Notícias... (rel. c/ Informática, directa/indirectamente)

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 19 fev 2007, 10:13

viriato_iceview51 Escreveu:O laptop sem Windows que pode vir a revolucionar o mundo.
Esse projecto, que muitos no inicio achavam que ia dar em nada, começa a atrair a atenção de muitos. Mesmo de empresas maiores.
É uma boa iniciativa para permitir a países e pessoas com menos possibilidades de darem os primeiros passos nas TI. Podendo ser uma boa ajuda ao desenvolvimento desses mesmos países.
Para Portugal não tem grande interesse pois o poder de compra é bem superior e é preferível aos consumidores PT comprarem algo com mais potencia e funcionalidade.

Outra noticia:
Já todos sabem que a AMD não está nos seus melhores dias, desde que a Intel lançou o Core, e a aquisição da ATI dificultou as coisas pois gastou muitos dos recursos financeiros da AMD.
Ao ponto de haver rumores de que a AMD pode vir a ser comprada.

Advanced Micro Devices, one of the world’s Top 10 suppliers of semiconductors who sells microprocessors, graphics processors, chipsets and chips for various consumer electronics, may be acquired by a private equity group, according to a market rumour.

“We were surprised to see AMD shares rally yesterday given what we believe to be increasing concerns about cash flow at the company. When we polled clients as to the reason behind the strength we were told that private equity rumors were circulating,” analyst Doug Freedman of American Technology Research wrote in a report on Thursday, EETimes web-site reports.
Fonte

Para quem não sabe estes equity groups são grupos financeiros com muito capital que compram grandes empresas em dificuldades financeiras.
Depois fazem cortes brutais para tornar a empresa rentável, e chegam a desmantelar a empresa em pequenas empresas mais pequenas e especializadas e vendem-nas ao melhor preço.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 19 fev 2007, 12:55

Winjer Escreveu:Esse projecto, que muitos no inicio achavam que ia dar em nada, começa a atrair a atenção de muitos. Mesmo de empresas maiores.
É uma boa iniciativa para permitir a países e pessoas com menos possibilidades de darem os primeiros passos nas TI. Podendo ser uma boa ajuda ao desenvolvimento desses mesmos países.
Para Portugal não tem grande interesse pois o poder de compra é bem superior e é preferível aos consumidores PT comprarem algo com mais potencia e funcionalidade.
Estás a gozar?! Eu ainda não li a notícia, mas se for porreiro, compro um, meto-lhe o Linux lá dentro e tá a andar. Tenho a plataforma principal em casa: o desktop, e ando com o laptop só por causa das coisas :mrgreen: E claro, com o Linux tudo anda 5*
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 19 fev 2007, 13:10

Olha que são PCs muito fracos, mesmo muito fracos.
O objectivo é o preço baixo, e também um consumo baixa, não é o desempenho.
Por isso não tenhas muitas ilusões.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 19 fev 2007, 13:22

Winjer Escreveu:Olha que são PCs muito fracos, mesmo muito fracos.
O objectivo é o preço baixo, e também um consumo baixa, não é o desempenho.
Por isso não tenhas muitas ilusões.
:shock: Vais-me dizer que não corre o Office?!? :shock: OMG, é que é só para isso, basicamente, que eu quero um portátil. Para isso, para viajar na net, e para guardar cenas aleatórias...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 19 fev 2007, 13:26

Coisas desse género deve fazer sem problemas.
Eu estava apenas a tentar evitar que elevasses muito as tuas expectativas. :wink:
Mas para isso não há problema, acho.

Gostava era de ouvir a tua opinião sobre este projecto. Será que vai ajudar realmente os países sub-desenvolvidos e a sua população, ou é apenas mais um negocio, algo com pouco ou nenhum beneficio, excepto para os fabricantes/vendedores.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » segunda 19 fev 2007, 18:37

