Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 09 mar 2007, 20:26

A arte de fazer dinheiro:
http://finalboss.uol.com.br/fb3/ctu.asp?cid=38992

O dinheiro, a besta negra da arte. Claro que num futuro próximo poderá-se fazer dinheiro com a arte...
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 09 mar 2007, 20:52

PanicFreak Escreveu:Agora tocaste no ponto fulcral, a definição de Arte, que não é, e atrevo-me a dizê-lo, nunca será, exacta.
Exacto e isso é algo que eu também partilho pois julgo que a definição de Arte é algo tão subjectivo que varia de sujeito para sujeito, ou seja de pessoa para pessoa, aliás até já o tinha dito no SnO, aqui. [:)]

Mas não respondeste ao que perguntei. :twisted:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 09 mar 2007, 20:57

Segundo todas as definições de arte que encontrei, qualquer que seja o processo criativo pode ser englobado neste conceito. Seja pintura, cinema, videojogos ou o que quer que seja.
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » sexta 09 mar 2007, 20:58

Newtomic Escreveu:Ou estás a dizer k por exemplo a pintura X é Arte, mas apenas alguns a compreendem como sendo Arte?
Mais ou menos, por exemplo as pinturas monocromáticas, enquanto umas pessoas olham para aquilo com espanto, pela sua dificuldade, outros que não saibam como são feitas podem pensar só que é uma tela pintada de preto, não considerando aquilo Arte. Mas não deixa de o ser por isso.

Newtomic Escreveu:É que se estás a dizer isso não faz o mínimo sentido já que afinal então quem é que define X como sendo Arte seja ela compreendida ou não? :-s
Não sei.
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 10 mar 2007, 1:58

Então voltamos à mesma coisa será que algo que tu consideras Arte tem que o ser necessariamente para os outros? A meu ver não. :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » sábado 10 mar 2007, 10:21

Newtomic Escreveu:Então voltamos à mesma coisa será que algo que tu consideras Arte tem que o ser necessariamente para os outros? A meu ver não. :?
A arte não é considerada arte ou não, a arte é por si só arte porque o artista assim definiu o objecto artístico como sendo arte. Todas as outras opiniões não interessam.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » sábado 10 mar 2007, 11:29

PeddieKitsune Escreveu:A arte não é considerada arte ou não, a arte é por si só arte porque o artista assim definiu o objecto artístico como sendo arte. Todas as outras opiniões não interessam.
Sendo assim, se Cliff Blezinsky decidisse chamar arte a GOW era arte e pouco importa estar-mos para aqui a discutir o que é ou não arte.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 10 mar 2007, 11:34

Não foi isso que o Peddie disse :anxious:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » sábado 10 mar 2007, 11:36

"Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirmou que nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas.[1].

Arte é um fenômeno cultural. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes grupos (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender esse fenômeno.

Arte pode ser sinônimo de beleza, ou de uma Beleza transcendente. Dessa forma, o termo passa a ter um caráter subjetivo, qualquer coisa pode ser chamada de Arte, desde que alguém a considere assim, não precisando ser limitada à produção feita por um artista."


Dizer melhor era impossível.

Se não foi isso que o Peddie disse o que foi?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 10 mar 2007, 11:38

O Peddie disse que o que interessa é a intenção do artísta, e não o que ele diz ser a sua intenção.

E o Gombrich sabe do que fala, como sempre...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » sábado 10 mar 2007, 21:38

ICE Escreveu:"Ernst Gombrich, famoso historiador de arte, afirmou que nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas.[1].

Arte é um fenômeno cultural. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes grupos (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender esse fenômeno.

Arte pode ser sinônimo de beleza, ou de uma Beleza transcendente. Dessa forma, o termo passa a ter um caráter subjetivo, qualquer coisa pode ser chamada de Arte, desde que alguém a considere assim, não precisando ser limitada à produção feita por um artista."


Dizer melhor era impossível.

Se não foi isso que o Peddie disse o que foi?
Exactamente, as regras sobre a arte não sobrevivem ao tempo, mas actualmente o conceito de arte implica uma intencionalidade determinada apenas pelo artista.
Há muito tempo que arte não é sinónimo de beleza. E nem tudo pode ser chamado de arte.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 11 mar 2007, 22:06

PeddieKitsune Escreveu:A arte não é considerada arte ou não, a arte é por si só arte porque o artista assim definiu o objecto artístico como sendo arte. Todas as outras opiniões não interessam.
Isso não me cabe na cabeça, então se eu for ao WC fazer uma valente c*g*d* e lhe chamar Arte é Arte e pronto?! :-()~ OMG ai k cena + parva! #-o
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » domingo 11 mar 2007, 22:17

Newtomic Escreveu:
PeddieKitsune Escreveu:A arte não é considerada arte ou não, a arte é por si só arte porque o artista assim definiu o objecto artístico como sendo arte. Todas as outras opiniões não interessam.
Isso não me cabe na cabeça, então se eu for ao WC fazer uma valente c*g*d* e lhe chamar Arte é Arte e pronto?! :-()~ OMG ai k cena + parva! #-o
Ele tem uma certa razão mas é claro que a tua obra não poderia ser considerada arte.
Na minha opinião um dos factores determinantes para considerar algo arte é mesmo o sentimente nela imposta.
Não é ao calhas que o "O Grito" de Edward Munch é considerado arte e uma qualquer pintura não o é.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 11 mar 2007, 22:25

Em resposta a este post.
PeddieKitsune Escreveu:É assim, uma pessoa pode fazer um vaso de barro que não é arte, porque a justificação para a criação desse vaso foi por exemplo colocar flores. Outra pessoa pode criar o mesmo vaso e fê-lo com o objectivo de ser uma produção artística, ou seja, com o objectivo de ser um meio de expressão sobre as suas ideias, opiniões ou emoções acerca de temas estéticos, políticos, sociais, filosóficos, metafísicos, gnoseológicos, científicos, etc. Tudo depende da intenção do criador.
Daqui a nada estás a dizer que discursos políticos são arte.
PeddieKitsune Escreveu:É exactamente por isso que a opinião do observador é irrelevante para a determinação do teor artístico de um objecto, porque aí instala-se a confusão pela simples colisão de opiniões. O que determina um objecto como artístico é a sua intenção, agora podes apropriar-te desse objecto das formas mais variadas que a "artisticidade" do objecto não muda. Sendo assim, é claro que um livro pode ser apenas considerado divertimento ou arte, mas o que interessa mesmo é a intenção do autor daquele objecto ser arte. Não é por acaso aliás, e como disseste, que o conceito de arte actual foi formulado algures na segunda metade do século XVIII, onde a arte deixou de ser um meio de reprodução da realidade (por causa da invenção da fotografia) e passou a ser uma expressão infinitamente subjectiva do artista.
Sinceramente recuso-me a concordar com isso, tipo então se eu for ali a um lado qualquer mandar umas cuspidelas e a minha intenção for a de criar Arte aquilo passa a ser Arte? :-s

PS: Já agora pessoal que tal se falar sobre o tema Arte no tópico + apropriado, ou seja ESTE MESMO! Hummm?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 11 mar 2007, 22:27

Death Crow Escreveu:
Newtomic Escreveu:
PeddieKitsune Escreveu:A arte não é considerada arte ou não, a arte é por si só arte porque o artista assim definiu o objecto artístico como sendo arte. Todas as outras opiniões não interessam.
Isso não me cabe na cabeça, então se eu for ao WC fazer uma valente c*g*d* e lhe chamar Arte é Arte e pronto?! :-()~ OMG ai k cena + parva! #-o
Ele tem uma certa razão mas é claro que a tua obra não poderia ser considerada arte.
Na minha opinião um dos factores determinantes para considerar algo arte é mesmo o sentimente nela imposta.
Não é ao calhas que o "O Grito" de Edward Munch é considerado arte e uma qualquer pintura não o é.
Não desculpa se eu na minha próxima c*g*d* a for fazer com intenção de criar Arte ela será Arte, por a definição k o PeddieKitsune me fez entender.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder