Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%
 
Total de votos: 54
stika
Veteran
Mensagens: 560
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47
Localização: Almada

Mensagem por stika » domingo 11 fev 2007, 21:38

kvk Escreveu:Parece que já é oficial, o sim ganhou com uma margem de quase 10% em relação ao não (http://referendo.mj.pt/). Fico muito feliz com este resultado, sinto que estamos um bocadinho mais perto dos restantes países civilizados e um bocadinho mais longe da "cauda" da europa.

E fico feliz porque as mulheres vão finalmente ser tratadas com o respeito que sempre mereceram e porque fico com esperança que num país muitas vezes visto como retrógada e parado no tempo existe de facto uma mudança de mentalidades e de valores a acontecer. Portugal está finalmente a começar a livrar-se de centenas de anos de obscurantismo religioso e medos sem fundamentos e a tornar-se numa nação moderna. Espero que agora todos aqueles que votaram não tenham a decência de respeitar o resultado democrático deste referendo.

Eu nunca percebi porque é que pensam que ser a favor ou contra o aborto é processo ou retrogada...

então se 99% das pessoas do mundo dançarem a macarena e aqueles 1% não dancarem são atrasados mentais?
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 11 fev 2007, 21:40

kvk Escreveu:
ICE Escreveu:Continuas???

http://sic.sapo.pt/referendoAborto2007

Vejam o mapa? A discrepância entre norte e sul, a excepção Porto. Claramente objecto de estudo!!!
O Primeiro comentário que ouvi cá em casa, as pessoas do Norte têm uma mente mais fechada e mais tradicionalista do que o Sul.
Isso não tem nada de inesperado, já tinha acontecido o mesmo na ultima vez. O Norte do país é em geral mais conservador que o centro e sul, e a igreja ainda têm aí uma influência que hoje é impensável ter no resto do país. Mas nestas coisas acho sempre importante ter cuidado com o que dizemos e não nos pormos com generalizações do estilo "as pessoas do norte são isto e aquilo". Afinal de contas na região do Porto o sim também ganhou, por isso acho que faz mais sentido falar em regiões mais desenvolvidas e menos desenvolvidas do que dividir as opiniões em norte, centro, sul.
Isso é para a Sociologia e disso nada percebo, referi aquela frase, porque sem duvida reflecte o que muita gente vai falar amanhã, disso não tenho duvidas. Mas o ponto, regiões mais ou menos desenvolvidas, também me parece falsa. Por Exemplo, Aveiro, Braga, Viana, são regiões bem mais desenvolvidas do que Castelo Branco, Évora, Beja (esta uma verdadeira surpresa).
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » domingo 11 fev 2007, 21:45

stika Escreveu:
kvk Escreveu:Parece que já é oficial, o sim ganhou com uma margem de quase 10% em relação ao não (http://referendo.mj.pt/). Fico muito feliz com este resultado, sinto que estamos um bocadinho mais perto dos restantes países civilizados e um bocadinho mais longe da "cauda" da europa.

E fico feliz porque as mulheres vão finalmente ser tratadas com o respeito que sempre mereceram e porque fico com esperança que num país muitas vezes visto como retrógada e parado no tempo existe de facto uma mudança de mentalidades e de valores a acontecer. Portugal está finalmente a começar a livrar-se de centenas de anos de obscurantismo religioso e medos sem fundamentos e a tornar-se numa nação moderna. Espero que agora todos aqueles que votaram não tenham a decência de respeitar o resultado democrático deste referendo.

Eu nunca percebi porque é que pensam que ser a favor ou contra o aborto é processo ou retrogada...

então se 99% das pessoas do mundo dançarem a macarena e aqueles 1% não dancarem são atrasados mentais?
Não Stika não são atrasados mentais. A questão aqui é o acesso à informação, e num grande centro urbano as pessoas têm mais informação do que numa aldeia ou numa vila no interior e por isso têm capacidade para tomar uma decisão mais informada e reflectida (independentemente de serem pelo sim ou pelo não).

E quanto à surpresa da vitória do sim nas regiões do sul, não é assim uma surpresa tão grande como isso, o sul do país tem sido sempre menos "religioso" que o resto do país por motivos históricos e politicos que acho que não preciso de explicar a ninguém. Os argumentos propagados pela igreja nas regiões menos desenvolvidas do norte do país, não pegam nas regiões homólogas do sul do país, simplesmente porque a igreja não tem a mesma importância que tem no norte.

Nunca mais me esqueci quando à cerca de dois anos estive de férias numa aldeiazinha no norte do país perto de Castelo de Paiva e reparei que havia imagens de nossa senhora por tudo quanto era estrada. O que me surpreendeu não foram as imagens mas sim as pessoas que se benziam dentro dos seus carros quando passavam por elas. Nunca tinha visto tal coisa! Não digo que tenha ficado chocado pq acho que "choque" é uma palavra muito forte, mas fiquei sinceramente muito surpreendido por esse tipo de coisa ainda acontecer.
Última edição por kvk em domingo 11 fev 2007, 21:52, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 11 fev 2007, 21:50

Meu dito meu feito. Essa questão acabou de surgir na RTP1 e advinhei qual a pergunta?

Será o Norte mais "fechado" que o Sul? Daí a minha pergunta e a minha frase, isto vai dar que falar, vai, vai!!
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 21:52

kvk Escreveu:Não Stika não são atrasados mentais. A questão aqui é o acesso à informação, e num grande centro urbano as pessoas têm mais informação do que numa aldeia ou numa vila no interior e por isso têm capacidade para tomar uma decisão mais informada e reflectida (independentemente de serem pelo sim ou pelo não).

Mas a pergunta é: Porque que achas que as pessoas que votaram sim estavam mais bem informadas,eu sei o que escreves-te entre parentesis mas se fizermos em encadeamento logico da discuaco que estavam a ter, e ai que vamos chegar. Sendo uma questao de conciancia acho que nao podemos falar nesses aspecto, mas sim numa destincao de valores entre o norte e o sul.
Olha que nao foram aldeizinhas que votaram no nao, nem so as cidades que votaram no sim. O sim teve um dos seus melhores resultados no Alentejo, que em inovacao fica muito a dever ao Minho e outra regios que esta a tentar fazer passar por aldeizinhas
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » domingo 11 fev 2007, 22:14

Bu77erCup242 Escreveu:
kvk Escreveu:Não Stika não são atrasados mentais. A questão aqui é o acesso à informação, e num grande centro urbano as pessoas têm mais informação do que numa aldeia ou numa vila no interior e por isso têm capacidade para tomar uma decisão mais informada e reflectida (independentemente de serem pelo sim ou pelo não).

Mas a pergunta é: Porque que achas que as pessoas que votaram sim estavam mais bem informadas, se fizermos em encadeamento logico da discuaco que estavam a ter, e ai que vamos chegar. Sendo uma questao de conciancia acho que nao podemos falar nesses aspecto, mas sim numa destincao de valores entre o norte e o sul.
Olha que nao foram aldeizinhas que votaram no nao, nem so as cidades que votaram no sim. O sim teve um dos seus melhores resultados no Alentejo, que em inovacao fica muito a dever ao Minho e outra regios que esta a tentar fazer passar por aldeizinhas
Essa questão do Alentejo ficar a dever muito ao Minho e outras regiões do Norte em termos de inovação têm muito que se lhe diga. Penso que hoje em dia as regiões menos favorecidas do norte e do sul do país estão mais ou menos equiparáveis em termos de acesso a tecnologias e informação. Posso por exemplo destacar o grande investimento que está a ser feito no sul do país em por exemplo formas de energia renováveis (nomeadamente solar) e novas tecnologias (olha a APROJE e a GameCity por exemplo) por isso acho que não é por aí que lá se vai.

A ideia importante da minha mensagem era a maneira como o norte e o sul encaram a religião. Acho que é inegável que no norte a igreja, e os valores impostos pela religião têm um impacto muito mais significativo do que no sul, historicamente mais afastados dos valores religiosos desde o Estado Novo.

Não acho que as pessoas que votaram não estivessem menos bem informadas, acho sim que muitas das pessoas no norte do país que votaram não estavam menos bem informadas que aquelas que votaram não no resto do país, e acho que a culpa foi dos movimentos do sim que não fizeram o suficiente para chegar a essas pessoas e preferiram investir onde já sabiam que iam ganhar, daí esta aparente "fractura" entre o norte e o resto. Mas é só a minha opinião obviamente.
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » domingo 11 fev 2007, 22:23

kvk Escreveu:
Bu77erCup242 Escreveu:
kvk Escreveu:Não Stika não são atrasados mentais. A questão aqui é o acesso à informação, e num grande centro urbano as pessoas têm mais informação do que numa aldeia ou numa vila no interior e por isso têm capacidade para tomar uma decisão mais informada e reflectida (independentemente de serem pelo sim ou pelo não).

