APROJE

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Acham que a APROJE irá conseguir mudar algo?

Sim
25
81%
Não
6
19%
 
Total de votos: 31
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quarta 19 abr 2006, 22:48

Death Crow Escreveu:
NCalvin Escreveu:
Death Crow Escreveu:
NCalvin Escreveu:
Death Crow Escreveu:Off-topic: O Colombo apresentou o seu "projecto" aos Reis de Portugal e eles não aceitaram, ele foi ter com os nossos vizinhos espanhóis e pimba os espanhois foram os 1ºs :evil:


Realmente é impressionante. Será que poderei ir trabalhar/estudar (é + ao contrário) para lá?
claro que o objectivo é que possas :-)
então pelas minha contas ainda posso estar no 12º mais 4 anos até que o projecto se concretize!
é uma pena ainda não poder aproveitar mas espero que seja um projecto bem sucedido e que seja independente de Portugal para poder evoluir. Infelizmente é assim :|
não percebi essa do 12º anos mais 4 anos
esta ideia e projecto da APROJE não estará concretizada em 2010? Eu estou no 12º e o ideal era para o ano tirar um curso relacionado (minimamente) com os videojogos, mas só daqui a 4 anos é que isso será possível!
errr... já este ano vai arrancar um curso que te permite licenciar na área de videojogos, precisamente em Portalegre, e com saídas de estágios para projectos de jogos desenvolvidos pela APROJE/GameInvest
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 19 abr 2006, 22:49

Genetix Escreveu:Ficar o nosso país a ir á ruina ? Eu não. E espero que vocês tambem não.
Morbus Escreveu:Um dia, quando chegar a minha vez, eu quero ser como estes senhores, verdadeiros líderes, pessoas que estão na frente e que realmente fazem algo para desenvolver o país.
:wink:

Eu também não!
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quarta 19 abr 2006, 22:53

NCalvin Escreveu:errr... já este ano vai arrancar um curso que te permite licenciar na área de videojogos, precisamente em Portalegre, e com saídas de estágios para projectos de jogos desenvolvidos pela APROJE/GameInvest
Quando? Só em Portalegre? E quem for de outra zona do país? Que apoios tem? Como nos podemos candidatar? Que requesitos são encessários preencher?
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quarta 19 abr 2006, 22:58

ICE Escreveu:
NCalvin Escreveu:errr... já este ano vai arrancar um curso que te permite licenciar na área de videojogos, precisamente em Portalegre, e com saídas de estágios para projectos de jogos desenvolvidos pela APROJE/GameInvest
Quando? Só em Portalegre? E quem for de outra zona do país? Que apoios tem? Como nos podemos candidatar? Que requesitos são encessários preencher?
para já só em Portalegre, mas a APROJE já está a negociar a abertura de cursos profissionais e a criação de vertentes em videojogos em cursos de universidades de outros pontos do país, mas esses ainda devem levar algum tempo a concretizar. O que existe já para arrancar este ano é em Portalegre.

Quanto ao resto, terás de te informar junto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre. Contactos aqui http://www.estgp.pt/

Ou informação aqui
http://www.aproje.org/index.asp?op=ensino.asp
(o site precisa de ser actualizado)
Djamb3
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 1
Registado: terça 25 abr 2006, 18:56

Mensagem por Djamb3 » terça 25 abr 2006, 18:59

Bem hoje foi dia 25 e estava á espera que desse a tal reportagem mas no 2010 nao se viu nada.... (so psychonauts.)
Alguem sabe se foi adiado ou assim?
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quarta 26 abr 2006, 9:27

Djamb3 Escreveu:Bem hoje foi dia 25 e estava á espera que desse a tal reportagem mas no 2010 nao se viu nada.... (so psychonauts.)
Alguem sabe se foi adiado ou assim?
adiada para a próxima terça...
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 23 mai 2006, 13:59

Alguém me sabe dizer se a APROJE, ou melhor os estabelecimentos de ensino ligados a esta, estarão de acordo com o processo, ou acordo de bolonha?
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » terça 23 mai 2006, 14:35

Quando eu li o primeiro artigo que a APROJE colocou na MS eu pensei: "Para o mês já nem se lembram destes gajos", e foi o que fez eu votar em não.
Mas depois vi, que na mente do director vem uma enorme força de vontade, e sei que é uma iniciativa para melhorar a industria portuguesa, com fortes possibilidades de ser bem sucedida e de levantar a moral a muita gente, vamos lá para de lamentar-nos pelo pais em que nascemos, e tentar fazer qualquer coisa para o melhorar.

