Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » sábado 10 fev 2007, 19:44

Entao quando alguem se masturba ou tem relacoes sexuais, se nao engravidou alguem, entao cometeu um crime?
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » sábado 10 fev 2007, 20:00

Bem.
Depois do post do kvk ainda fiquei mais esclarecido. Na minha conciencia sao claros os casos onde o aborto se justificava e os casos em que nao o acho minimament aceitavel. No entanto se o estado vai ajudar as futuras maes a ultrapassar todas as adversidades, com verbas para ajudar as familas, com legislacao para proteger as gravidas, com acompanhamento especializado quando necessario...e sabendo tal como toda gente do sim diz "Nenhuma mulher faz aborti oirque quer, mas porque e obrigada".
Entao como todos este apoios, todas as razaoes que eu achava justificativas para a realizacao do aborto desaparecem.
Depois diz mal da campanha do nao, o aborto para os partidarios do sim e uma causa sem sentido nessas condiçoes. Lembro que depois do primeiro referendso as pessoas que fizerem campanha pelo nao mobilizarassem em varis organizacoes de apoio as maes, os partidarios do sim, esses gritavam na rua a jogo de futebol e no fim foram para casa...para mim e essa a diferenca.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 10 fev 2007, 20:29

DesertStorm Escreveu:já se falou aki tanto disto ke não kero estar a repetir-me.
Nem eu vou estar a ler, embora não tenha lido, como seria de esperar.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » sábado 10 fev 2007, 20:39

Bu77erCup242 Escreveu:Bem.
Depois do post do kvk ainda fiquei mais esclarecido. Na minha conciencia sao claros os casos onde o aborto se justificava e os casos em que nao o acho minimament aceitavel. No entanto se o estado vai ajudar as futuras maes a ultrapassar todas as adversidades, com verbas para ajudar as familas, com legislacao para proteger as gravidas, com acompanhamento especializado quando necessario...e sabendo tal como toda gente do sim diz "Nenhuma mulher faz aborti oirque quer, mas porque e obrigada".
Entao como todos este apoios, todas as razaoes que eu achava justificativas para a realizacao do aborto desaparecem.
Depois diz mal da campanha do nao, o aborto para os partidarios do sim e uma causa sem sentido nessas condiçoes. Lembro que depois do primeiro referendso as pessoas que fizerem campanha pelo nao mobilizarassem em varis organizacoes de apoio as maes, os partidarios do sim, esses gritavam na rua a jogo de futebol e no fim foram para casa...para mim e essa a diferenca.
Várias organizações de apoio às mães FINANCIADAS PELO ESTADO (e a maioria continua a sê-lo). E quanto à mentira do não (mais uma para a lista) que os adeptos do sim não fazem nada pelas mães carenciadas deixo-vos aqui o link de uma das mais antigas e conhecidas associações de apoio a pais carenciados que vá-se lá saber porquê é pelo sim:

http://www.apf.pt/

Tenho pena que o pessoal que é pelo não, não se dê ao trabalho de reflectir e investigar os argumentos usados pelo lado do não, e se limite a repeti-los sem qualquer espirito crítico ou tentativa de apurar a sua veracidade. Mas pronto já vi que isto não leva a lado nenhum, amanhã para o bem ou para o mal já este assunto estará encerrado.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » sábado 10 fev 2007, 23:53

DesertStorm Escreveu:MAs durante toda esta discução reparei ke o pessoal apologista do sim se esquivou muito as minhas kestões... :-k
Eu poderia dizer exactamante o mesmo, mas em relação ao pessoal do não, assim como poderia dizer que o pessoal do não pouco mais fez do que mandar bocas para o ar, argumentos, links, artigos terceiros, raros muito raros.... Poderia dizer que o pessoal do não se baseou apenas na sua palavra e valores éticos sem se preocupar se são verdadeiros ou não, lógicos ou não. Mas de pouco adiantaria, em assuntos como este, cada um argumenta com as "armas" e não há volta a dar....

