Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 21 mar 2006, 20:59

ICE Escreveu:
Maedhros Escreveu:(...)ou mesmo aberto novos horizontes do entretenimento e reflexão humana como Spielberg, então aí aceito que compares estes artistas no mesmo nível.
Kojima. Abriu novos horizontes de entertenimento e, senão todo o jogo, os ultimos pensamentos de Solid Snake, em Metal Gear Solid, são um excelente exemplo de reflexão humana.
Bem, é a tua opinião... se achas que Metal Gear é comparável a obras como Schindler's List, Império do Sol, Encontros Imediatos do 3o Grau, Munich, etc... que posso eu dizer?
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
DaRk_4n6eL
Veteran
Mensagens: 550
Registado: segunda 08 set 2003, 15:11
Localização: Aveiro

Mensagem por DaRk_4n6eL » terça 21 mar 2006, 21:00

Bem, discordo do teu ponto de vista.

Duma certa forma, todos os criadores de videojogos são escritores - São eles ( pelo menos a maioria ) que escrevem os argumentos dos seus jogos, são eles que imaginam aquilo tudo e sabem como deve ser feito.

Já existem alguns criadores de jogos que fizeram isso. Claro que não ao patamar do Spielberg ou de Camões, mas afinal, á quanto tempo apareceram os videojogos? Dá tempo ao tempo, e verás como te vais impressionar :wink:

Claro que se fores perguntar poa aí quem é o Kojima, Warren Spector ou Will Wright na rua é rara a pessoa que te conseguirá responder ( enquanto que Camões, quem não souber é um inculto ), mas como eu te disse, os Videojogos estão longe de chegar ao patamar do Cinema/Literatura actualmente, mas eles estão a expandir-se muito rapidamente, e acredita que dentro duns anos, vai estar tudo mudado ( tal como tem acontecido ultimamente - o cinema tem deixado a literatura para 2º plano ).


E depois, eventualmente haverá outro tipo de arte, e cá estaremos nós a discutir isto tudo outra vez :wink:
Última edição por DaRk_4n6eL em terça 21 mar 2006, 21:02, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 21 mar 2006, 21:01

Maedhros Escreveu:
ICE Escreveu:
Maedhros Escreveu:(...)ou mesmo aberto novos horizontes do entretenimento e reflexão humana como Spielberg, então aí aceito que compares estes artistas no mesmo nível.
Kojima. Abriu novos horizontes de entertenimento e, senão todo o jogo, os ultimos pensamentos de Solid Snake, em Metal Gear Solid, são um excelente exemplo de reflexão humana.
Bem, é a tua opinião... se achas que Metal Gear é comparável a obras como Schindler's List, Império do Sol, Encontros Imediatos do 3o Grau, Munich, etc... que posso eu dizer?
Nunca disse isso! Só dei um exemplo de um criador que responde à condição que colocaste!

Eu até nem tenho prestado atenção a este tema, porque simplesmente não sei, nem tenho opinião formada sobre o tema.

Mas se é necessário criadores que proponham novas formas de entretenimento e versem nas suas obras sobre a humanidade então já existe pelo menos um exemplo.
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 21 mar 2006, 21:10

DaRk_4n6eL Escreveu:Bem, discordo do teu ponto de vista.

Duma certa forma, todos os criadores de videojogos são escritores - São eles ( pelo menos a maioria ) que escrevem os argumentos dos seus jogos, são eles que imaginam aquilo tudo e sabem como deve ser feito.

Já existem alguns criadores de jogos que fizeram isso. Claro que não ao patamar do Spielberg ou de Camões, mas afinal, á quanto tempo apareceram os videojogos? Dá tempo ao tempo, e verás como te vais impressionar :wink:

Claro que se fores perguntar poa aí quem é o Kojima, Warren Spector ou Will Wright na rua é rara a pessoa que te conseguirá responder ( enquanto que Camões, quem não souber é um inculto ), mas como eu te disse, os Videojogos estão longe de chegar ao patamar do Cinema/Literatura actualmente, mas eles estão a expandir-se muito rapidamente, e acredita que dentro duns anos, vai estar tudo mudado ( tal como tem acontecido ultimamente - o cinema tem deixado a literatura para 2º plano ).

E depois, eventualmente haverá outro tipo de arte, e cá estaremos nós a discutir isto tudo outra vez :wink:
Só não percebo onde discordas de mim :wink:
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » terça 28 mar 2006, 12:05

Terá a indústria realmente envelhecido?
E será que a nova geração chegou finalmente?

http://www.gamespot.com/features/freepl ... ry=6146685
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 31 mar 2006, 21:41

Videogames como suporte para a arte.

http://finalboss.uol.com.br/fb3/ctu.asp?cid=31090

(Ainda não li mas o titulo e algumas passagens chamaram-me a atenção)
diefor
Novato||Novata
Mensagens: 19
Registado: sexta 07 abr 2006, 23:53

Arte?? Bem... Vamos Ver... Penso que sim!!

Mensagem por diefor » sábado 08 abr 2006, 0:39

Quando falamos em arte, vem logo à mente museus, estatuas, quadros, pintores, artistas... E os videojogos, serão arte? Mas o que é arte? Qual a sua definição? Para mim arte é todo aquele trabalho, projecto, que nasce dentro de um sonho, de um desejo. É a transformação em realidade de algo imaginário. Por esta razão quando vejo uma pintura, talvez em serralves... as vezes não consigo imaginar como aquilo é arte... Pensaram certamente assim muita boa gente dos videojogos. Mas por experiência, para mim um videojogo é uma arte. Mas nem todos os são. Como também considero que nem tudo que se pinta, poderá ser chamado de arte. Wikipedia diz sobre arte que é " ...produção do artista". Bem para mim Hideo é um artista, como também o é. Lembro-me de jogar, ICO, (parece ser um jogo fadado a ser arte...), e parar algures no jogo e apenas observar, o sol, o som do vento, os passaros, o silêncio e pensei, ainda se faz belas coisas em videojogos. Algo que nos transforma e ensina. Retiramos um valor intelectual dai, e isso é Arte, o saber transmitir emoções, desejos, anseio e amor. Não são muitos os jogos que conseguem essa proesa, mas também não existem muitos Van Gogh por ai pois não..!!??
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » quarta 21 jun 2006, 10:06

Surgiu uma publicação online sobre a arte nos videojogos, chamado "The art of gaming", totalmente em inglês. Podem consultar o site aqui. Podem fazer o download da "revista" gratuitamente.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 22 jun 2006, 13:55

No mímino interessante o post do NCalvin no seu blog. Aconselho a ler

----------------------------------------------------

Realmente é o que falta à indústria dos jogos e que lhe poderia dar alguma personalidade. Mas se cada vez mais esta indústria está ligada ao mainstreem e à rentabilidade cada vez mais poderá ser ser difícil fazer com que os jogos ganhem o significado que lhes possa trazer o rótulo de arte.

Será que algum dia haverá jogos que apaixonem como apaixonam certos filmes? Será que poderei ter uma experiência videojogável que se compare a ver filmes como "The Crow", "A Vila", "Fight Club", "Pulp Fiction" entre muitos outros?
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » quinta 22 jun 2006, 14:06

Death Crow Escreveu:No mímino interessante o post do NCalvin no seu blog. Aconselho a ler

----------------------------------------------------

Realmente é o que falta à indústria dos jogos e que lhe poderia dar alguma personalidade. Mas se cada vez mais esta indústria está ligada ao mainstreem e à rentabilidade cada vez mais poderá ser ser difícil fazer com que os jogos ganhem o significado que lhes possa trazer o rótulo de arte.

Será que algum dia haverá jogos que apaixonem como apaixonam certos filmes? Será que poderei ter uma experiência videojogável que se compare a ver filmes como "The Crow", "A Vila", "Fight Club", "Pulp Fiction" entre muitos outros?
Para isso so' te digo uma coisa, joga Killer 7 e teras ai a resposta a tua pergunta (para mim e' um claro sim). A questao nao e' se um dia havera' jogos, a questao e' sera' que se continuarao a fazer jogos (apesar de raros) que tenham essa personalidade?
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 22 jun 2006, 14:50

viriato_iceview51 Escreveu:
Death Crow Escreveu:No mímino interessante o post do NCalvin no seu blog. Aconselho a ler

----------------------------------------------------

Realmente é o que falta à indústria dos jogos e que lhe poderia dar alguma personalidade. Mas se cada vez mais esta indústria está ligada ao mainstreem e à rentabilidade cada vez mais poderá ser ser difícil fazer com que os jogos ganhem o significado que lhes possa trazer o rótulo de arte.

