Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 23 mar 2007, 14:46

Eu por acaso tenho uma colecção de jogos na casa das largas centenas, QUASE todos originais. Digamos que houve uma fase da minha vida em que me tornei algo compulsivo na compra de jogos que depois acabei por nem jogar. Mas também aproveitei alguns pacotes de jogos que foram saindo, como os Forgotten Realms e outros do género.
Imagem
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » sexta 23 mar 2007, 16:01

Estou a pensar fazer um negocio com um amigo, nos os dois vamos comprar a x360 e depois comprar os jogos a meias. Isto é pirataria, right? (Mesmo que seja, não é que vá mudar de ideias).
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 23 mar 2007, 16:07

Não me parece que comprar coisas a meias seja pirataria.
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » sexta 23 mar 2007, 16:12

Warhead Escreveu:Estou a pensar fazer um negocio com um amigo, nos os dois vamos comprar a x360 e depois comprar os jogos a meias. Isto é pirataria, right? (Mesmo que seja, não é que vá mudar de ideias).
Se for, considero-me culpado.
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » sábado 24 mar 2007, 14:18

Death Crow Escreveu:
Bu77erCup242 Escreveu:Exelente post do senhor pedropaulo, e partilho muitas das suas ideias.
Um das coisas que eu nao consigo comprender sao aquelas pessoas que dizem todas satisfeitas que tem colecoes de 1500 DVDs piratas. 1500!!! Mas para que ? Sera que vao alguma vez rever estes filmes todos ?
Maiss uma vez utilizando o exemplo da 360, vais ver os profiles das pessoas com firmware e vez Jogo X 10/1000, Jogo Y 25/1000, Jogo Z 20/1000, tem os jogos todos mas nao jogam nenhum. É o roubar por roubar, para mim e incomprensivel.
Acho uma piada a essa das colecções que nem imaginas! Ainda gostaria de saber qual é o orgulho de ter 1000 dvd's de filmes piratas. Eu tenho cerca de 20 filmes + caixa quadrilogia dos Alien's e tenho orgulho na minha pequena colecção porque é original e toda bonitinha, agora em ter 1000 dvd's piratas não sei qual é o orgulho? Ainda por cima são feios |-(
Ehhrrrrr... Porque actualmente ganhamos mais prestigio por ter algo em grande numero e que seja ilegal! Rica sociedade...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 24 mar 2007, 14:57

Warhead Escreveu:Estou a pensar fazer um negocio com um amigo, nos os dois vamos comprar a x360 e depois comprar os jogos a meias. Isto é pirataria, right? (Mesmo que seja, não é que vá mudar de ideias).
Se reparares nos EULAs e outros agreements que vem nos jogos, estes referem que é proibido emprestar. Teoricamente funciona como uma licença do Windows. Ao comprares um Windows, não podes emprestar a um colega o cd, e muito menos a chave. Um Windows por PC, ou melhor, uma licença por PC.
Quem faz os jogos quer que isto se aplique também aos jogos.

Agora qual é o valor legal disso em Portugal é que já não sei.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 24 mar 2007, 19:21

Olha que eu acho que não é bem assim Winjer. O que diz nos selo Portugues é "Intredito a Aluguer". Penso que seja proibido comprar um versao de retalho normal e fazer negocio com ela, para isso precisavas de licenças, agora eu como particular posso emprestar a quem quiser. Como entidade particular, e nao comercial, posso comprar e depois dar, emprestar, estragar, é meu fasso o que quiser.
É como aquilo que vem nas revistas a dizer que os jogos nao podem ser vendidos em separado, isso e para as lojas nao para nos consumidores particulares.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sábado 24 mar 2007, 19:39

Passo a transcrever um exemplo (no caso, o Silent Hill 2 para PC).

No selo diz "Interdito o aluguer"

No sticker da Ecofilmes diz:

"O empréstimo, duplicação, aluguer e venda de toda ou parte desta obra fará o infractor incorrer em procedimento legal. Todos os direitos reservados."
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 24 mar 2007, 19:49

A parte do emprestimo de certeza que nao e referente ao publico particular. Eu se quiser dou-te um jogo que eu tenho e depois quando acabares de o jogar das-mo de volta. Agora a Blockbuster qye ha uns anos alugava jogos nao o pode fazer sem pagar licensas, tal como tem que pagar licensas e comprar versoes de aluguer para os seus filmes.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sábado 24 mar 2007, 19:54

Tudo é permitido desde que as autoridades competentes não saibam. Mas com certeza se emprestares alguma coisa e andares aí a anunciar aos quatro ventos, palpita-me que podes ter problemas legais com isso. O texto está bem explícito. Não há margem pra segundas interpretações.
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 24 mar 2007, 19:58

Desculpa ? O texto quer dizer alguma coisa ? EULAs podem nao ter base legal segundo a legislacao em vigor, como neste caso certamente nao tem. Na MS ( ou qualquer revista que ofereca jogos ) tambem diz, que e proibido vender o jogo em separado. Proibido nada, e proibido a senhor da papelaria tirar o jogo e vender-lo na loja, agora eu que compro a revista posso vender-lo em segunda mao, da-lo, atira-lo ao lixo.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sábado 24 mar 2007, 20:02

Já nas velhinhas VHS dizia que era proibido emprestar ou exibir em público o filme em causa. Então eu quando via os filmes do Pato Donald mas os meus amigos lá na creche já era um criminoso?

Álvaro :arrow: criminoso de fraldas :mrgreen:
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sábado 24 mar 2007, 20:06

Bu77erCup242 Escreveu:Desculpa ? O texto quer dizer alguma coisa ? EULAs podem nao ter base legal segundo a legislacao em vigor, como neste caso certamente nao tem. Na MS ( ou qualquer revista que ofereca jogos ) tambem diz, que e proibido vender o jogo em separado. Proibido nada, e proibido a senhor da papelaria tirar o jogo e vender-lo na loja, agora eu que compro a revista posso vender-lo em segunda mao, da-lo, atira-lo ao lixo.
por essa ordem de ideias até podes fazer cópias e vende-las. O que não faz com que isso seja legal.
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 24 mar 2007, 20:31

?? Por essa ordem de ideias ? Nao entendo que ordem de ideias possa essa ser.
Tal como o Death Crowd disse eu posso comprar um DVD e convidar todos os meus amigos para o virem ver ca a casa, mas se eu tivesse um cinema nao o podioa comprar para o exibir la.
É a diferenca entre um consumidor particular e um entidade comercial.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sábado 24 mar 2007, 20:40

No que diz respeito a filmes, julgo que o impedimento é a exibição em locais públicos, sejam eles salas de cinema, associações recreativas, ar livre ou o que for. Não estás proibido de ver um filme em casa com os amigos. Mas em transacções é diferente.

No caso dos jogos da MS, os mesmo não podem ser vendidos em separados porque fazem parte integrante da revista. Particularmente, podes vende-lo a quem quiseres. Não é eticamente correcto, na minha maneira de ver, mas ninguém te vai controlar nesse sentido. Se é ilegal ou não, não te posso dizer porque não tenho conhecimento das leis pra afirmar tal coisa.

Em relação ao texto que transcrevi, não me parece que a Ecofilmes tenha inventado e posto ali umas baboseiras ao acaso. Se os jogos vêm com aquelas advertências, algum fundamento deve haver.
Imagem
Responder