A arma que ninguém poderá contra-argumentar é o voto e esse é já daqui a umas horas.
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » domingo 11 fev 2007, 10:46

Bu77erCup242 Escreveu:Bem.
Depois do post do kvk ainda fiquei mais esclarecido. Na minha conciencia sao claros os casos onde o aborto se justificava e os casos em que nao o acho minimament aceitavel. No entanto se o estado vai ajudar as futuras maes a ultrapassar todas as adversidades, com verbas para ajudar as familas, com legislacao para proteger as gravidas, com acompanhamento especializado quando necessario...e sabendo tal como toda gente do sim diz "Nenhuma mulher faz aborti oirque quer, mas porque e obrigada".
Entao como todos este apoios, todas as razaoes que eu achava justificativas para a realizacao do aborto desaparecem.
Depois diz mal da campanha do nao, o aborto para os partidarios do sim e uma causa sem sentido nessas condiçoes. Lembro que depois do primeiro referendso as pessoas que fizerem campanha pelo nao mobilizarassem em varis organizacoes de apoio as maes, os partidarios do sim, esses gritavam na rua a jogo de futebol e no fim foram para casa...para mim e essa a diferenca.
Sinceramente, ainda bem que abandonei esta conversa. Há certas coisas que simplesmente não se alteram por mais argumentos e factos que se apresentem.
Ainda ontem fui a um jantar com uns amigos e fiquei surpreso não por alguns deles serem pelo "Não" mas sobretudo pelas razões que apontavam e pela falta de informação com que se debatiam.

Um deles argumentava que não sabia como iria ser a nova lei (pois não estão explicitos certos pormenores) e mesmo depois de eu lhe dizer que é sempre assim, que é desta forma que funcionam os referendos ele não saiu da sua e continuava a dizer que se não estivesse expresso o que ia ser feito, ele votaria não. Esta desculpa é ridícula.

Outro dizia que se a mulher usasse pílula e o homem preservativo era impossível engravidar (até apostei com ele em mostrar-lhe estudos que provam o contrário) e que se engravidassem "olha azar..." [xx(].

Se há uma coisa que eu percebi com tudo isto, foi que é praticamente impossível mudar a opinião das pessoas com factos e que estas tendem a pensar apenas no seu umbigo. É pena, porque nunca pensei que a juventude estivesse neste estado assim é que nunca vamos a lado nenhum...
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 12:16

Desculpa porque que fizes-te um quote do meu post, claramente nao sou eu vou votar com falta de informacao. Ao contrario de muita boa gente que se diz informado por ter lido os sites que defendem a respotas com a qual simpatizam, eu gosto mesmo de estar informado, com ou sem referende vejo quase a totalidade dos programes de debates informativos da televisao, como tenho por habito ler o jornal diariamente, e como indeciso ouvi pessoas que defendiam ambas as respotas antes tomar uma decisao, nao foi aos site ler os slogans e depois colei-os aqui.
Tb nao penso que seja eu que tem um expectativa totalmente errada daquilo que sera a lei, e vai votar com base nessa expectativa que estao muito longe da verdade, basta procurars nas ultima paginas para te aperceberes disso.

Estou acordado tao cedo num domingo porque ja fui votar, pouquissima gente foi aquilo que encontrei.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 11 fev 2007, 14:20

Bu77erCup242 Escreveu:Desculpa porque que fizes-te um quote do meu post, claramente nao sou eu vou votar com falta de informacao. Ao contrario de muita boa gente que se diz informado por ter lido os sites que defendem a respotas com a qual simpatizam, eu gosto mesmo de estar informado, com ou sem referende vejo quase a totalidade dos programes de debates informativos da televisao, como tenho por habito ler o jornal diariamente, e como indeciso ouvi pessoas que defendiam ambas as respotas antes tomar uma decisao, nao foi aos site ler os slogans e depois colei-os aqui.
Tb nao penso que seja eu que tem um expectativa totalmente errada daquilo que sera a lei, e vai votar com base nessa expectativa que estao muito longe da verdade, basta procurars nas ultima paginas para te aperceberes disso.

