Crise ou Elitismo?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Estão realmente os jogos em Crise, ou são as nossas exigências que se encontram muito elevadas?

Sim
4
36%
Não
7
64%
 
Total de votos: 11
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quarta 24 jan 2007, 22:07

Os utilizadores deste fórum, pelo menos os que há mais tempo andam por este lado, queixam-se muitas vezes da enorme quantidade de sequelas e franchises que ano após ano chupam dinheiro aos consumidores sem oferecer quase nada em troca tendo em conta o que foi oferecido no ano anterior, mas é inevitável que Fifa, Pro Evolution Soccer, Football Manager, NHL, entre outros saiam todos os anos com um visual melhorado, algumas (poucas) modificações e uma base de dados actualizada sendo neste último ponto que se assenta a inevitabilidade da sua edição anual e a compreensão das elevadas vendas a que são sujeito. O problema neste caso é mesmo o elevado preço quando uma actualização com um preço mais simpático seria o mais bem aceite por todos.
Clones de jogos são editados todos os anos para tentar vender o que o jogo original vendeu. NFSU foi um sucesso dando origem a jogos como Street Racing Syndicate, a Juiced, entre outros que pouco ou nada inovaram a fórmula aplicada a NFSU o que mostra que os seus autores não tiveram o trabalho que os criadores de NFSU tiverem para o criar. Dei este exemplo por ser um dos mais conhecidos mas exemplos não faltam no mundo dos RPG's e FPS's.

Os chamados jogadores elitistas já estão fartos destas franchises e sequelas que todos os anos assaltam os tops de vendas, revistas e sites relacionados com a indústria porque já são vários anos como jogador e vários jogos jogados e a falta de jogos originais levam-nos a criticarem estas franchises/sequelas não percebendo o ponto de vista dos fans de simuladores de desporto ou nas centenas de novos jogadores que aparecem todos os anos. E o vírus da pirataria que afecta a indústria não deixa grande margem de manobra às editoras que querem inovar e que podem não ser premiadas por essa inovação mas verem milhares de jogadores terem o seu produto de forma ilegal fazendo com que o jogo dê, injustamente, prejuízo. E depois ainda há o efeito “glutão” das gigantes a comprarem as pequenas empresas que querem produzir jogos originais mas depois de serem compradas têm de editar os seus jogos para serem não tão originais mas mais bem sucedidos nas vendas.

A originalidade e os jogos excepcionais existem, em pouca quantidade mas existem, e todos os conhecem jogos como REZ, ICO, Shadow of Colossus e até Vib Ribbon que não venderam como deviam ter vendido talvez devido à pirataria ou à falta de coragem (leia-se carteira recheada) para os comprar.

Quanto à diferença de idades e de experiência no mundo dos videojogos é natural que um jogador que nunca tenha jogado Half Life ache o Half Life 2 excelente e, talvez, original mas um jogador mais experiente e que tenha jogado os dois ache HL superior a HL2. Da mesma forma que eu ainda acho Pac-Man e Tetris jogos viciantes e originais (para o seu tempo claro) e jogadores mais jovens ou até da mesma idade do que eu os achem aborrecidos e sem sentido jogá-los. Tudo depende da experiência e mentalidade do jogador principalmente quando um jogador continue a achar jogos com 10 ou 20 anos umas pérolas. Talvez seja este tipo de jogador o chamado jogador elitista!
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » quarta 24 jan 2007, 22:54

Simple Escreveu:
NCalvin Escreveu:
kvk Escreveu: A verdade é esta: os jogos precisam de se politizar, de tomar posições, de tentar transmitir mensagens, de tomar partidos. Precisamos de jogos para homens, jogos para mulheres, jogos para brancos, jogos para pretos, jogos para heteros, jogos para gays, jogos para portugueses, jogos para espanhóis, jogos independentes e jogos de milhões de dólares, precisamos em suma de muito, muito, muito mais diversidade do que aquela que há agora.
É a unica maneira de injectar nova vida nesta industria IMHO
muito bem dito. os videojogos são a única forma de entretenimento de massas que não é politizada no mainstream. é normal que não os levem a sério.
numa entrevista que concedi ao Expresso há uns anos (penso que esse artigo, que seria sobre os videojogos em Portugal, nunca foi publicado), uma das perguntas mais pertinentes que me fizeram foi se os videojogos já eram usados como veículo de propaganda política...
Um medium que não é usado desta forma não é suficientemente maduro para ser mainstream e para ser levado a sério.
Resta saber se há falta de autores interventivos ou se o público jogador realmente só está interessado nos jogos como forma de entretenimento puramente lúdico e deixa para a arte em geral o verdadeiro papel de intervenção.
Na parte da propaganda politica lembraste-me o America's Army que é servido com opropaganda do exercito americano para recruta.
A parte que achei piada, e me pus a imaginar seria o facto de que agora qeu a tropa não é obrigatória em Portugal, como seria se fizéssemos tb um jogo para cativar jogadores para o nosso exéricito.

