Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 17:02

Prime Operative Escreveu:Não tem muito a ver com o assunto, mas estou-me agora a lembrar de um gajo que disse num fórum que os jogos são superiores ao cinema...

"E qual era a justificação dele?", perguntam vós.

Essencialmente, que não houve nenhum filme nos últimos 20 anos que tivesse uma história superior à do Final Fantasy VII.

Santo Fanatismo, Batman.
cheira-me a Fanboy...
enfim... entre o Sr. Ebert e ele, venha o Diabo e escolha...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » segunda 02 jan 2006, 17:20

Têm de ver de outro ponto também:
Uma obra de arte não é feita para ser duplicada milhões de vezes para depois vender, é simplesmente para admirar, etc.
Um jogo é sempre feito com o intuito de vender o mais possivél fazendo com que haja sempre argumentos de baixo nivél mas que um puto qualquer consiga perceber.
Realmente concordo que raros são os jogos originais com bom argumento mas também era o Spychonauts e só vendeu umas miseras 90.000 unidades...
A comunidade ainda é demasiado mainstream para começar a procurar por jogos originais.
As empresas ainda fazem com a mania de fazer qualquer coisa dar-lhe um hype brutal e depois vender o máximo possivél.
Ainda há pessoas que tentam inovar e criar obras de arte mas realmente há pouca gente que o tente fazer porque é pouco lucrativo...
EDIT: Desculpem se eu já disse algo que já tinha sido discutido aqui mas o tamanho dos post são desmotivadores -_-"
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 02 jan 2006, 17:30

Player-zero Escreveu:Têm de ver de outro ponto também:
Uma obra de arte não é feita para ser duplicada milhões de vezes para depois vender, é simplesmente para admirar, etc.
Um jogo é sempre feito com o intuito de vender o mais possivél fazendo com que haja sempre argumentos de baixo nivél mas que um puto qualquer consiga perceber.
Realmente concordo que raros são os jogos originais com bom argumento mas também era o Spychonauts e só vendeu umas miseras 90.000 unidades...
A comunidade ainda é demasiado mainstream para começar a procurar por jogos originais.
As empresas ainda fazem com a mania de fazer qualquer coisa dar-lhe um hype brutal e depois vender o máximo possivél.
Ainda há pessoas que tentam inovar e criar obras de arte mas realmente há pouca gente que o tente fazer porque é pouco lucrativo...
EDIT: Desculpem se eu já disse algo que já tinha sido discutido aqui mas o tamanho dos post são desmotivadores -_-"
Uma obra de arte não é feita para ser duplicada milhões de vezes para depois vender!? Hás-de-me dizer quando é que o Harry Potter é feito para se admirar sem sequer se ter pensado nas massas e em tudo aquilo que envolve o capitalismo. (desculpem-me mas eu não gosto de Harry Potter... :chain: )

E além disso, A comunidade é o mainstream. Quem não é mainstream não joga maistream mas a maioria há-de sempre jogar mainstream.

E quanto ao tamanho dos posts: joga Shadow of The Colossus :D
Última edição por Morbus em segunda 02 jan 2006, 17:30, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 17:30

Player-zero Escreveu:Têm de ver de outro ponto também:
Uma obra de arte não é feita para ser duplicada milhões de vezes para depois vender, é simplesmente para admirar, etc.
Um jogo é sempre feito com o intuito de vender o mais possivél fazendo com que haja sempre argumentos de baixo nivél mas que um puto qualquer consiga perceber.
Realmente concordo que raros são os jogos originais com bom argumento mas também era o Spychonauts e só vendeu umas miseras 90.000 unidades...
A comunidade ainda é demasiado mainstream para começar a procurar por jogos originais.
As empresas ainda fazem com a mania de fazer qualquer coisa dar-lhe um hype brutal e depois vender o máximo possivél.
Ainda há pessoas que tentam inovar e criar obras de arte mas realmente há pouca gente que o tente fazer porque é pouco lucrativo...
EDIT: Desculpem se eu já disse algo que já tinha sido discutido aqui mas o tamanho dos post são desmotivadores -_-"
Pois, tens razão! Mas no cinema acontece o mesmo, e, mesmo assim, obtemos muitas boas obras!

