Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 09 fev 2006, 23:35

Prime Operative Escreveu:1º Um número de utilizadores a discutir ardentemente o assunto, alguns dos quais a dizer que de vez em quando praticam pirataria, outros a confessar serem piratas adeptos e ainda outros (a minoria) a afirmarem nunca sequer terem visto uma cópia pirata. Os tiros começam a ser disparados e os foristas berram em pânico.

2º Uma morte lenta e agonizante do tópico.

Rinse & Repeat: A ressureição do mesmo daqui a uns tempos, espalhando de novo as tripas dos piratas informáticos ao sol.


Tópicos de pirataria no fórum da MS... Gotta Love 'em! ;)
Ahaha, boa tirada :wink:

Mas afinal que é que disse que nunca viu uma cópia pirata? :|
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
super8
Senior
Mensagens: 446
Registado: terça 15 jul 2003, 13:53
Localização: Queluz
Contacto:

Mensagem por super8 » sexta 10 fev 2006, 2:53

É algo cíclico, é a pirataria e antigamente os tópicos a pedir para a Mega Score trazer um DVD...

Todos os jogos que eu tenho são originais. Se achas que pagar 70€ a alguém que teve o trabalho de fazer o jogo um boubo, não compres, não colabores com o roubo.

Eu também acho que o preço de um ferrari é um roubo e não é por isso que vou roubar um, nem pagar a quem o tenha roubado para ficar com ele. Não há ferrari compra-se um carro mais modesto.

Já sei o que vais dizer, um carro não se pode comparar com um jogo, que no caso do carro é roubo mas que no jogo pode-se deixar passar... mas secalhar não!
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sexta 10 fev 2006, 11:51

super8 Escreveu:É algo cíclico, é a pirataria e antigamente os tópicos a pedir para a Mega Score trazer um DVD...

Todos os jogos que eu tenho são originais. Se achas que pagar 70€ a alguém que teve o trabalho de fazer o jogo um boubo, não compres, não colabores com o roubo.

Eu também acho que o preço de um ferrari é um roubo e não é por isso que vou roubar um, nem pagar a quem o tenha roubado para ficar com ele. Não há ferrari compra-se um carro mais modesto.

Já sei o que vais dizer, um carro não se pode comparar com um jogo, que no caso do carro é roubo mas que no jogo pode-se deixar passar... mas secalhar não!
Eu nem queria discutir isto... :?
Um Ferrari é 1a marca dentro de um segmento de mercado (dos automóveis). É caro por muitos motivos: design de marca, mão de obra especializada, etc.

Quem ganha dinheiro com a venda de um carro, são sobretudo os seus designers e a própria ferrari. No caso dos videojogos, não é bem assim. Os designers de jogo não são vistos com bons olhos, e salvo algumas excepções, não recebem remunerações dignas do seu trabalho (até o David jaffe já se queixou....).

Quando tu pagas 70€ por um jogo, estás a dar dinheiro a muita gente, sobretudo à Sony/Microsoft/Nintendo (no caso de ser um jogo para consolas), à produtora do jogo e uma larça porção ao sem número de intermediários que se colocam entre ti e a produtora.

Isso explica o porquê da existência de serviços como o Steam, que reduzem o preço dos jogos, simplesmente, porque deixam de haver intermediários.

Pirataria é Ilegal ponto. Pirataria é Imoral ponto. Não me venham é dizer que os preços dos jogos são "justos" ou adequados ao mercado. Não são. Tanto os albuns de musica como os filmes são muito mais baratos, e, no segundo caso, até costumam ter orçamentos superiores aos dos jogos. É claro que o modelo de negócio é diferente, mas mesmo assim, a diferença é abismal. Um DVD quando sai custa em geral 20€, isso é um terço do preço normal de um jogo, com o mesmo suporte físico!!!

Enquanto as empresas e os gamers não começarem a exigir que os jogos sejam mais baratos, eles nunca baixarão. E a pirataria também serve de desculpa para este modelo de negócio injusto, sustentando o argumento falacioso que para se ganhar dinheiro é preciso vender caro.

