Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » segunda 12 mar 2007, 18:34

@ICE: eu nunca encontrei.

@Newtomic: Epá mas não percebes que não interessa o que tu achas? É sob esse critério que objectos são expostos em museus e são encarados como sendo arte e é por isso mesmo sob essa definição que devemos encarar a arte! Chiça que é difícil de perceber!

@Death Crow: Sobre essa gravura em particular não sei, mas há algumas pinturas rupestres das quais se conhecem intenções, opiniões e objectivos por detrás dessas pinturas, e por isso podemos considerá-las arte, embora sejam objectos artísticos que representam uma arte num estado muito embrionário.[/quote]
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 12 mar 2007, 19:51

PeddieKitsune Escreveu:@Newtomic: Epá mas não percebes que não interessa o que tu achas? É sob esse critério que objectos são expostos em museus e são encarados como sendo arte e é por isso mesmo sob essa definição que devemos encarar a arte! Chiça que é difícil de perceber!
Nada disso eu já percebi, simplesmente não concordo com isso minimamente, porque para mim Arte é o que eu achar que é Arte, independentemente de tu dizeres que a definição de arte não é essa, para mim é e sempre será essa.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » terça 13 mar 2007, 16:52

Newtomic Escreveu:
PeddieKitsune Escreveu:@Newtomic: Epá mas não percebes que não interessa o que tu achas? É sob esse critério que objectos são expostos em museus e são encarados como sendo arte e é por isso mesmo sob essa definição que devemos encarar a arte! Chiça que é difícil de perceber!
Nada disso eu já percebi, simplesmente não concordo com isso minimamente, porque para mim Arte é o que eu achar que é Arte, independentemente de tu dizeres que a definição de arte não é essa, para mim é e sempre será essa.
Ok, mas não sou eu que o digo.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 14 mar 2007, 1:21

Sim mas isso para mim é irrelevante, pois quem deu essa definição de Arte para mim até podia ser a pessoa + importante do mundo que eu manteria a minha opinião.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quarta 14 mar 2007, 1:41

Eu considero que certos tipos de jogos são obra de arte assim como o cinema mas de uma forma mais interactiva como um jogo com uma excelente história como se veêm em rpg, outros nem por isso do tipo simulações , mas como tudo na vida depende dos gostos.

Mas encontrei um caso que não deve dividir muitas opiniões ei-lo FLOW

http://www.gametrailers.com/player.php? ... 2&type=wmv
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sábado 17 mar 2007, 18:25

Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sábado 17 mar 2007, 23:08

Excelente artigo... =D>

“So we might as well see the first ‘Citizen Kane’ of games quite soon,” he says.

Mal posso esperar :D
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » terça 20 mar 2007, 20:44

Este rapaz aqui em cima actualiza a assinatura e não participa! :?

Ontem estava a ver "As Noites da 2" e o tema da semana é "As Origens da Arte" e estavam a falar na figura humana enquanto representação na arte, mostraram pinturas, fotografias, esculturas e ... Ms. Croft, Lara Croft!
E o que me dizem a isto? Um reconhecimento do videojogo como arte ou algo sem importância?
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » terça 20 mar 2007, 21:34

O videojogo, o conceito, a personagem... Qualquer coisa pode ser considerada arte, desde que seja vista como tal.
nunogrande
Novato||Novata
Mensagens: 14
Registado: terça 27 dez 2005, 8:56
Localização: Porto

Mensagem por nunogrande » quinta 29 mar 2007, 17:46

Pessoalmente n acho k a kestao "São ou nao os vidiojogos uma forma de arte" deva ser colocada desta forma. Apartir do momento em k uma tela com quatro ou cinco riscos e meia duxia de pontos que pode valer quantias exorbitantes e k ate uma criança d 5 anos podia faxer em cinco minutos e considerada uma grande obra de arte pk e k os vidiojogos tambes n o haverao d ser?
Para mim sao uma forma de expressao tao boa ou ate melhor que qualquer outra. O problema e k como acontece como outras formas d arte n a podemos pendorar na parede e faxer uma reoniao la em casa com os amigos todos para a exibirmos. Por outro lado uma obra de arte pressopoe que seja unica ou seja k mais ninguem tenha uma igual. Imaginem o k era se o da vinci tivesse pintado, tipo linha de montagem, centenas do monas lisas todas iguais. kal seria a piada disso? E neste ponto os vidiojogos falham completamente pois em ves d os vermos colocados numa parede ou numa sala vemo-los "pregados" ao expositor de um kk retahista ao virar da eskina.
Outra grande falha q encontro na classificaçao dos vidiojogos como arte (e que n esta presente em kk outro tipo de entertenimento digital) e o facto d podermos interagir com o jogo de uma forma tal que somos nos k o comandamos. Ora mais nenhuma forma d arte o permite pois apenas expressa o ponto de vista do artista e deixa para o publico as opinioes mas n lhe permite de forma nenhuma interajir tao completamente como os vidiojogos.
Tal como ja referi a arte tem um caracter que tem falhado nos vidiojogos: a originalidade. e quanto a isso nao ha volta a dar. É facto que tem havido uma autentica imcapacidade de criar algo de novo e de refrescante. Sem originalidade nao ha arte!!!
De qualquer forma na minha modesta opinião os vidiojogos nao sao nem uma forma de entertenimento nem uma forma de arte, estão algures no meio, o que tem argumentos a favor e contra. Acredito, no entanto que, tal como o cinema, os vidiojogos sejam , um dia, reconhecidos universalmente como uma forma de arte.
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » sexta 30 mar 2007, 22:51