E desculpem lá os posts GRANDES e maçadores :roll:
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 17:32

Morbus Escreveu:
Player-zero Escreveu:Têm de ver de outro ponto também:
Uma obra de arte não é feita para ser duplicada milhões de vezes para depois vender, é simplesmente para admirar, etc.
Um jogo é sempre feito com o intuito de vender o mais possivél fazendo com que haja sempre argumentos de baixo nivél mas que um puto qualquer consiga perceber.
Realmente concordo que raros são os jogos originais com bom argumento mas também era o Spychonauts e só vendeu umas miseras 90.000 unidades...
A comunidade ainda é demasiado mainstream para começar a procurar por jogos originais.
As empresas ainda fazem com a mania de fazer qualquer coisa dar-lhe um hype brutal e depois vender o máximo possivél.
Ainda há pessoas que tentam inovar e criar obras de arte mas realmente há pouca gente que o tente fazer porque é pouco lucrativo...
EDIT: Desculpem se eu já disse algo que já tinha sido discutido aqui mas o tamanho dos post são desmotivadores -_-"
Uma obra de arte não é feita para ser duplicada milhões de vezes para depois vender!? Hás-de-me dizer quando é que o Harry Potter é feito para se admirar sem sequer se ter pensado nas massas e em tudo aquilo que envolve o capitalismo. (desculpem-me mas eu não gosto de Harry Potter... :chain: )

E além disso, A comunidade é o mainstream. Quem não é mainstream não joga maistream mas a maioria há-de sempre jogar mainstream.

E quanto ao tamanho dos posts: joga Shadow of The Colossus :D
Harry Potter não é mau (embora muito mainstream), já o mesmo não posso dizer de outros filmes... e jogos.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 02 jan 2006, 17:32

Maedhros Escreveu:E desculpem lá os posts GRANDES e maçadores :roll:
EU é que peço desculpa :lol: Mas, meus senhores, isto é uma discução, têem que se apresentar argumentos... :wink: :roll:
Maedhros Escreveu:Harry Potter não é mau (embora muito mainstream), já o mesmo não posso dizer de outros filmes... e jogos.
Não, acredito que não seja. Eu não gosto mesmo é do conceito, da história. Acho uma palhaçada mas gostos são gostos e hei! aquilo é tudo fantasia e pode ter carros voadores e cassouras májicas e cais 13 e meio e sei lá mais o quê. Acho majia para putos das piores cenas que pode ahaver mas... como eu disse... ao fim e ao cabo, são gostos.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 17:40

Já aqui falei antes da comercialidade dos títulos, mas acho que devemos falar outra vez.

O facto dela existir, não implica que não possam existir pequenos nichos de jogadores que cheguem para dar lucro a obras mais "alternativas", isso acontece em todas as formas de arte, e começa agora a acontecer nos videojogos.

É tudo uma questão de tempo, amadurecimento do público e massa crítica do universo dos videojogos. Já temos a última, mas faltam as outras duas!

O mainstream não é um mal em si, o pior é a (quase) inexistência do não-mainstream!
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Prime Operative
Senior
Mensagens: 388
Registado: sábado 11 jun 2005, 12:24
Localização: Fafe
Contacto:

Mensagem por Prime Operative » segunda 02 jan 2006, 17:44

Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:E desculpem lá os posts GRANDES e maçadores :roll:
EU é que peço desculpa :lol: Mas, meus senhores, isto é uma discução, têem que se apresentar argumentos... :wink: :roll:
Maedhros Escreveu:Harry Potter não é mau (embora muito mainstream), já o mesmo não posso dizer de outros filmes... e jogos.
Não, acredito que não seja. Eu não gosto mesmo é do conceito, da história. Acho uma palhaçada mas gostos são gostos e hei! aquilo é tudo fantasia e pode ter carros voadores e cassouras májicas e cais 13 e meio e sei lá mais o quê. Acho majia para putos das piores cenas que pode ahaver mas... como eu disse... ao fim e ao cabo, são gostos.
Aquilo não é bem magia para putos... Não sou grande fã de Harry Potter (vi os três primeiros filmes porque fui com amigos ao cinema), mas pelo que sei, as histórias vão ficando cada vez mais adultas e sinistras. Pelo menos nos filmes isso tem-se confirmado.