Todos os estudos de mercado que tive oportunidade de ver, mostram claramente, que as vendas sobem com preços mais baixos. E isto não impede que as empresas que produzem jogos ganhem dinheiro, pelo contrário, aumentar-lhes-ia os lucros. O problema é que seria à conta dos intermediários, que se tornaram numa indústria dentro da indústria. E aí reside o problema mais grave.

Por fim, o preço não é argumento, nem a favor, nem contra a pirataria. Se o preço é alto para os bolsos, compram menos jogos, ou esperem que eles apareçam em segunda mão, ou em linhas budget. Esses sim, são o tipo de iniciativas que levam as produtoras a repensarem os seus modelos de negócio. E, se mesmo assim, insitirem na pirataria, ao menos comprem os jogos de que realmente gostam... pelo menos isso.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sexta 10 fev 2006, 13:05

de facto este topico tens muito mais do que se lhe diga.mas o que é certo é que ao ver o resultado das votaçoes podemos ver que afinal ha muitos com jogos piratas.infelizmente é a soluçao que muitos encontram de modo a contornar os elevados preços praticados em Portugal no ramo dos videojogos :(
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sexta 10 fev 2006, 13:41

Hunter Escreveu:de facto este topico tens muito mais do que se lhe diga.mas o que é certo é que ao ver o resultado das votaçoes podemos ver que afinal ha muitos com jogos piratas.infelizmente é a soluçao que muitos encontram de modo a contornar os elevados preços praticados em Portugal no ramo dos videojogos :(
De facto... mas tal nao justifica a compra de jogos pirateados. O que falta em Portugal e' um site como o eBay (que eu uso constantemente) para se comprar jogos em segunda (ou mais) mao(s)! E se a eBay nao se decide a abrir um site nacional, o melhor mesmo a fazer e' criar uma iniciativa nacional, que funcione ao mesmo estilo.

Mas mais uma vez, tal nao permitira a eliminacao por completo da pirataria em si.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sexta 10 fev 2006, 13:42

viriato_iceview51 Escreveu:
Hunter Escreveu:de facto este topico tens muito mais do que se lhe diga.mas o que é certo é que ao ver o resultado das votaçoes podemos ver que afinal ha muitos com jogos piratas.infelizmente é a soluçao que muitos encontram de modo a contornar os elevados preços praticados em Portugal no ramo dos videojogos :(
De facto... mas tal nao justifica a compra de jogos pirateados. O que falta em Portugal e' um site como o eBay (que eu uso constantemente) para se comprar jogos em segunda (ou mais) mao(s)! E se a eBay nao se decide a abrir um site nacional, o melhor mesmo a fazer e' criar uma iniciativa nacional, que funcione ao mesmo estilo.

Mas mais uma vez, tal nao permitira a eliminacao por completo da pirataria em si.
www.Miau.pt
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sexta 10 fev 2006, 14:22

Maedhros Escreveu:
viriato_iceview51 Escreveu:
Hunter Escreveu:de facto este topico tens muito mais do que se lhe diga.mas o que é certo é que ao ver o resultado das votaçoes podemos ver que afinal ha muitos com jogos piratas.infelizmente é a soluçao que muitos encontram de modo a contornar os elevados preços praticados em Portugal no ramo dos videojogos :(
De facto... mas tal nao justifica a compra de jogos pirateados. O que falta em Portugal e' um site como o eBay (que eu uso constantemente) para se comprar jogos em segunda (ou mais) mao(s)! E se a eBay nao se decide a abrir um site nacional, o melhor mesmo a fazer e' criar uma iniciativa nacional, que funcione ao mesmo estilo.

Mas mais uma vez, tal nao permitira a eliminacao por completo da pirataria em si.
www.Miau.pt
Entao nao compreendo porque a pratica de tanta pirataria! Epa, como ja disseram, nao tem-se que comprar todos os jogos de uma consola, porque nao sao bens essenciais.

Por vezes tem-se que fazer sacrificios e escolhas, e acho que para quem esta disposto a gastar numa placa grafica nova para o PC pode muito deixar passar ao lado 8 jogos!

