Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Prime Operative
Senior
Mensagens: 388
Registado: sábado 11 jun 2005, 12:24
Localização: Fafe
Contacto:

Mensagem por Prime Operative » segunda 02 jan 2006, 19:57

Santa mãe de Deus.... O meu cérebro escorreu para fora da minha cabeça algures durante este último post.
"Do infants enjoy infancy as much as adults enjoy adultery?"

Vodka Limão- O meu Blog
O Blog Insólito- Um outro Blog que é meio meu
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 20:12

Simple Escreveu: OS jogos deveriam ser considerados arte?

- EU RESPONDO :

"ESPERO BEM QUE NÂO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

moff.
BEM POR ONDE COMEÇAR???

Acho que falas muito e dizes pouco... o teu post poderia bem ter um quarto do tamanho, ou menos...

Adiante, tu dizes que tudo é arte, isso aceito, mas tens de compreender que há arte boa e má. Reduzir o conceito de arte ao Moranços com Açucar é ridículo. Compreendo o fenómeno e não tenho problema nenhum com ele, e como tu não o aprecio, mas há muito mais arte lá fora.

Acho que devias ir mais (e melhor) ao cinema, devias jogar mais (e melhor) jogos e devias ler mais (e melhor) livros... etc.

Se tu não vês o que de bom se faz nas outras artes, então estás perdido...

Concordo quando dizes que a arte deve ser avaliada tendo em conta as possibilidades dos autores, nunca criticaria o Broken Flowers da mesma maneira que o king kong, acho que isso é tão óbvio que nem me meto por aí.

Uma coisa é arte, outra coisa é o negócio por trás, que não e o papão que tu queres mostrar que é (até acho que já discuti isto contigo...).

Há muita coisa má no mundo capitalista, mas não acho que este seja um tópico para debater política, marxismo e outros afins, afinal isto ainda é um fórum de videojogos!

Muita coisa há a dizer do teu post, mas não tenho energias para tal... vamos a ver as reacções.

(EDIT)
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 02 jan 2006, 20:50

A minha reacção: tambéma acho eu aquele tópico enorma lá de trás está muito grande mas não diz nada. mas há uma coisa que me chamaou a atenção: nos jogos, quanto menos meditação melhor. (???) Que é isso? Que queres dizer com isso? :shock: :idea:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 21:45

Morbus Escreveu:A minha reacção: tambéma acho eu aquele tópico enorma lá de trás está muito grande mas não diz nada. mas há uma coisa que me chamaou a atenção: nos jogos, quanto menos meditação melhor. (???) Que é isso? Que queres dizer com isso? :shock: :idea:
Menor mediatização, foi o que ele disse.

Pelos vistos na opinião dele, muitos fãs = muita publicidade e maus conteúdos. Ele podia, ao menos justificar algumas das coisas que disse (em vez de chutar lixo repetitivo para o post), mas pelos vistos a vida é tão simples que não é necessário, "enfin"...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 02 jan 2006, 22:15

Essa era precisamente a posição do tal omensinho que defendia uma posição passiva do espactador de arte... [8)]
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 22:47

Eu gostava que o simple ajudasse à conversa (ainda me vou arrepender disto), mostrando melhor o que quis dizer.

De preferência justificando o que disse, e tendo algum cuidado com questões de tamanho e português (não tenho problema com erros ortográficos, mas a pontuação que usas torna algumas frases em puzzles!)...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 23:21

...

continuando: achava que era interessante se postassem a lista de exemplos de jogos que mostrariam ao sr. Ebert que de facto existe uma 8a arte.

Não se fiquem pela lista, falem do porquê!
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » segunda 02 jan 2006, 23:39

Maedhros Escreveu:...

continuando: achava que era interessante se postassem a lista de exemplos de jogos que mostrariam ao sr. Ebert que de facto existe uma 8a arte.

Não se fiquem pela lista, falem do porquê!
Eu gostaria de falar de dois jogos muitos especiais, decididamente os dois melhores jogos que já joguei até hoje.

Refiro-me ao magnífico The Legend of Zelda: Ocarina Of Time (para n64) e ao estupendo Shenmue 2 (para xbox).
Este dois títulos são um exemplo perfeito do prazer e satisfação que um jogo pode provocar num ser humano.