Já agora, esqueci-me de mencionar que fiquei impressionado com os comentários do Ebert... Costumo ler várias vezes o site dele e nunca pensei que ele se fosse lembrar de falar sobre uma coisa sem conhecimento de causa.
"Do infants enjoy infancy as much as adults enjoy adultery?"

Vodka Limão- O meu Blog
O Blog Insólito- Um outro Blog que é meio meu
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » segunda 02 jan 2006, 17:46

Maedhros Escreveu:Já aqui falei antes da comercialidade dos títulos, mas acho que devemos falar outra vez.

O facto dela existir, não implica que não possam existir pequenos nichos de jogadores que cheguem para dar lucro a obras mais "alternativas", isso acontece em todas as formas de arte, e começa agora a acontecer nos videojogos.

É tudo uma questão de tempo, amadurecimento do público e massa crítica do universo dos videojogos. Já temos a última, mas faltam as outras duas!

O mainstream não é um mal em si, o pior é a (quase) inexistência do não-mainstream!
Poderia citar o jogo Ninja Gaiden Black que apesar de gráficamente entre outros está muito bom mas a extrema dificuldade(sublinho extrema) afasta uma grande parte dos jogadores...
Mas a mim não :D .
De momentos andava a ver se arranjava uma GC para experimentar o Killer 7 e tb gostava muito de ter uma Ps2 pelo REZ, ICO e Shadow of Colossus.
Mas a comunidade hardcore tem vindo a diminuir mas repararem na maioria dos nomes mais sonantes do Ninja Gaiden há pessoas de 40 e tal anos casadas e tudu.
É mesmo essa questão de praticamente só haver mainstream que faz com que haja poucos jogos originais.
E já agora a vossa opinião do Grim Fadango ou Sanitarium dois jogos que gostei muito de jogar :D .
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 17:48

Prime Operative Escreveu:
Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:E desculpem lá os posts GRANDES e maçadores :roll:
EU é que peço desculpa :lol: Mas, meus senhores, isto é uma discução, têem que se apresentar argumentos... :wink: :roll:
Maedhros Escreveu:Harry Potter não é mau (embora muito mainstream), já o mesmo não posso dizer de outros filmes... e jogos.
Não, acredito que não seja. Eu não gosto mesmo é do conceito, da história. Acho uma palhaçada mas gostos são gostos e hei! aquilo é tudo fantasia e pode ter carros voadores e cassouras májicas e cais 13 e meio e sei lá mais o quê. Acho majia para putos das piores cenas que pode ahaver mas... como eu disse... ao fim e ao cabo, são gostos.
Aquilo não é bem magia para putos... Não sou grande fã de Harry Potter (vi os três primeiros filmes porque fui com amigos ao cinema), mas pelo que sei, as histórias vão ficando cada vez mais adultas e sinistras. Pelo menos nos filmes isso tem-se confirmado.

Já agora, esqueci-me de mencionar que fiquei impressionado com os comentários do Ebert... Costumo ler várias vezes o site dele e nunca pensei que ele se fosse lembrar de falar sobre uma coisa sem conhecimento de causa.
Harry Potter realmente não é High Fantasy, mas não é só para putos. Qualquer pessoa consegue ir ver o filme, ou ler o livro e divertir-se!

Também não sou grande fã, mas o mainstream também produz boas obras, só os mais adeptos do underground é que dirão que não.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Prime Operative
Senior
Mensagens: 388
Registado: sábado 11 jun 2005, 12:24
Localização: Fafe
Contacto:

Mensagem por Prime Operative » segunda 02 jan 2006, 17:53

Player-zero Escreveu:
Maedhros Escreveu:Já aqui falei antes da comercialidade dos títulos, mas acho que devemos falar outra vez.

O facto dela existir, não implica que não possam existir pequenos nichos de jogadores que cheguem para dar lucro a obras mais "alternativas", isso acontece em todas as formas de arte, e começa agora a acontecer nos videojogos.

É tudo uma questão de tempo, amadurecimento do público e massa crítica do universo dos videojogos. Já temos a última, mas faltam as outras duas!