Eu nao jogo sempre os jogos mais recentes, somente aqueles que gosto de ter de antemao (Zelda, F-Zero, Metroid Prime)! Enquanto os outros, espero eventualmente por uma baixa significativa do preco nos sites dessa especialidade (miau, ebay...) e so depois decido-me comprar.

Alias deve ser essa razao pela qual tenho o meu processador e a minha torre no canto do quarto (nas suas respectivas caixas) a apanharem po. Porque tenho que fazer escolhas, ou uma motherboard ou o Resident Evil 4 e Zelda...

Quanto aos jogos do PC, nao disponho de nenhum jogo pirateado! Nao significa que nunca joguei um, como foi o caso do Age of Empires II e a sua expansao Age of Kings, por intermedio de jogo emprestado. Eu faco back-ups dos meus jogos originais, mesmo se para isso tenho que fazer o "bypass " de alguns, caso do Sim City 4, e utilizo sempre as minhas copias e nao os originais de modo a nao danificar os CD's ou DVD's.

E o mesmo faco com os CD's de musica em casa, por vezes meto-os mesmo em MP3 para poupa-los de estarem constantemente em uso. Mas recuso-me categoricamente de comprar ou fazer download ilegal de jogos de musicas ou de filmes.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » sexta 10 fev 2006, 14:34

Maedhros Escreveu:Eu nem queria discutir isto... :?
Um Ferrari é 1a marca dentro de um segmento de mercado (dos automóveis). É caro por muitos motivos: design de marca, mão de obra especializada, etc.

Quem ganha dinheiro com a venda de um carro, são sobretudo os seus designers e a própria ferrari. No caso dos videojogos, não é bem assim. Os designers de jogo não são vistos com bons olhos, e salvo algumas excepções, não recebem remunerações dignas do seu trabalho (até o David jaffe já se queixou....).

Quando tu pagas 70€ por um jogo, estás a dar dinheiro a muita gente, sobretudo à Sony/Microsoft/Nintendo (no caso de ser um jogo para consolas), à produtora do jogo e uma larça porção ao sem número de intermediários que se colocam entre ti e a produtora.
Falta uma parte muito importante: o Estado (seja com IVA, seja com Imposto Automóvel), o qual arrecada uma importante parcela do custo final do veículo. Podemos argumentar que esse imposto vai para a melhoria das estradas, mas acho que só revela ingenuidade pensar que a maior parte do imposto tem esse fim.

Maedhros Escreveu:Isso explica o porquê da existência de serviços como o Steam, que reduzem o preço dos jogos, simplesmente, porque deixam de haver intermediários.
E, já agora, da maioria dos impostos, pois as empresas que só negoceiam pela internet podem ter a sede registada num qualquer país que os isente dos impostos.

Maedhros Escreveu:Pirataria é Ilegal ponto. Pirataria é Imoral ponto. Não me venham é dizer que os preços dos jogos são "justos" ou adequados ao mercado. Não são. Tanto os albuns de musica como os filmes são muito mais baratos, e, no segundo caso, até costumam ter orçamentos superiores aos dos jogos. É claro que o modelo de negócio é diferente, mas mesmo assim, a diferença é abismal. Um DVD quando sai custa em geral 20€, isso é um terço do preço normal de um jogo, com o mesmo suporte físico!!!
Um album de música mais barato?! Vinte euros por cinquenta minutos de música, sendo que nem metade costuma ser muito boa, é barato?! Quanto aos DVDs, quando um filme é lançado nesse suporte, geralmente, já passou pelas salas de cinema e fez receita. E só tenho conhecimento de DVDs a esse preço se os filmes não tiverem grande sucesso nas bilheteiras ou decorridos longos meses.

Maedhros Escreveu:Enquanto as empresas e os gamers não começarem a exigir que os jogos sejam mais baratos, eles nunca baixarão. E a pirataria também serve de desculpa para este modelo de negócio injusto, sustentando o argumento falacioso que para se ganhar dinheiro é preciso vender caro.

