Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » domingo 05 mar 2006, 22:53

Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:
Pina Escreveu:Basta um grupo influente considerar que sim e está
Para mim um dos grandes problemas da sociedade. Se eu e outras pessoas do meu nível dizemos que um qualquer filme é uma autêntica obra de arte, o supra sumo do cinema e damos provas disso, mas vem um qualquer senhor dizer que não gostou, todos vão atras dele :?
Por que esses "todos" são umas [palavra rebuscada e em desuso que é um eufemismo da palavra 'bestas'] e, portanto, não têm opinião válida (nem sequer a têm que é diferente). Neste caso, no entanto, acho que o que importa para que alguma coisa seja considerada algo é que esses "todos", de uma forma progressiva considerem essa coisa esse algo, e não um supra sumo a fazer com que esses "todos" a considerem. Não sei se me faço entender [:p]
Mas que raio andaste tu a fazer antes de vir para aqui?
:shock: Que queres dizer?!?!?! :shock:
Com esse discurso todo psicadélico pensei que não estivesses em ti eheh :P

EDIT: mas tens razão, esses "todos" simplesmente não têm opinião e querem parecer cultos.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 05 mar 2006, 22:58

Bem, agora mudando um bocadinho de assunto, mas sem sair do tópico:

:arrow: Que dizem sobre a indústria dos jogos ser considerada uma indústria de entretenimento? Acham que está correcto, que está errado...? Acham que isso difuculta a aceitação dos jogos como arte, ou, pelo contrário, acham que todo o resto a arte também é uma indústria de entretenimento?

Eu tenho a minha very personal idea sobre isto mas vou deixar que respondam primeiro. :wink:

A questão do Food Source passou ao lado mas eu hei-de pegar-lhe de novo e explicar porque fiz a questão.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » domingo 05 mar 2006, 23:06

Musica é intertenimento, bem como o cinema ou a banda desenhada.
Isso não invalida que sejam formas de arte.
No entanto os jogos quanto mais não seja porque se chamam jogos, tem de berço uma herança bastante virada para o negocio e o entertenimento, males que as outras artes não sofrem á escala dos jogos.
Podem os videojogos libertar-se desse estigma e ganharem por direito proprio um lugar junto das outras artes?
Talvez......
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 07 mar 2006, 16:01

O Top 10 de vendas no Reino Unido

1. FIFA Street 2 (EA)
2. Black (EA)
3. The Sims 2: Open for Business (EA)
4. TOCA Race Driver 3 (Codemasters)
5. Lord of the Rings: Battle for Middle-Earth II (EA)
6. Need for Speed: Most Wanted (EA)
7. FIFA 06 (EA)
8. The Sims 2 (EA)
9. Pro Evolution Soccer 5 (Konami)
10. Star Wars: Empire at War (LucasArts)


De notar:

- a EA ocupa 7 lugares

- Tirando Black, todos os outros jogos são sequelas, excluindo Empire at War, que se apoia numa franchise de sucesso, Star Wars. Preocupante não??? tanto temos discutido isto e parece que nada tem mudado :cry:

- Shadow of The Colosus que à 2 semanas ocupava o primeiro lugar agora nem sequer aparece na lista. a que se deve??
Avatar do Utilizador
Pina
Novato||Novata
Mensagens: 15
Registado: sexta 10 fev 2006, 15:49
Localização: Portugal

Mensagem por Pina » sábado 11 mar 2006, 15:20

Esse top 10 pode ser equiparado ao Top 10 de música.
Lá por um título de um grande estúdio vender muito não quer dizer que não se possa enquadrar no mesmo pretexto de ser ou não arte.

É o mesmo para a música e o cinema.

Aliás, os grandes mestres do passado faziam quadros para a Igreja Católica a pedido e que lhes diziam exctamente o que lá queriam. Mesmo sendo uma grande produção da altura e ser especificamente para agradar a um determinado público não deixou de ser arte. Pelo menos segundo os críticos, provavelmente na altura se lhes perguntassem o que curtiam mais fazer de certeza que eram outras obras que foram consideradas menos relevantes.

O que é e o que não é hoje em dia é muito difícil de discernir, a malta é bombardeada por todos os lados com informação, e é com base na quantidade de informação que levam que se determina o que é bom e o que é mau. E normalmente o que menos vende, ou é menos falado e sai fora do circuito dito "normal" é o que é considerado arte.
basta ver a minha mãe que compra os detergentes com base no que diz a publicidade :D

Isto é assunto complexo que só terá um fim, tal como eu disse num post mais atrás, arte é aquilo que nós quisermos que seja.