Será que algum dia haverá jogos que apaixonem como apaixonam certos filmes? Será que poderei ter uma experiência videojogável que se compare a ver filmes como "The Crow", "A Vila", "Fight Club", "Pulp Fiction" entre muitos outros?
Para isso so' te digo uma coisa, joga Killer 7 e teras ai a resposta a tua pergunta (para mim e' um claro sim). A questao nao e' se um dia havera' jogos, a questao e' sera' que se continuarao a fazer jogos (apesar de raros) que tenham essa personalidade?
Será provavelmente um jogo que possa vir a comprar para a PS2. Até porque falamos muito bem dele. Tenho que ver uns vídeos.
Mas o Killer 7 é um outsider e tem aquela personalidade que já está integrada em certos filmes?
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 19 dez 2006, 0:14

w000t!! Tópico morto, bora lá agitar a party!

Jogos cultura? Sim? Não? Porque? Porque não? Porque sim? Porque não porque sim? Etc.
hax face
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 19 dez 2006, 0:21

Chris Escreveu:w000t!! Tópico morto, bora lá agitar a party!

Jogos cultura? Sim? Não? Porque? Porque não? Porque sim? Porque não porque sim? Etc.
Claro foram feitos por nós são portanto produtos culturais, se fossem tigres ou macacos a fazê-los aí já não seriam. :P

Outra vez esta treta?????
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Mensagem por pimenta » terça 19 dez 2006, 15:01

Bem, se calhar, só o facto de um videojogo ser totalmente diferente dos demais já o torna arte, não? Como de repente estiveram outra vez a falar neste assunto e tal, eu lembrei-me de Fahrenheit, um jogo que tambem foi discutido se seria arte ou não... Bem, é apenas uma opinião pessoal, mas tambem não acho que conceitos como arte, amor, bem e mal, etc, devam ter defenições aceites por todos. E eu, até alguem me fazer mudar de opinião, cheguei á conclusão que arte é algo diferente, uma ideia totalmente diferente das de todos os outros tipo uma frase que tenho visto no msn: "quando uns viram um cesto de fruta, alguem viu o basketball". Mas se calhar quando uma ideia começa a ser reproduzida, imitada e a tornar-se algo banal, isso deixa de ser arte.

O meu problema é que não me exprimo bem, portanto o mais provavel é alguem chegar aqui e dizer-me que não estou a fazer sentido. Se perceberam, devem vir dizer-me que estou errado...
Última edição por pimenta em terça 19 dez 2006, 22:58, editado 1 vez no total.
Imagem
Ai estes jovens de 90 anos...
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 19 dez 2006, 19:35

ICE Escreveu:Claro foram feitos por nós são portanto produtos culturais, se fossem tigres ou macacos a fazê-los aí já não seriam. :P
Mesmo assim, se fossem feitos por outros animais, seriam produtos culturais na mesma, apenas não pertencendo à antropologia xD Sim, são cultura, tal como tudo o resto. Se bem que este ano de 2006 não mostrou grande coisa... é só jogos fraquinhos (com um aqui e outro acolá a sair-se). E a culpa de quem é? Das consolas: nunca se sentiu tanta pressão nas consolas como este ano, e os jogos, como são para o público das consolas, são o que se vê... Se fosse para PC não havia argumentos do género:

"Ah! Dead or Alive é melhor que Tekken porque é da Xbox360!"

ou

"Ah! Mas GT é melhor que PGR porque é da PS3".

Eram jogos pelos jogos, bons ou maus, mas destacavam-se pela qualidade (gráfica ou não, não é essa a questão), e não eram nem showcases de consolas nem porta palavras ou símbolos da coroa de um reinado volátil e consolesco...

Sim, sim, venham agora dizer que sou anti consolas e que implico. Pois sou! Sou, e acho que tenho motivos para isso... Por alguma coisa é que está tudo como está... E o que se vê é os jogos de PC no seu declínio e os das consolas a subir (se bem que provavelmente seja temporário...).

E não venham dizer que o Crysis é um showcase puro e simples. Far Cry também o teria sido e por detrás dos gráficos soberbos está um jogo muito bom, ao nível de um Half Life 2, ou talvez até melhor, pelo menos a alguns níveis.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder