha opinião, e tendo em conta que os jogos são produzidos em série aos milhares, imagino que os custos de cada CD/DVD sejam bem baixos.. (só para especular não deverão ser mais que 5€cada, já com impressão dos manuais e tudo) por isso é que não percebo o porquê dos jogos serem tão caros. Mas como falo sem saber posso estar errado.
O material dentro da caixa pode custar 5€ mas o custo da mão de obra, programas, outro material e outros custos extras não custam só 5€.
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 16 mar 2007, 14:42

ricky_insane Escreveu:Na minha opinião, e tendo em conta que os jogos são produzidos em série aos milhares, imagino que os custos de cada CD/DVD sejam bem baixos.. (só para especular não deverão ser mais que 5€cada, já com impressão dos manuais e tudo) por isso é que não percebo o porquê dos jogos serem tão caros. Mas como falo sem saber posso estar errado.
O preço dos jogos não é só a ter em conta o DVD. Há o esforço de quem o produz, que é bem mais importante e valioso.
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » sexta 16 mar 2007, 14:51

Corrijam-me se estiver errado.. A editora compra os direitos de distribuição às produtoras. Isto faz-se com 1 contrato, certo? O contrato exige o pagamento de X para poder distribuir o jogo, ou seja, a editora compra o jogo e pode distribui-lo como quiser e ao preço que quiser. O que advém das vendas é apenas para a editora, uma vez que quem fez o jogo já recebeu o seu pagamento com o contrato que fez..

É assim? ou eles continuam a receber consoante as vendas que o jogo alcançar?
Responder