Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » quarta 01 mar 2006, 15:36

João Miranda Escreveu:Ora cá vou eu falar novamente num dos assuntos mais controversos cá no fórum: a pirataria. Sei que me estou a habilitar a um raspanete ou até mesmo a ser banido, mas quero falar disto com os que me apontam o dedo, e dizem que roubo, sem me pesar na consciência o que faço.
Gostava também que os moderadores lessem este post, e verificarem se é mesmo necessário a sua eliminação, visto eu não defender propriamente pirataria...


Opinião nº 3: Análise e reflexão sobre a pirataria

Não acredito que haja alguém que nunca tenha feito pirataria. Não acredito que todas as musicas que uma pessoa possua, sejam derivadas de cd’s comprados, que não tenham gravados filmes em VHS ou DVD na televisão, que não tenham copiado um jogo que um amigo lhes emprestara, ou que nunca tenha exibido um filme para os amigos em casa. Mas no entanto, quando se tenta falar em pirataria, ou em formas de não pagamento para obter determinado produto, vários apontam o dedo e dizem que o que estamos a fazer é errado, é roubar...
Mas estaremos mesmo a roubar? Pessoas que já me disseram isso, não tem problemas em dizer que emprestam jogos, ou jogam jogos que são emprestados. Ora, isso não será fazer a mesma coisa? Eu costumo comprar 3 jogos por mês, e apenas 1 deles não está em promoção, se eu não copiasse jogos, eu estaria a jogar o mesmo jogo durante 4 meses, e se não posso mesmo comprar mais jogos, porque também tenho outras coisas onde gastar dinheiro como é evidente, qual é o mal de fazer uma cópia de um jogo emprestado por amigo? Não será a mesma coisas do que um simples empréstimo? A única diferença é que fico com o jogo durante mais tempo, e a pessoa que me emprestou o jogo, fica sem ele apenas por 2 ou 3 dias.
Por exemplo, certas pessoas acham que o aborto (sei que é um assunto delicado, e mais importante do que a pirataria) deve ser legal, outras dizem que deve ser proibido. Eu acho que deve ser proibido, mas se o feto já estiver morto ou não iria ser um parto bem sucedido, não vejo qual é o problema.
Eu considero que vender produtos piratas é um acto indecente, e fazer pirataria quando se pode comprar também o é. Mas eu não faço isso, e tal como considero que há uma excepção no aborto, acho que também deve haver uma excepção no que toca a pirataria.
Pensam que não preferia ter uma bela colecção de jogos, ou, já fora do assunto, poder comprar mais livros, e não ter que esperar que eles estejam disponíveis numa biblioteca, o que por vezes demora meses. Só que eu não posso, mas não é por isso que vou desperdiçar oportunidades de poder ter jogos sem pagar. Agora gostaria de saber a vossa opinião sobre isto, e digam-me por favor, onde raio é que estou a roubar.
Vou fazer uma analogia [um tipo de comparação]: se tu não tens dinheiro para comprares um qualquer componente para o teu computador (tipo, trocar a placa gráfica, colocar um processador mais potente, acrescentar módulos de RAM) o que tu farias? Irias a uma qualquer loja de computadores e/ou componentes, decalcavas um dos componentes e, chegando a casa, colocavas o teu decalque no PC? Ou, com o decalque, farias a teu componente?

Obviamente que isso não é possível. A única maneira de melhorares o teu PC sem gastar dinheiro seria roubar os componentes em causa.

O caso do software é diferente pois ninguém compra o produto físico: compra-se uma licensa de utilização (alguém já se deu ao trabalho de ler um EULA [End User License Agreement] até ao fim?). A parte física da compra advém da impossibilidade de transacção de bits sem um suporte físico (algo que a utilização da internet está a tornar obsoleto).

