Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
_Omega_
Veteran
Mensagens: 635
Registado: domingo 23 jan 2005, 11:14
Localização: Great Big White World
Contacto:

Mensagem por _Omega_ » quarta 01 mar 2006, 16:42

E a quanto são os portes do amazon?
(digo isto sem arrogancia, sarcasmo ou ironia, é uma simples duvida)
Imagem
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » quarta 01 mar 2006, 16:50

_Omega_ Escreveu:E a quanto são os portes do amazon?
(digo isto sem arrogancia, sarcasmo ou ironia, é uma simples duvida)
£ 3,94.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 01 mar 2006, 17:50

A pirataria é crime ponto final! Não pode haver consenso como tu João disseste. Um amigo empresta um jogo e gravas, isso é pirataria, logo é crime. Mas sim, isso é diferente da feira da ladra. Uma coisa é tu sacares um jogo e acabar por aí, outra coisa são centenas de jogos/filmes copiados serem vendidos na feira da ladra.
Uma vez estava a ver um programa matinal da TVI (devia estar a fazer zapping, só podia) e deparei-me com uma coisa aterradora (tirando o facto de a TVI existir), o Goucha estava a falar de pirataria e na feira da ladra e umas mulheres quiseram logo saber onde se podia comprar os jogos!!! Foi uma algazarra para aqueles lados. Isso sim, é deprimente.
A partir do momento que há quem se gabe por ter jogos piratas, acho que a sociedade está perdida e nem jogos a 5€ seriam comprados por esses tipos.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 01 mar 2006, 19:38

João Miranda Escreveu:
Cyrax Escreveu:Lol, vais sempre buscar maus exemplos... Ora, não pagaste o bilhete para o museu? Além do mais, acho que o museu tem um subsidio do governo...
sempre?

e já agora, ignoraste a minha pm? qeuro que me explique de alguma forma e de qualquer meio, onde posso eu tar a prejudoicar pessoas se eu não iria comprar jogos all the way.
Acho que o João tem razão neste ponto. Abaixo explico...
Death Crow Escreveu:A pirataria é crime ponto final! Não pode haver consenso como tu João disseste. Um amigo empresta um jogo e gravas, isso é pirataria, logo é crime. Mas sim, isso é diferente da feira da ladra. Uma coisa é tu sacares um jogo e acabar por aí, outra coisa são centenas de jogos/filmes copiados serem vendidos na feira da ladra.
Uma vez estava a ver um programa matinal da TVI (devia estar a fazer zapping, só podia) e deparei-me com uma coisa aterradora (tirando o facto de a TVI existir), o Goucha estava a falar de pirataria e na feira da ladra e umas mulheres quiseram logo saber onde se podia comprar os jogos!!! Foi uma algazarra para aqueles lados. Isso sim, é deprimente.
A partir do momento que há quem se gabe por ter jogos piratas, acho que a sociedade está perdida e nem jogos a 5€ seriam comprados por esses tipos.
Plenamente apoiado Death Crow. Exactamente o que eu penso. :D

Agora...


Eu conheço um rapaz. Bem, ele tem 18 anos e mora na Maia e tal. Então esse rapaz, quando era novo e tal, teve o primeiro contacto com os jogos, através de um primo dele. E era uma SNES. Mas ele não jogava (o primo era um mitra do diabo). Então tanto chateou o pai tanto chateou que ele lhe comprou uma megadrive! Entretanto, um colega dele também tinha e então eles divertiam-se a jogar uns joguinhos e tal. Só que esse rapazx que conheço nunca foi de muitas posses, e nunca teve muitos jogos para a MegaDrive (3, de facto), sendo que os que jogava era quase todos emprestados. Depois comprou uma Saturn e também não tinha muitos jogos (6, ao todo), sendo que também pedia emprestados jogos a colegas e ficava largos meses com eles em casa. Mas depois algo aconteceu! O primo dele comprou um PC e então lá ia ele para casa dele para o vício valente! Era tudo pirata mas os jogos estavam lá. Quando não estava em casa do primo, esse rapaz lá jogava o seu Daytona, ou Sonic 3D e afins. Até que se fartou, e visto não convir ao pai comprar um PC, comprou antes uma PlayStation. Mas teve poucos jogos (4, de facto), sendo que também jogou alguns emprestados. (os jogos das consolas foram sempre todos originais). Mas passado algum tempo, esse rapaz fartou-se e decidiu começar a juntar dinheiro. Com o dinheiro dos anos, do natal e da páscoa, já tinha uma boa quantia, mas ainda nem dava para comprar um PC do mais rasca que havia. Então exigiu aos pais uma semanada (1000 paus por semana). A partir de então, esse rapaz começou a juntar o seu dinheirinho da semanada, o que sobrava, sendo que muitas vezes nem comia (isto é verdíco, não estou a gozar) na escola para chegar ao fim da semana com aquela nota de 1000 paus e mete-la no mealheiro. Até que mais de dois anos depois, esse rapaz, já farto de ir para casa do primo jogar (jogos piratas...) olhou para o mealheiro e contou o que tinha: 150 contos!!!

