Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 19 dez 2006, 20:37

Eu nao entendo e que esse post tem a ver com o tema....mas de quaquer maneira a muito tempo que nao via tanta hipocrisia junta. O que criticas numa linha fazes na outro. O que criticas das opinioes o Crysis dizes de outros jogos....
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 19 dez 2006, 20:57

Bu77erCup242 Escreveu:Eu nao entendo e que esse post tem a ver com o tema....mas de quaquer maneira a muito tempo que nao via tanta hipocrisia junta. O que criticas numa linha fazes na outro. O que criticas das opinioes o Crysis dizes de outros jogos....
:-s Eu não falei de Crysis, porque ainda não o joguei. O que disse é que o seu antecessor estava na ordem do HalfLife... E não vejo hipocrisia... :-s Eu não critiquei nada que tenha descriticado a seguir :-s :?

Para mim as consolas estão a levar os jogos para um mundo diferente do que estivemos habituados, e acho que com isso toda a gente concorda... :| Mas o resultado está à vista... Ou não estará? Se não está é bom que não esteja porque ainda há esperança que surjam os primeiros jogos de uma nova era... Bioshock... Fable 2... :-k Se calhar ainda há mais, eu é que não ando muito a par disso... Talvez... Mas se me dizem que o resultado está à vista então eu digo que os jogos não saem da cepa torta (e bem torta) senão daqui a muito tempo...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » terça 19 dez 2006, 21:01

Tem logica criticares uma plataforma quando queres os "jogos pelos jogos " ?
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » terça 19 dez 2006, 21:07

ICE Escreveu:
Chris Escreveu:w000t!! Tópico morto, bora lá agitar a party!

Jogos cultura? Sim? Não? Porque? Porque não? Porque sim? Porque não porque sim? Etc.
Claro foram feitos por nós são portanto produtos culturais, se fossem tigres ou macacos a fazê-los aí já não seriam. :P

Outra vez esta treta?????
Andaste a ver algum documentario? :D
pimenta Escreveu:Bem, se calhar, só o facto de um videojogo ser totalmente diferente dos demais já o torna arte, não? Como de repente estiveram outra vez a falar neste assunt e tal, eu lembrei-me de Fahrenheit, um jogo que tambem foi discutido se seria arte ou não... Bem, é apenas uma opinião pessoal, mas tambem não acho que conceitos como arte, amor, bem e mal, etc, devam ter defenições aceites por todos. E eu, até alguem me fazer mudar de opinião, cheguei á conclusão que arte é algo diferente, uma ideia totalmente diferente das de todos os outros tipo uma frase que tenho visto no msn: "quando uns viram um cesto de fruta, alguem viu o basketball". Mas se calhar quando uma ideia começa a ser repruduzida, imitada e a tornar-se algo banal, isso deixa de ser arte.

O meu problema é que não me exprimo bem, portanto o mais provavel é alguem chegar aqui e dizer-me que não estou a fazer sentido. Se perceberam, devem vir dizer-me que estou errado...
Muito pelo contrario, compreendi o que queres dizer e eu estou completamente de acordo contigo. :)
Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:Claro foram feitos por nós são portanto produtos culturais, se fossem tigres ou macacos a fazê-los aí já não seriam. :P
Mesmo assim, se fossem feitos por outros animais, seriam produtos culturais na mesma, apenas não pertencendo à antropologia xD Sim, são cultura, tal como tudo o resto. Se bem que este ano de 2006 não mostrou grande coisa... é só jogos fraquinhos (com um aqui e outro acolá a sair-se). E a culpa de quem é? Das consolas: nunca se sentiu tanta pressão nas consolas como este ano, e os jogos, como são para o público das consolas, são o que se vê... Se fosse para PC não havia argumentos do género:

"Ah! Dead or Alive é melhor que Tekken porque é da Xbox360!"

ou

"Ah! Mas GT é melhor que PGR porque é da PS3".