Nesta ultima MS, li atentamente a opinião do Jorge Vieira, e ele trmina com sugestões como um jogo baseado em morangos com açucar e gato fedorento.Hummm... não me parece que sejam boas ideias, mas já pensei num jogo de estratégia com Portugal, um FPS sobre a Guerra colonial, um um simulador de corridas com o Rali de Portugal. Motivos não faltam, agora vamos lá ver qual os efeitos que irão ter os senhores da APROJE.
Imagem
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » terça 23 mai 2006, 17:14

NCalvin Escreveu:
ICE Escreveu:
NCalvin Escreveu:errr... já este ano vai arrancar um curso que te permite licenciar na área de videojogos, precisamente em Portalegre, e com saídas de estágios para projectos de jogos desenvolvidos pela APROJE/GameInvest
Quando? Só em Portalegre? E quem for de outra zona do país? Que apoios tem? Como nos podemos candidatar? Que requesitos são encessários preencher?
para já só em Portalegre, mas a APROJE já está a negociar a abertura de cursos profissionais e a criação de vertentes em videojogos em cursos de universidades de outros pontos do país, mas esses ainda devem levar algum tempo a concretizar. O que existe já para arrancar este ano é em Portalegre.

Quanto ao resto, terás de te informar junto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre. Contactos aqui http://www.estgp.pt/

Ou informação aqui
http://www.aproje.org/index.asp?op=ensino.asp
(o site precisa de ser actualizado)
Bem, não sei se a APROJE já sabe ou sequer se és a pessoa indicada para falar disto, mas o curso de Engenharia Informática e de Computadores do pólo do Taguspark do Instituto Superior Técnico tem um conjunto de professores que estão a organizar um ramo (no técnico quando chegamos ao quarto ano do curso temos que escolher o nosso ramo de especialização) na área de "Videojogos e mundos virtuais" (a nomenclatura pode não ser exactamente esta) a ser implementado pouco tempo depois do inicio do processo de Bolonha (que é já para o ano).

Neste momento os dois ramos disponiveis no Taguspark são "Sistemas de informação" e "Multimédia" (na Alameda existem mais 5 ramos se n me engano, que incluem por exemplo "Inteligência Artificial"). Eu estou no ramo de "Multimédia" e os docentes que estão a organizar esse novo ramo são maioritariamente os que estão associados à área de "Multimédia" e por isso tendo em conta que já tive aulas com a maioria deles acho que era muito bom para os futuros alunos e para a industria que a APROJE contactasse o IST e talvez podesse fornecer alguns conselhos para a estruturização deste ramo, pq a ideia com que fiquei foi que aquela gente (os meus professores portanto...) não percebem grande coisa daquilo que estão a tentar fazer. Eu tenho com cada história que nem vos passa pela cabeça...

De qq das maneiras e "clubismos" à parte o IST é uma instituição de grande prestigio e eu acho que esta iniciativa só vai legitimar ainda mais os esforços da APROJE, mas imploro para que contactem o IST e se ofereçam para colaborar com eles na elaboração do programa de ensino porque caso contrário já sei que vai ser uma "banhada" (à semelhança daquilo que infelizmente é o ramo de Multimédia neste momento :()
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » terça 23 mai 2006, 17:19

Golden Echo Escreveu:Quando eu li o primeiro artigo que a APROJE colocou na MS eu pensei: "Para o mês já nem se lembram destes gajos", e foi o que fez eu votar em não.
Mas depois vi, que na mente do director vem uma enorme força de vontade, e sei que é uma iniciativa para melhorar a industria portuguesa, com fortes possibilidades de ser bem sucedida e de levantar a moral a muita gente, vamos lá para de lamentar-nos pelo pais em que nascemos, e tentar fazer qualquer coisa para o melhorar.