Todos os estudos de mercado que tive oportunidade de ver, mostram claramente, que as vendas sobem com preços mais baixos. E isto não impede que as empresas que produzem jogos ganhem dinheiro, pelo contrário, aumentar-lhes-ia os lucros. O problema é que seria à conta dos intermediários, que se tornaram numa indústria dentro da indústria. E aí reside o problema mais grave.
Qualquer estudante de Economia te diz que, apesar de aumentarem as vendas, os lucros dessas empresas podem diminuir (em termos técnicos, o efeito da diminuição do preço tem mais impacto nas receitas das empresas do que o efeito do aumento da quantidade).

Maedhros Escreveu:Por fim, o preço não é argumento, nem a favor, nem contra a pirataria. Se o preço é alto para os bolsos, compram menos jogos, ou esperem que eles apareçam em segunda mão, ou em linhas budget. Esses sim, são o tipo de iniciativas que levam as produtoras a repensarem os seus modelos de negócio. E, se mesmo assim, insitirem na pirataria, ao menos comprem os jogos de que realmente gostam... pelo menos isso.
Para os jogos ficarem na linha budget, do que eu vi, foi preciso ter um certo grau de sucesso comercial, sendo que foram lançados a baixo preço para ainda conseguirem arrecadar mais uns trocos.
Quanto aos jogos em segunda mão, em geral, um jogador que adorou o jogo não se quer desfazer dele; se o jogador se quer livrar dele, então considera que foi um mau investimento e quer recuperar parte do dinheiro que gastou nesse jogo.
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » sexta 10 fev 2006, 14:46

viriato_iceview51 Escreveu:
Hunter Escreveu:de facto este topico tens muito mais do que se lhe diga.mas o que é certo é que ao ver o resultado das votaçoes podemos ver que afinal ha muitos com jogos piratas.infelizmente é a soluçao que muitos encontram de modo a contornar os elevados preços praticados em Portugal no ramo dos videojogos :(
De facto... mas tal nao justifica a compra de jogos pirateados. O que falta em Portugal e' um site como o eBay (que eu uso constantemente) para se comprar jogos em segunda (ou mais) mao(s)! E se a eBay nao se decide a abrir um site nacional, o melhor mesmo a fazer e' criar uma iniciativa nacional, que funcione ao mesmo estilo.

Mas mais uma vez, tal nao permitira a eliminacao por completo da pirataria em si.
Apesar de parecer que sou a favor da pirataria, tal não é verdade. Mas também não serei o primeiro que vai atirar pedras.

Quero apenas comentar o que presenciei há alguns dias, numa loja Worten: dois miúdos, um de 11 e outro de 15 anos, estavam a observar vários jogos e o mais velho sai-se com "Já viste o dinheiro que estamos a poupar?"

Ainda no tempo do fórum antigo, eu envolvi-me numa discussão sobre o real valor de 5 € (um forista disse que a compra da MS podia implicar a perda de uma refeição, opinião com a qual concordo). Por isso, mesmo que os jogos fossem todos a 5 € (e lá se iam todos os designers e programadores de jogos para o desemprego, já que o seu trabalho não seria minimamente recompensado) a pirataria continuaria a existir.

Isto é, também, uma questão de mentalidades. Qualquer estudante universitário, num qualquer momento do seu curso, infringiu o copyright de alguém ao fotocopiar (parte de) um livro. Ora isso é um crime; no entanto, quantos estudantes ficam com remorsos? Quantos é que, ao chegarem à idade adulta, desincentivam práticas como essa?

Num país onde a "chico-esperteza" é valorizada acima de tudo (também apelidada de "desenrascanço"), onde só não foge aos impostos quem é "burro", quem é que se vai preocupar com a duplicação digital de umas quantas coisas que a maioria dos cidadãos nunca ouviu falar?
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sexta 10 fev 2006, 15:00

SoRHunter Escreveu:Um album de música mais barato?! Vinte euros por cinquenta minutos de música, sendo que nem metade costuma ser muito boa, é barato?! Quanto aos DVDs, quando um filme é lançado nesse suporte, geralmente, já passou pelas salas de cinema e fez receita. E só tenho conhecimento de DVDs a esse preço se os filmes não tiverem grande sucesso nas bilheteiras ou decorridos longos meses.
Como disse anteriormente, o que interessa não é a quantidade, mas a qualidade. Um cd de 45 minutos custa tanto como um de 70. E sim, 20€ é um preço barato, em comparação com os que se praticam na indústria dos jogos.

Os filmes, como disse (caso não tenhas lido) é um modelo de negócio diferente. Quer para a música quer para o cinema. Ambos vão buscar receitas ou a concertos, ou à distribuição pelas salas de cinema, clubes de vídeo, etc....

A questão é que mesmo assim, não se compreende a total disparidade de preços. Ou melhor até se compreende, quando a taxa que as distribuidoras cobram em relação a estes produtos é percentual e não fixa. Daí, cobrar-se mais por um jogo que um dvd, apesar de em termos físicos não haver qualquer diferença.

E vais-me pedir desculpa, mas eu que sou comprador de dvd's compulsivo, sei bem os preços. Em geral, assim que um filme sai em DVD, com ou sem sucesso, tem o pvp que ronda os 20€. Alguns um pouco mais baratos, outros um pouco mais caros. Mas é essa a norma. Os únicos que escapam são as mega-super edições de coleccionador, que rondam os 30€, mesmo assim muito abaixo dos preços praticados em jogos.
SoRHunter Escreveu:Qualquer estudante de Economia te diz que, apesar de aumentarem as vendas, os lucros dessas empresas podem diminuir (em termos técnicos, o efeito da diminuição do preço tem mais impacto nas receitas das empresas do que o efeito do aumento da quantidade).
Claro que podem! Mas também qualquer um te diz, que o mais provável é subirem. Tudo porque, os jogos são sobrevalorizados em relação ao preço "ideal" para o consumidor. A prova disso, está nas outras formas de media, muito mais baratas e que, mesmo assim, vendem muitos milhões. Todos os estudos de mercado mostram isso. Eu se for ver um filme ao cinema (5€), alugar o dvd (2.5€) e depois o comprar mal ele sair (20€), mesmo assim só terei gasto metade do dinheiro que gastaria num jogo. Eu não digo que os jogos tenham de custar 10€. Mas 50-70€ é demais, qualquer um vê isso.
SoRHunter Escreveu:Para os jogos ficarem na linha budget, do que eu vi, foi preciso ter um certo grau de sucesso comercial, sendo que foram lançados a baixo preço para ainda conseguirem arrecadar mais uns trocos.
Quanto aos jogos em segunda mão, em geral, um jogador que adorou o jogo não se quer desfazer dele; se o jogador se quer livrar dele, então considera que foi um mau investimento e quer recuperar parte do dinheiro que gastou nesse jogo.
Esse é um defeito da indústria, o de apenas existirem reedições dos jogos mais populares. Mas a sua génese é simples. Os jogos vivem muito do hype do seu lançamento, se não existir, não vendem, sendo depois vendidos a preços baixos, pelas próprias lojas, na espeança de reduzir o prejuízo. Se existir e venderem, então são reeditados a baixo preço, numa tentativa de vender mais. O probelma surge com os jogos que passam completamente despercebidos do grande público, mas que esgotam as unidades de venda. Esses nunca mais são reeditados, e não são fáceis de arranjar. Mas mais uma vez, é um problema de modelo; as empresas não estão dispostas a investir numa nova distribuição de um jogo (que, como venho a dizer, é muito cara) sem garantias de lucro. Enquanto as distibuidoras e outrosa intervenientes não se aperceberem do problema, não há anti-pirataria que resista.

