Sexo....nos Videojogos.

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Sexo....nos Videojogos.

Mensagem por pedropaulo » terça 31 jan 2006, 23:42

Acalmem-se.
Ao contrário da violência, presença habitual nos jogos, quer como elemento impulsionador ou meramente polémico, caso de Postal, quer como condição que visa simular a realidade, GTA, ou simplesmente porque a violência existe em diversas formas, PES, o sexo nunca fez verdadeiramente parte dos videojogos.
Tímidos gemidos, algumas piadas sexuais, ocasional top-less é o mais longe que os jogos, pelo menos os mainstream, atingiram.
A ideia não é reclamar mais nudez, ou conteúdos sexuais, mas sim discutir o porque da pouca relevância dada ao sexo nos jogos.
Se em jogos mais ricos em argumento ou que procuram fomentar um relação entre personagens, caso de Max Payne, o uso da violência ou de sentimentos afectivos é frequente visando o envolvimento emocional do jogador, o sexo é tabu.
Sabemos perfeitamente que a sociedade lida melhor com a violência que com o sexo.
Sabemos bem que Half-Life com peitos ao léu daria uma controvérsia enorme.
Resumindo, sexo.
È importante nos videojogos?
È possível integra-lo sem o fazer com o intuito de vender?
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quarta 01 fev 2006, 0:07

Fahrenheit integrou conteudos sexuais mas sem o intuito de fazer disso a marca do jogo, visto que só se jogares o jogo é que os verás e muitas vezes ficarás surpreendido :shock: .
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 01 fev 2006, 0:10

Noutros pontos temos Dead or Alive que, embora não tenha sexo explícito (nem implícito), que eu saiba, tem um conteúdo claramente sexual, e faz dele a marca do jogo.

Já agora, quando pedes para se discutir o sexo nos videojogos estás a falar de conteúdos e temas sexuais ou conteúdos e temas genitais? :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 01 fev 2006, 0:17

Morbus Escreveu:Noutros pontos temos Dead or Alive que, embora não tenha sexo explícito (nem implícito), que eu saiba, tem um conteúdo claramente sexual, e faz dele a marca do jogo.

Já agora, quando pedes para se discutir o sexo nos videojogos estás a falar de conteúdos e temas sexuais ou conteúdos e temas genitais? :roll:


Refiro-me ao conteudo sexual que pode apresentar-se sob varias formas, quer implicitamente quer explicito se justificar para o contexto.
A introdução de temas sexuais daria, ou pelo menos deveria, uma maturidade maior aos jogos quanto mais não seja a nivel de argumento.
A ausencia de temas sexuais demonstra que a industria ainda não está preparada para a idade adulta. Não o digo porque ache que o sexo seja necessario na maioria dfos jogos. Não faria sentido em Monkey Island mas faz sentido, e quando se procura realismo emocional, em outros jogos.
Afinal quem tem medo?E já agora porquê.
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quarta 01 fev 2006, 0:19

pedropaulo Escreveu:
Morbus Escreveu:Noutros pontos temos Dead or Alive que, embora não tenha sexo explícito (nem implícito), que eu saiba, tem um conteúdo claramente sexual, e faz dele a marca do jogo.

Já agora, quando pedes para se discutir o sexo nos videojogos estás a falar de conteúdos e temas sexuais ou conteúdos e temas genitais? :roll:


Refiro-me ao conteudo sexual que pode apresentar-se sob varias formas, quer implicitamente quer explicito se justificar para o contexto.
A introdução de temas sexuais daria, ou pelo menos deveria, uma maturidade maior aos jogos quanto mais não seja a nivel de argumento.
A ausencia de temas sexuais demonstra que a industria ainda não está preparada para a idade adulta. Não o digo porque ache que o sexo seja necessario na maioria dfos jogos. Não faria sentido em Monkey Island mas faz sentido, e quando se procura realismo emocional, em outros jogos.
Afinal quem tem medo?E já agora porquê.
As próprias produtoras.
Porquê?
Porque ao meterem conteudos sexuais podem muito bem ver o seu jogo ter classificação para 18+ e que muitas lojas se recusam a vender, logo muito menos lucro.....

