Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 09 jan 2007, 19:04

ICE Escreveu:Levantas outra questão interessante o que é um ser? Relembro-te que muitos daqueles que se dizem defensores dos bons costumes e que estão contra o aborto são capazes de atrocidades inimagináveis a outros seres, quem pensamos nós que somos para nos considerar-mos tão superiores que discutimos o aborto como crime e não consideramos a tourada por exemplo acto criminoso? E relembro que neste caso à muito que o "ser" já está desenvolvido. Portanto não até ao desenvolvimento total que só ocorre sensivelmente aos 7 meses o embrião não passa disso mesmo.
Um ser é um UM por assim dizer, uma coisa que fala por si (pessoa=per sona= fala por si, vá lá), ou seja, não pode ser parte da mãe. Na fase primária, o embrião é ainda parte da mãe, como é todo o resto do seu corpo. A questão é saber a partir de que momento essa parte passa a ter vontade própria.

E esquece, como disse, o desenvolvimento. Um bebé recém nascido não difere em muito de um bebé de 8 meses...
ICE Escreveu:Não é concerteza aos três meses altura em que nem o próprio cérebro está desenvolvido.
Tu esqueces-te que o cérebro está em desenvolvimento até aos 12 anos, penso eu, se não até mais... E o cérebro não é a única parte do sistema nervoso, como deves saber. A espinal medula, por exemplo, é tanto importante como o cérebro. E é, sim, aos três meses. Até é mais cedo, segundo o que sei.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 09 jan 2007, 19:06

Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:Levantas outra questão interessante o que é um ser? Relembro-te que muitos daqueles que se dizem defensores dos bons costumes e que estão contra o aborto são capazes de atrocidades inimagináveis a outros seres, quem pensamos nós que somos para nos considerar-mos tão superiores que discutimos o aborto como crime e não consideramos a tourada por exemplo acto criminoso? E relembro que neste caso à muito que o "ser" já está desenvolvido. Portanto não até ao desenvolvimento total que só ocorre sensivelmente aos 7 meses o embrião não passa disso mesmo.
Um ser é um UM por assim dizer, uma coisa que fala por si (pessoa=per sona= fala por si, vá lá), ou seja, não pode ser parte da mãe. Na fase primária, o embrião é ainda parte da mãe, como é todo o resto do seu corpo. A questão é saber a partir de que momento essa parte passa a ter vontade própria.

E esquece, como disse, o desenvolvimento. Um bebé recém nascido não difere em muito de um bebé de 8 meses...
Ser não é sinónimo de pessoa. São duas coisas completamente diferentes.
Morbus Escreveu:Tu esqueces-te que o cérebro está em desenvolvimento até aos 12 anos, penso eu, se não até mais... E o cérebro não é a única parte do sistema nervoso, como deves saber. A espinal medula, por exemplo, é tanto importante como o cérebro. E é, sim, aos três meses. Até é mais cedo, segundo o que sei.
quando digo cérebro desenvolvido digo com as suas capacidades em função, de outra forma capaz de executar aquilo pra que foi criado e não é aos três meses que isto acontece. Se o bebé, ou melhor embrião é capaz de sentir nesta altura, não é por causa de uma pequena picadela que se vai deixar de realizar o aborto. Welcome to the Real world onde a dor faz parte dela. Jeez prendam já os médicos que nos obrigaram tomar penicilina por aquilo doí deveras.
Última edição por ICE em terça 09 jan 2007, 19:11, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » terça 09 jan 2007, 19:08

ICE Escreveu:
Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:Ninguém está a descriminar ninguém mas um embrião não é uma criança. Assim como a planta não é a casa. Será aborto os espermicidas? Será aborto a pílula do dia seguinte, em estado embrionário a tal "Criança" não passa de uma célula resultante de outras duas.
É matar um ser a partir do momento em que esse "ser" é um ser alheio à mãe, em vez de ser parte dela. Tirar o apêndice não é matar, e matam-se células. A questão aqui é saber a partir de que momento o bebé é algo alheio e único, despegado da mãe. Só os médicos é que podem responder a isso.
Não é concerteza aos três meses altura em que nem o próprio cérebro está desenvolvido.
á 5ª semana ja se está a formar o sistema nervoso central.
e eu nesta conversa toda estava-me a referir a um ser humano claro.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 09 jan 2007, 19:49

