Crise ou Elitismo?

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Estão realmente os jogos em Crise, ou são as nossas exigências que se encontram muito elevadas?

Sim
4
36%
Não
7
64%
 
Total de votos: 11
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Crise ou Elitismo?

Mensagem por ICE » sábado 20 jan 2007, 15:08

Pegando num Post do Chris: "Esses jogos de forma alguma serão geniais, mas não os podemos considerar maus, (Falando de Fifa 2007, COD 3 e outros jogos que a grande maioria de nós consideraria à partida como: Mais um) este assunto é muito interessante. Somos tão old-school que isso de certa forma cega-nos e impede-nos de ver beleza em coisas mais simples."

Terá o Chris razão? Será que todos estes anos em frente a um monitor com um rato e/ou um gamepad na mão nos estão agora a deturpar os sentidos?
Neste mesmo fórum não faltam queixas em praticamente todos os tópicos de que os videojogos estão a passar por uma crise de originalidade e de conteudos, mas isso não será a opinião de uma elite, esta elite Old-School que habita este e muitos outro fóruns? Ponham-se por momentos na pele de alguém que se inicia agora neste maravilhoso mundo, provavelmente teriamos uma opinião muito diferente, para estes jogos que a nós (Old School) nada ou pouco nos dizem poderão ser verdadeiros marcos.

Atentem no Sonic por exemplo, para alguém que nunca tenha visto o Sonic 2D este novo Sonic 3D será assim tão mau?

Para alguém que nunca tenha jogado Half-Life, Prey ou Doom 3 serão jogos de apenas 4 estrelas?

Para alguém que nunca tenha entrado no mundo de Ocarina of Time, Twilight Princess não será um jogo perfeito, como foi para nós OoT?

O que me parece verdadeiro, independentemente das premissas é que "nós" à muito deixamos de ser "meros" jogadores, passamos a fazer parte de uma elite, e como todas as elites em qualquer área do conhecimento e da razão temos exigências muito elevadas e cada vez se elevam mais, aumentando exponencialmente a dificuldade, para quem cria, de corresponder a essas exigências, mas por sermos jogadores de elite, será que temos razão na classificação de um jogo, ou por outras palavras, teremos mais razão do que quem começa agora a "viver" neste mundo?
pedropaulo Escreveu:Talvez a crise não esteja nos jogos e falo, obviamente por mim, mas sim no jogador.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 20 jan 2007, 15:09

A pergunta não está bem feita, pede a um mod para a alterar. Além disso, na resposta deve haver um meio termo, que é assim que eu penso. Daqui a pouco faço um edit ou post de novo, para dar a minha opinião. :mrgreen:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
NEC
Junior
Mensagens: 77
Registado: sexta 05 jan 2007, 21:09
Localização: Oeiras

Mensagem por NEC » sábado 20 jan 2007, 15:16

Na minha umilde opnião, não são os jogos que estão em crise, se bem que haja uns que nos fazem ter essa visão. O que se passa é que "nós" que jogamos á mais tempo já nos abituamos á qualidade destes jogos, exigindo asssim jogos com temas e jogablidades diferentes, mas é preciso ver que não é facil, por parte de quem cria os jogos, acompanhar esta subida de exigencias.
\\\"o poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente\\\" :-({|= :-({|= \\:D/ \\:D/
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 20 jan 2007, 15:38

NEC Escreveu:Na minha umilde opnião, não são os jogos que estão em crise, se bem que haja uns que nos fazem ter essa visão. O que se passa é que "nós" que jogamos á mais tempo já nos abituamos á qualidade destes jogos, exigindo asssim jogos com temas e jogablidades diferentes, mas é preciso ver que não é facil, por parte de quem cria os jogos, acompanhar esta subida de exigencias.
Não é bem assim. Há géneros que estagnaram MESMO, e outros que desceram de qualidade, ou se modificaram definitivamente, a ponto de se tornarem todos spin-offs do conceito base. O género mais preemente é os RPG's. Sim, temos os MMORPG's, que, sem dúvida, são uma novidade (apesar de eu detestar o género, ou, pelo menos, todos os MMORPG's que conheço, porque o género dá para MUITO mais), mas em termos de RPG's singleplayer, anda tudo muito fracote. Pergunta a qualquer fã de RPG's sobre qual o MELHOR RPG que alguma vez jogou, e vês que a resposta é, muitas vezes, um jogo antigo, quer do lado dos RPG's orientais quer dos ocidentais. Há excepções claro (bem fadado KotOR), mas não é a mesma coisa que já foi. Talvez a situação esteja para mudar (com certos e determinados títulos para 360 e para PC) mas por AGORA não mudou nada... Depois há os gráficos...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » sábado 20 jan 2007, 15:43

