Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 21 mar 2007, 21:57

Já há uns anos se anda numa fase complicada para a industria. A da musica continua a somar prejuízos se bem que aqui, ironia, a mesma Internet que serve para destruir as editoras tem sido usada muitas vezes pelo músicos para promover e vender os seus trabalhos deixando assim no ar a possibilidade das grandes corporações sofrerem profundas mudanças sob risco de desaparecerem.
No jogos a coisa é complicada, especialmente no PC. STALKER, jogo que de perto mais tennho seguído, abriu-me novamente os olhos para a realidade. A facilidade, impunidade e mesmo incentivo com que se pirateia o jogo é na verdade assombrosa.
São dezenas de milhares de copias que não se vão vender, apenas uma ínfima parte de quem diz tirar o jogo mas o vai comprar o faz de facto.
Obviamente a industria riposta, com Starforce, Steam,keys e todo um arsenal de protecções que encontram forte resistência pelo publico, aquele que pirateia e o "inocente" cuja vida é dificultada por acções alheias.
Parece-me a mim que o fantasma da pirataria é usado muitas vezes para justificar ,medidas mais drásticas, mas tb me parece óbvio que o futuro para os "inocentes" não é fácil.
Começa-se a ter de pagar por serviços, patches , add ons, expansões numa tentativa da industria de maximizar lucros e trocar as voltas ao piratas, deixando um fosso cada vez maior entre a justiça de quem vende e quem compra e pondo em primeiro lugar questões falsas como o direito a piratear em detrimento da legalidade e moralidade de o fazer.

O preço não é a causa, se assim fosse não se vendiam Levi´s , Ipods, telemóveis de topo. È fundamental um encontro de ideias e objectivos de todos os quadrantes sob pena de não só o jogos e os jogadores sofrerem em diversos campos, mas mais grave abrir precedentes morais, eticos e legais a questões bem mais complexas do ponto de vista social.
É um roubo. Aceitar isso apesar da existência de pretensas atenuantes é o primeiro passo para o respeito do trabalho e esforço alheio e para um movimento social que condene os preços altos ou a a falta de qualidade nas vendas de forma consciente e não movida pela ganancia.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 21 mar 2007, 22:02

Por outro lado, a pirataria faz-se sentir especialmente nos jogos mainstream. Os mercados nicho, e mesmo os jogos indie, não são afectados pela pirataria como os FPS's, por exemplo, o são. São realidades completamente diferentes, porque o mesmo que pirateia STALKER e fica desiludido porque não era como Doom3 (caganda besta! :chain: ) nem sequer pirateia jogos nicho ou indie (que raramente conhece, até), e muito menos o iria comprar.

Era o que se discutia há uns tempos no outro tópico.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quarta 21 mar 2007, 22:32

Concordo com a opinião de quem pirateia os jogos não tem respeito pelos mesmos não os considerando como o "trabalho" de alguém no caso dos PC'S quase que se tornou regra ter a cópia e não o original (no meu meio natal); a essas pessoas que pirateiam ou consumem produtos pirateados não se podem consideram parte de um mercado ou mesmo de um futuro mercado. Por isso quando vejo como justificação a pirataria ou o download ilegal como causa de baixas vendas do produto, pergunto-me se por alguma razão não fosse possível piratear\"downloadar" o produto em questão se essas pessoas compravam o produto na sua forma original

Como é obóvio esta regra não se aplica a todos pois convivi com muitos casos de pessoas que jogam em versões pirateadas pois simplesmente não tinham € para os adquirir, claro que não é desculpa, mas sempre que se via uma boa promoçõa essa era adquirida, e ficava sempre a promessa que quando houvesse € era comprado original..ou seja tinham respeito pelos videojogos. A questão envolve outros promenores mas para não prolongar fica a ideia geral.
Avatar do Utilizador
GBrito
Redacção
Mensagens: 706
Registado: terça 11 mar 2003, 1:14
Contacto:

Mensagem por GBrito » quarta 21 mar 2007, 22:43

_Omega_ Escreveu:Nunca nada dessas medidas muito boazinhas e bonitinhas chegam a ser postas em prática neste pais.