Nesta ultima MS, li atentamente a opinião do Jorge Vieira, e ele trmina com sugestões como um jogo baseado em morangos com açucar e gato fedorento.Hummm... não me parece que sejam boas ideias, mas já pensei num jogo de estratégia com Portugal, um FPS sobre a Guerra colonial, um um simulador de corridas com o Rali de Portugal. Motivos não faltam, agora vamos lá ver qual os efeitos que irão ter os senhores da APROJE.
Achas que a pitalhada não ia toda a correr para a Fnac para comprar o jogo dos "Morangos com Açucar"? Para a Fnac não diria, mas para o Continente ou assim... olha que era capaz de ser daqueles jogos com sucesso garantido, isto admitindo que o preço era enquadrado na realidade do publico a que é dirigido. Podia não ser muito original, nem muito divertido, mas era um sucesso garantido. Penso eu de que.
Avatar do Utilizador
Pina
Novato||Novata
Mensagens: 15
Registado: sexta 10 fev 2006, 15:49
Localização: Portugal

Mensagem por Pina » terça 23 mai 2006, 17:24

Boas.
Ponham os óculos de leitura sff.

Mercado
O mercado de jogos electrónicos (e todos os outros a meu ver) têem que estar virados para fora. Não podemos fazer jogos para nós, ou seja, temos que exportar. Até porque os custos de um jogo electrónico são proibitivos no que toca a lançar só para um país. Lá fora ninguém quer saber do Rally de Portugal ou a nossa Guerra Colonial, por muito bem feito que o jogo fosse. Para um jogo que custe 1 milhão de euros ter lucro tem que vender bastante, e os jogos cá vendem muito pouco (10.000 é um sucesso).
Temos que começar por títulos que sejam mais apelativos e internacionais para conseguirmos começar. Depois de estarmos mais firmemente posicionados no mercado internacional é que podemos começar a pensar nesse tipo de aventuras que, a meu ver, nunca vão vender tão bem como um jogo de Fantasia, Aventura ou Puzzle etc.
Posicionem-se como compradores, há imensos jogos de países estrangeiros sobre a história deles, a não ser que tenha algo a ver connosco normalmente ninguém quer saber. O inverso também é verdade.

Qualidade vs Quantidade
Outra ideia errada é a repetição de ideias existentes ou tentar ser megalómanos. Não há nada de errado nestas premissas, é sempre bom seguir o exemplo ou tentar ir mais longe, mas num universo realista temos mais hipóteses comercialmente com algo nunca antes visto e tecnicamente com algo mais simples. Qualidade sim -> Shadow of the Colossus, Quantidade não -> GTA.

Os jogos dos Morangos ou Gato Fedorento são possíveis comercialmente para plataformas mais pequenas como os telemóveis ou como jogo causal para PC porque tem público que há partida mesmo não sendo jogador compra.

Aproje
A Aproje está ciente destes e outros problemas/soluções e está um passo à frente para implementar soluções artísticas e económicas viáveis ao nosso universo. Nada me daria mais prazer do que sair de PT o próximo Final Fantasy, mas actualmente não temos pessoas qualificadas para o fazer, quanto mais para gerir equipas tão grandes como uma de 100 pessoas.