Ganhei!
:P
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sábado 11 mar 2006, 17:18

http://www.gamespot.com/news/6145733.html

Será que os Britânicos já acham os jogos arte?
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Arte + Kojima = Incompativel

Mensagem por pimenta » sábado 11 mar 2006, 20:57

:evil: O que me leva a escrever a minha opinião sobre este tópico foi a recentemente publicada na Mega Score a afirmação de Kojima que videojogos não são arte: "arte é aquilo se encontra num museu"?!
Bolas, eu sei que existe o direito de expressão, mas se é para dizer atrocidades destas mais vale proíbi-lo. Se arte é o que se encontra num museu, antão porque raio é que chama ao cinema "a sétima arte"?
Bem, é verdade que tal como maedhros escreveu na primeira mensagem deste tópico (á 16 páginas atrás) "os videojogos estão a anos-luz do cinema", mas a este andar vão apanha-lo e ultrapassa-lo; alem do mais, o que é, por exemplo, "Killer 7" senão arte? Basta olhar para o seu visual para parecer que estamos a ver um quadro, num museu.

Que tal, Hem? Toma esta Kojima!

:oops: Isto não quer dizer que eu não goste de MGS, eu adoro-o!
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Re: Arte + Kojima = Incompativel

Mensagem por Morbus » sábado 11 mar 2006, 22:14

pimenta Escreveu::evil: O que me leva a escrever a minha opinião sobre este tópico foi a recentemente publicada na Mega Score a afirmação de Kojima que videojogos não são arte: "arte é aquilo se encontra num museu"?!
Bolas, eu sei que existe o direito de expressão, mas se é para dizer atrocidades destas mais vale proíbi-lo. Se arte é o que se encontra num museu, antão porque raio é que chama ao cinema "a sétima arte"?
Bem, é verdade que tal como maedhros escreveu na primeira mensagem deste tópico (á 16 páginas atrás) "os videojogos estão a anos-luz do cinema", mas a este andar vão apanha-lo e ultrapassa-lo; alem do mais, o que é, por exemplo, "Killer 7" senão arte? Basta olhar para o seu visual para parecer que estamos a ver um quadro, num museu.

Que tal, Hem? Toma esta Kojima!

:oops: Isto não quer dizer que eu não goste de MGS, eu adoro-o!
Sim... É o cinema, é a música, é a literatura, é o design... São várias artes que não estão em museus. Portanto é óbvio que o Kojima estava bêbedo quando disse isso :twisted:

Um conselho: lê o tópico todo. Vais encontrar discuções sobre essa citação, porque isso saiu na net antes de sair na megascore :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
B-Zero
Senior
Mensagens: 181
Registado: sexta 16 dez 2005, 12:33
Localização: hummmmmmm....

Kojima, será que tens razão? Eu acho que não!

Mensagem por B-Zero » sábado 11 mar 2006, 22:20

Eu por acaso também li essa reportagem de Kojima e concordo contigo pimenta! O Kojima naquela altura devia tar mesmo tapadinho!!! (para não dizer DAH!!!) Ah e já agora, eu votei que "sim" não tenho muitas razões para votar em "sim" mas tambem não tenho nenhuma razão para votar em "não" ou "talvez" !!!

Esta é a minha opinião.....Fikem Bem [[[[]]]]
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Re: Arte + Kojima = Incompativel

Mensagem por pimenta » terça 14 mar 2006, 12:13

Morbus Escreveu:
pimenta Escreveu::evil: O que me leva a escrever a minha opinião sobre este tópico foi a recentemente publicada na Mega Score a afirmação de Kojima que videojogos não são arte: "arte é aquilo se encontra num museu"?!
Bolas, eu sei que existe o direito de expressão, mas se é para dizer atrocidades destas mais vale proíbi-lo. Se arte é o que se encontra num museu, antão porque raio é que chama ao cinema "a sétima arte"?
Bem, é verdade que tal como maedhros escreveu na primeira mensagem deste tópico (á 16 páginas atrás) "os videojogos estão a anos-luz do cinema", mas a este andar vão apanha-lo e ultrapassa-lo; alem do mais, o que é, por exemplo, "Killer 7" senão arte? Basta olhar para o seu visual para parecer que estamos a ver um quadro, num museu.