Já agora, conversa meramente para encher.
Imaginem que [isto é real mesmo], uma banda X decide por musicas de um futuro album da mesma, em pens USB e deixa as pens espalhadas por pontos de um recinto onde a banda irá dar um concerto.

Mais tarde, as pens são encontradas por fãs e no dia seguinte os fãs partilha-nas na net.

É legal eu fazer download da musica? Mesmo tendo sido ela distribuida pela banda de modo a que a sua partilha seja feita antes do lançamento do album? As leis de copyright não entram aqui também?
Como é?
Não interessa quem é que te dá a musica/filme/jogo etc.
Só interessa se está registada ou não e, caso esteja, de quem são os direitos.

Curiosidade: Muitas bandas cedem os direitos das suas músicas a, por exemplo, editoras, em troca de outras regalias.
stika
Veteran
Mensagens: 560
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47
Localização: Almada

Mensagem por stika » quarta 21 mar 2007, 23:31

pedropaulo Escreveu:Já há uns anos se anda numa fase complicada para a industria. A da musica continua a somar prejuízos se bem que aqui, ironia, a mesma Internet que serve para destruir as editoras tem sido usada muitas vezes pelo músicos para promover e vender os seus trabalhos deixando assim no ar a possibilidade das grandes corporações sofrerem profundas mudanças sob risco de desaparecerem.
No jogos a coisa é complicada, especialmente no PC. STALKER, jogo que de perto mais tennho seguído, abriu-me novamente os olhos para a realidade. A facilidade, impunidade e mesmo incentivo com que se pirateia o jogo é na verdade assombrosa.
São dezenas de milhares de copias que não se vão vender, apenas uma ínfima parte de quem diz tirar o jogo mas o vai comprar o faz de facto.
o meu medo é que o ugo volt venha a sofrer por causa da pirataria
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 22 mar 2007, 1:04

Exelente post do senhor pedropaulo, e partilho muitas das suas ideias.
Um das coisas que eu nao consigo comprender sao aquelas pessoas que dizem todas satisfeitas que tem colecoes de 1500 DVDs piratas. 1500!!! Mas para que ? Sera que vao alguma vez rever estes filmes todos ?
Maiss uma vez utilizando o exemplo da 360, vais ver os profiles das pessoas com firmware e vez Jogo X 10/1000, Jogo Y 25/1000, Jogo Z 20/1000, tem os jogos todos mas nao jogam nenhum. É o roubar por roubar, para mim e incomprensivel.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 22 mar 2007, 9:12

Bu77erCup242 Escreveu:Exelente post do senhor pedropaulo, e partilho muitas das suas ideias.
Um das coisas que eu nao consigo comprender sao aquelas pessoas que dizem todas satisfeitas que tem colecoes de 1500 DVDs piratas. 1500!!! Mas para que ? Sera que vao alguma vez rever estes filmes todos ?
Maiss uma vez utilizando o exemplo da 360, vais ver os profiles das pessoas com firmware e vez Jogo X 10/1000, Jogo Y 25/1000, Jogo Z 20/1000, tem os jogos todos mas nao jogam nenhum. É o roubar por roubar, para mim e incomprensivel.
Lá nisso concordo, tipo existe muito pessoal por ai que saca só por sacar, é k nem se dão ao trabalho de experimentarem o jogo por + de 5minutos... Mas se pensarmos bem será isso mau? Por um lado sim, mas por outro nem por isso, pois imagina que a maioria faz uma espécie de DEMO, ou seja quando gosta realmente do jogo joga-o e compra o original, quando não gosta simplesmente o desinstala e next... Duvido é que a coisa seja assim tão "cor-de-rosa". Lol. :lol:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 22 mar 2007, 9:24

Newtomic Escreveu:Lá nisso concordo, tipo existe muito pessoal por ai que saca só por sacar, é k nem se dão ao trabalho de experimentarem o jogo por + de 5minutos... Mas se pensarmos bem será isso mau? Por um lado sim, mas por outro nem por isso, pois imagina que a maioria faz uma espécie de DEMO, ou seja quando gosta realmente do jogo joga-o e compra o original, quando não gosta simplesmente o desinstala e next... Duvido é que a coisa seja assim tão "cor-de-rosa". Lol. :lol:
A questão é não faz absolutamente diferença NENHUMA se as pessoas jogam ou não, o que interessa é se compram ou não (isto para as editoras claro). E o pessoal que pirateia por desporto não vai comprar o jogo só porque gosta dele.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 22 mar 2007, 10:37