DesertStorm Escreveu:
ICE Escreveu:
Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:Ninguém está a descriminar ninguém mas um embrião não é uma criança. Assim como a planta não é a casa. Será aborto os espermicidas? Será aborto a pílula do dia seguinte, em estado embrionário a tal "Criança" não passa de uma célula resultante de outras duas.
É matar um ser a partir do momento em que esse "ser" é um ser alheio à mãe, em vez de ser parte dela. Tirar o apêndice não é matar, e matam-se células. A questão aqui é saber a partir de que momento o bebé é algo alheio e único, despegado da mãe. Só os médicos é que podem responder a isso.
Não é concerteza aos três meses altura em que nem o próprio cérebro está desenvolvido.
á 5ª semana ja se está a formar o sistema nervoso central.
e eu nesta conversa toda estava-me a referir a um ser humano claro.
Começa a desenvolver, não quer dizer que este já esteja desenvolvido e muito menos a funcionar. Só no final da 8 semana é que os principais (sublinho principais, porque esta palavra constar é muito importante) órgãos que existem num adulto estão presentes, mas ainda de uma forma muito rudimentar.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » terça 09 jan 2007, 20:27

MadnessJonny Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
ICE Escreveu:
Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:Ninguém está a descriminar ninguém mas um embrião não é uma criança. Assim como a planta não é a casa. Será aborto os espermicidas? Será aborto a pílula do dia seguinte, em estado embrionário a tal "Criança" não passa de uma célula resultante de outras duas.
É matar um ser a partir do momento em que esse "ser" é um ser alheio à mãe, em vez de ser parte dela. Tirar o apêndice não é matar, e matam-se células. A questão aqui é saber a partir de que momento o bebé é algo alheio e único, despegado da mãe. Só os médicos é que podem responder a isso.
Não é concerteza aos três meses altura em que nem o próprio cérebro está desenvolvido.
á 5ª semana ja se está a formar o sistema nervoso central.
e eu nesta conversa toda estava-me a referir a um ser humano claro.
Começa a desenvolver, não quer dizer que este já esteja desenvolvido e muito menos a funcionar. Só no final da 8 semana é que os principais (sublinho principais, porque esta palavra constar é muito importante) órgãos que existem num adulto estão presentes, mas ainda de uma forma muito rudimentar.
sim mas se se começa a desenvolver pode ser ai o inicio de uma inteligência já pensas-te?
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 09 jan 2007, 20:56

DesertStorm Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
ICE Escreveu:
Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:Ninguém está a descriminar ninguém mas um embrião não é uma criança. Assim como a planta não é a casa. Será aborto os espermicidas? Será aborto a pílula do dia seguinte, em estado embrionário a tal "Criança" não passa de uma célula resultante de outras duas.
É matar um ser a partir do momento em que esse "ser" é um ser alheio à mãe, em vez de ser parte dela. Tirar o apêndice não é matar, e matam-se células. A questão aqui é saber a partir de que momento o bebé é algo alheio e único, despegado da mãe. Só os médicos é que podem responder a isso.
Não é concerteza aos três meses altura em que nem o próprio cérebro está desenvolvido.
á 5ª semana ja se está a formar o sistema nervoso central.
e eu nesta conversa toda estava-me a referir a um ser humano claro.
Começa a desenvolver, não quer dizer que este já esteja desenvolvido e muito menos a funcionar. Só no final da 8 semana é que os principais (sublinho principais, porque esta palavra constar é muito importante) órgãos que existem num adulto estão presentes, mas ainda de uma forma muito rudimentar.
sim mas se se começa a desenvolver pode ser ai o inicio de uma inteligência já pensas-te?
Não me parece que possamos chamar a um feto de 10 semanas um ser inteligente e muito menos um ser consciente. No entanto crei que estamos a cair para campos para os quais não temos respostas, de facto nem os médicos as têm. A pergunta que se impõem é: tem ou não a mulher direito de optar por ter um filho ou não ?
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » terça 09 jan 2007, 21:01

Sabendo ke há a possibilidade de o filho ter já consciencia... NÃO
Mas ja referi em cima que a liberalização do aborto vai tirar liberdade á mulher, kem vai beneficiar com tudo isso é o homem.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 09 jan 2007, 21:03

DesertStorm Escreveu:Sabendo ke há a possibilidade de o filho ter já consciencia... NÃO
Mas ja referi em cima que a liberalização do aborto vai tirar liberdade á mulher, kem vai beneficiar com tudo isso é o homem.
E porque dizes tu que vai tirar a liberdade à mulher ? A mulher vai poder decidir se tem ou não o filho. Explica lá essa que não estou a compreender. :-k
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
NEC
Junior
Mensagens: 77
Registado: sexta 05 jan 2007, 21:09
Localização: Oeiras

Mensagem por NEC » terça 09 jan 2007, 21:08

MadnessJonny Escreveu:
DesertStorm Escreveu:Sabendo ke há a possibilidade de o filho ter já consciencia... NÃO
Mas ja referi em cima que a liberalização do aborto vai tirar liberdade á mulher, kem vai beneficiar com tudo isso é o homem.
E porque dizes tu que vai tirar a liberdade à mulher ? A mulher vai poder decidir se tem ou não o filho. Explica lá essa que não estou a compreender. :-k
Já somos dois. Ou somos burros ou ele baralhou-se
\\\"o poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente\\\" :-({|= :-({|= \\:D/ \\:D/
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » terça 09 jan 2007, 21:12