E desde quando é que vender um jogo, é sinal de mau investimento? Se calhar a pessoa que o quer vender, já o jogou 50 vezes, e prefere recuperar algum dinheiro a ter mais uma caixa a ganhar pó! Há mil e uma razões para vender jogos! Se fosse como dizes, ninguém vendia os melhores jogos do ano, que vejo todos os dias à venda no miau.pt.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 10 fev 2006, 15:31

Exacto. Mas falando mais propriamente quanto à pirataria, acho que há um ponto importante: conheço dois piratas compulsivos (um deles até percebe bastante de informática, e o outro é um meu colega de curso). Ambos jogam jogos recentíssimos e não há jogo mainstream que eles não tenham jogado (piratas, obviamente). O que acontece com eles (é bem feita!) é que jogam o jogo mas nem sequer o sabem apreciar correctamente e nem sequer o sabem valorizar (se é que isso é possível). Claro que isto não é uma regra e deve haver muitos piratas bons jogadores/críticos por esse mundo fora, mas, quando lhes falo de verdadeiras obras de arte, como Fallout, ou mesmo jogos recentes como KOTOR e Farhenheit, eles ficam a olhar para mim com cara de parvos.

O que eu acho, como isto tudo, é que a maior parte dos jogadores piratas está, pura e simplesmente, a perder tempo, a jogar jogos que simplesmente nem sabem apreciar e prontos. Aprecia-se muito melhor um jogo quando ele nos custa a ganhar, até porque, ao pagarmos por um jogo, vamos ter mais cuidado ao escolher e, consequentemente, vamos apenas comprar, à partida, bons jogos.

É óbvio que há excepções mas, os dois maiores piratas que conheço nem sequer deviam ser jogadores. :evil:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » sexta 10 fev 2006, 15:37

Maedhros Escreveu:E vais-me pedir desculpa, mas eu que sou comprador de dvd's compulsivo, sei bem os preços. Em geral, assim que um filme sai em DVD, com ou sem sucesso, tem o pvp que ronda os 20€. Alguns um pouco mais baratos, outros um pouco mais caros. Mas é essa a norma. Os únicos que escapam são as mega-super edições de coleccionador, que rondam os 30€, mesmo assim muito abaixo dos preços praticados em jogos.
Eu disse (caso não tenhas lido :wink: ) "só tenho conhecimento", nunca disse que perito na matéria. De qualquer das formas, desculpa :oops: , pois não sabia que eras devorador de DVDs e, como tal, tens muito mais conhecimento da matéria do que eu.

Maedhros Escreveu:
SoRHunter Escreveu:Qualquer estudante de Economia te diz que, apesar de aumentarem as vendas, os lucros dessas empresas podem diminuir (em termos técnicos, o efeito da diminuição do preço tem mais impacto nas receitas das empresas do que o efeito do aumento da quantidade).
Claro que podem! Mas também qualquer um te diz, que o mais provável é subirem. Tudo porque, os jogos são sobrevalorizados em relação ao preço "ideal" para o consumidor. A prova disso, está nas outras formas de media, muito mais baratas e que, mesmo assim, vendem muitos milhões. Todos os estudos de mercado mostram isso. Eu se for ver um filme ao cinema (5€), alugar o dvd (2.5€) e depois o comprar mal ele sair (20€), mesmo assim só terei gasto metade do dinheiro que gastaria num jogo. Eu não digo que os jogos tenham de custar 10€. Mas 50-70€ é demais, qualquer um vê isso.
Mas, enquanto houver uma massa crítica de jogadores que adquire o jogo a 60-70 €, para quê baixar os preços? Isso só significa menos lucro (mesmo existindo pirataria).

Maedhros Escreveu:E desde quando é que vender um jogo, é sinal de mau investimento? Se calhar a pessoa que o quer vender, já o jogou 50 vezes, e prefere recuperar algum dinheiro a ter mais uma caixa a ganhar pó! Há mil e uma razões para vender jogos! Se fosse como dizes, ninguém vendia os melhores jogos do ano, que vejo todos os dias à venda no miau.pt.
Eu penso que o sentimento de posse é muito importante. Aqui há tempos foi criado um tópico por alguém que queria comprar uma Sega Saturn; o pessoal disse que não se desfazia da consola por nada.
Ah! E não te esqueças que os gostos são subjectivos, nada obsta a que alguém não goste dos jogos que a maioria acha que são "jogos do ano".
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » sexta 10 fev 2006, 15:48