Quanto ao facto de todos (serão mesmo todos :?: ) terem material pirateado, existe uma comparção simples (já me diziam isto quando era criança): se uma pessoa se atirar ao rio, tu também te atiras? Como aprendemos desde pequenos, nós somos regidos pela nossa consciência e somos responsáveis pelos nossos actos. Quem copia algo sem consentimento do autor está a roubar (seja nos CDs, DVDs, livros, pinturas, etc. Até não se pode copiar na escola!!!).

Como o NCalvin já disse, quem não tem dinheiro, não compra. Se vais a uma discoteca com os teus amigos, mas nenhum tem dinheiro, como consomem? Não esperas até terem dinheiro suficiente para a farra?

Espero que não confundas pirataria com aborto. O ponto comum de ambas em Portugal é a sua proibição através da legislação.

Para finalizar, também quero ter uma grande casa, um óptimo carro, um PC de topo de gama, um avião particular para as minhas viagens, uma biblioteca particular, uma colecção de jogos enorme e tempo suficiente para os disfrutar. Porém, como não tenho dinheiro para tudo isso, resta-me trabalhar para adquirir o que posso (em vez de um Ferrari, tenho que me contentar com um Toyota :cry: ) e esperar que me saia o Euromilhões. A última alternativa é sonhar. :wink:
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 01 mar 2006, 15:41

Mas esta conversa outra vez??? BAH
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quarta 01 mar 2006, 15:44

Por isso é que eu me dedico ao abandonware.
Não tem qualquer problema quanto a isso.
Bom velho Virtua Cop 2.......
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » quarta 01 mar 2006, 15:45

ICE Escreveu:Mas esta conversa outra vez??? BAH
Off topic: o que queres que se discuta? :? Se não te interessa o assunto, não precisas de participar. 8)
Se esta conversa fizer despertar alguma consciência, não foi em vão que se utilizou o fórum. :wink:
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 01 mar 2006, 15:46

Ora cá vou eu falar novamente num dos assuntos mais controversos cá no fórum: a pirataria. Sei que me estou a habilitar a um raspanete ou até mesmo a ser banido, mas quero falar disto com os que me apontam o dedo, e dizem que roubo, sem me pesar na consciência o que faço.
Gostava também que os moderadores lessem este post, e verificarem se é mesmo necessário a sua eliminação, visto eu não defender propriamente pirataria...


Opinião nº 3: Análise e reflexão sobre a pirataria

Não acredito que haja alguém que nunca tenha feito pirataria. Não acredito que todas as musicas que uma pessoa possua, sejam derivadas de cd’s comprados, que não tenham gravados filmes em VHS ou DVD na televisão, que não tenham copiado um jogo que um amigo lhes emprestara, ou que nunca tenha exibido um filme para os amigos em casa. Mas no entanto, quando se tenta falar em pirataria, ou em formas de não pagamento para obter determinado produto, vários apontam o dedo e dizem que o que estamos a fazer é errado, é roubar...
Mas estaremos mesmo a roubar? Pessoas que já me disseram isso, não tem problemas em dizer que emprestam jogos, ou jogam jogos que são emprestados. Ora, isso não será fazer a mesma coisa? Eu costumo comprar 3 jogos por mês, e apenas 1 deles não está em promoção, se eu não copiasse jogos, eu estaria a jogar o mesmo jogo durante 4 meses, e se não posso mesmo comprar mais jogos, porque também tenho outras coisas onde gastar dinheiro como é evidente, qual é o mal de fazer uma cópia de um jogo emprestado por amigo? Não será a mesma coisas do que um simples empréstimo? A única diferença é que fico com o jogo durante mais tempo, e a pessoa que me emprestou o jogo, fica sem ele apenas por 2 ou 3 dias.
Por exemplo, certas pessoas acham que o aborto (sei que é um assunto delicado, e mais importante do que a pirataria) deve ser legal, outras dizem que deve ser proibido. Eu acho que deve ser proibido, mas se o feto já estiver morto ou não iria ser um parto bem sucedido, não vejo qual é o problema.
Eu considero que vender produtos piratas é um acto indecente, e fazer pirataria quando se pode comprar também o é. Mas eu não faço isso, e tal como considero que há uma excepção no aborto, acho que também deve haver uma excepção no que toca a pirataria.
Pensam que não preferia ter uma bela colecção de jogos, ou, já fora do assunto, poder comprar mais livros, e não ter que esperar que eles estejam disponíveis numa biblioteca, o que por vezes demora meses. Só que eu não posso, mas não é por isso que vou desperdiçar oportunidades de poder ter jogos sem pagar. Agora gostaria de saber a vossa opinião sobre isto, e digam-me por favor, onde raio é que estou a roubar.
Imagem
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » quarta 01 mar 2006, 15:50