Morbus Escreveu:
Newtomic Escreveu:Lá nisso concordo, tipo existe muito pessoal por ai que saca só por sacar, é k nem se dão ao trabalho de experimentarem o jogo por + de 5minutos... Mas se pensarmos bem será isso mau? Por um lado sim, mas por outro nem por isso, pois imagina que a maioria faz uma espécie de DEMO, ou seja quando gosta realmente do jogo joga-o e compra o original, quando não gosta simplesmente o desinstala e next... Duvido é que a coisa seja assim tão "cor-de-rosa". Lol. :lol:
A questão é não faz absolutamente diferença NENHUMA se as pessoas jogam ou não, o que interessa é se compram ou não (isto para as editoras claro). E o pessoal que pirateia por desporto não vai comprar o jogo só porque gosta dele.
Eu só gostava de saber onde é que disse o contrário mas ok. :-s
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 22 mar 2007, 10:43

Newtomic Escreveu:Eu só gostava de saber onde é que disse o contrário mas ok. :-s
Newtomic Escreveu:(...) quando gosta realmente do jogo joga-o e compra o original, quando não gosta simplesmente o desinstala e next... (...)
Morbus Escreveu:(...) o pessoal que pirateia por desporto não vai comprar o jogo só porque gosta dele.
:-'' :anxious:
Este era o ponto fundamental do meu post.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 22 mar 2007, 14:03

Acho que estava na altura de se passar para as soluções. Este tópico está-se a tornar um "loop".
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 22 mar 2007, 14:49

O problema desde tema é que acaba por ser um bocado redundante. Não sei até que ponto possa existir uma solução pra acabar com isto. Pessoalmente, só vendo é que acedito.
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 22 mar 2007, 15:34

Morbus Escreveu:
Newtomic Escreveu:Eu só gostava de saber onde é que disse o contrário mas ok. :-s
Newtomic Escreveu:(...) quando gosta realmente do jogo joga-o e compra o original, quando não gosta simplesmente o desinstala e next... (...)
Morbus Escreveu:(...) o pessoal que pirateia por desporto não vai comprar o jogo só porque gosta dele.
:-'' :anxious:
Este era o ponto fundamental do meu post.
Mas é claro que o que eu disse não é uma regra, é um mero exemplo, pois bem sabemos que quem faz pirataria "à bruta" não compra originais. :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sexta 23 mar 2007, 13:27

Bu77erCup242 Escreveu:Exelente post do senhor pedropaulo, e partilho muitas das suas ideias.
Um das coisas que eu nao consigo comprender sao aquelas pessoas que dizem todas satisfeitas que tem colecoes de 1500 DVDs piratas. 1500!!! Mas para que ? Sera que vao alguma vez rever estes filmes todos ?
Maiss uma vez utilizando o exemplo da 360, vais ver os profiles das pessoas com firmware e vez Jogo X 10/1000, Jogo Y 25/1000, Jogo Z 20/1000, tem os jogos todos mas nao jogam nenhum. É o roubar por roubar, para mim e incomprensivel.
Acho uma piada a essa das colecções que nem imaginas! Ainda gostaria de saber qual é o orgulho de ter 1000 dvd's de filmes piratas. Eu tenho cerca de 20 filmes + caixa quadrilogia dos Alien's e tenho orgulho na minha pequena colecção porque é original e toda bonitinha, agora em ter 1000 dvd's piratas não sei qual é o orgulho? Ainda por cima são feios |-(
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 23 mar 2007, 13:55

È verdade. Tb acho curioso alguém dizer que tem colecções de jogos/filmes na casa das centenas ou milhares. É claro que ao contrario das verdadeiras colecções ,grandes ou pequenas, essas estão escondidas no fundo do baú.
Responder