Morbus Escreveu:Exacto. Mas falando mais propriamente quanto à pirataria, acho que há um ponto importante: conheço dois piratas compulsivos (um deles até percebe bastante de informática, e o outro é um meu colega de curso). Ambos jogam jogos recentíssimos e não há jogo mainstream que eles não tenham jogado (piratas, obviamente). O que acontece com eles (é bem feita!) é que jogam o jogo mas nem sequer o sabem apreciar correctamente e nem sequer o sabem valorizar (se é que isso é possível). Claro que isto não é uma regra e deve haver muitos piratas bons jogadores/críticos por esse mundo fora, mas, quando lhes falo de verdadeiras obras de arte, como Fallout, ou mesmo jogos recentes como KOTOR e Farhenheit, eles ficam a olhar para mim com cara de parvos.

O que eu acho, como isto tudo, é que a maior parte dos jogadores piratas está, pura e simplesmente, a perder tempo, a jogar jogos que simplesmente nem sabem apreciar e prontos. Aprecia-se muito melhor um jogo quando ele nos custa a ganhar, até porque, ao pagarmos por um jogo, vamos ter mais cuidado ao escolher e, consequentemente, vamos apenas comprar, à partida, bons jogos.

É óbvio que há excepções mas, os dois maiores piratas que conheço nem sequer deviam ser jogadores. :evil:
Essa de o pessoal pirata não saber apreciar os jogos :roll:

Repara que os teus gostos são muito definidos: és fã de RPGs. Eu também o sou, mas a maioria dos meus amigos acham que são uma verdadeira perda de tempo. Para uns, só contam os RTS. Para outros, jogos de desporto. Para outros, só valem a pena serem jogados FPS. Quem tem razão? [Pergunta retórica à qual não existe resposta, já que os gostos são do foro sentimental, não do foro racional]

Ao afirmares que os jogos só são verdadeiramente apreciados quando apresentam dificuldades elevadas, estás a dizer que a EA deve encerrar as portas (pois lançam jogos cada vez mais focados nos jogadores ocasionais e menos voltados para os hard core). Pela tua afirmação, só jogos como Ninja Gaiden são verdadeiramente apreciados, já que o grau de dificuldade é extremamente elevado!
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 10 fev 2006, 16:24

SoRHunter Escreveu:Essa de o pessoal pirata não saber apreciar os jogos :roll:

Repara que os teus gostos são muito definidos: és fã de RPGs. Eu também o sou, mas a maioria dos meus amigos acham que são uma verdadeira perda de tempo. Para uns, só contam os RTS. Para outros, jogos de desporto. Para outros, só valem a pena serem jogados FPS. Quem tem razão? [Pergunta retórica à qual não existe resposta, já que os gostos são do foro sentimental, não do foro racional]
Tens razão. Mas isso não invalida o que disse. Esse dois de que falei só jogam blockbusters...
SoRHunter Escreveu:Ao afirmares que os jogos só são verdadeiramente apreciados quando apresentam dificuldades elevadas, estás a dizer que a EA deve encerrar as portas (pois lançam jogos cada vez mais focados nos jogadores ocasionais e menos voltados para os hard core). Pela tua afirmação, só jogos como Ninja Gaiden são verdadeiramente apreciados, já que o grau de dificuldade é extremamente elevado!
Eu nunca disse que os jogos difíceis é que são bons! :shock: ou não estavas a falar para mim? :? Aliás, nunca joguei Ninja Gaiden... Gosto de jogar com tudo ao mais difícil, mas isso sou eu, e respeito a opinião e a vontade/gosto dos outros. Só para se ter uma ideia, jogo Morrowind de um ponta à outra com dificuldade a 100% díficil. Mas nunca disse que os jogos difíceis são maus...

:EDIT: acho que já sei o motivo da confusão #-o foi por causa daquela parte do não nos custa a ganhar. O que queria dizer era que o dinheiro que pagamos custa-nos a ganhar (digo eu...) e quando não pagamos não sentimos aquele apego de algo que temos porque fizemos para o ter...