- Ó pai! Olha! Dás-me cinquenta contos para eu comprar um computador?

O pai dele, ao fim de alguns meses de queimanço de juizo lá cedeu uns cinquenta contos para esse rapaz comprar um PC!!! E, depois das peças todas escolhidas, o PC foi encomendado e algum tempo depois estava pronto! Foi uma excitação e uma emoção muito grande para ele ter a sua própria máquina (eu estava lá)! A partir de então, os jogos que o primo dele tinha passaram a ser "emprestados" para esse rapaz. Mas ele nunca gostou de jogos piratas, mas também com semelhante "set back" da compra do PC, por mais de um ano que só jogava piratas. Então esse rapaz foi crescendo e conhecendo mais coisas sobre o mundo dos jogos, até que comprou o seu primeiro jogo de PC, com o dinheiro que poupava. A partir de então, passou a piratear cada vez menos, mesmo que tivesse que pedir aos pais para lhe comprarem o jogo, e a usar cada vez mais os mercados de jogos usados, e o dinheiro que continuava a juntar da semanada. Esse rapaz é feliz, joga o que gosta, e percebe razoavelmente do assunto, mesmo que tenha feito pirataria durante algum tempo. No entanto, disse-me ele, se pudesse nunca a tinha feito, e diz que, quando ganhar o dele, vai passar a comprar sempre jogos novos em vez de usados.


Esse rapaz... sou eu :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 01 mar 2006, 19:44

Morbus Escreveu:Esse rapaz... sou eu :roll:
So cute... :oops: Quase me vieram lágrimas aos olhos... Viva o Morbus! Capaz de fazer frente aos primos piratas do mal! :D

Sigam o exemplo do Morbus e sempre que poderem evitem a pirataria... só prejudicam a indústria se não o fizerem...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 01 mar 2006, 19:47

Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:Esse rapaz... sou eu :roll:
So cute... :oops: Quase me vieram lágrimas aos olhos... Viva o Morbus! Capaz de fazer frente aos primos piratas do mal! :D
[:I] looooool, também não era preciso chegar a tanto [:D]
Maedhros Escreveu:Sigam o exemplo do Morbus e sempre que poderem evitem a pirataria... só prejudicam a indústria se não o fizerem...
Exacto, é mesmo uma questão de poder ou não poder. Mas isso também vai muito por querer ou não querer... :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quarta 01 mar 2006, 19:57

E temos sempre também as linhas de desconto.
Citando aqui alguns nomes:
"Sold-Out" - PC
"Player's Choice" - Gamecube
"Platinum" - PS2
"Classic" - Xbox

Sendo que encontro preços espetaculares de por exemplo 5€ e até fico com muita vontade de comprar o jogo :oops: , mas não posso estar sempre a comprar jogos :( é um dilema xD
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 01 mar 2006, 20:08

Um belo e emocionante momento Morbus :cry: mas eu soube de inicio que o rapaz eras tu
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quarta 01 mar 2006, 23:55

Para mim o que me faz mais confusão não é propriamente as pessoas fazerem pirataria mas sim dizerem (e enganarem-se a si próprias) que não acham que a pirataria é crime. Isto para mim é que é difícil de perceber, porque a parte de poder ter todos os jogos que saem é aliciante que baste.
Emprestar é uma coisa: o teu amigo abdica de poder jogar determinado jogo para o emprestar. Como já disseram aqui, o que compras é o software e esse podes utiliza-lo como achares mais conveniente sem, no entanto duplica-lo e fornece-lo a outra pessoa. Quando copias é bastante/totalmente diferente.