nunogrande Escreveu:Pessoalmente n acho k a kestao "São ou nao os vidiojogos uma forma de arte" deva ser colocada desta forma. Apartir do momento em k uma tela com quatro ou cinco riscos e meia duxia de pontos que pode valer quantias exorbitantes e k ate uma criança d 5 anos podia faxer em cinco minutos e considerada uma grande obra de arte pk e k os vidiojogos tambes n o haverao d ser?
lol
Avatar do Utilizador
Loki
Senior
Mensagens: 148
Registado: quinta 08 mar 2007, 21:18
Localização: Coimbra

Mensagem por Loki » sábado 31 mar 2007, 1:19

eu axo q n.
a arte é feita pra agradar ao artista e n interessa se mais alguem gosta ou n, enquanto q os jogos são feitos com o objectivo d agradar ao maximo d pessoas possivel, com o objectivo d vender.
Os jogos são um produto cultural convertido num negocio, como a maioria. A arte genuina é uma forma do artista se exprimir.
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » sábado 31 mar 2007, 2:06

:arrow: nunopequeno

Obra de Mario Cesariny

Ja que esse puto é tão bom, pede lhe para pintar me isto, mas usando a técnica do "Cadáver Esquisito". E ja agora, pede-lhe a ele também para me explicar, um quadro, todo preto, sim, mas uma explicação abstracta, não lógica e sem referir factos sobre o quadro.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 31 mar 2007, 8:27

Loki Escreveu:eu axo q n.
a arte é feita pra agradar ao artista e n interessa se mais alguem gosta ou n, enquanto q os jogos são feitos com o objectivo d agradar ao maximo d pessoas possivel, com o objectivo d vender.
Os jogos são um produto cultural convertido num negocio, como a maioria. A arte genuina é uma forma do artista se exprimir.
Leste o tópico? Abordas uma questão muito importante, mas não a desenvolves, pelo que te aconselho a ler o tópico.
Warhead Escreveu::arrow: nunopequeno

Obra de Mario Cesariny

Ja que esse puto é tão bom, pede lhe para pintar me isto, mas usando a técnica do "Cadáver Esquisito". E ja agora, pede-lhe a ele também para me explicar, um quadro, todo preto, sim, mas uma explicação abstracta, não lógica e sem referir factos sobre o quadro.
Este pessoal é viciado na técnica do cadáver esquisito :shock: E eu que até acho aquilo uma palhaçada citch de quem não sabe mais... :roll: E cliché, além do mais... :mrgreen:

É tão fixe quando uma pessoa vem a pensar que diz uma grande novidade e um gajo diz que é cliché ou la palisse X3 Eu estou a picar contigo warhead.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Loki
Senior
Mensagens: 148
Registado: quinta 08 mar 2007, 21:18
Localização: Coimbra

Mensagem por Loki » sábado 31 mar 2007, 19:36

Morbus Escreveu:
Loki Escreveu:eu axo q n.
a arte é feita pra agradar ao artista e n interessa se mais alguem gosta ou n, enquanto q os jogos são feitos com o objectivo d agradar ao maximo d pessoas possivel, com o objectivo d vender.
Os jogos são um produto cultural convertido num negocio, como a maioria. A arte genuina é uma forma do artista se exprimir.
Leste o tópico? Abordas uma questão muito importante, mas não a desenvolves, pelo que te aconselho a ler o tópico.

Ya, tens razão n tinha lido o topico todo. Mas agora q ja li mantenho o q disse antes e desenvolvo a questão q ele levanta. Axo q o Fahrenheit é apenas outro jogo, e q assim como os filmes(q na minha opinião e pelas mesmas razões q referi pros jogos, tb n deviam ser considerados uma forma d arte) tb tem um objectivo puramente comercial.
N me interpretem mal, eu adoro jogos e filmes, apenas considero q têm uma natureza diferente da arte e n percebo pq é q algumas pessoas fazem tanta questão em q estes sejam vistos como tal. Axo q n precisam nada disso e q têm o mesmo valor, totalmente merecido, assim.
Responder