É um tópico interessante. Acho que o que se passa é que os videojogos não estão a evoluir à mesma velocidade dos gostos dos jogadores mais velhos. Em termos técnicos cada dia que passa estão melhores, e para dizer a verdade em todos os outros termos também, veja-se Half Life 2, Guitar Hero, Okami e uma série de outros jogos excelentes que têm surgido. Mas a verdade é esta: há 10 anos que não surge um género novo de jogo! 10 ANOS! Uma década inteira em que designers pelo mundo inteiro não conseguiram ter uma pontinha de imaginação para criar algo realmente revolucionário (será que a Wii vai mudar isto?)! PaRappa marcou a chegada dos rythm games e desde aí nunca mais assistimos a nada de realmente inovador... e é uma pena.

Cliffy B. disse à pouco tempo: "We make games about guns because making games about talking is hard and not interesting yet. The basis of interaction is, 'what is the easiest way I can touch this environment?' And when you're using your gun, you're touching everything." e a questão que eu ponho é: pq é que fazer jogos sobre "falar" ainda é tão dificil e pouco interessante? Eu sou daqueles jogadores que hoje em dia já não se contenta com um jogo em que não haja um esforço minimo em criar uma história coerente. Espero algum tipo de profundidade naquilo que jogo, tal como o espero nos filmes que vejo, não tenho critérios diferentes para os dois tipos de media e é por isso que jogos como Doom 3 e congéneres, muito bonitos mas muito vazios, me passam ao lado.

O mercado alvo da industria continua a ser o rapaz jovem, ligeiramente idiota, com gostos a roçar no básico que não consegue ter mais que 1/3 do cérebro a funcionar ao mesmo tempo. Olhamos para a industria cinematográfica e vemos que há filmes para todos os gostos e todas as pessoas. Olhamos para a industria dos videojogos e vemos que desde a primeira playstation que nunca mais nada mudou em termos de publico alvo (e reconheço que a playstation nesse aspecto trouxe muitas coisas positivas à industria).

A verdade é esta: os jogos precisam de se politizar, de tomar posições, de tentar transmitir mensagens, de tomar partidos. Precisamos de jogos para homens, jogos para mulheres, jogos para brancos, jogos para pretos, jogos para heteros, jogos para gays, jogos para portugueses, jogos para espanhóis, jogos independentes e jogos de milhões de dólares, precisamos em suma de muito, muito, muito mais diversidade do que aquela que há agora.

É a unica maneira de injectar nova vida nesta industria IMHO
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sábado 20 jan 2007, 15:47

NEC Escreveu:Na minha umilde opnião, não são os jogos que estão em crise, se bem que haja uns que nos fazem ter essa visão. O que se passa é que "nós" que jogamos á mais tempo já nos abituamos á qualidade destes jogos, exigindo asssim jogos com temas e jogablidades diferentes, mas é preciso ver que não é facil, por parte de quem cria os jogos, acompanhar esta subida de exigencias.
A questão não reside em acompanhar o nível de exigência, mas sim em escolher entre a audiência elite (como assim o descreveram) ou uma audiência casual (por ventura mais conhecida por geração PlayStation), ou ultimamente tentar agradar os dois lados.

Acredito que a tendência sempre foi, e sempre será assim como qualquer tipo de negocio, mover-se para onde se encontra a maior audiência, algo que tem acontecido com todos os meios de entretenimento (ou não teríamos coisas como o Big Brother a infectar a nossa televisão). E isto pressupõe sacrificar a execução de um determinado produto para que este se torne mais acessível a uma outra audiência que não seja obrigatoriamente culta neste meio. Mas por outro lado, o sacrificar a execução de um produto não deveria, de modo nenhum, pressupor um baixar nos níveis de excelência de um terminado jogo. Porque eu penso que um jogo dedicado a uma audiência "mainstream" sempre pode dispor de aspectos que atrai a audiência elite (Wii Sports, Brain Training).
NEC
Junior
Mensagens: 77
Registado: sexta 05 jan 2007, 21:09
Localização: Oeiras