Eu não ganho dinheiro, mas não é por isso que deixo de comprar jogos. Simplesmente não gasto em outras coisas (como saídas à noite sem mais nem para quê, como cigarros, como um telemovel 3G...). É tudo uma matéria de gostos e de prioridades. Eu gosto mais de jogos que de muitas outras coisas, por isso não vou fazer pirataria para também poder fazer as outras coisas (em que tenho que gastar dinheiro, quer queira quer não). Se uma pessoa gosta de jogar mas também gosta de ira ao cinema e assim, tem que definir aquilo qeu gosta mais (se não pode ter tudo) e gastar o seu dinheiro apenas naquilo de que gosta mais. Eu acho...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sexta 10 fev 2006, 17:52

SoRHunter Escreveu: Quero apenas comentar o que presenciei há alguns dias, numa loja Worten: dois miúdos, um de 11 e outro de 15 anos, estavam a observar vários jogos e o mais velho sai-se com "Já viste o dinheiro que estamos a poupar?"

Ainda no tempo do fórum antigo, eu envolvi-me numa discussão sobre o real valor de 5 € (um forista disse que a compra da MS podia implicar a perda de uma refeição, opinião com a qual concordo). Por isso, mesmo que os jogos fossem todos a 5 € (e lá se iam todos os designers e programadores de jogos para o desemprego, já que o seu trabalho não seria minimamente recompensado) a pirataria continuaria a existir.
Lembro-me muito bem dessa discussão. Eu também dei o exemplo de que há pessoal que se orgulha de ter jogos piratas como se fosse um grande feito... "Olha pá, altamente já tenho o Doom III eheheh e tu não"... nem imaginam o orgulho com que este cromo me disse isto, sim senhor sacar 1 jogo da net é um feito brilhante digno de um novo Einstein , sem contar com o facto de ele estar orgulhoso por ter roubado.
Como disseste isso gira tudo a volta da mentalidade dos portugueses, que me desculpem mas acho que a maioria tem uma mentalidade bastante atrasada (Dzert anyone?).

SoRHunter Escreveu: Um album de música mais barato?! Vinte euros por cinquenta minutos de música, sendo que nem metade costuma ser muito boa, é barato?!
Os cds de música não são baratos visto que apenas 5% vai para os artistas (não sei se isto é mesmo verdade!!!).
Lembram-se do Napster? Em que os Metallica, em especial o Lars, moveu um processo contra o Napster e até houve bandas que disseram que não se importam com o facto do pessoal sacar as músicas pela net, os Offspring disseram que sem pirataria vendiam 13 milhões de discos e com ela 1 ou 2 milhões a menos, logo não se importam com a pirataria e o que interessa é que gostem e apreciem o seu trabalho.
Morbus Escreveu: Eu não ganho dinheiro, mas não é por isso que deixo de comprar jogos. Simplesmente não gasto em outras coisas (como saídas à noite sem mais nem para quê, como cigarros, como um telemovel 3G...). É tudo uma matéria de gostos e de prioridades. Eu gosto mais de jogos que de muitas outras coisas, por isso não vou fazer pirataria para também poder fazer as outras coisas (em que tenho que gastar dinheiro, quer queira quer não). Se uma pessoa gosta de jogar mas também gosta de ira ao cinema e assim, tem que definir aquilo qeu gosta mais (se não pode ter tudo) e gastar o seu dinheiro apenas naquilo de que gosta mais. Eu acho...
Porque é que se vê pessoal a fazer pirataria quando passam a vida a mudar de telemóvel gastando sucessivante 500€ num novo mas que faz o mesmo que o "velho"? Como disse, tudo gira à volta da mentalidade. É que os telemóveis mais que uma máquina de fazer/receber chamadas são um intrumento de exibicionismo. Mas uma vez tenho um colega que tem vários telemóveis, gaba-se de ter jogos piratas e PS2 chipada mas parece que nem é assim tão rico, enfim é a sociedade em que vivemos.
Responder