O mainstream não é um mal em si, o pior é a (quase) inexistência do não-mainstream!
Poderia citar o jogo Ninja Gaiden Black que apesar de gráficamente entre outros está muito bom mas a extrema dificuldade(sublinho extrema) afasta uma grande parte dos jogadores...
Mas a mim não :D .
De momentos andava a ver se arranjava uma GC para experimentar o Killer 7 e tb gostava muito de ter uma Ps2 pelo REZ, ICO e Shadow of Colossus.
Mas a comunidade hardcore tem vindo a diminuir mas repararem na maioria dos nomes mais sonantes do Ninja Gaiden há pessoas de 40 e tal anos casadas e tudu.
É mesmo essa questão de praticamente só haver mainstream que faz com que haja poucos jogos originais.
E já agora a vossa opinião do Grim Fadango ou Sanitarium dois jogos que gostei muito de jogar :D .
O Grim Fandango é excelente. O Manny Calavera era sem dúvida o overachiever por excelência!

O Sanitarium também era um jogo cinco estrelas. Apesar de não ter gráficos por aí além, conseguiu aterrorizar-me verdadeiramente. Só aquele nível da abóbora e dos putos..... Infelizmente, nunca o acabei. Perdi o save game quando o meu computador deu o berro e já nem sei onde param os CDs.
"Do infants enjoy infancy as much as adults enjoy adultery?"

Vodka Limão- O meu Blog
O Blog Insólito- Um outro Blog que é meio meu
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 17:57

Player-zero Escreveu:
Maedhros Escreveu:Já aqui falei antes da comercialidade dos títulos, mas acho que devemos falar outra vez.

O facto dela existir, não implica que não possam existir pequenos nichos de jogadores que cheguem para dar lucro a obras mais "alternativas", isso acontece em todas as formas de arte, e começa agora a acontecer nos videojogos.

É tudo uma questão de tempo, amadurecimento do público e massa crítica do universo dos videojogos. Já temos a última, mas faltam as outras duas!

O mainstream não é um mal em si, o pior é a (quase) inexistência do não-mainstream!
Poderia citar o jogo Ninja Gaiden Black que apesar de gráficamente entre outros está muito bom mas a extrema dificuldade(sublinho extrema) afasta uma grande parte dos jogadores...
Mas a mim não :D .
De momentos andava a ver se arranjava uma GC para experimentar o Killer 7 e tb gostava muito de ter uma Ps2 pelo REZ, ICO e Shadow of Colossus.
Mas a comunidade hardcore tem vindo a diminuir mas repararem na maioria dos nomes mais sonantes do Ninja Gaiden há pessoas de 40 e tal anos casadas e tudu.
É mesmo essa questão de praticamente só haver mainstream que faz com que haja poucos jogos originais.
E já agora a vossa opinião do Grim Fadango ou Sanitarium dois jogos que gostei muito de jogar :D .
Vai, compra já uma ps2 e vai experimentar Killer7, ICO, Rez, Shadow of the Colossus e muitos outros que valem a pena! São dos melhores exemplos que há desta nouvel art.

Grim Fandango era muito divertido e interessante, embora fosse claramente inspirado no clássico de Burton Nightmare before Christmas.

Nunca cheguei a acabar o sanitarium, mas gostei muito. Tinha um argumento original e bastante creepy, embora alguns enigmas (como era normal na altura) fossem um bocado difíceis. Enfim... tempos diferentes.

Dentro do género dos jogos baseados em narrativa com temas de terror, aconselho muito os dois primeiros Silent Hill, que são verdadeiras pérolas do survival horror. O segundo tem dos melhores argumentos que já passaram por um videojogo, chegando mesmo a piscar o olho ao melhor de David Lynch.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Prime Operative
Senior
Mensagens: 388
Registado: sábado 11 jun 2005, 12:24
Localização: Fafe
Contacto:

Mensagem por Prime Operative » segunda 02 jan 2006, 18:05

Grim Fandango era muito divertido e interessante, embora fosse claramente inspirado no clássico de Burton Nightmare before Christmas.
Não sei em quê... Literalmente. Afinal, o Nightmare Before Christmas está na lista de filmes que quero ver e nunca vejo [:P]

Sei que o jogo é muito baseado na mitologia azteca, mas nunca reparei em nenhuma ligação com o filme (talvez por o conhecer mal).
"Do infants enjoy infancy as much as adults enjoy adultery?"

Vodka Limão- O meu Blog
O Blog Insólito- Um outro Blog que é meio meu
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » segunda 02 jan 2006, 18:11

Prime Operative Escreveu:
Grim Fandango era muito divertido e interessante, embora fosse claramente inspirado no clássico de Burton Nightmare before Christmas.
Não sei em quê... Literalmente. Afinal, o Nightmare Before Christmas está na lista de filmes que quero ver e nunca vejo [:P]

Sei que o jogo é muito baseado na mitologia azteca, mas nunca reparei em nenhuma ligação com o filme (talvez por o conhecer mal).
Sobretudo na estética e na parte de seres um esqueleto :D (ah e o sentido do humor também me faz lembrar Burton). Atenção que eu não disse que era um rip-off, disse apenas que ia buscar alguma inspiração!

Vê o filme, e depois aproveita e vê a "sequela" Corpse Bride que está agora no cinema.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

Mensagem por Simple » segunda 02 jan 2006, 19:43

A Arte é muito relativa...para mim tudo é praticamente arte..e neste momento há certamente algúem que discorda de mim só pelo facto de eu dizer quase tudo e não..tudo(com o "praticamente" no principio desta frase).
Pega-se aqui por vários temas para explicar qualquer coisa(divagação e mais divagação..).
NO copo que algures já falaram..que pode por exemplo ser utilizado para provar um vinho...
Só aqui já se cria um caminho imenso..com muito por falar no que toca a arte...
O próprio modo como se serve o vinho é uma arte...num decante, em que se deixa o vinho respirar durante X tempo, e é servido em copos especificos, se agita, cheira antes e dps prova ligeiramente, se deixa na boca durante um pouco, e depois no processo em que escorre pela gargante se vai retira os diversos aromas, no facto em que na boca é um vinho suave, mas na fase em que passa para a garganta é aromatico, suave e sem alcoool..têm muito que se lhe diga..
Não é só mamar uma litrada de arranque para continuar a buba.
Fala-se de whisky no mesmo modo e sem preconceitos de que se pretende parecer melhor que outros só por beber neste copo em vez de outro qualquer..
È uma questão de experimentar e mais nada.
PEgar num bom whisky e saber apreciar, pôr num copo liso e cheirar, sendo que o alcool vêm logo ao de cima..arrepiando de fininho, lagriams nos olhos, etc.. e tipo..isto vai amargar.
Agora pôr num copo largo arredondado, em que se despeja até a medida recomendada, se cheira, e quando se bebe, ao mesm otempo que sim..se respira..não cheira a alcool , o paladar irá ser muito diferente, beber-se-á mais devagar, com apreciação, diferente e viciante.

Tudo têm um modo de ser contemplado, o seu modo de ser apreciado, resta saber como apreciar ou descobrir como apreciar.

Filmes, jogos...que fronteira existe entre eles?, o facto da cena mais porreira do filme só durar 4 mins com altos efeitos(por exemplo num filme de acção) ou o facto do jogo saturar com 16 horas de jogabilidade idênticas a esses 4 mins?
OU pegar num jogo e ter partes boas e partes que damos ao "mano" mais novo para fazer até chegar a parte porreira..?
Partes de um jogo que antes se criticavam porque ´so se jogava no papel de uma personagem, mas que quando se insere num jogo 4 personagens só gostamos da mesma personagem e vai de passar adiante ou fazer as 3 pancadas desde que chegue a parte seguinte?
Não me alongando mais nesta tentativa de explicação, penso que falta no meio, o dito decanter e o dito copo que nos trará tudo o que nos pode ser oferecido, ou de modo a um dado produto seja analisado honestamente ou como foi idealizado, para isso falta compreender a ideia do realizador, as limitações a nível de orçamento e logistico que teve para poder fazer o que teev em mente, montes de coisas.
Não pôr no mesmo saco um jogo produzido em 2 anos por 6 pessoas que um jogo feito no mesmo tempo por 200 com um orçamento muito maior.


Não é só considerar isto ou aquilo arte, é saber distinguir e não rotular o que pareçe somente por publicidade enganadora o que será arte, do que sem ter sido conhecido foi também arte.

Em todas as opções que se ponham, há muita arte por ser comentada, resta ser apreciada, ou reconhecida como tal.....também esquecida como tendo sido e não reconhecida..,etc...