Mensagem por NEC » sábado 20 jan 2007, 16:04

Morbus Escreveu: Não é bem assim. Há géneros que estagnaram MESMO, e outros que desceram de qualidade, ou se modificaram definitivamente, a ponto de se tornarem todos spin-offs do conceito base. O género mais preemente é os RPG's. Sim, temos os MMORPG's, que, sem dúvida, são uma novidade (apesar de eu detestar o género, ou, pelo menos, todos os MMORPG's que conheço, porque o género dá para MUITO mais), mas em termos de RPG's singleplayer, anda tudo muito fracote. Pergunta a qualquer fã de RPG's sobre qual o MELHOR RPG que alguma vez jogou, e vês que a resposta é, muitas vezes, um jogo antigo, quer do lado dos RPG's orientais quer dos ocidentais. Há excepções claro (bem fadado KotOR), mas não é a mesma coisa que já foi. Talvez a situação esteja para mudar (com certos e determinados títulos para 360 e para PC) mas por AGORA não mudou nada... Depois há os gráficos...

Dou toda a razão ao que dizes, num entanto eu referia aos jogos em geral e não ao tipos em particular.
viriato_iceview51 Escreveu:A questão não reside em acompanhar o nível de exigência, mas sim em escolher entre a audiência elite (como assim o descreveram) ou uma audiência casual (por ventura mais conhecida por geração PlayStation), ou ultimamente tentar agradar os dois lados.

Sem querer chatear mas o que é a elite, como dizes, se não aqueles jogadores mais antigos que procuram melhor qualidade e jogablidade (em suma o que eu referi).
\\\"o poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente\\\" :-({|= :-({|= \\:D/ \\:D/
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sábado 20 jan 2007, 16:16

De acordo com o que dizes no teu post, tu afirmas que existe uma dificuldade em acompanhar a audiência elite (os jogadores cultos, ou jogadores antigos, como queiras chamar, vai dar ao mesmo), ou por outras palavras acompanhar o nível de exigência pedido por esta em termos de jogos. Eu por outro lado acredito que isso não seja verdade, eu digo que a não evolução de certos jogos em par com a exigência dos jogadores cultos tem mais a haver com uma questão de escolha por parte dos criadores e não uma questão de impossibilidade devido as nossas exigências.
Espero ter-me feito entender, e não há problema nenhum em perguntares, por vezes exprimo-me mal em português.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 20 jan 2007, 16:35

Sim as criticas vem dos jogadores que tudo fazem para da elite, num meio onde nao ha elites. No entanto nao, nao acredito que as expectativas sejam altas demais.
Assim nao entendi bem o nome do topico, para ser colocada um questao diferente a votaçao. Criticas dos jogadores pesudo intelectualoides, sem duvida, somos exigentes demais...nunca.
Esse elitistas nao sao os tipos que gostam de jogar os seus CS online, porque esse gosta do jogo pelo que é, nao e alguem que gosta mais de dizer que o jogou do que o jogar defacto.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 20 jan 2007, 16:50

Buttercup, a tua incapacidade de aceitares os jogos como medium cultural está enraizada na tua ideia de que jogos são para as crianças (crianças reais ou aquelas que existem dentro de nós) se divertirem. Como tal secalhar não compreendes a ideia de que jogadores, tal como apreciadores de cinema, literatura, etc, exigam mais do que proeza técnica e conceitos reutilizados vezes sem conta. E eu gosto de jogar CS, e ao mesmo tempo devoro RPGs que me consigam trazer uma experiência interessante. É um pouco como ver Terminator 3 porque gosto de ver o Arnie a destruir o cenário de todas as formas possiveis, mas se a seguir vier um fascinante American History X ou um perturbador Hard Candy.

PS: Eu faço analogias a filmes para facilitar ao Buttercup compreender as relações que estabeleço.
hax face
NEC
Junior
Mensagens: 77
Registado: sexta 05 jan 2007, 21:09
Localização: Oeiras

Mensagem por NEC » sábado 20 jan 2007, 16:52

viriato_iceview51 Escreveu:De acordo com o que dizes no teu post, tu afirmas que existe uma dificuldade em acompanhar a audiência elite (os jogadores cultos, ou jogadores antigos, como queiras chamar, vai dar ao mesmo), ou por outras palavras acompanhar o nível de exigência pedido por esta em termos de jogos. Eu por outro lado acredito que isso não seja verdade, eu digo que a não evolução de certos jogos em par com a exigência dos jogadores cultos tem mais a haver com uma questão de escolha por parte dos criadores e não uma questão de impossibilidade devido as nossas exigências.
Espero ter-me feito entender, e não há problema nenhum em perguntares, por vezes exprimo-me mal em português.