Além disso as mentalidades podem ficar chocadas com um jogo com cenas sexuais.
Última edição por Player-Zero em quarta 01 fev 2006, 0:22, editado 1 vez no total.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 01 fev 2006, 0:20

Player-zero Escreveu:Fahrenheit integrou conteudos sexuais mas sem o intuito de fazer disso a marca do jogo, visto que só se jogares o jogo é que os verás e muitas vezes ficarás surpreendido :shock: .
Ainda não tive opurtonidade de o jogar. Fahrenheit é um jogo que exige tempo e disponibilidade, coisa que de momento rareia.
Mas ,sem spoilers, como é que o jogo integrou temas sexuais? E resultaram ou seja contribuiram para a ambiencia do jogo ou são forçados, porque tem que ser?
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quarta 01 fev 2006, 0:21

pedropaulo Escreveu:
Player-zero Escreveu:Fahrenheit integrou conteudos sexuais mas sem o intuito de fazer disso a marca do jogo, visto que só se jogares o jogo é que os verás e muitas vezes ficarás surpreendido :shock: .
Ainda não tive opurtonidade de o jogar. Fahrenheit é um jogo que exige tempo e disponibilidade, coisa que de momento rareia.
Mas ,sem spoilers, como é que o jogo integrou temas sexuais? E resultaram ou seja contribuiram para a ambiencia do jogo ou são forçados, porque tem que ser?
Foi mais para manter o tema adulto mas não parecem muito forçados é mais na relação entre as personagens (Tyler e a sua namorada de longo tempo, etc).
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 01 fev 2006, 0:23

Fazia sentido para ti que vives numa determinada sociedade com determinados valores morais e emocionais. E mesmo dentra do tua sociedade há pessoas que ainda não estão preparadas para "ver os seu personagem a dar umas strickoffadas àquela menina gira do bar", e tudo isto sem eles quererem que ele desse! O valor do amor não está necessáriamente ligado com sexo puro e duro.

Não acho que seja um tabu nos jogos. Acho que não se enquadra em parte deles e acho também que, num grande número deles, é abolido devido ao jogo também se destinar a um público jovem, como é o caso de The Sims 2, em que é lamentável (sim, é a palavra) vermos escrito "Triqui Triqui" e só os vermos os cobertores aos saltos, a cama aos saltos, o coizinho verde que anda por cima da nossa personagem aos saltos, até há foguetes e tudo, imagine-se! Só as coisa que eram precisas ser vistas aos saltos é que não são vistas!!! [:D]
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » quarta 01 fev 2006, 0:25

E também há o caso dos dating-sims dos japoneses que são meramente jogos hentai em que costuma só ser passar os diálogos sempre em frente, raros são aqueles que têm uma história que até pode cativar ou que as personagens têm carismas.
De resto é tudo puro hentai.....
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
GabMan
Junior
Mensagens: 75
Registado: quarta 14 dez 2005, 23:35

Mensagem por GabMan » quarta 01 fev 2006, 0:46

A indústria está na fase da "adolescência", não só no que respeita a sexo, como também a outros assuntos. Para além disso, ainda não é vista como 1 coisa "a sério" pelos que desconhecem e gostam de criticar (voçês devem saber a quem eu me estou a referir), logo as editoras têm medo e não arriscam muito (maioria da pressão vem "de fora", digo eu...).
Se no próximo Sims hovesse sexo("com cabeça"), Haveria rios de escândalos, mas se fosse incluido sexo (outra vez, "com cabeça") num jogo qualquer menos conhecido pelo mainstream, quase de certeza que não haveria qualquer tipo de problema, pois as criancinhas inocentes não o pediriam ao pais mais conservadores.
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 01 fev 2006, 12:12

Duke nuken 3d foi dos primeiros jogos a ter conteudos sexuais e isso nao o impediu de ter bastante sucesso.a questao aqui coloca-se com o facto de sabermos ate que ponto os jogadores sao afectados com este tipo de conteudos... se um jogo tem certos aspectos sexuais,esses devem ser expressos na capa de modo a que sejam classificados consoante o nivel mostrado.agora nao acho que nenhum jogo deva ser menosprezado devido ao facto de ter um teor mais adulto.se alguns nao sao suficientemente crescidos para suportarem isso,entao teem uma boa alternativa:nao comprem o jogo ou nao o joguem,pois ninguem deve ser proibido de ter acesso a algo(falo das lojas de jogos) so pelo facto de ter um conteudo susceptivel de afectar outras pessoas mais sensiveis.acho que estamos num mundo livre e em que temos todo o direito de aceder aquilo que bem quisermos
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 01 fev 2006, 12:49