Curioso este movimento do portátil de 100E. São vários os autores que defendem que o continente Africano não passará por uma Idade Industrial e deverá saltar logo para a Era Digital.
Obviamente para tal acontecer são necessárias infra-estruturas, as quais são na verdade mais fáceis de implementar tendo em vista um Idade digital.
Os exemplos de países ainda conotados ao terceiro mundo, Paquistão e Índia, que não tendo a dimensão do ponto de vista estrutural ao nível dos países mais avançados mas bastando redes básicas de energia e telecomunicações conseguiram, ter hoje um enorme peso em know-how técnico ao ponto de serem destinos privilegiados de outsorcing de inúmeras companhias.
Ora a emancipação previsível destes países bem como a China em termos económicos trará claro problemas ás grandes companhias Mundiais. Hoje é bastante rentável pedir a um uma pequena companhia chinesa ou indiana que crie determinado programa a uma fracção do preço que se praticaria no Ocidente. A tal emancipação surge já sob a forma de companhias de origem nos países referidos já não fazem outsorcing e criam eles os programas para vender a terceiros.
Surge então a necessidade de explorar novos mercados que tenham capacidade técnica e um baixo custo de produção. Ai entra o mercado africano, alvo preferencial do PC de 100E.
Ao dar uma ferramenta criam-se condições para que num futuro próximo os paises mais pobres tenham a capacidade para trabalho em termos informáticos. Devido à pobreza, corrupção e problemas sociais não tem capacidade para criarem empresas próprias e vem-se obrigados a trabalhar para outrem. Enfim uma vez mais o exemplo da Índia em anos recentes.

Portanto a ideia é boa a aplicação como sempre estará condicionada pelo que se pode retira em termos económicos dela.
A Microsoft já torceu o nariz a ideia, claro tudo o que crie uma desvinculação do software deles não é bem visto. Do ponto de vista empresária não é de reprovar até porque a M luta para sobreviver. Os anos passam a tecnologia massifica, governos apelam ao open-source surgem novas companhias com recursos técnicos e humanos altos com baixo custo de manutenção, as tais empresas de países ditos 3º mundo.

Este PC se tiver sucesso representa no entanto uma esperança para um continente quase para além da ajuda. Não vai impedir a guerra ou a fome mas vai poder apesar de tudo por na mãos de gente pobre, desfavorecida e muitas vezes esquecida, um instrumento que pode mudar o mundo deles e o nosso.
Resta saber se quem pode vai deixar.
Claro que isto não é tais simples assim na aplicação ou na forma como abordei a questão mas creio que fica a ideia.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 19 fev 2007, 18:49

Winjer Escreveu:Gostava era de ouvir a tua opinião sobre este projecto. Será que vai ajudar realmente os países sub-desenvolvidos e a sua população, ou é apenas mais um negocio, algo com pouco ou nenhum beneficio, excepto para os fabricantes/vendedores.
Não percebo muito das coisas, e não tenho opinião formada :oops: Que me vai ajudar a mim é quase certo :mrgreen:

Eu só gostava de saber é: se morrem quase 20000 crianças à fome todos os dias, só em áfrica, como é que isto vai ter realmente "aquele" impacto... :roll:
Última edição por Morbus em segunda 19 fev 2007, 18:50, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 19 fev 2007, 18:50

No entanto repara que este produto vai afectar uma classe quase elitista nesses países pobres. Um grupo de pessoas que não só tem dinheiro para comprar o portátil, mas também que tenha uma educação de base que lhe permita pelo menos ler, escrever, fazer cálculos e até mesmo algum contacto com as TI.
A única forma de isto não acontecer é se o estado fornecer estes PCs á população, especialmente jovens. No entanto tendo em conta os níveis de corrupção que grassa nesses países desconfio que uma boa parte desses investimentos fiquem perdidos.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » segunda 19 fev 2007, 19:01

Winjer Escreveu:No entanto repara que este produto vai afectar uma classe quase elitista nesses países pobres. Um grupo de pessoas que não só tem dinheiro para comprar o portátil, mas também que tenha uma educação de base que lhe permita pelo menos ler, escrever, fazer cálculos e até mesmo algum contacto com as TI.
A única forma de isto não acontecer é se o estado fornecer estes PCs á população, especialmente jovens. No entanto tendo em conta os níveis de corrupção que grassa nesses países desconfio que uma boa parte desses investimentos fiquem perdidos.
È possível sim , mas o baixo preço vai fazer com que as ONG tenham capacidade de os adquirir e distribuir sem pressões, ou pelo menos a menor escala politicas ou sociais, a grupos ou países onde o potencial seja maior.
Obviamente estas mudanças são morosas e tem muitas condicionantes pelo caminho que põem em causa o desfecho final do projecto.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 19 fev 2007, 19:11

Imagina-te com um rendimento de 1 dólar por dia, como muita gente tem em países sub-desenvolvidos. Mal dá para tu comeres.
De repente alguém te dá uma coisa que vale 100 dólares. Será que muitos não vão preferir vender o PC? Nem que seja por um valor inferior.