MadnessJonny Escreveu:
DesertStorm Escreveu:Sabendo ke há a possibilidade de o filho ter já consciencia... NÃO
Mas ja referi em cima que a liberalização do aborto vai tirar liberdade á mulher, kem vai beneficiar com tudo isso é o homem.
E porque dizes tu que vai tirar a liberdade à mulher ? A mulher vai poder decidir se tem ou não o filho. Explica lá essa que não estou a compreender. :-k
como ja disseste em cima o aborto não é facil para a mulher, é traumatizante e tem perigos para a saude fisica e mental da mulher, mesmo feito em clinicas higienicas e por profissionais.

Agora imagina ke a partir do momento em que o aborto é despenalizado, o homem que fez a asneira juntamente com a mulher, arruma o rabinho da seringa e deixa a responsabilidade toda para cima da mulher, pois agora a mulher tem uma opção legal e não precisa de ter o filho, logo o pai não tem ke se responsabilizar por um filho ke nem tem ke nascer.

No meio disto tudo kem sofre é a mulher ke não tem outra hipotesse senão abortar ou abandonar o filho á nascença, duas coisas ke não sao faceis de fazer e que custam muito, ainda por cima agora que a mulher está sozinha nesta luta.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 09 jan 2007, 21:24

MadnessJonny Escreveu:E porque dizes tu que vai tirar a liberdade à mulher ? A mulher vai poder decidir se tem ou não o filho. Explica lá essa que não estou a compreender. :-k
A mulher não tem liberdade de escolher a morte de um ser que não é parte dela. Como disse, é preciso é saber se o embrião ainda é uma parte da mulher às 12 semanas ou se já é um ser autónomo (em certa medida).

Claro que isto é tudo muito relativo e eu não me importo nada com isto. O meu voto é branco, como disse. Não é crime matar um apêndice, e está-se a matar células, que, por acaso, são totalmente controladas pelo nosso corpo e são parte integrante dele. E também não é crime combater um cancro, mas mata-se células que não são controladas pelo nosso organismo... e, portanto, são exteriores a nós. Também se mata coelhos e galinhas... E porcos e cavalos... Porque não se mata Homens? :-s
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
NEC
Junior
Mensagens: 77
Registado: sexta 05 jan 2007, 21:09
Localização: Oeiras

Mensagem por NEC » terça 09 jan 2007, 21:26

DesertStorm Escreveu:[
como ja disseste em cima o aborto não é facil para a mulher, é traumatizante e tem perigos para a saude fisica e mental da mulher, mesmo feito em clinicas higienicas e por profissionais.

Agora imagina ke a partir do momento em que o aborto é despenalizado, o homem que fez a asneira juntamente com a mulher, arruma o rabinho da seringa e deixa a responsabilidade toda para cima da mulher, pois agora a mulher tem uma opção legal e não precisa de ter o filho, logo o pai não tem ke se responsabilizar por um filho ke nem tem ke nascer.

No meio disto tudo kem sofre é a mulher ke não tem outra hipotesse senão abortar ou abandonar o filho á nascença, duas coisas ke não sao faceis de fazer e que custam muito, ainda por cima agora que a mulher está sozinha nesta luta.

Mas isso é apenas um dos lados da questão e é redutor pois com a legalização ganhará o poder sobre a desição de abortar, se dizes q assim o homem tenderá a livrar-se de respondablidade (nisso concordo contigo) a verdade é tal coisa a contece mesmo q o aborto não seja legalizado.
Deixando a minha opnião, não acho q se deva legalizar o aborto mas sim aumentar a lesgislação (para alem da existente) de forma a tornar o aborto uma solução mais facil em casos extremos.
Já agora aqueles q dizem q com a legalização o estado incorrerá em custos com os abortos esquecesse q o estado já paga bastante por orfanatos onde estão os filhos não desejados daquelas q não puderão realizar um aborto. Fica a questão mais vale uma "vida perdida ou uma vida sem valor"?
Não me critiquem pelo exagero. :oops:
\\\"o poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente\\\" :-({|= :-({|= \\:D/ \\:D/
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 09 jan 2007, 21:27

DesertStorm Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
DesertStorm Escreveu:Sabendo ke há a possibilidade de o filho ter já consciencia... NÃO
Mas ja referi em cima que a liberalização do aborto vai tirar liberdade á mulher, kem vai beneficiar com tudo isso é o homem.
E porque dizes tu que vai tirar a liberdade à mulher ? A mulher vai poder decidir se tem ou não o filho. Explica lá essa que não estou a compreender. :-k
como ja disseste em cima o aborto não é facil para a mulher, é traumatizante e tem perigos para a saude fisica e mental da mulher, mesmo feito em clinicas higienicas e por profissionais.