Não querendo por mais lenha na fogueira. A verdade é que eu não me refiro só aos factores tecnológicos, conto tambem com factores externos como apressão a que os designers são expostos, etc. Sendo a combinação destes factores que dificultão/impossiblitão o aumento da criatividade.
\\\"o poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente\\\" :-({|= :-({|= \\:D/ \\:D/
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » sábado 20 jan 2007, 16:54

Bu77erCup242 Escreveu:Sim as criticas vem dos jogadores que tudo fazem para da elite, num meio onde nao ha elites. No entanto nao, nao acredito que as expectativas sejam altas demais.
Assim nao entendi bem o nome do topico, para ser colocada um questao diferente a votaçao. Criticas dos jogadores pesudo intelectualoides, sem duvida, somos exigentes demais...nunca.
Esse elitistas nao sao os tipos que gostam de jogar os seus CS online, porque esse gosta do jogo pelo que é, nao e alguem que gosta mais de dizer que o jogou do que o jogar defacto.
Há jogos que nos marcam de tal forma e tão intensamente que nos "cegam" e nos impedem de ver para além dele, mas não é desses jogos que aqui se discute.

Relembro a discussão que estava a acontecer no tópico jogos de estratégia, falava-se numa crise dentro do género e que estes não eram capazes hoje de nos trazer as sensações e sentimentos que tivemos a jogar C&C, SatarCraft, WarCraft, etc... e entretanto este ano tivemos pérolas como Company of Heroes, HoMM 5, Medieval 2, terão estes novos jogos menos argumentos que os do passado? Não creio, muito dos novos que saiem trazem tudo da velha escola e ainda lhe adicionam coisas novas, aumentando assim o seu valor bruto.

Vejam AoE3, numa análise fria nada perde em relação a AoE 2 e no entanto a grande maioria dos jogadores não o considera superior, maioria essa pertencente à tal elite de que falo, de jogadores já bastante calejados nestas andanças. Porque é que isto acontece? Porque é que exigimos muito mais de AoE3 do que exigimos do 2? Até quando este pelo que me pareceu juntou a jogabilidade do 2 com a capacidade de contar uma estória do Mythologies? Para alguém que esteja agora a entrar no género AoE 3 não será uma muito melhor aposta que o 2? Não lhe agradará mais? Penso que sim!
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 20 jan 2007, 16:57

Eu nao acho que os jogos sao para crinças, sao para crinças e para todos os outros que queria desfrutar deles. Que queriam mais que ler uma aventura, que queiram vivela. Sim, tb gostou bastante de RPs, gosto de joga-los.
Tambem gosto do pertubador Hard Candy ( acho que ate o tinha dado como exemplo noutro topico ), mas gosto dele porque e um bom filme, nao porque ninguem o foi ver e esta ocupado a ver porcarias como o Sacry Movie. O facto de ser menos ou mais aceite pelo publico nunca pode ser um facto para determinar a sua qualidade, so realmento o seu conteudo pode determinar a sua qualidade...e isso e o que cada vez vejo menos nos jogos. Post do tipo "Vejam este jogo que e super alternativo e ninguem jogo, e por isso eu digo aqui que jogo e sou o maior" e o que ha mais, e nao e particularalmente neste forum, mas em todos os que visito.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 20 jan 2007, 17:11

Mas este tópico não é sobre essa discussão... Assumindo que eu sou elitista, para mim é irrelevante se é designado como "mainstream" ou não, o que interessa é o jogo. Este tópico é para discutir se após tanta experiência como jogador eu ainda me consigo sentir fascinado pelos jogos, e se os criadores têm capacidade para produzir algo que me consiga surpreender.
hax face
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 20 jan 2007, 17:23

Como o nome do topico diz: Crise ou Elitismo. Se defacto existe uma crise, e por culpa desse jogadores elitistas.
Se os jogos ja nao te conseguem fascinam, se calhar devias deixar de jogar durante uns meses e dedicar-te a outro hobbie. Como ha quem jogue computador ha quem vai jogar futesal com os amigos, quando estiver um pouco farto do futesal o melhor e deixar de jogar durante uns tempo sobe pena de se fartar devez e nunca mais o conseguir apressiar.

Quanto dizes que nao e o topico certo para discutir o assunto eu nao concordo, afinal a crise que so surge na boca desse jogadores da elite so aparece na minha opiniao como forma de eles se elevarem acima de todos os outros jogadores que estao perfeitamente satisfeitos com os jogos que vao saido.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Responder