P.S.: Estou a fazer o papel de advogado do diabo, mas apenas para fomentar a discussão deste assunto. Eu concordo com este projecto, mas quero ver opiniões.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » segunda 19 fev 2007, 19:32

A ideia não é dar um PC a uma pessoa. Há duas razões que derivam de um único factor pelas quais empresas, escolas, clínicas etc em países desfavorecidos não tem computadores.
São caros e são roubados. Ora um PC que custe 100E pode fazer maravilhas a um pequena empresa, a nível de gestão de stocks, facturação listagem de clientes, e-mails etc tudo coisa que um pc desses pode fazer sem grande esforço.
Um equipamento destes está sujeito na mesma a ser roubado mas devido ao preço que tem não deve ter muita procura além de que só o compra quem sabe trabalhar com ele.
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » segunda 19 fev 2007, 20:47

Se calhar seria melhor falar deste tema num topico mais apropriado. :wink:
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 20 fev 2007, 4:07

PanicFreak Escreveu:Que tal este conceito de desktop?
Já tinha sido postado aqui no fórum, onde já não me lembro mas...
Anyway eles até podem tentar convencer k é + isto e + aquilo, + intuitivo, + natural, etc..., mas a meu ver não passa de showcase, pois a sua utilidade a meu ver é nula, pois para mim é muito + importante por x's saber o nome de um determinado ficheiro que este estar em pilhas, tipo na vida real empilhamos as coisas, mas não é por acaso k nas Bibliotecas os livros estão expostos por secções e ordenados alfabeticamente! [xx(]
Winjer Escreveu:Outra noticia:
Já todos sabem que a AMD não está nos seus melhores dias, desde que a Intel lançou o Core, e a aquisição da ATI dificultou as coisas pois gastou muitos dos recursos financeiros da AMD.
Ao ponto de haver rumores de que a AMD pode vir a ser comprada.

Advanced Micro Devices, one of the world’s Top 10 suppliers of semiconductors who sells microprocessors, graphics processors, chipsets and chips for various consumer electronics, may be acquired by a private equity group, according to a market rumour.

“We were surprised to see AMD shares rally yesterday given what we believe to be increasing concerns about cash flow at the company. When we polled clients as to the reason behind the strength we were told that private equity rumors were circulating,” analyst Doug Freedman of American Technology Research wrote in a report on Thursday, EETimes web-site reports.
Fonte

Para quem não sabe estes equity groups são grupos financeiros com muito capital que compram grandes empresas em dificuldades financeiras.
Depois fazem cortes brutais para tornar a empresa rentável, e chegam a desmantelar a empresa em pequenas empresas mais pequenas e especializadas e vendem-nas ao melhor preço.
Basicamente se isto acontecer é o Monopólio da Intel, e a nVidia que se cuide... :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » terça 20 fev 2007, 13:58

Newtomic Escreveu:Basicamente se isto acontecer é o Monopólio da Intel, e a nVidia que se cuide... :?
Explica melhor plz :-k
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 20 fev 2007, 14:28

PanicFreak Escreveu:
Newtomic Escreveu:Basicamente se isto acontecer é o Monopólio da Intel, e a nVidia que se cuide... :?
Explica melhor plz :-k
Tanto a Intel como a AMD estão a preparar-se para a nova geração de CPUS.
O que se está a planear fazer é por on-die (no próprio chip) vários componentes que normalmente não estão presentes. Um pouco como o que a AMD fez com o controlador de memória nos K-8.
Neste sentido tanto a Intel como a AMD planeiam criar um cpu que tenho um núcleo dedicado a gráficos. Ou seja, uma placa gráfica metida dentro do CPU. Isto tem limitações que eu não vou falar aqui agora.
Para tal a AMD comprou a ATI, é verdade que com isto dificultou muito as suas finanças, mas ou investia nisto agora, ou daqui a 4-5 anos não teria capacidade de apresentar uma resposta no mercado.
A Intel por seu lado decidiu investir em fazer crescer a sua divisão de unidades gráficas. Neste momento ainda deve estar a contactar pessoal.
Tudo para terem tecnologia capaz para colocar on-die.

A nvidia encontra-se sozinha, e como o mercado gráfico é muito inferior ao mercado dos CPUs, isto não abona bem para o seu lado. Os CPUs com gráficos on-die vão ser limitados em termos de desempenho, mas serão o suficiente para o mercado low-end, e talvez mesmo mid-end.
O mercado low-end é a maior fatia, sendo o mid-end a segunda maior, e o high-end a menor.
Desta forma a nvidia pode ver-se excluída do mercado low-end, e perder muito dinheiro.
Alguns rumores dizem que a nVidia está a preparar o seu próprio CPU, mas acho difícil.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Responder