Assim como acontece no cinema nos melhores filmes e nos grande livros da nossa vida, existe nestes dois jogos uma história que parece ter sido tocada pela magia dos deuses, tal é a qualidade e emotividade que o guião e as personagens transmitem ao jogador provocando os mais variados sentimentos e emoções, muitas vezes, muito fortes.

O mundo e espaço onde decorrem as aventuras de cada um dos jogos parece ter sido talhado com rigor e precisão de um mestre escultor e posteriormente fielmente pintado a rigor e com extrema delicadeza por mestres da tela e do pincel.

Mais do que um simples jogo, estes dois títulos são uma forma diferente do habitual, para contar um história de invulgar beleza que prende o jogador e o remete para o seu próprio mundo. Imergindo o jogador, muitas vezes, bem mais fundo do que emerge qualquer filme.

Como algo que engloba tantas das grandes artes (cinema, literatura, pintura, etc) pode não ser considerado uma obra prima da 8º arte ?
Como se justificam as cada vez mais constantes adaptações de jogos para o cinema se os jogos por si só já não fossem uma obra prima, uma arte ?

Não é por ser uma arte mais "artificializável" que deixa de ser uma arte. A pintura de hoje em nada se assemelha à pintura dos primeiros homens nas cavernas. A escultura também sofreu as suas modificações, assim como a literatura. Também o cinema já é muito mais artificial do que antes. Os efeitos especiais, as luzes, as maquilhagens, tudo isso contribui para criar algo que não existe. Qual é a diferença para os jogos ? Também são pessoas reais a dar as vozes às personagens, assim como acontece nos vários filmes de animação.
Julgo que a diferença não será assim tão grande...


ARTES POWER!!!
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 23:48

A minha:

Silent Hill 2 - como já aqui referi, um jogo com um argumento digno de David Lynch e com uma atmosfera brilhante.

XenoGears - uma história sem igual, que tem de tudo, um universo de fc que envergonharia Lucas, twists que fazem do 6o sentido um filme básico, personagens originais e com identificação imediata, questões filosóficas do foro humano e o tema da rebelião contra a opressão retratado como nunca num jogo.

Fear Effect (1 e 2) - o melhor do anime é aqui capturado com uma história repleta de acção, questões metafísicas, estética belíssima e claro sexo :D .

Final Fantasy VIII - o mais adulto dos ff, e apesar de não ter a trama mais cativante (isso pertenceria a ao tão venerado vii) é o que tem as personagens mais humanas da série e de muitos outros jogos. Juntando isso à estética maravilhosa (a melhor que já graciou um ff) e esquecendo o combate, obtemos arte no seu melhor.

Max Payne (1 e 2) - talvez os melhores dos jogos de acção que já joguei para pc. Repletos de cenas inspiradas em film noir e novelas gráficas, consegue transmitir a narrativa de uma forma original e esteticamente agradavel um argumento muito interessante. As cenas de pesadelo ficarão gravadas nas memórias de muitos...

Killer 7 - Estranho e pouco apelativo, Killer 7 esconde uma maturidade impressionante, uma estética originalíssima e um argumento cheio de pequenas metáforas e alegorias.

ICO - Simplesmente o jogo mais belo e simples que já se fez... a simplicidade do argumento não impede que exista uma verdadeira ligação emocional com as personagens.

Rez - Um dos primeiros jogos (não puzzle) a arriscar uma corrente estética fora do realismo, e uma excelente forma de dar uma viagem pelo nosso lado mais psicadélico.

Planescape Torment - Uma grande adaptação de um universo complexo e estranho, com um argumento que faria corar qualquer argumentista de hollywwod e faria certamente as delícias de Tolkien.

MGS (1,2 e 3) - O mais próximo que exisitiu até hoje de um bom filme de acção made in hollywood (ou japan). Histórias memoráveis e sempre cheias de um toque do seu autor: Hideo Kojima.

Kotor (1 e 2) e Jade Empire - Histórias fantásticas (pena o final cortado do 2), onde o conceito de opção por parte do jogador nunca fez tanto sentido.