[Whisper] João! Eu já tinha feito citar ao teu post. Olha para cima quatro posts... [/Whisper]
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 01 mar 2006, 15:50

SoRHunter Escreveu:
João Miranda Escreveu:Ora cá vou eu falar novamente num dos assuntos mais controversos cá no fórum: a pirataria. Sei que me estou a habilitar a um raspanete ou até mesmo a ser banido, mas quero falar disto com os que me apontam o dedo, e dizem que roubo, sem me pesar na consciência o que faço.
Gostava também que os moderadores lessem este post, e verificarem se é mesmo necessário a sua eliminação, visto eu não defender propriamente pirataria...


Opinião nº 3: Análise e reflexão sobre a pirataria

Não acredito que haja alguém que nunca tenha feito pirataria. Não acredito que todas as musicas que uma pessoa possua, sejam derivadas de cd’s comprados, que não tenham gravados filmes em VHS ou DVD na televisão, que não tenham copiado um jogo que um amigo lhes emprestara, ou que nunca tenha exibido um filme para os amigos em casa. Mas no entanto, quando se tenta falar em pirataria, ou em formas de não pagamento para obter determinado produto, vários apontam o dedo e dizem que o que estamos a fazer é errado, é roubar...
Mas estaremos mesmo a roubar? Pessoas que já me disseram isso, não tem problemas em dizer que emprestam jogos, ou jogam jogos que são emprestados. Ora, isso não será fazer a mesma coisa? Eu costumo comprar 3 jogos por mês, e apenas 1 deles não está em promoção, se eu não copiasse jogos, eu estaria a jogar o mesmo jogo durante 4 meses, e se não posso mesmo comprar mais jogos, porque também tenho outras coisas onde gastar dinheiro como é evidente, qual é o mal de fazer uma cópia de um jogo emprestado por amigo? Não será a mesma coisas do que um simples empréstimo? A única diferença é que fico com o jogo durante mais tempo, e a pessoa que me emprestou o jogo, fica sem ele apenas por 2 ou 3 dias.
Por exemplo, certas pessoas acham que o aborto (sei que é um assunto delicado, e mais importante do que a pirataria) deve ser legal, outras dizem que deve ser proibido. Eu acho que deve ser proibido, mas se o feto já estiver morto ou não iria ser um parto bem sucedido, não vejo qual é o problema.
Eu considero que vender produtos piratas é um acto indecente, e fazer pirataria quando se pode comprar também o é. Mas eu não faço isso, e tal como considero que há uma excepção no aborto, acho que também deve haver uma excepção no que toca a pirataria.
Pensam que não preferia ter uma bela colecção de jogos, ou, já fora do assunto, poder comprar mais livros, e não ter que esperar que eles estejam disponíveis numa biblioteca, o que por vezes demora meses. Só que eu não posso, mas não é por isso que vou desperdiçar oportunidades de poder ter jogos sem pagar. Agora gostaria de saber a vossa opinião sobre isto, e digam-me por favor, onde raio é que estou a roubar.
Vou fazer uma analogia [um tipo de comparação]: se tu não tens dinheiro para comprares um qualquer componente para o teu computador (tipo, trocar a placa gráfica, colocar um processador mais potente, acrescentar módulos de RAM) o que tu farias? Irias a uma qualquer loja de computadores e/ou componentes, decalcavas um dos componentes e, chegando a casa, colocavas o teu decalque no PC? Ou, com o decalque, farias a teu componente?