Comparar o aborto com o tema da pirataria é algo na qual não vejo lógica alguma:

- de um lado temos em causa o direito que as mulheres têm de decidir a sua própria vida em detriorimento do que dizem ou pensam as igrejas e mentes mais conservadoras
- do outro temos o conceito de roubo. É senso comum que tomar indevidamente o trabalho dos outros é roubo e penso que ai não há lugar para "protestos".

Ainda em relação ao aborto, considero que cada um tem e deve ter a oportunidade de reger a sua vida tal qual como prefere e não como a igreja "diz que o senhor diz que disse"... É simplesmente absurdo reger a vida por conceitos "pre-históricos" e colocar em causa o poder que o indivíduo tem sobre a sua própria vida.
Obviamente aqui também será preciso algum bom senso, o aborto não pode ser usado como método contraceptivo, mas não é tão dificil assim controlar isso.

ABORTO POWER!!!
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quarta 01 mar 2006, 23:59

MadnessJonny Escreveu:Para mim o que me faz mais confusão não é propriamente as pessoas fazerem pirataria mas sim dizerem (e enganarem-se a si próprias) que não acham que a pirataria é crime. Isto para mim é que é difícil de perceber, porque a parte de poder ter todos os jogos que saem é aliciante que baste.
Emprestar é uma coisa: o teu amigo abdica de poder jogar determinado jogo para o emprestar. Como já disseram aqui, o que compras é o software e esse podes utiliza-lo como achares mais conveniente sem, no entanto duplica-lo e fornece-lo a outra pessoa. Quando copias é bastante/totalmente diferente.

Comparar o aborto com o tema da pirataria é algo na qual não vejo lógica alguma:

- de um lado temos em causa o direito que as mulheres têm de decidir a sua própria vida em detriorimento do que dizem ou pensam as igrejas e mentes mais conservadoras
- do outro temos o conceito de roubo. É senso comum que tomar indevidamente o trabalho dos outros é roubo e penso que ai não há lugar para "protestos".

Ainda em relação ao aborto, considero que cada um tem e deve ter a oportunidade de reger a sua vida tal qual como prefere e não como a igreja "diz que o senhor diz que disse"... É simplesmente absurdo reger a vida por conceitos "pre-históricos" e colocar em causa o poder que o indivíduo tem sobre a sua própria vida.
Obviamente aqui também será preciso algum bom senso, o aborto não pode ser usado como método contraceptivo, mas não é tão dificil assim controlar isso.

ABORTO POWER!!!
Tchi.... isto já parece um forum de adultos!! (jk)
Queres mesmo discutir o aborto? Ou foi uma comparação que deu asas a mais qualquer coisa?
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quinta 02 mar 2006, 0:02

Não coloquem questões completamente diferentes no mesmo saco.
A pirataria faz parte do universo dos jogos e é uma tema válido.
O aborto por questões que entram em conflito com a regulamentação do forum não.
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quinta 02 mar 2006, 0:14

pedropaulo Escreveu:Não coloquem questões completamente diferentes no mesmo saco.
A pirataria faz parte do universo dos jogos e é uma tema válido.
O aborto por questões que entram em conflito com a regulamentação do forum não.
Pois, bem me pareceu. De qualquer maneira acho as comparações entre o aborto e a pirataria absurdas, mas não pelos motivos que o Madness enunciou (dos quais até discordo parcialmente no conteúdo, mas como o pedropaulo disse, e bem, isso não é para aqui chamado).