Legacy of Kain (todos) - Magnífico argumento em que nos é apresentado um mundo reminiscente do melhor que se fez na High Fantasy, completo com diálogos inspirados em shakespeare.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Prime Operative
Senior
Mensagens: 388
Registado: sábado 11 jun 2005, 12:24
Localização: Fafe
Contacto:

Mensagem por Prime Operative » segunda 02 jan 2006, 23:49

Sem nenhuma ordem em particular:

Fallout
Já por si uma grande obra, mas vale só pela sensação que temos com o fim do jogo.

Metal Gear Solid 3
Acho que é um dos jogos cujos personagens mais me emocionaram. Ao princípio, achei que o Volgin era um vilão banal. No fim do jogo, eu detestava-o genuinamente.

A saga Monkey Island
Se considerarmos que fazer as pessoas rir é uma arte, bom, aqui estão bons jogos para isso.

Grim Fandango
O guião, o aspecto do jogo, os diálogos... Nem sei o que dizer.

Planescape: Torment
Outro jogo que brilha pelas emoções e com um enredo digno de um romance.

Fahrenheit
Apesar da confusão na história que há lá para o fim do jogo (quem jogou sabe do que falo), é o mais perto que um videojogo chegou de um filme (pelo menos de uma maneira boa). Se fosse um bocado mais comprido, não havia problema nenhum. Afinal de contas, há um sítio onde a história salta quase duas semanas sem qualquer explicação.

E, por enquanto, são os de que me lembro.

**EDIT: Que vergonha, esqueci-me do Legacy of Kain (obrigado, Maedhros). Sem dúvida uma das sagas mais bem contadas da história dos videojogos.
Última edição por Prime Operative em segunda 02 jan 2006, 23:51, editado 1 vez no total.
"Do infants enjoy infancy as much as adults enjoy adultery?"

Vodka Limão- O meu Blog
O Blog Insólito- Um outro Blog que é meio meu
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » segunda 02 jan 2006, 23:50

de facto deste um exemplo que ja quer dizer muita coisa,madness... hoje em dia sao cada vez mais,os produtores/realizadores que vêm aos videojogos à procura de ideias,e fazer certas adptaçoes ao cinema.isso quer dizer o que??? para mim so me diz uma coisa:quer dizer que cada vez mais os videojogos sao levados a serio,e que as historias que muitas vezes sao apresentadas neles,sao de tal maneira "ricas" e "detalhadas" que os realizadores/produtores nao teem outra hipotese senao adptarem ao cinema essa realidade que so existe dentro da nossa consola ou pc...
por outras palavras,quem nao considera os videojogos uma arte,esta a menosprezar um trabalho meses/anos de uma equipa que se dedicou de corpo e alma aquilo que mais aprecia e lhe dá gozo fazer....
acho que ja era altura de nao olharem para os videojogos,como algo para "entreter" crianças/jovens,mas sim como algo que esta a crescer a "olhos vistos"...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » segunda 02 jan 2006, 23:58

Hunter Escreveu:de facto deste um exemplo que ja quer dizer muita coisa... hoje em dia sao cada vez mais,os produtores/realizadores que vêm aos videojogos à procura de ideias,e fazer certas adptaçoes ao cinema.isso quer dizer o que??? para mim so me diz uma coisa:quer dizer que cada vez mais os videojogos sao levados a serio,e que as historias que muitas vezes sao apresentadas neles,sao de tal maneira "ricas" e "detalhadas" que os realizadores/produtores nao teem outra hipotese senao adptarem ao cinema essa realidade que so existe dentro da nossa consola ou pc...
por outras palavras,quem nao considera os videojogos uma arte,esta a menosprezar um trabalho meses/anos de uma equipa que se dedicou de corpo e alma aquilo que mais aprecia e lhe dá gozo fazer....
acho que ja era altura de nao olharem para os videojogos,como algo para "entreter" crianças/jovens,mas sim como algo que esta a crescer a "olhos vistos"...
De facto, a maior parte das vezes os filmes acabam mesmo por desiludir e serem inferiores ao próprios jogos, mesmo sabendo os realizadores de antemão o que foi mais apreciado e podendo agir de forma a cativar mais pessoas.
Muitas das vezes o argumento é apontado como o defeito desses filmes, e a maior parte das vezes o mesmo não aconteceu com o jogo pelo que está latente que o argumento do jogo é bem melhor do que o do filme, o que na teoria deveria ser exactamente o contrário.
Muitas vezes considero os jogos algo muito mais sério do que certos filmes que andam para ai a "enxer chouriços" mas enfim...