Obviamente que isso não é possível. A única maneira de melhorares o teu PC sem gastar dinheiro seria roubar os componentes em causa.

O caso do software é diferente pois ninguém compra o produto físico: compra-se uma licensa de utilização (alguém já se deu ao trabalho de ler um EULA [End User License Agreement] até ao fim?). A parte física da compra advém da impossibilidade de transacção de bits sem um suporte físico (algo que a utilização da internet está a tornar obsoleto).

Quanto ao facto de todos (serão mesmo todos :?: ) terem material pirateado, existe uma comparção simples (já me diziam isto quando era criança): se uma pessoa se atirar ao rio, tu também te atiras? Como aprendemos desde pequenos, nós somos regidos pela nossa consciência e somos responsáveis pelos nossos actos. Quem copia algo sem consentimento do autor está a roubar (seja nos CDs, DVDs, livros, pinturas, etc. Até não se pode copiar na escola!!!).

Como o NCalvin já disse, quem não tem dinheiro, não compra. Se vais a uma discoteca com os teus amigos, mas nenhum tem dinheiro, como consomem? Não esperas até terem dinheiro suficiente para a farra?

Espero que não confundas pirataria com aborto. O ponto comum de ambas em Portugal é a sua proibição através da legislação.

Para finalizar, também quero ter uma grande casa, um óptimo carro, um PC de topo de gama, um avião particular para as minhas viagens, uma biblioteca particular, uma colecção de jogos enorme e tempo suficiente para os disfrutar. Porém, como não tenho dinheiro para tudo isso, resta-me trabalhar para adquirir o que posso (em vez de um Ferrari, tenho que me contentar com um Toyota :cry: ) e esperar que me saia o Euromilhões. A última alternativa é sonhar. :wink:
simplesmente não faço upgrades ao meu PC, desde 2002 que o tenho assim, e só mandei arranjar uma vez. e quanto fazer pirataria, eu não estou a roubar a ninguém. se eu roubar um jogo de uma loja tou a roubar o dinheiro que o dono deu para comprá-lo. se fizer uma cópia pirata já não, pois ninguém deu dinheiro por uma coisa que "criei", é o mesmo que tirar fotos dos museus, agora digam lá se não fizeram alguma coisa do que eu disse no principio.
Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 01 mar 2006, 15:59

Lol, vais sempre buscar maus exemplos... Ora, não pagaste o bilhete para o museu? Além do mais, acho que o museu tem um subsidio do governo...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 01 mar 2006, 16:02

Cyrax Escreveu:Lol, vais sempre buscar maus exemplos... Ora, não pagaste o bilhete para o museu? Além do mais, acho que o museu tem um subsidio do governo...
sempre?

e já agora, ignoraste a minha pm? qeuro que me explique de alguma forma e de qualquer meio, onde posso eu tar a prejudoicar pessoas se eu não iria comprar jogos all the way.
Imagem
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » quarta 01 mar 2006, 16:04

João Miranda Escreveu:simplesmente não faço upgrades ao meu PC, desde 2002 que o tenho assim, e só mandei arranjar uma vez.
Acho que não percebeste o âmbito do que eu disse.