Milhentos caminhos de cada vez mais peças nos mais variados campos..serem esquecidas ou não reconhecidas como tal...

Penso que daqui a uns tempos se criarão poll's em que não se questionará se isto ou aquilo serão arte ou não e porque razões...mas se isto ou aquilo serão bem publicitados ou não...e aí se decidirá um vencedor...pela publicidade ou marketing bem feitos.

Há uma "guerra" a vencer antes de perguntar se os videojogos são arte, pois o jogos para quem os joga são por vezes opções melhores a filme sidênticos(sobretudo agora que já se fazem uma ou outra peça melhor que os filmes ou pelo menos de acordo..e sobretudo se pegma em jogos para fazer filmes...
Essa guerra é conveçer uma grande parte da população de que os jogos não são uma percentagem infima de pessoas que gostam do imaginário visto numa perspectiva em que directa ou indirectamente se escolhe um caminho sem ter que telefonar para o 6993 a pagar 0.60€ por minuto ou por chamada para decidir um final já escolhido.
È chegar as salas de estar sem eyetoy's pois há quem por ter mais um pouco de "pneu" que outra pessoa não se goste de ver a saltar na camera para passar um nivel, mas no entanto come 1 kilo de gelado enquanto da a telenovela " saudade de um amor passado que podia ter acontecido".

È ultrapassar todos os tabu's que tantos "grupos/panoramas da sociedade" ou "níveis da sociedade" não aceitam quer por não comprrenderem quer por sociealmente não lhes convier...
Teremos então arte nos videojogos...

È Tentar perceber como passamos de Trovante ou 7ªlegião para D'Zert e afins tão rapidamente sem assimilar o que ouve no meio....
Chegando eu ao mais importante da questão..pelo menos na minha opinião...o processo de como as coisas são feitas.
E tal como os jogos, muitas coisas são apanhadas no processo...sendo que com a filtragem do marketing e afins, só se aproveita o pouquito do momento, o sumo que vende rápido, para o bem e para o mal...
Não interessa se Dar sangue é benéfico a sociedade ou quantos o dão! O que é noticia é que há 10 anos houve uma "mão cheia de litros " infectada de HIv que veio da suiça...e ainda hoje se fala nisso e se coloca a mesma qustão..Não sabemos no entanto quantas pessoas foram salvas com milhares de litros que foram doados, sabemos sim no jornal da noite que 4 pessoas(infelizmente) foram infectadas.
Há logicamente uma lado mau nisto, que é a noticia, que é o relevo, até que ponto estaremos dispostos a que os jogos sejam mais expostos a serem uma noticia de maior relevo? até ao ponto de não prestarem? até ao ponto de termos jogos tipo telenovela?
Será bom termos jogos tipo Morangos com açucar? em que cada cena ou capítulo(se é que se pode chamar aquilo de capitulo) dará azo a confusão?
Será propicio pôr publicidade directamente nos videojogos? com oos que se encomendam por parte das operadoras em que temos que hipotéticamente descobrir garrafas de coca-cola no meio de lojas de donuts?

Bem...quanto mais isto avança e logicamente mais se exige..mais penso que se deve exigir menos..muito fica por dizer no que toca a minha opinião, por ser realemnte um assunto tão vago..
mas preferia qeu se andasse no qeu toca a jogos, a margem de tudo o resto..e se fossem fazendo alguns porreiros sem chegar a uma clientela especifica em que não tarda nada estamos a jogar online um FPS qualquer e se interrompe tal e qual esta "porcaria de programação de época Natalicia" o dito jogo para passar publicidade durante tanto tempo quanto durou o bocadito de jogo..a passar publicidades de 6-9-9-3 para termos figuras de mulheres ou toques de quem comeu feijoada e gosta de macacos que com o cu inventam toques dignos de nunca serem ouvidos...durante 20 minutos.
NOs jogos quanto menor mediatização..melhor...E:

POR mim depois desta tracalhada toda digo antes e perante uma pergunta idêntica a deste tópico ou pelo menos "colocada agora no fim para responder ao mesmo":

OS jogos deveriam ser considerados arte?

- EU RESPONDO :

"ESPERO BEM QUE NÂO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"



moff.
Responder