Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 01 ago 2006, 13:10

Morbus Escreveu:Oblivion não tem qualquer protecção anti cópia e ao que parece o exe é facílimo de crackar e é um dos jogos mais vendidos de sempre, pelos vistos... :|
Ora nem +. 8) Alem disso eu acho k quanto pior é a protecção e quanto + elevada é a ansia em determinado jogo + rapidamente este é crackado, por isso acho k os sistemas de protecção anti-cópia são a meu ver coisas completamente desnecessárias, já pra não falar k em alguns casos (StarForce por exemplo) afastam por completo os compradores ocasionais, porke o jogo por x's se torna não instalavel em algumas configurações ou dá montes de conflitos e problemas. :?
MadnessJonny Escreveu:Prontos ok, menos tempo do que estava à espera, mas ainda assim pode ter sido tempo suficiente para dissuadir alguns piratas norte americanos que podiam julgar que o processo ir demorar mais tempo ou que simplesmente não podiam esperar de acabar de fazer o download (afinal, o Oblivion é bem grandinho, ele é que têm net melhorzita porque por cá era download para o mês inteiro [:p]). Digo eu [:p]
Mt sinceramente acreditas nisso, é k eu não acredito minimamente, acho k tem + a haver com o k o ICE diz, as coisas quando são vendidas a um preço justo as pessoas tem + tendencia a comprar, ora por exemplo eu por x's quando me imprestam um ou outro DVD-Video e eu gosto do filme, gravo-o para mim, mas se esse mesmo DVD fosse 10€ nunca o faria, porke acho k 10€ é um bom preço especialmente em alguns DVD's k até tem uns extras bem apeteciveis, ainda no outro dia gravei dum amigo a colecção dele ESPECIAL dos Matrix's esta colecção custou-lhe +/- 80€ porke ele comprou os 3 filmes em separado e quase na sua altura de lançamento, agora não acham k 80€ por 3 filmes é um exagero?! Eu acho e mesmo tendo a possibilidade de comprar os 3 por cerca de 50€ optei por os gravar, para mim, ainda nem seker estão gravados em DVD, porke apenas os tenho pra eu os ver, agora se existisse um pack especial dos 3 filmes por digamos 30€ eu até era bem capaz de o comprar, mesmo depois de já ter visto os 3 filmes plo menos 2x cada um e o 1º umas 5 ou +. :? Será k sou "PIRATA" talvez, mas não kero saber, até porke não vendo DVD's/JOGOS's etc... aos outros. O k não significa k seja inocente porke não sou, apenas acho k algumas coisas são demasiado caras, e por isso remedeio-me com o k posso, agora já sei k vou ser apedrejado, mas olha... :|
Death Crow Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Continuam a fugir á questão, que é ate que ponto a pirataria está a condenar o PC é extinção. Se tomarmos o caso do Sin Episodes em que salvo erro 20% são copias ilegais como exemplo, há que questionar ate que ponto as editoras estão dispostas a investir nesse mercado com um cenario destes.
Só? Pode parecer estupido ter ficado surpreendido mas pensava que a pirataria fazia mais estragos.
No caso de editoras como a EA penso que continuarão a lançar os seus jogos para PC como sempre fizeram mas no caso das pequenas editoras esses tais 20% poderão ser ultrapassados e ser "fatais" para a editora!
Assim a distribuição digital ganha uma maior importância para essas empresas porque os jogos verão os seus custos serem reduzidos e a taxa de pirataria baixar.
Não me interpretem mal, mas por exemplo jogos como FIFA's k saem TODOS os anos e tem uma massa de pirataria ABSURDICA, ainda dão lucro e MUITO, seja em k plataforma for, e nestes casos eu até gostava de ver uma % de cópias, digamos o FIFA, de novo como exemplo de 99% porke meus senhores é um claro ROUBO e só não vê isso kem não ker.