João Miranda Escreveu:e quanto fazer pirataria, eu não estou a roubar a ninguém. se eu roubar um jogo de uma loja tou a roubar o dinheiro que o dono deu para comprá-lo. se fizer uma cópia pirata já não, pois ninguém deu dinheiro por uma coisa que "criei"
Sabes que há pessoas que desenham jogos? Que criam histórias, modelam pixeis e texturas, fazem dessa amálgama um jogo e entregam a pessoal mais competente que eles para o distribuírem? Que, se não venderem muitas unidades, significa que um novo jogo (nomeadamente, sequela) não terá retornos suficientes para se fazer o investimento? Se não se faz o investimento, não são precisas tantas pessoas, pois não?
E tu não "criaste" nada. Limitaste-te a fazer uma reproduçãosem dares contrapartidas aos verdadeiros criadores.

João Miranda Escreveu:é o mesmo que tirar fotos dos museus
Estás a falar a sério?!

João Miranda Escreveu:agora digam lá se não fizeram alguma coisa do que eu disse no principio.
Repito: as responsabilidades das tuas acções são tuas. O que os outros fazem não pode servir de desculpa para os teus erros.
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 01 mar 2006, 16:08

João Miranda Escreveu:
Cyrax Escreveu:Lol, vais sempre buscar maus exemplos... Ora, não pagaste o bilhete para o museu? Além do mais, acho que o museu tem um subsidio do governo...
sempre?

e já agora, ignoraste a minha pm? qeuro que me explique de alguma forma e de qualquer meio, onde posso eu tar a prejudoicar pessoas se eu não iria comprar jogos all the way.
Não ignorei, simplesmente não vi, não costumo olhar para a parte superior do forum, mas agora que vi, sorry, desde um ultimo incidente prefiro não adicionar pessoal no msn sem ter total confiança nessa mesma pessoa! De qualquer modo, ja respondi, se fores a uma pagina atras... E ja agora, se não ias comprar o jogo então para que é que tens a copia? :wink:
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 01 mar 2006, 16:09

João Miranda Escreveu:agora digam lá se não fizeram alguma coisa do que eu disse no principio.
Repito: as responsabilidades das tuas acções são tuas. O que os outros fazem não pode servir de desculpa para os teus erros.[/quote]

pois não, mas pelo menos se fazem, que tenham o minimo de dignidade em admitir, não é como aqui quase nng admitir que faz, mas ter 10 voto no sim...
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quarta 01 mar 2006, 16:16

FIzeste quote dessa parte mas parece que te esqueceste de fazer quote da outra parte em que te explica porque se deve comprar jogos all the way.
Antes de compar a minha consola estavam sempre a dizer-me assim:
- Compra uma Plastation 2 que é mais facil de piratear.

O que eu fiz?
Comprei uma Xbox e até á data tenhu 17 jogos todos originais.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 01 mar 2006, 16:17

João Miranda Escreveu:
SoRHunter Escreveu:
João Miranda Escreveu:agora digam lá se não fizeram alguma coisa do que eu disse no principio.
Repito: as responsabilidades das tuas acções são tuas. O que os outros fazem não pode servir de desculpa para os teus erros.
pois não, mas pelo menos se fazem, que tenham o minimo de dignidade em admitir, não é como aqui quase nng admitir que faz, mas ter 10 voto no sim...
Queres que alguem admita? Pronto, eu admito, ja fiz pirataria (para mim), mas ja não! Porquê? 3 motivos: Consciência sim, consciência, a ideia de ver alguem sem poder sustentar a familia porque simplesmente houve muitas pessoas que piratiaram o seu trabalho...
Porque perdi um pouco o interesse por jogos! Como assim? Pah, quando tu pagas um jogo, tu sentes-te bem (a menos que tenha sido uma má compra), pois tens ali algo que pagaste com o teu suor ou poupanças! Agora, quando tens para aí 5 jogos de uma só vez, é so mais uns jogos, nada de especial...
Porque existe mercados de 2ª mão, são a baixo preço e tens consciência que não piratiaste, sendo até que a pessoa que vendeu esse mesmo jogo pode comprar outro jogo com o dinheiro que adequiriu (e ja pagou o jogo que vendeu)!
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quarta 01 mar 2006, 16:23

"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Responder