Que tal, Hem? Toma esta Kojima!

:oops: Isto não quer dizer que eu não goste de MGS, eu adoro-o!
Sim... É o cinema, é a música, é a literatura, é o design... São várias artes que não estão em museus. Portanto é óbvio que o Kojima estava bêbedo quando disse isso :twisted:

Um conselho: lê o tópico todo. Vais encontrar discuções sobre essa citação, porque isso saiu na net antes de sair na megascore :wink:
Sim, talvez... Mas eu sou um leitor muito mais fiel da Mega Score que da net... Até porque em minha casa tenho de lixar a cabeça ao meu pai sempre que me quero ligar... :roll:
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Re: Kojima, será que tens razão? Eu acho que não!

Mensagem por pimenta » terça 14 mar 2006, 12:18

Outkrosser Escreveu:Eu por acaso também li essa reportagem de Kojima e concordo contigo pimenta! O Kojima naquela altura devia tar mesmo tapadinho!!! (para não dizer DAH!!!) Ah e já agora, eu votei que "sim" não tenho muitas razões para votar em "sim" mas tambem não tenho nenhuma razão para votar em "não" ou "talvez" !!!

Esta é a minha opinião.....Fikem Bem [[[[]]]]

Bem... Nem é tudo assim... Eu votei sim mas tambem existem razões para votar não, já que a os jogos se tornam cada vez menos criativos na tentativa dos produtores de ganhar dinheiro gastando o mínimo possivel...
Felizmente existem jogos como o Fahrenheit...
:wink:

Até breve!!!
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Re: Arte + Kojima = Incompativel

Mensagem por pimenta » terça 14 mar 2006, 12:23

Morbus Escreveu:
pimenta Escreveu::evil: O que me leva a escrever a minha opinião sobre este tópico foi a recentemente publicada na Mega Score a afirmação de Kojima que videojogos não são arte: "arte é aquilo se encontra num museu"?!
Bolas, eu sei que existe o direito de expressão, mas se é para dizer atrocidades destas mais vale proíbi-lo. Se arte é o que se encontra num museu, antão porque raio é que chama ao cinema "a sétima arte"?
Bem, é verdade que tal como maedhros escreveu na primeira mensagem deste tópico (á 16 páginas atrás) "os videojogos estão a anos-luz do cinema", mas a este andar vão apanha-lo e ultrapassa-lo; alem do mais, o que é, por exemplo, "Killer 7" senão arte? Basta olhar para o seu visual para parecer que estamos a ver um quadro, num museu.

Que tal, Hem? Toma esta Kojima!

:oops: Isto não quer dizer que eu não goste de MGS, eu adoro-o!
Sim... É o cinema, é a música, é a literatura, é o design... São várias artes que não estão em museus. Portanto é óbvio que o Kojima estava bêbedo quando disse isso :twisted:

Um conselho: lê o tópico todo. Vais encontrar discuções sobre essa citação, porque isso saiu na net antes de sair na megascore :wink:
Já estive a ver o site não oficial da MS e é bastante bom, mas alguem se devia preocupar em actualizar o seu conteúdo.

Continuem o bom trabalho!!!
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Re: Arte + Kojima = Incompativel

Mensagem por pimenta » terça 14 mar 2006, 12:23

Já estive a ver o site não oficial da MS, Morbus, e é bastante bom, mas alguem se devia preocupar em actualizar o seu conteúdo.

Continuem o bom trabalho!!!
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Re: Arte + Kojima = Incompativel

Mensagem por Newtomic » terça 14 mar 2006, 14:44

pimenta Escreveu:Já estive a ver o site não oficial da MS, Morbus, e é bastante bom, mas alguem se devia preocupar em actualizar o seu conteúdo.

Continuem o bom trabalho!!!
Pois eu sou um dos responsaveis por isso e espero vir a mudar essa questão dentro do + breve possível!... :oops:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
pimenta
Expert
Mensagens: 1146
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18
Localização: Útero

Re: Arte + Kojima = Incompativel

Mensagem por pimenta » terça 14 mar 2006, 16:40

Newtomic Escreveu:
pimenta Escreveu:Já estive a ver o site não oficial da MS, Morbus, e é bastante bom, mas alguem se devia preocupar em actualizar o seu conteúdo.

Continuem o bom trabalho!!!
Pois eu sou um dos responsaveis por isso e espero vir a mudar essa questão dentro do + breve possível!... :oops:
continuem assim!
Responder