Eram jogos pelos jogos, bons ou maus, mas destacavam-se pela qualidade (gráfica ou não, não é essa a questão), e não eram nem showcases de consolas nem porta palavras ou símbolos da coroa de um reinado volátil e consolesco...

Sim, sim, venham agora dizer que sou anti consolas e que implico. Pois sou! Sou, e acho que tenho motivos para isso... Por alguma coisa é que está tudo como está... E o que se vê é os jogos de PC no seu declínio e os das consolas a subir (se bem que provavelmente seja temporário...).

E não venham dizer que o Crysis é um showcase puro e simples. Far Cry também o teria sido e por detrás dos gráficos soberbos está um jogo muito bom, ao nível de um Half Life 2, ou talvez até melhor, pelo menos a alguns níveis.
Sim nao sao nenhum tipo de showcase, especialmente o Crysis, mas la' esta' continua a ser banal nao?! Pouco ou nada diferencia-lhe de FPS's previos a ele, e especialmente do Far Cry pelo que pude constatar, portanto so' resta mesmo dizer que Crysis e' so' mais do mesmo mas com os igredientes habituais multiplicados por "nao sei quantas vezes a placa grafica e' mais potente que a da geracao previa". Se a minha mae se limitasse a copiar receitas, multiplicando a quantidade de pimenta, alho e sei la' mais o que, eu ja teria deixado de comer a seculos.

O problema de muitos jogos hoje em dia, e editoras assim como software-houses, e' que nenhum deles dispoe de uma filosofia especifica, razao pela qual lhes diferencie de todos os outros mesmo que tenham que desenvolver jogos no mesmo genero. Um artista pode inspirar-se de previos, mas da' sempre rumo diferente ao seu trabalho dependendo das seus proprios ideais mesmo que para isso signifique, por exemplo, um retorno as origens. Neste caso nao se pode considerar o New Super Mario Bros. como arte, sendo ele mais um 2D sim, mas criando um rumo completamente diferente nos jogos do mesmo estilo.

Deixem-me adicionar que o golfo existente entre a Wii e as restantes next-gen, pode servir de incentivo para as software houses - que compreenderem que nao serve de nada procurarem graficos de topo nos seus jogos, - decidirem dar um ar unico aos seus jogos de maneira a que estes se facam notar, o Sims para a Wii, o No More Heroes, o Okami, o Shadow of the Colossus podem servir de exemplos.
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 19 dez 2006, 21:19

Cultura ou não aos jogos já não podem tirar o mérito de terem influencia social ao ponto de serem casos de estudo. Sim WOW não é só um jogo bem como GTA ou Halo.
E como veiculo de uma ideologia, nem sempre correcta, para lá caminham:
http://www.eternalforces.com/
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 19 dez 2006, 21:31