Hunter Escreveu:Duke nuken 3d foi dos primeiros jogos a ter conteudos sexuais e isso nao o impediu de ter bastante sucesso.a questao aqui coloca-se com o facto de sabermos ate que ponto os jogadores sao afectados com este tipo de conteudos... se um jogo tem certos aspectos sexuais,esses devem ser expressos na capa de modo a que sejam classificados consoante o nivel mostrado.agora nao acho que nenhum jogo deva ser menosprezado devido ao facto de ter um teor mais adulto.se alguns nao sao suficientemente crescidos para suportarem isso,entao teem uma boa alternativa:nao comprem o jogo ou nao o joguem,pois ninguem deve ser proibido de ter acesso a algo(falo das lojas de jogos) so pelo facto de ter um conteudo susceptivel de afectar outras pessoas mais sensiveis.acho que estamos num mundo livre e em que temos todo o direito de aceder aquilo que bem quisermos
Exactamente, eu concordo plenamente com isso. As editoras é que não, como o caso da Maxis...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quarta 01 fev 2006, 14:08

Morbus Escreveu:Fazia sentido para ti que vives numa determinada sociedade com determinados valores morais e emocionais. E mesmo dentra do tua sociedade há pessoas que ainda não estão preparadas para "ver os seu personagem a dar umas strickoffadas àquela menina gira do bar", e tudo isto sem eles quererem que ele desse! O valor do amor não está necessáriamente ligado com sexo puro e duro.

Não acho que seja um tabu nos jogos. Acho que não se enquadra em parte deles e acho também que, num grande número deles, é abolido devido ao jogo também se destinar a um público jovem, como é o caso de The Sims 2, em que é lamentável (sim, é a palavra) vermos escrito "Triqui Triqui" e só os vermos os cobertores aos saltos, a cama aos saltos, o coizinho verde que anda por cima da nossa personagem aos saltos, até há foguetes e tudo, imagine-se! Só as coisa que eram precisas ser vistas aos saltos é que não são vistas!!! [:D]
taradão [:p]

Eu por acaso não acho que faça falta nenhuma ver-mos cenas mais "picantes" no The Sims 2. Todo o processo está bem esclarecedor e toda a gente percebe o que significa "Triqui-Triqui". Assim sendo, não vejo necessidade de ver os sims no acto em si pois isso muito pouco acrescentaria ao jogo.
Até posso concordar com o sexo (mas concordo mais com o romance/paixão) para dar um teor mais adulto aos jogos, mas não é isso que se pede no sims, não é nada que seja necessário para dar mais profundidade/maturidade à obra.
É o que eu acho, sexo em jogos como Max Payne, Fahrenheit, etc ok pode ser, desde que isso não caia na banalidade e preversidade de modo a que se torne quase obrigatório. Mais do que isso, não concordo. E muito menos em outros jogos em que não se justifica. Ninguém se lembraria de colocar cena de sexo explícito no próximo PES pois não ? [:p]

COBERTORES AOS SALTOS POWER!!!
Avatar do Utilizador
Holocaust
Senior
Mensagens: 101
Registado: terça 10 ago 2004, 18:26
Localização: Ao lado do wally

Mensagem por Holocaust » quarta 01 fev 2006, 14:16

Bom... é óbvio que muitas editoras fogem ao sexo nos videojogos, não só por ser 1 tema tabu mas também pela censura que implica.
Como exemplo, temos o caso do gta: san andreas que é um jogo de violência desmedida e bastou aparecer o mod hot coffee, que acrescentava um certo teor sexual ao jogo, para este ser banido de uma série de lojas e ser reavaliado em relação á faixa etária a que se destina.
Numa altura em que os jogos são perseguidos pela violência que contêm, acrescentar o factor sexo seria dar mais um argumento aos activistas anti-videojogos na sua política de censura. Logo, é coisa que as editoras evitam...
"Death to the salad eaters!!"
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » quarta 01 fev 2006, 18:21

Será tabu ou está na fase de aquecimento? (cuidado com essas cabecinhas perversas...)!
Jogos como Playboy Mansion ou Singles o tema é o sexo, por isso não é bem tabu... É querer entrar aos poucos nessa vertente, pois até seria lucrativo, não fosse o sexo o negocio mais lucrativo do mundo e arredores (sim, os et.zinhos também são tarados), mas é preciso ter calma, após a "bomba" hot coffe ficou provado que o sexo ainda não é tema para videojogos, mesmo com o +18 explicito (a take 2 que o diga...)!
Ja agora, miudos com menos de 18 anos não deveriam postar neste topico...xD
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Responder