Agora imagina ke a partir do momento em que o aborto é despenalizado, o homem que fez a asneira juntamente com a mulher, arruma o rabinho da seringa e deixa a responsabilidade toda para cima da mulher, pois agora a mulher tem uma opção legal e não precisa de ter o filho, logo o pai não tem ke se responsabilizar por um filho ke nem tem ke nascer.

No meio disto tudo kem sofre é a mulher ke não tem outra hipotesse senão abortar ou abandonar o filho á nascença, duas coisas ke não sao faceis de fazer e que custam muito, ainda por cima agora que a mulher está sozinha nesta luta.
Por mais que nos custe a aceitar, o homem já faz isso. Ou seja, o mais comum em caso de uma gravidez indesejada é mesmo o homem se recusar a aceitar o filho, pressionar a mulher a abortar e, às vezes, mesmo a desaparecer do mapa. Com a despenalização do aborto caso a mulher decida abortar terá condições para o fazer condignamente, se não o quizer fazer o pai terá as mesmas responsabilidades que se o aborto não tivesse legalizado, porque ao estar legalizado não o torna obrigatório e muito menos indica que todas as mulheres estão de acordo com ele ou sequer que o seriam capaz de praticar (conheço muitas pessoas que são a favor do aborto por concordar que a mulher tem direito a tomar a sua decisão mas quando se lhe pergunta se eram capazer de o fazer dizem que não, mas que no entanto têm a consciencia de que a mulher deve ter poder de decisão e caso este não esteja legalizado é realizado na mesma, mas em condições precárias e com possíveis consequências para a saúde da mulher) pelo que só à mulher cabe a desisão de o fazer ou não.
Portanto, a grande diferença entre o aborto legalizado ou não, é as condições em que ele será realizado. No caso de ser legalizado, será feito condignamente e com todas as condições. Caso contrário, e para aquelas pessoas que não podem pagar clinicas caras (como é o grande maioria dos casos, pois a razão mais comum para não se ter os filhos é não ter condições financeiras para sustentar uma família) a solução é recorrer a profissionais duvidosos que muitas vezes provocam até a morte à própria mulher. Mas se isso acontecer, a culpa será de quem votar não.


ps-só vos peço uma coisa VOTEM! No "sim" ou no "não", mas votem! A apatia não pode vencer, não numa questão tão importante quanto esta.
Última edição por MadnessJonny em terça 09 jan 2007, 21:31, editado 1 vez no total.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
NEC
Junior
Mensagens: 77
Registado: sexta 05 jan 2007, 21:09
Localização: Oeiras

Mensagem por NEC » terça 09 jan 2007, 21:30

Morbus Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:E porque dizes tu que vai tirar a liberdade à mulher ? A mulher vai poder decidir se tem ou não o filho. Explica lá essa que não estou a compreender. :-k
A mulher não tem liberdade de escolher a morte de um ser que não é parte dela. Como disse, é preciso é saber se o embrião ainda é uma parte da mulher às 12 semanas ou se já é um ser autónomo (em certa medida).

Claro que isto é tudo muito relativo e eu não me importo nada com isto. O meu voto é branco, como disse. Não é crime matar um apêndice, e está-se a matar células, que, por acaso, são totalmente controladas pelo nosso corpo e são parte integrante dele. E também não é crime combater um cancro, mas mata-se células que não são controladas pelo nosso organismo... e, portanto, são exteriores a nós. Também se mata coelhos e galinhas... E porcos e cavalos... Porque não se mata Homens? :-s
Penso q não se mata Homens por serem considerados seres supriores conscientes se bem q eu cada vez tenha mais duvidas quanto á2ª e certeza q a 1ª não se aplica O:) :-'' :wink:
\\\"o poeta é um fingidor, finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente\\\" :-({|= :-({|= \\:D/ \\:D/
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » terça 09 jan 2007, 22:37

NEC Escreveu: Fica a questão mais vale uma "vida perdida ou uma vida sem valor"?
Não me critiquem pelo exagero. :oops:
ai está... até ke ponto podes afirmar ke é uma vida sem valor? claro ke tem valor como as outras, o ke kererias dizer (penso eu) é uma vida sem futuro, e mesmo ai é discutivel pois não é por ter sido criado num orfanato que vai deixar de ter hipotesses de ser alguem na vida e de ter um bom futuro.
O aborto não é necessário, es maes deivam de ter os filhos, e aí os filhos kuando ja tivessem consciencia, se não gostassem da sua vida podiam tomar as atitudes que quisessem, mas ai a responsabilidade é so deles, e mesmo assim não sei até ke ponto serão donos exclusivos da sua vida, mas isso é outra história .
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Bloqueado