Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quinta 15 mar 2007, 22:01

Eu já contei aqui a historia do HL2 e do Steam.
Quando a Valve começou a vender o HL2 no seu Steam as distribuidoras físicas obrigaram a Valve a por o jogo no Steam a um preço parecido com o deles. Isto porque a Valve pretendia por o HL2 a um preço bem mais baixo no Steam, o que até é normal, pois não havia custos de gravar em DVDs, imprimir manuais, distribuir por lojas e não havia intermediários pelo meio.

Como a maior parte das vendas ainda são feitas fisicamente em lojas a Valve teve de aceitar. E quem se lixou foram os consumidores.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 15 mar 2007, 22:04

Acham que grande parte dos lucro fica nas lojas ? Pelo que ouvi as lojas ate tem uma margem bastante curta.
Agora criticar as editoras e criticar todo um sistema economico. Poderiamos tambem criticar os supermercados, tudo aquilo em que a nosso sociadade de assenta. Afinal era muito mais barato comprar na fonte. Ia ser bonito se nao ouvesse esse empresas 50% da populacao ficava do desemprego, ja que so se safava a producao e os servicos, porque distribuicao e retalho sao dispensaveis.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 15 mar 2007, 22:05

Acho que a distribuição online é o futuro do PC. Se as empresas não investirem nisso, duvido que as lojas dêm muito jeito para vender jogos de PC... :-k Quem fica com os lucros todos são as EDITORAS e não as lojas. Quando devia ser para os produtores, penso.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 15 mar 2007, 22:31

Bu77erCup242 Escreveu:Acham que grande parte dos lucro fica nas lojas ? Pelo que ouvi as lojas ate tem uma margem bastante curta.
Agora criticar as editoras e criticar todo um sistema economico. Poderiamos tambem criticar os supermercados, tudo aquilo em que a nosso sociadade de assenta. Afinal era muito mais barato comprar na fonte. Ia ser bonito se nao ouvesse esse empresas 50% da populacao ficava do desemprego, ja que so se safava a producao e os servicos, porque distribuicao e retalho sao dispensaveis.
Não é isso que se põe em causa é mesmo os preços nas lojas. Há dois meses fui à GAME e estava lá o SotC por 60€, não comprei porque só compro jogos a 20€ ou peço emprestados (não posso gastar mais) e há um mês o jogo já estava a 20€. Não acredito que a loja esteja a ter prejuízo, acredito sim que antes tenha 50€ de lucro e agora 10€. Falo com total desconhecimento disto mas ei-de ter alguma razão.
Morbus Escreveu:Acho que a distribuição online é o futuro do PC. Se as empresas não investirem nisso, duvido que as lojas dêm muito jeito para vender jogos de PC... :-k Quem fica com os lucros todos são as EDITORAS e não as lojas. Quando devia ser para os produtores, penso.
O problema não se vai resolver por aí e nem se vai resolver, os jogos irão custar sempre mais de 50€/60€/70€. Até nos serviços DirectToDrive eles custam 50€ e no Steam os preços estão mais ou menos parecidos com o comércio tradicional, podem estar um pouco mais baixos mas nada de nos fazer ter esperanças!
Avatar do Utilizador
SEGAboy
Senior
Mensagens: 346
Registado: sábado 28 out 2006, 12:14
Localização: Gondomar, Porto

Mensagem por SEGAboy » sexta 16 mar 2007, 1:03

FuSiOnShArK Escreveu:A microsoft encara a pirataria talvez como uma forma de divulgação dos produtos. Não me parece que o mercado alvo deles sejam os particulares, mas sim as empresas, que têm forçosamente que ter produtos originais por causa das fiscalizações.
Microsoft: Pirataria pode ser benéfica
PLAYING:
God of War (PS2)
Football Manager 2007 (PC)
___________________________________
SEGA É MAIS FORTE QUE TU :-$
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 16 mar 2007, 8:12

Estou fartinho de dizer isso :roll: Eu e muitos, claro.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 16 mar 2007, 11:32