Bu77erCup242 Escreveu:Tem logica criticares uma plataforma quando queres os "jogos pelos jogos " ?
Claro que tem! Então? Eu estou a dizer que o facto de haver várias plataformas é a causa de não haver jogos pelos jogos... :? Aliás, ia dizer (mas não disse, porque estou farto de dizer, várias vezes, neste fórum) que só quando houver uma só plataforma (que não deve demorar assim tantos anos quanto isso, aí uns 20 talvez) é que as coisas endireitam de vez. Não há várias plataformas para os filmes, nem para os livros, que eu saiba... O grande problema está aí. Entretanto jogo no PC, que é a plataforma mais próxima disso que existe...
viriato_iceview51 Escreveu:Sim nao sao nenhum tipo de showcase, especialmente o Crysis, mas la' esta' continua a ser banal nao?! Pouco ou nada diferencia-lhe de FPS's previos a ele, e especialmente do Far Cry pelo que pude constatar, portanto so' resta mesmo dizer que Crysis e' so' mais do mesmo mas com os igredientes habituais multiplicados por "nao sei quantas vezes a placa grafica e' mais potente que a da geracao previa". Se a minha mae se limitasse a copiar receitas, multiplicando a quantidade de pimenta, alho e sei la' mais o que, eu ja teria deixado de comer a seculos.
O meu post não foi centrado no crysis. A sua referência foi apenas uma contra argumentação antecipada.
viriato_iceview51 Escreveu:O problema de muitos jogos hoje em dia, e editoras assim como software-houses, e' que nenhum deles dispoe de uma filosofia especifica, razao pela qual lhes diferencie de todos os outros mesmo que tenham que desenvolver jogos no mesmo genero. Um artista pode inspirar-se de previos, mas da' sempre rumo diferente ao seu trabalho dependendo das seus proprios ideais mesmo que para isso signifique, por exemplo, um retorno as origens. Neste caso nao se pode considerar o New Super Mario Bros. como arte, sendo ele mais um 2D sim, mas criando um rumo completamente diferente nos jogos do mesmo estilo.
Era bom que houvesse, pelo menos no meu entender, mais retornos às origens, porque para fazer a cagada que se faz agora (não todos, obviamente) :-()~
viriato_iceview51 Escreveu:Deixem-me adicionar que o golfo existente entre a Wii e as restantes next-gen, pode servir de incentivo para as software houses - que compreenderem que nao serve de nada procurarem graficos de topo nos seus jogos, - decidirem dar um ar unico aos seus jogos de maneira a que estes se facam notar, o Sims para a Wii, o No More Heroes, o Okami, o Shadow of the Colossus podem servir de exemplos.
Se elas forem finas fazem é jogos para PC e dão largas a todo o poderio de jogabilidade, que nenhuma consola tem, excepto talvez a Wii, e mesmo essa não deixa de ser limitada, apenas orienta as limitações para um sentido diferente (melhor ou pior, não interessa).
Última edição por Morbus em terça 19 dez 2006, 21:38, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 20 dez 2006, 14:40

Felizmente há quem queira que os jogos sejam mais que "fun":
http://www.next-gen.biz/index.php?optio ... 4&Itemid=2
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 20 dez 2006, 14:53

pedropaulo Escreveu:Felizmente há quem queira que os jogos sejam mais que "fun":
http://www.next-gen.biz/index.php?optio ... 4&Itemid=2
E eu, e muita gente, digo isso há muito tempo... :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quarta 20 dez 2006, 20:17

Morbus Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Felizmente há quem queira que os jogos sejam mais que "fun":
http://www.next-gen.biz/index.php?optio ... 4&Itemid=2
E eu, e muita gente, digo isso há muito tempo... :roll:
Surge a questão de como o fazer. Como dar sentimentos aos jogos sem os tornar em outra coisa que não jogos, como evitar que se tornem elitistas, já o são mas por razões económicas, como os tornar intuitivos, simples e complexos e conseguir atrair o consumidor comum sem o qual a industria não sobrevive.
Este desafios, além de outros, têm posto travão , digo eu, a uma maior aposta nesse campo por parte de editoras porque existem criadores de jogos que há muito desejam seguir esse caminho.
Aqueles que o têm feito e é a dura verdade tem sido penalizados nas vendas, e claro isso refreia a aposta dos tubarões.

Alguém da Sony, justiça seja feita alguma liberdade tem sido dada nesse campo, ICo ou Shadow of the Colosus, ter afirmado publicamente que quer jogos nessa direcção pode incentivar progressos desde que não tenha sido dito da boca para fora.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 20 dez 2006, 20:29

pedropaulo Escreveu:Surge a questão de como o fazer.
Isso é bem verdade :-k E sim, a Sony tem tido mérito nesse campo... Mas também é natural, já que tem bastante dinheiro a vir dos jogos mainstream para gastar em jogos elitistas... E claro, fazer um jogo do género de fallout, nos dias de hoje, não custa tanto quanto isso... E até se faz melhor... O problema é que eles querem sair do fun mas ter bons gráficos na mesma... É possível, mas é caro e arriscado...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » sábado 23 dez 2006, 0:32