Mas a pergunta é: Porque que achas que as pessoas que votaram sim estavam mais bem informadas, se fizermos em encadeamento logico da discuaco que estavam a ter, e ai que vamos chegar. Sendo uma questao de conciancia acho que nao podemos falar nesses aspecto, mas sim numa destincao de valores entre o norte e o sul.
Olha que nao foram aldeizinhas que votaram no nao, nem so as cidades que votaram no sim. O sim teve um dos seus melhores resultados no Alentejo, que em inovacao fica muito a dever ao Minho e outra regios que esta a tentar fazer passar por aldeizinhas
Essa questão do Alentejo ficar a dever muito ao Minho e outras regiões do Norte em termos de inovação têm muito que se lhe diga. Penso que hoje em dia as regiões menos favorecidas do norte e do sul do país estão mais ou menos equiparáveis em termos de acesso a tecnologias e informação. Posso por exemplo destacar o grande investimento que está a ser feito no sul do país em por exemplo formas de energia renováveis (nomeadamente solar) e novas tecnologias (olha a APROJE e a GameCity por exemplo) por isso acho que não é por aí que lá se vai.

A ideia importante da minha mensagem era a maneira como o norte e o sul encaram a religião. Acho que é inegável que no norte a igreja, e os valores impostos pela religião têm um impacto muito mais significativo do que no sul, historicamente mais afastados dos valores religiosos desde o Estado Novo.

Não acho que as pessoas que votaram não estivessem menos bem informadas, acho sim que muitas das pessoas no norte do país que votaram não estavam menos bem informadas que aquelas que votaram não no resto do país, e acho que a culpa foi dos movimentos do sim que não fizeram o suficiente para chegar a essas pessoas e preferiram investir onde já sabiam que iam ganhar, daí esta aparente "fractura" entre o norte e o resto. Mas é só a minha opinião obviamente.
Não creio que se trate de informacão ou desenformação, mas sim de maneiras diferentes de ver as coisas derivadas de escalas de valores diferentes.


algumas kestoes se colocam agora:

será ke o nosso sistema de saude está capaz de antender as mulheres que kerem abortar?

o ke farão os médicos quando lhes chegar uma mãe que ker abortar e ke esteja gráfida de 9 semanas e 6 dias?
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 22:26

Bem nao vamos criar um debate norte-sul. Mas acho que mesmo como esse bom exemplos que deste, e obvio que o grande investimento industrail esta no norte do pais. Dai saber-se que grande parte da riquessa do pais esta no norte e nao no sul.
Mas isso nao interess para nada, vamos ao que interessa:
kvk Escreveu:A ideia importante da minha mensagem era a maneira como o norte e o sul encaram a religião. Acho que é inegável que no norte a igreja, e os valores impostos pela religião têm um impacto muito mais significativo do que no sul, historicamente mais afastados dos valores religiosos desde o Estado Novo.
Alem dos valores morais que referi, acho que tambem estamos a falar de partidarismos. Se formos ver o mapa deste referndo vemos que as regioes que votaram norte sao geralmente as que votam mais a direita, as que votam sim sao as mais a esquerda. E ser de direito nao e sinal de ser retrogado, afinal acho que sabemos qual e o partido mais moribundo e com um mnentalidade mais retrogada com acento no parlamento, partido se recusa a renovar e ate expulsa os menbros que o sugerem. Talvez no Norte a igreja tenha mais força, mas no sul, como no Alentejo, temos outra "igreja" que mobilizou muita gente para este referendo. Como o sul pode estar mais afastado dos valores religiosos ( do estado novo ? ) acho que ao mesmo tempo o Norte esta mais afastado que o sul de outros valores impostos por outro tipo de ditadura.