A pirataria é ilegal, aqui e em qualquer país do mundo ocidental (e presumo que oriental). E não só é ilegal, como é profundamente imoral. Quem não vê estas duas evidências, em princípio, é porque não tem sequer capacidade para se aperceber do preço que a pirataria tem para quem é artista (ou sanguessuga, como as produtoras, distribuidoras ;) ). Ou seja, nem sequer se apercebe que está a condenar o trabalho honesto de muitas pessoas ao fracasso. Mas enfim, como acho a pergunta deste tópico um pouco retórica, não me vou chatear mais com este assunto...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quinta 02 mar 2006, 0:19

Maedhros Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Para mim o que me faz mais confusão não é propriamente as pessoas fazerem pirataria mas sim dizerem (e enganarem-se a si próprias) que não acham que a pirataria é crime. Isto para mim é que é difícil de perceber, porque a parte de poder ter todos os jogos que saem é aliciante que baste.
Emprestar é uma coisa: o teu amigo abdica de poder jogar determinado jogo para o emprestar. Como já disseram aqui, o que compras é o software e esse podes utiliza-lo como achares mais conveniente sem, no entanto duplica-lo e fornece-lo a outra pessoa. Quando copias é bastante/totalmente diferente.

Comparar o aborto com o tema da pirataria é algo na qual não vejo lógica alguma:

- de um lado temos em causa o direito que as mulheres têm de decidir a sua própria vida em detriorimento do que dizem ou pensam as igrejas e mentes mais conservadoras
- do outro temos o conceito de roubo. É senso comum que tomar indevidamente o trabalho dos outros é roubo e penso que ai não há lugar para "protestos".

Ainda em relação ao aborto, considero que cada um tem e deve ter a oportunidade de reger a sua vida tal qual como prefere e não como a igreja "diz que o senhor diz que disse"... É simplesmente absurdo reger a vida por conceitos "pre-históricos" e colocar em causa o poder que o indivíduo tem sobre a sua própria vida.
Obviamente aqui também será preciso algum bom senso, o aborto não pode ser usado como método contraceptivo, mas não é tão dificil assim controlar isso.

ABORTO POWER!!!
Tchi.... isto já parece um forum de adultos!! (jk)
Queres mesmo discutir o aborto? Ou foi uma comparação que deu asas a mais qualquer coisa?
Não fui eu que mencionei o aborto em primeiro lugar.
Falaram do aborto, eu li e simplesmente comentei o meu parecer em como são questões muito/totalmente diferentes. Se posteriormente dei a minha opinião sobre o aborto foi porque outros também o fizeram e eu achei conveniente, ate para demonstrar (mais uma vez) como é um tema de cariz completamente diferente do abordado no tópico. Desculpem se me entusiasmei, acontece...

TEMA POWER!!!
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » quinta 02 mar 2006, 0:23

MadnessJonny Escreveu:Não fui eu que mencionei o aborto em primeiro lugar.
Falaram do aborto, eu li e simplesmente comentei o meu parecer em como são questões muito/totalmente diferentes. Se posteriormente dei a minha opinião sobre o aborto foi porque outros também o fizeram e eu achei conveniente, ate para demonstrar (mais uma vez) como é um tema de cariz completamente diferente do abordado no tópico. Desculpem se me entusiasmei, acontece...

TEMA POWER!!!
Eu sei que não foste Madness, mas tu entraste mais a fundo no tema... Pareceu-me que querias mesmo discutir o tema!! :)
My bad...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quinta 02 mar 2006, 0:29

Maedhros Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Não fui eu que mencionei o aborto em primeiro lugar.
Falaram do aborto, eu li e simplesmente comentei o meu parecer em como são questões muito/totalmente diferentes. Se posteriormente dei a minha opinião sobre o aborto foi porque outros também o fizeram e eu achei conveniente, ate para demonstrar (mais uma vez) como é um tema de cariz completamente diferente do abordado no tópico. Desculpem se me entusiasmei, acontece...

TEMA POWER!!!
Eu sei que não foste Madness, mas tu entraste mais a fundo no tema... Pareceu-me que querias mesmo discutir o tema!! :)
My bad...
Bem, não era essa minha intenção se por acaso pareceu foi mera "coincidência" :wink: Entrei mais fundo porque queria dar o meu ponto de vista (como outros o fizeram) e achei que uma opinião deste cariz não devia ser dada baseado no "porque sim", só isso :)
tudo fine 8)

INTENÇÃO POWER!!!
Responder