COmo seria jogar uma simulação Portuguesa do exercito? EM que entrariamos num servidor, e os véiculos estariam algo obsoletos, muitos na oficina, todos teriam armas, mas só teriam direito a infimas balas, e algumas armas nem funcionariam, tudo porque não dá para mais, seria uma simulação real :), que no nosso caso certamente não seria um fps, mas um jogo de estratégia económica, e dos dificeis eheh.

OK, desculpem a divagação.
LOL! Adorei a divagação! Bruta lolada :D
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quinta 25 jan 2007, 10:42

Um artigo muito interessante sobre o hipotético fim dos jogos "artísticos".
Curiosa a visão de que o fim do domínio de uma consola e o nivelamento do mercado pode levar a um conservadorismo criativo por parte das editoras.
Ainda mais?
E só agora acordei portanto ainda não sei se concordo ou não mas vale a pena ler.
http://www.next-gen.biz/index.php?optio ... 2&Itemid=2
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 26 jan 2007, 6:42

ricky_insane Escreveu:Grandes monólogos Simple :wink:
É o Simple no seu melhor... :D

@ Simple como é vais ao almoço? É no Porto.

A todos os outros desculpem lá qualquer coisinha... Mas o Simple já é uma ave algo rara por estas bandas infelizmente a meu ver... :(
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Re: Crise ou Elitismo?

Mensagem por Newtomic » sexta 26 jan 2007, 6:46

ICE Escreveu:Terá o Chris razão?
Não, na minha opinião ele não tem razão nenhuma, pois eu acho que o nível de exigência não deve estagnar, deve isso sim evoluir, mas não de forma absurda, isto é não se deve exigir + e + grafismo e não se preocupar com tudo o resto e deixando na mesma, ora o que quero dizer com isto é simples, um newcomer a este "mundo" dos v-jogos pode achar que o novo Sonic é o melhor Sonic de todos, mas isso é porque certamente não jogou a todos os outros, pois ninguém no seu perfeito sentido dirá que o último Sonic é o melhor de todos os Sonic's e tendo jogado TODOS eles, por isso não creio que seja-mos nós que estejamos já demasiado exigentes, creio é que os v-jogos não estão a conseguir acompanhar todas as exigências. E vou dar como exemplo eu mesmo:
- no campo gráfico não tenho razões para me queixar, pois creio que 90% dos jogos que são lançados hoje em dia tem um aspecto gráfico bom ou pelo menos aceitável, como é óbvio existem sempre as ovelhas negras que apresentam gráficos datados e etc..., mas mesmo esses até podem por x's ser desculpados, o problema é que até esses teimam em vir com outras partes mal feitas.
- no campo auditivo acho que muitos jogos já poderiam ser FULL 5.1 ou até +, pois a tecnologia existe e só não é explorada porque é um campo muitas x's descurado por os "normais" jogadores, pois eu pelo menos noto que actualmente o pessoal dá demasiada importância ao aspecto visual de um determinado jogo, tanto que por x's até AFIRMA que gráficos no seu MÁXIMO através de Driver's são piores que os gráficos máximos apenas no jogo mantendo as def's dos Driver's em default, o que me leva a pensar e a afirmar que a maioria das pessoas que gosta de jogar não sabe o que são bons e o que são maus gráficos, e dando como exemplo os jogos de carros existe por ai muita gente a dizer que o NFS Carbon é deslumbrante e etc... etc..., mas a nível de texturas por exemplo é uma porcaria, avante que estava era a falar de som, tal como já tinha dito acho k este campo tem muito potencial por ser explorado, pois ainda não vi um jogo que explorasse esta faceta para algo fora do comum.
- no campo dos controles temos agora a boa nova e tentativa por parte da Nintendo, mas será suficiente para mudar as massas? Não creio, se os gráficos apresentados fossem algo parecido com as brutas das x360 e da PS3 ai sim talvez eu acreditasse a sério nisso, assim sendo é esperar para ver. Os novos pad's então já tínhamos um dado adquirido que era o "rumble" e agora querem-me convencer que sem ele é k é? Ora não me venham enfiar barretes... "à e tal é porque é wirless" e depois metam baterias DECENTES!
- no campo da IA, acho que poucos são os jogos onde se possa dizer k os NPC's são mesmo "inteligentes", pois ainda está para sair o jogo onde possamos afirmar que jogar contra o CPU é a mesma coisa que jogar contra adversários humanos online, também não exijo isso, pelo menos para já, mas o que é certo é que em montanhas de jogos este campo poderia estar brutalmente + desenvolvido, mas é, infelizmente relegado quase sempre para 2º plano, este é uma das principais razões porque eu prefiro FPS's como o UT e como o Serious Sam.
- no campo da jogabilidade já encontrei alguns jogos que são autenticas pérolas, nomeadamente no meu + jogado género, ou seja corridas de automóveis e/ou motos, mas mesmo noutros géneros existem verdadeiros marcos que se sobrepõem a jogos inclusive + recentes, por exemplo o Mario 64, poucos são os jogos de plataformas 3D que tenham uma jogabilidade tão intuitiva e viciante quanto este e de certo muitos de vós se lembram o quanto desnorteante podiam ser os 1ºs jogos 3D de plataformas.
Quase de certeza absoluta que não falei em tudo o que existe para falar, mas para já é o é. 8)
ICE Escreveu:Será que todos estes anos em frente a um monitor com um rato e/ou um gamepad na mão nos estão agora a deturpar os sentidos?
No meu caso não, bem pelo contrário, por exemplo o tão conhecido GTA, sim o 1º com a mítica vista de cima, é ainda hoje um dos jogos com essa vista que detêm um dos melhores controlos, e não me digam que é uma vista que já não serve para nada, pois isso é algo completamente errado a meu ver, acredito que existam muito + possibilidades com outras vistas, mas esta é ainda uma das melhores vistas para party-games por exemplo. :)
ICE Escreveu:Neste mesmo fórum não faltam queixas em praticamente todos os tópicos de que os videojogos estão a passar por uma crise de originalidade e de conteudos, mas isso não será a opinião de uma elite, esta elite Old-School que habita este e muitos outro fóruns? Ponham-se por momentos na pele de alguém que se inicia agora neste maravilhoso mundo, provavelmente teriamos uma opinião muito diferente, para estes jogos que a nós (Old School) nada ou pouco nos dizem poderão ser verdadeiros marcos.
Mas ai está, para eles até podem ser verdadeiros marcos, mas sem experimentarem ou pelo menos ouvirem a opinião de alguém, ainda consciente e que sabe do que fala, com + experiência eles apenas podem dizer, mas sem um real fundo de verdade que os jogos actuais são ou não verdadeiros marcos, por exemplo a quem dar + credibilidade a um "puto" de 15 anos que pouco jogou até hoje, com um máximo de 10 anos de conhecimento ou a um "dinossauro" com 40 anos e que praticamente jogou tudo o que havia para jogar até hoje? Eu sei que a resposta não é unânime, no entanto se ambos forem PROFISSIONAIS com algum nome para mim a opinião do tal "dinossauro" será sempre uma opinião a ser + levada em conta. À e claro estou a falar e pondo sempre em perspectiva que ambos gostavam +/- do mesmo género de jogos, pois de pouco deve servir a alguém com 40 anos que apenas jogou 10 jogos de FPS contra alguém com os tais 15 que poderá entretanto já ter jogado centenas.
ICE Escreveu:Atentem no Sonic por exemplo, para alguém que nunca tenha visto o Sonic 2D este novo Sonic 3D será assim tão mau?
Bolas basta que peguem na porra de um emulador de MD e verificarem isso por os seus próprios sentidos, até um teclado + Sonic 1 num emulador dá + gozo, se conseguirem tolerar o grafismo arcaico que o novo Sonic, pois o Sonic sempre foi um jogo que viveu directamente às custas da sua jogabilidade e o que fizeram com este novo Sonic foi quase a mesma coisa que lhe espetarem uma faca por trás, + valia terem feito um jogo 3D em scrool horizontal em cell-shading ou algo do género mas que mantivesse a jogabilidade EXCELENTE que sempre foi uma característica dos jogos Sonic. E eu nem sequer joguei o jogo, estou a falar apenas por o que já algumas, pelo menos 10 pessoas me disseram, em que pelo menos 7 delas jogaram os Sonic's 1, 2, 3, etc... E se não estou em erro uma dessas 7 pessoas jogou a quase todos. :|
ICE Escreveu:Para alguém que nunca tenha jogado Half-Life, Prey ou Doom 3 serão jogos de apenas 4 estrelas?
Até poderia mandar a minha posta de pescada, mas o meu conhecimento nos IYF/FPS é tão escaco que é preferível ficar calado. :|
ICE Escreveu:Para alguém que nunca tenha entrado no mundo de Ocarina of Time, Twilight Princess não será um jogo perfeito, como foi para nós OoT?
A mesma coisa que em relação aos FPS's... :|
ICE Escreveu:O que me parece verdadeiro, independentemente das premissas é que "nós" à muito deixamos de ser "meros" jogadores, passamos a fazer parte de uma elite, e como todas as elites em qualquer área do conhecimento e da razão temos exigências muito elevadas e cada vez se elevam mais, aumentando exponencialmente a dificuldade, para quem cria, de corresponder a essas exigências, mas por sermos jogadores de elite, será que temos razão na classificação de um jogo, ou por outras palavras, teremos mais razão do que quem começa agora a "viver" neste mundo?
Correndo o risco de parecer arrogante eu diria que em 90% dos casos sim, pois muita da massa "critica" que por ai anda não sabe pura-e-simplesmente o que são jogos, não faz a mínima das mínimas ideias do que poderá estar por detrás de um certo e determinado jogo, posto isso creio que quase sempre a "elite" como lhes estão a chamar tem quase sempre razão, e para provar/mostrar o meu ponto vou fazer uma comparação, que para alguns até pode parecer fora de contexto, mas para outros nem tanto...
Vamos imaginar um piloto veterano de Rally's um qualquer que vos venha à cabeça e nas mãos desse piloto vamos por um carro, seja familiar, seja desportivo não importa, para ele testar sem limites num qualquer troço. Depois pegamos num motorista de táxi, que até pode ter tantos ou + quilómetros andados em carros idênticos ao testado como o piloto de rally. Depois de ambos terem testado o carro o piloto de rally dá uma nota de 4* ao carro e o taxista dá uma nota de 5* Recomendado a esse mesmo carro, nestas 2 ópticas qual é a que tem + relevância?
ICE Escreveu:Porque é que exigimos muito mais de AoE3 do que exigimos do 2?
É pá ainda bem que assim é, pois se as nossas exigências não fossem mutáveis hoje em dia ainda estávamos todos a andar de carroça puxada por bois... :-()~
Bu77erCup242 Escreveu:Como o nome do topico diz: Crise ou Elitismo. Se defacto existe uma crise, e por culpa desse jogadores elitistas.
Se os jogos ja nao te conseguem fascinam, se calhar devias deixar de jogar durante uns meses e dedicar-te a outro hobbie. Como ha quem jogue computador ha quem vai jogar futesal com os amigos, quando estiver um pouco farto do futesal o melhor e deixar de jogar durante uns tempo sobe pena de se fartar devez e nunca mais o conseguir apressiar.

Quanto dizes que nao e o topico certo para discutir o assunto eu nao concordo, afinal a crise que so surge na boca desse jogadores da elite so aparece na minha opiniao como forma de eles se elevarem acima de todos os outros jogadores que estao perfeitamente satisfeitos com os jogos que vao saido.
Porque 90% dos jogadores activos e que ainda conseguem ser surpreendidos todos os anos com as mesmas coisas de sempre, são muito menos exigentes que um jogador que já joga à uns 10 anos ou + um determinado género, por exemplo. :? Alem disso cada x + noto que com o passar do tempo nos agarramos + a 1 ou 2 géneros e os outros vamos deixando-os um pouco na "sombra", e por essa mesma razão nos tornamos-nos muito + exigentes nos jogos dentro do género que + apreciamos/jogamos. :|
pedropaulo Escreveu:Depois há a concepção, errada, de que quem anda desiludido não gosta dos jogos. Nada mais errado, adoro jogos e por isso espero sempre melhor e mais deles.
Nem +, é como uma história que infelizmente já senti na pele, se um desconhecido qualquer falar mal de ti nas tuas costas estás-te nas tintas e nem ligas nenhuma ou até ignoras por completo; Se por o contrário um AMIGO falar mal de ti nas tuas costas sentes-te como que traído/desiludido, e não é por gostares menos dele! 8)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

Mensagem por Simple » sexta 26 jan 2007, 11:26

Newtomic Escreveu:
ricky_insane Escreveu:Grandes monólogos Simple :wink:
É o Simple no seu melhor... :D

@ Simple como é vais ao almoço? É no Porto.

A todos os outros desculpem lá qualquer coisinha... Mas o Simple já é uma ave algo rara por estas bandas infelizmente a meu ver... :(
É muito remota a minha possibilidade de ir, anod armado em PEdreiro, carpinteiro, etc.. todos os fim de semana a´te perto de Março, pois estou a acabar a minha futura casa, e sempre que tenho algum tempo livre ao Fim de semana, pelo menos até meados de Março, será dificil de me descartar da mulher eheheh.

Se fosse em Lx ainda conseguia dar um pulo.

Prometo que irei no 4º almoço.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 03 mai 2007, 12:51

Só uma coisa, na pergunta da votação estão lá duas perguntas e as respostas Sim e Não.
Pode-se tornar um pouco confuso.
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 03 mai 2007, 12:54

Isto é só arqueólogos a desenterrar tópicos ^^

Mas neste caso até é apropriado. Mas dava jeito que mudassem as respostas da votação, ainda não votei exactamente por isso.
hax face
Responder