De qualquer maneira, aproveito para dar os meus parabens a todos aquele que deram o seu pequenissimo contributo para criar um debate, nem sem o melhor mas o possivel, aqui.
Última edição por Bu77erCup242 em domingo 11 fev 2007, 22:43, editado 1 vez no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » domingo 11 fev 2007, 22:41

Finalmente o povo mostrou a sua opiniao e era de esperar este resultado. Boa vitoria para o SIM. O unico senao? os valores elevados da abstençao...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » domingo 11 fev 2007, 23:18

Hunter Escreveu:Finalmente o povo mostrou a sua opiniao e era de esperar este resultado. Boa vitoria para o SIM. O unico senao? os valores elevados da abstençao...
As pessoas não querem saber destas coisas. Podem ter uma opinião, mas não se dão ao trabalho de as exprimir quando devem.
Aposto que se fosse para escolher o selecionador nacional tínhamos uma percentagem de votantes bem superior.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
AV_X
Junior
Mensagens: 61
Registado: quarta 31 ago 2005, 3:07
Localização: Corroios
Contacto:

Mensagem por AV_X » domingo 11 fev 2007, 23:40

Winjer Escreveu:
Hunter Escreveu:Finalmente o povo mostrou a sua opiniao e era de esperar este resultado. Boa vitoria para o SIM. O unico senao? os valores elevados da abstençao...
As pessoas não querem saber destas coisas. Podem ter uma opinião, mas não se dão ao trabalho de as exprimir quando devem.
Aposto que se fosse para escolher o selecionador nacional tínhamos uma percentagem de votantes bem superior.
Seleccionador nacional ? 09.1 % de abstenção :lol: :lol: :lol:
É pena que quando os portugueses podem dar a sua opinião não o façam, é uma vergonha.
Quem tinha razão era o PCP, vai pelo parlamento e mais nada (ao menos eu votei, tenho a consciência que exerci o meu direito, alias, dever de cidadão)
The Charismatic Enigma ®
The Real Deal ®
Style 'n' Profile ®
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » segunda 12 fev 2007, 18:22

Agora como é que é? Referendo daqui a uns anitos? Ou so havia referendo daqui a uns anitos se o nao ganhasse?

edit: omg, reverendo e para referir a padres, sorry -.-"
Última edição por Warhead em segunda 12 fev 2007, 18:31, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Pegazus
Senior
Mensagens: 439
Registado: quinta 27 out 2005, 22:46
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagem por Pegazus » segunda 12 fev 2007, 18:27

Warhead Escreveu:Agora como é que é? Reverendo daqui a uns anitos? Ou so havia reverendo daqui a uns anitos se o nao ganhasse?
Reverendo não sei o que é...
Agora existiu maioria logo vai ser a Assembleia a discutir o processo, pois este referendo mesmo não sendo vinculativo deu para ver a opinião das pessoas em relação à interrupção da gravidez!
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » segunda 12 fev 2007, 18:29

Pegazus Escreveu:
Warhead Escreveu:Agora como é que é? Reverendo daqui a uns anitos? Ou so havia reverendo daqui a uns anitos se o nao ganhasse?
Reverendo não sei o que é...
Agora existiu maioria logo vai ser a Assembleia a discutir o processo, pois este referendo mesmo não sendo vinculativo deu para ver a opinião das pessoas em relação à interrupção da gravidez!
A opinião,Hoje!!!

Como não é vinculativo penso que em qualquer altura se poderá realizar outro.

Se assim for, contem com outro quando o PSD subir ao poder. :?
Avatar do Utilizador
Pegazus
Senior
Mensagens: 439
Registado: quinta 27 out 2005, 22:46
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagem por Pegazus » segunda 12 fev 2007, 18:35

ICE Escreveu:
Pegazus Escreveu:
Warhead Escreveu:Agora como é que é? Reverendo daqui a uns anitos? Ou so havia reverendo daqui a uns anitos se o nao ganhasse?
Reverendo não sei o que é...
Agora existiu maioria logo vai ser a Assembleia a discutir o processo, pois este referendo mesmo não sendo vinculativo deu para ver a opinião das pessoas em relação à interrupção da gravidez!
A opinião,Hoje!!!

Como não é vinculativo penso que em qualquer altura se poderá realizar outro.

Se assim for, contem com outro quando o PSD subir ao poder. :?
Mas não vai haver mais nenhum referendo, vocês por acaso virão o discurso do Marques Mendes? ele próprio admitiu que agr as leis em relação à interrupção voluntária da gravidez iriam para a frente, alias não tinha muita logica mais referendos, o mesmo acontece com a regionalização se vier-se algum dia a realizar outro referendo e a opinião for desfavoravel não tem logica passados uns anos haver outro referendo....senão o pais nunca mais avança :?
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
Bloqueado