Desilusão do ano

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » sábado 21 abr 2007, 11:35

Morbus Escreveu:
Winjer Escreveu:Grande verdade. FF XII é que é um RPG.......o Oblivion é apenas um 3Dmark onde podemos andar e brandir uma espada.
Nem Oblivion nem Final Fantasy são RPG's que definem o género, apesar de o Final Fantasy estar menos longe disso.
É o que eu digo: nao percebo a tua noçao de rpg.... Se o FF nao define o genero nao sei qual o jogo que o define... |(*,)
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 21 abr 2007, 12:18

Hunter Escreveu:É o que eu digo: nao percebo a tua noçao de rpg....
É natural...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 21 abr 2007, 12:19

Fallout obviamente :roll:

Eu diverti-me bastante a jogar Oblivion, só no tamanho e variedade de cada sideplot como o Thieves Guild ou o Dark Brotherhood vê-se logo o trabalho que foi feito para oferecer mais do que Morrowind, pois este não tem nada que se pareca tão bem feito.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 21 abr 2007, 12:21

Chris Escreveu:Fallout obviamente :roll:
Fallout é demasiado centrado num aspecto (role-play) para definir um género tão amplo como os RPG's. Esta frase pode parecer estúpida à força toda (XD leiam-na outra vez) mas o que define o género é aquilo que lhe deu origem, e Fallout não deu origem a nada, infelizmente.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » sábado 21 abr 2007, 12:26

Falar de rpg's quando nos referimos a videojogos é sempre um pouco "abuso de linguagem" quando olhamos para a verdadeira origem do rpg e do seu conceito no estado mais puro.
Enquanto não existir um jogo em que podes literalmente fazer a tua história ao invés de seguir história previamente definidas, com mais ou menos opções de personalização que vão "enganando" o jogador, a verdade é que não creio que o termo rpg seja o mais apropriado para definir os jogos a que damos esse nome.
É quase como dizer que cinema é igual ao teatro. Até pode ter elementos caracterizantes do teatro, mas não é teatro.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 21 abr 2007, 12:54

MadnessJonny Escreveu:(...)
Enquanto não existir um jogo em que podes literalmente fazer a tua história ao invés de seguir história previamente definidas, (...)
Desde quando é que isso é o objectivo de RPGs? Role Playing Game, joga-se uma parte (role) numa história. Não tem nada a haver com fazermos essa história.
Avatar do Utilizador
Flex_Relax
Beginner
Mensagens: 43
Registado: terça 01 ago 2006, 18:43

Mensagem por Flex_Relax » sábado 21 abr 2007, 12:58

MadnessJonny Escreveu:Falar de rpg's quando nos referimos a videojogos é sempre um pouco "abuso de linguagem" quando olhamos para a verdadeira origem do rpg e do seu conceito no estado mais puro.
Enquanto não existir um jogo em que podes literalmente fazer a tua história ao invés de seguir história previamente definidas, com mais ou menos opções de personalização que vão "enganando" o jogador, a verdade é que não creio que o termo rpg seja o mais apropriado para definir os jogos a que damos esse nome.
É quase como dizer que cinema é igual ao teatro. Até pode ter elementos caracterizantes do teatro, mas não é teatro.
É sempre complicado falar em RPG's mas os jogos que pertencem a essa categoria são os que mais se aproximam da verdadeira essência do RPG, não são puros RPG's é verdade, mas é o que temos.

Digo eu com os nervos... 8)
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 21 abr 2007, 13:08

MadnessJonny Escreveu:Falar de rpg's quando nos referimos a videojogos é sempre um pouco "abuso de linguagem" quando olhamos para a verdadeira origem do rpg e do seu conceito no estado mais puro.
Enquanto não existir um jogo em que podes literalmente fazer a tua história ao invés de seguir história previamente definidas, com mais ou menos opções de personalização que vão "enganando" o jogador, a verdade é que não creio que o termo rpg seja o mais apropriado para definir os jogos a que damos esse nome.
É quase como dizer que cinema é igual ao teatro. Até pode ter elementos caracterizantes do teatro, mas não é teatro.
Exactamente.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 21 abr 2007, 18:19

Já temos alguns candidatos. Que tal começar uma votação?
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
manelis
Beginner
Mensagens: 27
Registado: quinta 12 abr 2007, 19:26

Mensagem por manelis » sábado 21 abr 2007, 18:53

Bu77erCup242 Escreveu:-Oblivion
-Red Steel

( EDIT- So me aprecebi neste momento que ja alguem se tinha queixado disto, acho muto bem. Porque os lancamentos da DS em Portugal sao uma vergonha, Castelvania, Phonix Wright nem o Final Fantasy....que trsiteza )
pois é, tal como tinha dito so consigo arranjar jogos da barbie e dos caes....
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » sábado 21 abr 2007, 22:45