Um exemplo que acho que não seria o que é hojesem a pirataria (o próprio já o disse) é o Fernando Rocha. Tenho a certeza que se não tivesse havido um espalhar desenfreado das anedotas ele em mp3 de mão em mão, hoje pouca gente o conhecia.
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 16 mar 2007, 11:43

FuSiOnShArK Escreveu:Um exemplo que acho que não seria o que é hojesem a pirataria (o próprio já o disse) é o Fernando Rocha. Tenho a certeza que se não tivesse havido um espalhar desenfreado das anedotas ele em mp3 de mão em mão, hoje pouca gente o conhecia.
o que seria uma pena... ui que pena que seria! :mrgreen: :-''
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 16 mar 2007, 12:48

Pessoalmente também não lhe acho grande piada.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 16 mar 2007, 12:52

Mas não é só ele. Arrisco a dizer que a maior parte das bandas só ganha com a pirataria, pois a maior parte dos lucros vêm das tournets e dos concertos... Se ninguém conhecer a banda, ninguém dá um chavo pelo bilhete, mas se conhecerem, e neste caso, a pirataria ajuda muito, aí já dão. No caso do cinema acho que também está lá perto, embora duvide que a pirataria dos DVD's seja benéfica, por assim dizer, pois a venda destes também constitui uma parte significativa dos lucros dos estúdios. Quanto ao Windows, como já disse uma vez, se o seu preço fosse justo, a microsoft pagava 50€ por cada pessoa que usasse Windows... Quanto aos jogos, a pirataria não é, de forma nenhuma, benéfica. Tem as suas vantagens, sem dúvida alguma, mas as desvantagens abafam as vantagens de sobremaneira.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 16 mar 2007, 13:16

Em relação ao cinema, parece-me que a maior fatia das receitas advém da exibição nas salas. Daí, não acho que as perdas nas vendas de DVDs sejam muito catastróficas.

Em relação à música, não sei se será assim tão insignificante, apesar de me parecer que quando se gosta de algum grupo se opta pelo original (por mim falo).

As aplicações informáticas não devem estar à espera de enriquecer à usta de particulares. Já as empresas não arriscam muito a ter software pirata nos seus terminais.

Em relação aos jogos, na minha perspectiva, o caso é bem mais grave. O público-alvo são os particulares e é muito difícil (pra não dizer impossível) o combate a este mal. Por isso, tem que partir da consciência de cada um se é correcto ou não andar praí a jogar às custas do trabalho árduo e muito dispendioso das software houses.

Uma copiazinha esporádica, apesar de não ser correcta, não traz grande mal ao mundo e TODOS temos um ou outro exemplar disso em casa. Mas quem faz disso regra, já acho que devia pensar nas consequências. Mesmo pra quem trabalha em jogos, o facto de ver os cofres emagrecer a cada dia que passa, faz perder a vontade de continuara trabalhar pró boneco.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 16 mar 2007, 13:28

FuSiOnShArK Escreveu:e TODOS temos um ou outro exemplar disso em casa.
Nem todos, não sejas pretensioso... Eu tenho, mas eu não falo por mim.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 16 mar 2007, 13:34

Não acredito que ainda haja uma pessoa que nunca tenha sacado um mp3, copiado um CD ou Dvd, ou mesmo fotocopiado partes de um livro. Se existe, deve ser caso único.
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » sexta 16 mar 2007, 13:36

FuSiOnShArK Escreveu:Não acredito que ainda haja uma pessoa que nunca tenha sacado um mp3, copiado um CD ou Dvd, ou mesmo fotocopiado partes de um livro. Se existe, deve ser caso único.
só te digo ke há pessoas ke não sabem o ke é isso, e não são tão poucas quanto isso
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 16 mar 2007, 13:42

Custa-me a crer. A não ser que vivam nos meios rurais. O que acredito mais facilmente é que muita gente possa piratear sem sequer saber que o está a fazer.
Responder