Morbus Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Felizmente há quem queira que os jogos sejam mais que "fun":
http://www.next-gen.biz/index.php?optio ... 4&Itemid=2
E eu, e muita gente, digo isso há muito tempo... :roll:
Se os videojogos pretendem aspirar a níveis sociais superiores como os que ocupam o cinema, a música, a literatura, etc têm que ser muito mais do que pura diversão. Claro, também existem filmes e livros que são apenas "fun" com pouca preocupação em ser mais do que puro entertenimento, mas ninguém passa toda a vida a ler livros como "Uma Aventura" ou "Arrepios" e mais cedo ou mais tarde acabamos por escapar para livros com mais conteúdo. Algo parecido se passa com os videojogos, assim como no cinema e na música. Enquanto os videojogos não evoluirem para esse patamar, continuarão a ser vistos como "coisa de adolescentes e de homens-que-se-esquecaram-de-crescer", para além de que estão a subaproveitar um mercado deixando de lado muitos potenciais clientes.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sábado 23 dez 2006, 0:35

MadnessJonny Escreveu:
Morbus Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Felizmente há quem queira que os jogos sejam mais que "fun":
http://www.next-gen.biz/index.php?optio ... 4&Itemid=2
E eu, e muita gente, digo isso há muito tempo... :roll:
Se os videojogos pretendem aspirar a níveis sociais superiores como os que ocupam o cinema, a música, a literatura, etc têm que ser muito mais do que pura diversão. Claro, também existem filmes e livros que são apenas "fun" com pouca preocupação em ser mais do que puro entertenimento, mas ninguém passa toda a vida a ler livros como "Uma Aventura" ou "Arrepios" e mais cedo ou mais tarde acabamos por escapar para livros com mais conteúdo. Algo parecido se passa com os videojogos, assim como no cinema e na música. Enquanto os videojogos não evoluirem para esse patamar, continuarão a ser vistos como "coisa de adolescentes e de homens-que-se-esquecaram-de-crescer", para além de que estão a subaproveitar um mercado deixando de lado muitos potenciais clientes.
Penso que nesse caso, os jogos vao amadurecer com os jogadores que lhes trouxeram a luz da ribalta.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 23 dez 2006, 11:18

viriato_iceview51 Escreveu:Penso que nesse caso, os jogos vao amadurecer com os jogadores que lhes trouxeram a luz da ribalta.
Duvido muito disso. Se assim fosse, já tinham amadurecido com os jogadores dos anos 80... Ou então estão a amadurecer agora mesmo, mas o ano de 2006 não é NADA exemplo disso...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sábado 30 dez 2006, 11:21

Morbus Escreveu:
viriato_iceview51 Escreveu:Penso que nesse caso, os jogos vao amadurecer com os jogadores que lhes trouxeram a luz da ribalta.
Duvido muito disso. Se assim fosse, já tinham amadurecido com os jogadores dos anos 80... Ou então estão a amadurecer agora mesmo, mas o ano de 2006 não é NADA exemplo disso...
Pelo contrario, penso que ira' amadurecer com a geracao PlayStation, mas isso ainda e' uma icognita.
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » sexta 09 mar 2007, 20:14

Newtomic Escreveu:
PanicFreak Escreveu:Afinal não percebeste...lol
Eu digo que a Arte é Universal.
Mas que não é universalmente compreendida, ou seja, não é compreendida por todos, o que é Arte certamente será entendido como tal por alguns, quiçá muitos, mas não quer dizer que o seja por todos, percebes?
Então mas isso é a mesma coisa que o que eu disse, tipo a Arte só é/existe quando tu ou alguém assim a considera. Ou estás a dizer k por exemplo a pintura X é Arte, mas apenas alguns a compreendem como sendo Arte? É que se estás a dizer isso não faz o mínimo sentido já que afinal então quem é que define X como sendo Arte seja ela compreendida ou não? :-s

De agora em diante neste tópico!
Agora tocaste no ponto fulcral, a definição de Arte, que não é, e atrevo-me a dizê-lo, nunca será, exacta.
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Responder