Chris Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:(...)
Enquanto não existir um jogo em que podes literalmente fazer a tua história ao invés de seguir história previamente definidas, (...)
Desde quando é que isso é o objectivo de RPGs? Role Playing Game, joga-se uma parte (role) numa história. Não tem nada a haver com fazermos essa história.
Já jogaste um RPG a sério ? Daqueles com bonequinhos, dados, etc ? Neste jogo tens liberdade para fazeres uma série de coisas e para levar a história em frente seguindo as tuas próprias ideias existindo apenas uma pessoa que vai avaliando o que pode ou não ser feito, mas de resto a liberdade e as possibilidades são quase infinitas.
Dizeres que "joga-se uma parte (role) numa história" não faz sentido :? Fahrenheit por exemplo, também interpretas um papel (de Lucas) isso faz do jogo um RPG ? :? No The Sims também desempenhas um ou mais papeis...

Existem mais coisas que caracterizam um RPG do que o facto de representar-mos um papel ou role.
Flex_Relax Escreveu:É sempre complicado falar em RPG's mas os jogos que pertencem a essa categoria são os que mais se aproximam da verdadeira essência do RPG, não são puros RPG's é verdade, mas é o que temos.
Sim, à falta de melhor temos mesmo que nos contentar com o que temos.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
DaRk_4n6eL
Veteran
Mensagens: 550
Registado: segunda 08 set 2003, 15:11
Localização: Aveiro

Mensagem por DaRk_4n6eL » sábado 21 abr 2007, 22:51

Não existe nenhum RPG no verdadeiro sentido da palavra, mas há jogos que se aproximam deste mais do que outros. É um bocado ingénuo estar a afirmar que o FF define o género, quando nem sequer permite a costumização da personagem principal. Ao meu ver, os RPG's que se mais aproximam da sua essência, são os tradicionais, baseados em D&D - Baldur's Gate, Icewind Dale, Neverwinter Nights, e afins. Aliás, os jogos que eu referi estão dentro da Forgotten Realms, um mundo gigantesco criado para o D&D. Mas cada um tem a sua opinião, portanto não vale a pena estar aqui a spammar acerca deste assunto.

In-Topic, as desilusões foram sem dúvida Neverwinter Nights 2 , Oblivion e o PES 6.
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 21 abr 2007, 22:53

MadnessJonny Escreveu:No The Sims também desempenhas um ou mais papeis...
The Sims É um RPG em grande parte do seu conceito. Não é é visto como tal, mas Devil May Cry 3 também é visto como um RPG e não é... :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 21 abr 2007, 22:56

DaRk_4n6eL Escreveu:Ao meu ver, os RPG's que se mais aproximam da sua essência, são os tradicionais, baseados em D&D - Baldur's Gate, Icewind Dale, Neverwinter Nights, e afins. Aliás, os jogos que eu referi estão dentro da Forgotten Realms, um mundo gigantesco criado para o D&D.
O que dizes é errado. O que tu se calhar queres dizer é que os RPG's que mais se aproximam da são essência, são os tradicionais, os baseados em PEN & PAPER - quer sejam Dungeons & Dragons, P&P de star wars ou outros sistemas como o GURPS e assim. E Baldur's gate's e afins ficam MUITO ÁQUEM na recriação do Pen&Paper quando comparados com Fallout. Peço desculpa estar sempre a bater na mesma tecla, mas o objectivo principal de Fallout é mesmo esse: recriar o feel P&P, e consegue isso razoávelmente. Pena foi que ninguém quisesse melhor o que Fallout fez... Anyway, moving on...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
DaRk_4n6eL
Veteran
Mensagens: 550
Registado: segunda 08 set 2003, 15:11
Localização: Aveiro

Mensagem por DaRk_4n6eL » sábado 21 abr 2007, 23:05

Morbus Escreveu:O que dizes é errado. O que tu se calhar queres dizer é que os RPG's que mais se aproximam da são essência, são os tradicionais, os baseados em PEN & PAPER - quer sejam Dungeons & Dragons, P&P de star wars ou outros sistemas como o GURPS e assim. E Baldur's gate's e afins ficam MUITO ÁQUEM na recriação do Pen&Paper quando comparados com Fallout. Peço desculpa estar sempre a bater na mesma tecla, mas o objectivo principal de Fallout é mesmo esse: recriar o feel P&P, e consegue isso razoávelmente. Pena foi que ninguém quisesse melhor o que Fallout fez... Anyway, moving on...
Nunca joguei Fallout, portanto não posso comentar sem fazer figura de urso. Anyway, sim, era o que queria dizer, porque no fundo essa é a origem do RPG.

E o Sims tem traços de roleplay, mas difícilmente o poderemos considerar um RPG. Certo que podes criar a tua própria história, mas não assumes a identidade de ninguém em particular, mas do mundo como um todo.
Imagem
Responder