Muitas x's dizem k os piratas isto e os piratas akilo, agora pensem em algo k à uns tempos me pus a pensar...

Uma pessoa "normal" k nem seker sabe o k é PIRATA compra este ano o FIFA 2006, por 50€ (por exemplo) para o ano k vem e como gostou muito do FIFA 2006 vai e encontra um novo e na esperança de pensar k o jogo está ainda melhor e com coisas k realmente valem o seu re-investimento compra o FIFA 2007 de novo por outros 50€ só k depois de o experimentar fica completamente desiludido porke gastou os seus 50€ num jogo praticamente igual ao do ano passado, posto isto encontra uns conhecidos e fala do sucedido esses amigos dizem-lhe k pode por um chip (caso fosse uma consola, por exemplo) e k poderia ter comprado uma versão pirata por 5 ou 10€, acham k esta pessoa se vai sentir mal se em 2008 comprar a versão pirata do FIFA 2008?! É claro k não vai e aki está começou + um pirata, agora digam lá se não faz sentido, eu acho k a pirataria existe tb e muito por culpa das editoras k são claramente gananciosas e tendem a cada x + fazer a "vaca" render o + tempo possivel e depois lembrem-se sempre de uma velha, k para mim é actualissima: Cliente satisfeito + 5 ou 10 novos possiveis clientes... Cliente não satisfeito - 50 ou 100 possiveis clientes...

Por isso acho k akilo k alimenta este cada x + aumentar da pirataria é não só a não consciencia de algumas das pessoas, mas tb a ganancia k se faz sentir nas editoras, e não estou a falar só dos jogos, falo de JOGOS de Filmes e de Musica, acho k em todos os casos existe demasiada PORCARIA a ser vendida a preço de luxo! Algo k não deveria acontecer, porke se existem alguns jogos em k eu claramente não me importaria de dar 30 ou até 40 ou até mesmo 50€ existem outros k nem 5€ eu daria por eles, é claro k não se vão fazer preços à minha medida, mas k se deveriam controlar e baixar gradualmente os preços finais lá isso é sem a menor duvida.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 01 ago 2006, 22:44

Newtomic Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Prontos ok, menos tempo do que estava à espera, mas ainda assim pode ter sido tempo suficiente para dissuadir alguns piratas norte americanos que podiam julgar que o processo ir demorar mais tempo ou que simplesmente não podiam esperar de acabar de fazer o download (afinal, o Oblivion é bem grandinho, ele é que têm net melhorzita porque por cá era download para o mês inteiro [:p]). Digo eu [:p]
Mt sinceramente acreditas nisso, é k eu não acredito minimamente, acho k tem + a haver com o k o ICE diz, as coisas quando são vendidas a um preço justo as pessoas tem + tendencia a comprar, ora por exemplo eu por x's quando me imprestam um ou outro DVD-Video e eu gosto do filme, gravo-o para mim, mas se esse mesmo DVD fosse 10€ nunca o faria, porke acho k 10€ é um bom preço especialmente em alguns DVD's k até tem uns extras bem apeteciveis, ainda no outro dia gravei dum amigo a colecção dele ESPECIAL dos Matrix's esta colecção custou-lhe +/- 80€ porke ele comprou os 3 filmes em separado e quase na sua altura de lançamento, agora não acham k 80€ por 3 filmes é um exagero?! Eu acho e mesmo tendo a possibilidade de comprar os 3 por cerca de 50€ optei por os gravar, para mim, ainda nem seker estão gravados em DVD, porke apenas os tenho pra eu os ver, agora se existisse um pack especial dos 3 filmes por digamos 30€ eu até era bem capaz de o comprar, mesmo depois de já ter visto os 3 filmes plo menos 2x cada um e o 1º umas 5 ou +. :? Será k sou "PIRATA" talvez, mas não kero saber, até porke não vendo DVD's/JOGOS's etc... aos outros. O k não significa k seja inocente porke não sou, apenas acho k algumas coisas são demasiado caras, e por isso remedeio-me com o k posso, agora já sei k vou ser apedrejado, mas olha... :|
Também não duvido nada que isso seja verdade, e é natural que assim o seja. O que se passa é que por melhores que fossem as expectativas em relação ao Oblivion não creio que o preço a que ele foi vendido inicialmente seja um preço minimamente justo para qualquer que seja o jogo. É aceitável, sim até pode ser aceitável. Justo ? Correcto ? Não, isso já não acredito, pelo menos para mim porque 50 euros ainda é bastante dinheiro e embora seja um preço suportado não se perdia nada em descer um pouco o preço.
Se para mim, que tenho carradas de jogos (originais claro, e alguns que custaram para cima de 60 euros...) já me é "dificil" dar 50 ou 60 euros por um jogo, imagino o que será para um pirata (que está habituado a ter os jogos todos de graça) ter que dar essa mesma quantia por um jogo. Eles simplesmente não estão habituados. Daí que acredite que possa ter havido uma combinação de motivações que levaram alguns piratas a optar pela versão original. Digo eu, é pura especulação.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 01 ago 2006, 23:49