Se tudo correr bem havemos de lá chegar.
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » terça 23 mai 2006, 17:39

Já tive a discutir umas coisas com o PanickFreak e com sorte daki a 3 anos vou para a Universidade de Portalegre :D .
Com certeza que as coisas já estãorão muito mais avançadas nessa altura :wink:
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » terça 23 mai 2006, 21:44

kvk Escreveu:
Golden Echo Escreveu:Quando eu li o primeiro artigo que a APROJE colocou na MS eu pensei: "Para o mês já nem se lembram destes gajos", e foi o que fez eu votar em não.
Mas depois vi, que na mente do director vem uma enorme força de vontade, e sei que é uma iniciativa para melhorar a industria portuguesa, com fortes possibilidades de ser bem sucedida e de levantar a moral a muita gente, vamos lá para de lamentar-nos pelo pais em que nascemos, e tentar fazer qualquer coisa para o melhorar.

Nesta ultima MS, li atentamente a opinião do Jorge Vieira, e ele trmina com sugestões como um jogo baseado em morangos com açucar e gato fedorento.Hummm... não me parece que sejam boas ideias, mas já pensei num jogo de estratégia com Portugal, um FPS sobre a Guerra colonial, um um simulador de corridas com o Rali de Portugal. Motivos não faltam, agora vamos lá ver qual os efeitos que irão ter os senhores da APROJE.
Achas que a pitalhada não ia toda a correr para a Fnac para comprar o jogo dos "Morangos com Açucar"? Para a Fnac não diria, mas para o Continente ou assim... olha que era capaz de ser daqueles jogos com sucesso garantido, isto admitindo que o preço era enquadrado na realidade do publico a que é dirigido. Podia não ser muito original, nem muito divertido, mas era um sucesso garantido. Penso eu de que.
ora aí está :-)
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » terça 23 mai 2006, 21:47

kvk Escreveu:
NCalvin Escreveu:
ICE Escreveu:
NCalvin Escreveu:errr... já este ano vai arrancar um curso que te permite licenciar na área de videojogos, precisamente em Portalegre, e com saídas de estágios para projectos de jogos desenvolvidos pela APROJE/GameInvest
Quando? Só em Portalegre? E quem for de outra zona do país? Que apoios tem? Como nos podemos candidatar? Que requesitos são encessários preencher?
para já só em Portalegre, mas a APROJE já está a negociar a abertura de cursos profissionais e a criação de vertentes em videojogos em cursos de universidades de outros pontos do país, mas esses ainda devem levar algum tempo a concretizar. O que existe já para arrancar este ano é em Portalegre.

Quanto ao resto, terás de te informar junto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre. Contactos aqui http://www.estgp.pt/

Ou informação aqui
http://www.aproje.org/index.asp?op=ensino.asp
(o site precisa de ser actualizado)
Bem, não sei se a APROJE já sabe ou sequer se és a pessoa indicada para falar disto, mas o curso de Engenharia Informática e de Computadores do pólo do Taguspark do Instituto Superior Técnico tem um conjunto de professores que estão a organizar um ramo (no técnico quando chegamos ao quarto ano do curso temos que escolher o nosso ramo de especialização) na área de "Videojogos e mundos virtuais" (a nomenclatura pode não ser exactamente esta) a ser implementado pouco tempo depois do inicio do processo de Bolonha (que é já para o ano).

Neste momento os dois ramos disponiveis no Taguspark são "Sistemas de informação" e "Multimédia" (na Alameda existem mais 5 ramos se n me engano, que incluem por exemplo "Inteligência Artificial"). Eu estou no ramo de "Multimédia" e os docentes que estão a organizar esse novo ramo são maioritariamente os que estão associados à área de "Multimédia" e por isso tendo em conta que já tive aulas com a maioria deles acho que era muito bom para os futuros alunos e para a industria que a APROJE contactasse o IST e talvez podesse fornecer alguns conselhos para a estruturização deste ramo, pq a ideia com que fiquei foi que aquela gente (os meus professores portanto...) não percebem grande coisa daquilo que estão a tentar fazer. Eu tenho com cada história que nem vos passa pela cabeça...

