Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » quinta 12 abr 2007, 21:28

FuSiOnShArK Escreveu:
PeddieKitsune Escreveu:Pois mas isso é usar o conceito de arte de uma forma demasiado lata.
Não acho que seja demasiado lata. Acho que já vai sendo tempo de se elevar a estatuto de 'arte' certas obras que podem muito bem andar na mão do comum dos mortais, quer seja música, filmes, livros ou, claro está, videojogos.
Não estou certo de ter percebido o que disseste.
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 12 abr 2007, 21:35

Pelas tuas palavras, deduzi que estavas a falar especificamente da arte que encontramos em museus. O que eu quero dizer é que (e isto é só a minha opinião e nada mais que isso) para mim a arte já ultrapassou definitivamente as barreiras de uma galeria ou de uma colecção de um qualquer Joe Berardo.

Podemos perfeitamente ter pedaços de arte nas nossas casas sem nos lembrarmos disso. A diferença é que deixaram de ser peças únicas e passaram a ser produzidas em série. Ou seja, a arte passou a ser o conceito em vez de ser o objecto exposto.
Imagem
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quinta 12 abr 2007, 21:36

FuSiOnShArK

Lê lá bem o post do PeddieKitsune, isso é uma das ideias ai patentes..
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » quinta 12 abr 2007, 21:38

FuSiOnShArK Escreveu:Pelas tuas palavras, deduzi que estavas a falar especificamente da arte que encontramos em museus. O que eu quero dizer é que (e isto é só a minha opinião e nada mais que isso) para mim a arte já ultrapassou definitivamente as barreiras de uma galeria ou de uma colecção de um qualquer Joe Berardo.

Podemos perfeitamente ter pedaços de arte nas nossas casas sem nos lembrarmos disso. A diferença é que deixaram de ser peças únicas e passaram a ser produzidas em série. Ou seja, a arte passou a ser o conceito em vez de ser o objecto exposto.
Claro, obviamente. Eu não me restringi a objectos expostos em museus, aliás a arte contemporânea já foi muito mais além disso, expondo em ruas e no mar, e há até artistas que se limitam a trabalhar em contextos que não têm nada a ver com museus (o Christo é conhecido por embrulhar edifícios, como o parlamento alemão ou uma ponte em Paris, entre outras coisas). A arte, para mim, pode existir em qualquer lado, mas tem que obedecer àqueles parâmetros que indiquei.
Avatar do Utilizador
ZéPróVinho
Veteran
Mensagens: 830
Registado: terça 27 fev 2007, 13:59
Localização: Coimbra

Mensagem por ZéPróVinho » quinta 12 abr 2007, 21:41

Com certeza, a tua opinião (não me leves a mal)... é a defenição em vigor pra a comunidade artistica ...mas existem umas bem hardmycore...

Assim sendo considerar os jogos como arte é quase antagónico por ser apenas mais uma forma de entretenimento.

Há que descernir arte de "artes" (do tipo 7ªarte, a arte do futebol.. a arte da minha mãe me ralhar ..etc )
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 12 abr 2007, 21:50

Uma coisa que não gosto é de definições generalistas como a da "sétima arte". Quer dizer que todos os filmes são arte? Nem por sombras. Considero arte um ou outro filme que 'brilha' mais que os demais. Assim como jogos livros e por aí fora.

Até há mães que têm mais arte a ralhar que outras :P
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 12 abr 2007, 21:51

FuSiOnShArK Escreveu:Uma coisa que não gosto é de definições generalistas como a da "sétima arte". Quer dizer que todos os filmes são arte? Nem por sombras.
Ora nem mais! O mesmo se aplica a TODAS as outras coisas. O cinema não é arte só por si, assim como os jogos não são. Há filmes que são arte, há jogos que são arte. Simples :P

Esta é a minha opinião
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

Mensagem por PeddieKitsune » quinta 12 abr 2007, 21:53

Morbus Escreveu:
FuSiOnShArK Escreveu:Uma coisa que não gosto é de definições generalistas como a da "sétima arte". Quer dizer que todos os filmes são arte? Nem por sombras.
Ora nem mais! O mesmo se aplica a TODAS as outras coisas. O cinema não é arte só por si, assim como os jogos não são. Há filmes que são arte, há jogos que são arte. Simples :P

Esta é a minha opinião
Exactamente, comecei o meu texto por dizer isso mesmo.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 12 abr 2007, 21:55

PeddieKitsune Escreveu:Exactamente, comecei o meu texto por dizer isso mesmo.
Eu li, eu li.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 12 abr 2007, 21:56

Não podemos é estar aqui a falar muito, senão ainda nos começam a cobrar pelos jogos o mesmo que por um Picasso :P
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 12 abr 2007, 21:58

FuSiOnShArK Escreveu:Não podemos é estar aqui a falar muito, senão ainda nos começam a cobrar pelos jogos o mesmo que por um Picasso :P
Não fazem isso para os filmes porque hão-de fazer para os jogos... :? Ainda para mais quando um quadro é uma coisa única. Os jogos também são, mas são transmitidos através de cópias :mrgreen:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » quinta 12 abr 2007, 22:00

É pena é que nem toda a arte esteja ao alcance de todos. Pelo menos neste país.
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 13 abr 2007, 3:14

nunogrande Escreveu:acho que isso e tao ao lado que nem merece grande resposta mas mesmo assim eu vou-me dignar a responder-te. Gostava de te ver a ti numa aula de bioquimica (por exemplo) a tirares apontamentos utilizando portugues correcto havia de ser giro, quando chegasses ao fim da aula nem 1/3 do que os proffs disseram tu tinhas apanhado, mas tudo bem...
Alem disso como biólogo garanto-te que damos muita atençao ao que escrevemos pois para denominar especies é preciso ser rigoroso. Acontece que, num meio nao cientifico, ha tendencia para encortar as palavras por uma questao de espaco e nao so.
Mas sinceramente o que eu acho é que estas a arranjar desculpas para denegrires o meu comentario ao qual te limitaste a dizer que nao concordavas sem dar explicaçao para tal porque nao o es capaz de fazer e como tal e mais facil atacares o meu portugues que ate nem e assim tao mau.
Respondo aqui, para evitar o off-topic... ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Master Thief
Beginner
Mensagens: 29
Registado: terça 31 out 2006, 4:44
Localização: Cascais

Mensagem por Master Thief » sexta 27 abr 2007, 0:48

Acho que os jogos são uma forma de arte. Pois ja me aconteceu muitas vezes deparar-me com cenarios bonitos, histórias bem contadas e outras coisas que me fizeram parar e dizer "isto é arte!". Votei, no entanto "Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!" porque como sendo ligado à arte aprendi que a sua essencia tem que provir do fundo do coração de quem a cria e não pode ser limitada com budgets e resultados pre-estabelecidos atravez de estudos de mercado e tendencias de interesse.
...I can run, and I can hide... :-''''
Responder