Nota k quando digo preço justo é o "nosso" preço justo. Exemplo jogo A = 30€ para mim pode ser um preço justo e para ti não, assim como jogo B = 40€ para ti pode ser um preço justo e para mim não. 8)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 02 ago 2006, 0:03

Newtomic Escreveu:Nota k quando digo preço justo é o "nosso" preço justo. Exemplo jogo A = 30€ para mim pode ser um preço justo e para ti não, assim como jogo B = 40€ para ti pode ser um preço justo e para mim não. 8)
Fifa :arrow: 60€ +- por ano :arrow: Injusto
Half Life :arrow: 60€ +- de 6 em 6 anos :arrow: embora ache que 60€ é puxado é um preço justo!
GTA :arrow: 60€ +- :arrow: é um jogo com uma grande longevidade, por isso acho justo.

Não vou postar mais exemplos porque tenho que ir ver o LOST :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quarta 02 ago 2006, 11:50

Vou-vos dar um exemplo claro do nivel de chulanço que as editoras e distribuidores fazem. Isto aconteceu há cerca de 2 anos, mas não me sai da cabeça.
Como devem saber o HL2 foi oferecido com as placas graficas da ATI há 2 anos. Num grande acordo a ATI comprou á Valve uns milhões de copias do HL2 para meter com as placas. Agora tenham em conta que quando a Valve vendeu estas copias á ATI, sabia que quem comprasse uma placa da ATi não voltaria a comprar o HL2, e por isso já teve em isso em conta quanto estipulou o preço de venda destas copias todas.
A ATI vendeu cada uma destas copias aos fabricantes de placas por 15 euros. A Valve já tinha os custos de produção do jogo em conta, a ATI tambem meteu uma percentagem ao bolso e foi vendido a 15 euros a copia. E o cumulo é que os fabricantes de placas afirmaram que 15 euros era caro :shock:
Se depois ainda adicionarmos custos de transporte e distribuição (que actualmente são muito baixos) e o IVA, duvido que o jogo ultrapassasse em muito os 20 euros. No entanto nas lojas estava a cerca de 50 euros.
E depois disto ainda tem a lata de dizer que a maior ameaça á industria dos videojogos é a pirataria......
Quando o jogo saiu e foi disponibilizado no Steam a Valve pretendia vender a um preço considereavelmente mais baixo do que o preço dos distribuidores, pois não tinham custos de transporte e intermediarios.
Os distribuidores não aceitaram isto e exigiram á Valve para por o HL2 no Steam ao mesmo preço que eles. E quem paga são os consumidores.

A verdade é que a maior parte do preço final de qualquer jogo vai para o bolso de intermediarios e distribuidoras, sendo o valor que vai para quem fez o jogo uma parte menor.
Última edição por Winjer em quarta 02 ago 2006, 18:24, editado 1 vez no total.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 02 ago 2006, 13:27

@Winjer
Exactamente!
Death Crow Escreveu:Fifa :arrow: 60€ +- por ano :arrow: Injusto
Half Life :arrow: 60€ +- de 6 em 6 anos :arrow: embora ache que 60€ é puxado é um preço justo!
GTA :arrow: 60€ +- :arrow: é um jogo com uma grande longevidade, por isso acho justo.

Não vou postar mais exemplos porque tenho que ir ver o LOST :mrgreen:
Para mim justo teria de ser assim...
• FIFA 2006 :arrow: Justo = 10~15€ (porke não trás nada k valha mesmo a pena em relação ao 2005, não passa senão de uma actualização e isto não são palavras minhas) :arrow: Preço "real" como dissestes +/- 60€
• Half-Life 2 :arrow: Justo = 40~45€ (porke acho k o HL2 trás bastante afinal são cerca de 3 jogos em 1 e existe sempre o CS:S k vai durar e durar e durar) :arrow: Preço "real" como dissestes +/- 60€
• GTA: SA :arrow: Justo = 35~40€ (porke a sua longevidade é gigante mesmo) :arrow: Preço "real" como dissestes +/- 60€
agora é claro k o justo k aki meto é o justo para mim. 8) Alem disso o meu justo varia muito de jogo para jogo, e apesar de tentar ser imparcial, já se sabe como é não é. :|
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 02 ago 2006, 13:34

A Nintendo vem agora para o mercado como uma luz ao fundo do túnel ao lançar jogos da nova geração a 40€. É uma prova de que é uma empresa que se preocupa com os seus clientes. Até porque 2 jogos N = 80€ e 2 jogos PS3/Xbox 360 = 140€ +- (70€ cada um).
É um roubo e não se pode chamar outra coisa, principalmente depois do que o Winjer contou.

O que nós jogadores poderemos fazer? Infelizmente penso que nada, a não ser boicotar a compra de jogos mas isso teria de ser uma acção a nível mundial. Enfim... :?
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quarta 02 ago 2006, 18:21

A unica solução seria a distribuição dos jogos exclusivamente pela internet, de forma a eliminar totalmente intermediarios e distribuidoras chupistas do mundo dos videojogos. Assim comprava o jogo, pagava o IVA e fazia o Download para o PC. O dinheiro ia para quem fez o jogo e para o estado (que no final somos todos nós).

A consequencia destes preços é que cada vez mais pessoas vem a pirataria como o caminho a seguir e desistem totalmente de comprar qualquer jogo original.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 02 ago 2006, 19:43

Então quer dizer que pessoas como eu que prefiro ter o jogo na caixa com manual e capa seremos sempre prejudicados pelas editoras! E essa solução que apresentas é uma solução apenas para quem tem PC e então os possuidores de consolas?
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quarta 02 ago 2006, 20:07

A Xbox360 (versão premium) e a PS3 tem (terão) disco rigido e ligação á internet, por isso tambem é possivel a venda de jogos online nas consolas.
Claro que os primeiros passos teriam de ser dados no PC, e nos primeiros anos seria um exclusivo, mas em breve passaria para as consolas.
Claro que mesmo assim os jogos nas consolas seriam um pouco mais caros que nos PCs por causa das royalities que as software houses tem de pagar á empresa dona da consola.

PEssoalmente não vejo outra solução. Mas até pode aparecer.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 03 ago 2006, 9:32

Desde k depois de descarregado da Net dê pra gravar pra suporte físico o respectivo "Setup" até nem me importava muito, mas se o factor de ser necessário obrigatoriamente Net pra o jogo funcionar for uma constante então não obrigado! :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 03 ago 2006, 13:26

Essa até pode ser uma boa maneira de haver uma redução de preços mas só até as produtoras começarem a subirem preços e se não dá para gravar os jogos então considero que estamos a pagar para os alugar!

O artigo de opinião do Jorge Vieira está muito bom e demonstra bem o que se passa. A Nintendo a baixar os preços e a provar que numa plataforma onde a pirataria é praticamente inexistente a baixa de preços só originou mais vendas, então o que uma baixa de preços faria nos PC's, Playstations e Xbox's onde a pirataria é uma realidade crescente? Provavelmente a pirataria tinha uma grande quebra já que se falarmos em 40€ temos quase uma quebra a rondar os 50%
Se assim fosse então não tinha dúvidas e iria comprar a PS3 mas ter de pagar 80€ é um absurdo o que só me leva ter duas opções, ou não a compro e jogo em casa de amigos ou me dedico à pirataria sem vergonha de o fazer porque como se diz por cá "Ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão"!
A proveitando a deixa de Satoru Iwata que diz que as editoras têm medo de baixar os preços porque os seus jogos poderiam ser rotulados de maus jogos eu simplesmente discordo. Alguém pôs em causa jogos como Brain Training? E alguém considera que Urban Chaos:Riot Response seja tão bom como Half Life 2 por terem sido lançados com preços semelhantes? A minha resposta às duas perguntas é um Não! Compreendo que a qualidade se paga mas pagar o dobro do preço justo é brincar com os clientes que alimentam a indústria.
Ainda por cima havendo editoras como a Activision que querem um aumento de preços na ordem dos 10/15€ e que segundo o racíocionio de Satoru Iwata pergunto se o presidente da Activision pensa que os seus produtos são de uma extrema qualidade!

Sendo assim restam a muitos jogar recorrendo à pirataria por lhes serem impossível darem 20% do ordenado mínimo nacional para comprarem entertenimento!
Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

Mensagem por Knight » quinta 03 ago 2006, 13:28

Newtomic Escreveu:Desde k depois de descarregado da Net dê pra gravar pra suporte físico o respectivo "Setup" até nem me importava muito, mas se o factor de ser necessário obrigatoriamente Net pra o jogo funcionar for uma constante então não obrigado! :?
Isso faz-me lembrar o HL2, que precisamos de desbloquear os ficheiros via Net para jogar. Demora muito tempo, então num 56k nem quero pensar... E tem outra coisa, supostamente o HL2 tem um modo offline que não necessita de net depois dos ficheiros estarem todos desbloqueados. Não sei porquê isso não funcionava comigo, tinha de me ligar ao Steam de cada vez que queria jogar. Num 56k nem quero pensar... Esse foi o motivo pelo qual não comprei o HL2 no lançamento, não tinha net na altura. Agora tenho, mas entretanto ofereceram o jogo a um colega que mo emprestou. Ou seja, já não comprei o jogo. Graças a uma decisão ridícula a Valve perdeu clientes, pois estou certo que não fui só eu a torcer o nariz a isso.
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Avatar do Utilizador
Fatalit1#4
Senior
Mensagens: 349
Registado: terça 21 mar 2006, 14:02
Localização: Aguada de Baixo, Águeda

Mensagem por Fatalit1#4 » quarta 09 ago 2006, 18:35

Mais um passo no combate a pirataria?!?!

http://exameinformatica.clix.pt/noticia ... 13697.html
Nem sempre os melhores ganham...
_____________________________

Instantes - Finalmente, o meu blog, actualizado diariamente...
ImagemImagem
Avatar do Utilizador
_Omega_
Veteran
Mensagens: 635
Registado: domingo 23 jan 2005, 11:14
Localização: Great Big White World
Contacto:

Mensagem por _Omega_ » quarta 09 ago 2006, 18:38

Fatalit1#4 Escreveu:Mais um passo no combate a pirataria?!?!

http://exameinformatica.clix.pt/noticia ... 13697.html
Isso não vai dar em nada.
Para variar.
Imagem
Responder