JOGOS POWER!!!
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 03 jan 2006, 0:03

Shenmue 2 - Não sei porquê, este jogo foi para mim uma desilusão (talvez o grande hype). Tinha uns diálogos muito mal representados e não achei a história por aí além. Mas enfim, é apenas a minha opinião.

Fahrenheit - Como já disse na criação do tópico (ver post), adorei o jogo, mas discordo com quem diz que é o mais próximo que se fez de um filme. O argumento é, para além de um mau apanhado de muitos filmes, um pouco ridículo quando visto em perspectiva. Começa bem, mas acaba muito mal!
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 03 jan 2006, 0:04

MadnessJonny Escreveu:
Hunter Escreveu:de facto deste um exemplo que ja quer dizer muita coisa... hoje em dia sao cada vez mais,os produtores/realizadores que vêm aos videojogos à procura de ideias,e fazer certas adptaçoes ao cinema.isso quer dizer o que??? para mim so me diz uma coisa:quer dizer que cada vez mais os videojogos sao levados a serio,e que as historias que muitas vezes sao apresentadas neles,sao de tal maneira "ricas" e "detalhadas" que os realizadores/produtores nao teem outra hipotese senao adptarem ao cinema essa realidade que so existe dentro da nossa consola ou pc...
por outras palavras,quem nao considera os videojogos uma arte,esta a menosprezar um trabalho meses/anos de uma equipa que se dedicou de corpo e alma aquilo que mais aprecia e lhe dá gozo fazer....
acho que ja era altura de nao olharem para os videojogos,como algo para "entreter" crianças/jovens,mas sim como algo que esta a crescer a "olhos vistos"...
De facto, a maior parte das vezes os filmes acabam mesmo por desiludir e serem inferiores ao próprios jogos, mesmo sabendo os realizadores de antemão o que foi mais apreciado e podendo agir de forma a cativar mais pessoas.
Muitas das vezes o argumento é apontado como o defeito desses filmes, e a maior parte das vezes o mesmo não aconteceu com o jogo pelo que está latente que o argumento do jogo é bem melhor do que o do filme, o que na teoria deveria ser exactamente o contrário.
Muitas vezes considero os jogos algo muito mais sério do que certos filmes que andam para ai a "enxer chouriços" mas enfim...


JOGOS POWER!!!
exacto.ate hoje poucos sao os filmes que teem um argumento digno de se apreciar... alias,quando dizes que existem varios jogos com argumentos bem melhores que varios filmes,eu so me consigo lembrar do primeiro metal gear(que daria um filme e peras...) e de alguns rpg's que teem historias simplesmente geniais e dignas de merecerem uma adaptacao ao grande ecra....
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 03 jan 2006, 0:06

MadnessJonny Escreveu:
Hunter Escreveu:...
De facto, a maior parte das vezes os filmes acabam mesmo por desiludir e serem inferiores ao próprios jogos, mesmo sabendo os realizadores de antemão o que foi mais apreciado e podendo agir de forma a cativar mais pessoas.
Muitas das vezes o argumento é apontado como o defeito desses filmes, e a maior parte das vezes o mesmo não aconteceu com o jogo pelo que está latente que o argumento do jogo é bem melhor do que o do filme, o que na teoria deveria ser exactamente o contrário.
Muitas vezes considero os jogos algo muito mais sério do que certos filmes que andam para ai a "enxer chouriços" mas enfim...

JOGOS POWER!!!
Realmente, (quase ???) todas as adaptações de jogos a filmes tiveram um mau argumento. Felizmente vem aí aquele que espero que seja a excepção: Silent Hill, que é o primeiro filme a ser adaptado por um realizador de algum renome, Christopher Gans (autor de Pacto dos Lobos).
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Responder