De qq das maneiras e "clubismos" à parte o IST é uma instituição de grande prestigio e eu acho que esta iniciativa só vai legitimar ainda mais os esforços da APROJE, mas imploro para que contactem o IST e se ofereçam para colaborar com eles na elaboração do programa de ensino porque caso contrário já sei que vai ser uma "banhada" (à semelhança daquilo que infelizmente é o ramo de Multimédia neste momento :()
kvk, a APROJE já está a colaborar com o IST. Era impensável uma associação do âmbito da APROJE ignorar o Técnico. Isso é um facto e nada tem a ver com clubismo. Tanto assim é que o Presidente do Conselho Científico e da Assembleia-Geral da APROJE é um doutorado do Técnico... E no Conselho Científico há membros do IST. :-)
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » quarta 24 mai 2006, 18:08

NCalvin Escreveu:
kvk Escreveu:
NCalvin Escreveu:
ICE Escreveu:
NCalvin Escreveu:errr... já este ano vai arrancar um curso que te permite licenciar na área de videojogos, precisamente em Portalegre, e com saídas de estágios para projectos de jogos desenvolvidos pela APROJE/GameInvest
Quando? Só em Portalegre? E quem for de outra zona do país? Que apoios tem? Como nos podemos candidatar? Que requesitos são encessários preencher?
para já só em Portalegre, mas a APROJE já está a negociar a abertura de cursos profissionais e a criação de vertentes em videojogos em cursos de universidades de outros pontos do país, mas esses ainda devem levar algum tempo a concretizar. O que existe já para arrancar este ano é em Portalegre.

Quanto ao resto, terás de te informar junto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre. Contactos aqui http://www.estgp.pt/

Ou informação aqui
http://www.aproje.org/index.asp?op=ensino.asp
(o site precisa de ser actualizado)
Bem, não sei se a APROJE já sabe ou sequer se és a pessoa indicada para falar disto, mas o curso de Engenharia Informática e de Computadores do pólo do Taguspark do Instituto Superior Técnico tem um conjunto de professores que estão a organizar um ramo (no técnico quando chegamos ao quarto ano do curso temos que escolher o nosso ramo de especialização) na área de "Videojogos e mundos virtuais" (a nomenclatura pode não ser exactamente esta) a ser implementado pouco tempo depois do inicio do processo de Bolonha (que é já para o ano).

Neste momento os dois ramos disponiveis no Taguspark são "Sistemas de informação" e "Multimédia" (na Alameda existem mais 5 ramos se n me engano, que incluem por exemplo "Inteligência Artificial"). Eu estou no ramo de "Multimédia" e os docentes que estão a organizar esse novo ramo são maioritariamente os que estão associados à área de "Multimédia" e por isso tendo em conta que já tive aulas com a maioria deles acho que era muito bom para os futuros alunos e para a industria que a APROJE contactasse o IST e talvez podesse fornecer alguns conselhos para a estruturização deste ramo, pq a ideia com que fiquei foi que aquela gente (os meus professores portanto...) não percebem grande coisa daquilo que estão a tentar fazer. Eu tenho com cada história que nem vos passa pela cabeça...

De qq das maneiras e "clubismos" à parte o IST é uma instituição de grande prestigio e eu acho que esta iniciativa só vai legitimar ainda mais os esforços da APROJE, mas imploro para que contactem o IST e se ofereçam para colaborar com eles na elaboração do programa de ensino porque caso contrário já sei que vai ser uma "banhada" (à semelhança daquilo que infelizmente é o ramo de Multimédia neste momento :()
kvk, a APROJE já está a colaborar com o IST. Era impensável uma associação do âmbito da APROJE ignorar o Técnico. Isso é um facto e nada tem a ver com clubismo. Tanto assim é que o Presidente do Conselho Científico e da Assembleia-Geral da APROJE é um doutorado do Técnico... E no Conselho Científico há membros do IST. :-)
Apesar de eu já não apanhar isso é óptimo saber! Espero que não se torne na banhada que é o ramo de Multimédia e mais importante que isso espero que o programa seja revisto com frequência. É um dos calcanhares de aquiles do IST: fazem um programa e ficam com ele durante anos e anos, mesmo quando as tecnologias já estão completamente ultrapassadas... enfim... não vale de nada lamentar-me :P
Responder