Estou acordado tao cedo num domingo porque ja fui votar, pouquissima gente foi aquilo que encontrei.
Permite-me discordar, mas andas completamente desinformado, não foste tu que disseste que a pergunta significa a lei, naquilo que em última análise ias votar? Enganaste-te redondamente, ou será que inventaste um facto ou disseste uma meia verdade que tanto abominas? Em França e em Inglaterra este tema foi também a referendo, a pergunta feita foi exactamente a mesma, mudando só a lingua e olha para espanto geral....... AAAAHHHHHH.......... OOOOOOOOHHHHHHHHH, a lei é exactamente como tinhamos discutido atrás. Portanto se servir para ti e para alguém, vocês hoje estão a votar para a mudança da lei, como aconteceu pela Europa fora e não na lei em si.

Tanta defesa das verdades e não de factos inventados, tanta informação e afinal......
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 14:28

ICE mas tu vez as noticias ? Porque deves ser a unica pessoa que ainda acredita nisso em Portugal. Pessoas do nao criticam, pessoas so sim quer-o. Querem um aborto livre, sempre que a mulher o entender antes das dez semanas. Sem restricoes, e essa a lei que o governo se comprometeu a fazer passar na assemblei se o sim ganhar, mesmo sem o refendo ser vilculativo.
Ainda nao percebes-te isso, olha e muita facil. ja ouviste, de certeza tu muito informado que deves ter visto todos os debates, as pessoas do sim a dizerem "Nao fassam das mulheres futeis, as mulheres sao responsaveis e so vao abortar quando a isso tem necessidade". Ouvis-te ou nao ? Porque que achas que usam esse argumento ? Se se fossem legislar os casos onde se podia fazer aborto, tal argumento nao tinha sentido...no entanto e um frase ouvida 1000 vezes durante a campanha. Mas e dificil, todos sabes que e verdade ( ve de novo o comentario do Professor Marcelo, podes nao concordar mas acho que ambos concordamos que ele esta conciente de qual e a proposta de lei que vai ser aprivada se o sim ganhar, ou tb nao ? Tb esta mal informado ) mas tu ainda argumentas, nao vale a pena.
Tu sim andas muito mal informado, mas pronto, tens duvidas do que eu digo, olha pergunta as pessoas que aqui participam e partilham da tua opiniao.
Forca
ICE Escreveu:...vocês hoje estão a votar para a mudança da lei...

Olha se tu logo me vieres dizer que no teu boletim de boto diz "Quer mudar a lei do aborto" eu calo-me...mas acho que vais ter um supresa. Diz "Concorda com a despenalizacao....em establecimento de saude devidamente autorizdo" e um pergunta bem concreta, concordas ou nao nestas condicoes, mais nada.E bem concreto, vais votar se concordas ou nao, mas parace que nem a pergunta percebes-te e vai responder a alguma coisa que nao te é perguntado.



Ja agora fico muito farto de leres os posts que eu escrevo e ver respostas com LOOOOOL gigantes e AGHHHH e Ohhh e tretas no gozo. Depois ainda me perguntas se tenho algo contra ti, eu nao venho para aqui com gozos a ninguem
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 11 fev 2007, 15:17

Nem eu estou no gozo. A pergunta é exactamente igual à que foi efectuada em vários países lá fora e a sua lei é diferente daquela que tu, em vão, muito sinceramente, estás a tentar passar, mesma pergunta ideologias diferentes, mesma situação, ou julgas que toda esta polémica só está a acontecer aqui? E as realidades são completamente diferentes daquelas que tu estás a tentar passar, portanto digo-te custa-me a crer que estejas assim tão bem informado, quando por várias vezes já se provou que não. Esta é só mais, tu não consegues ver a diferença, entre uma lei e a premissa de onde ela parte, que informação é essa então???? A pergunta é apenas a base de onde vai partir a lei, a lei, quer queiras quer não será diferente em vários pontos. Ou achas que vai existir um decreto-lei, assim:

Artigo único: A Mulher é livre de fazer um aborto até às 10 semanas em estabelecimento legal.

Não existe uma única lei com artigos únicos, esta vai ser diferente porque tu o dizes? E porque tu o dizes temos que acreditar? Quem és? Deus? É que eu relembro-te que muitas das opiniões que demonstrei aqui fundamenteis e demonstreias, tu não usas mais que a tua palavra, dizendo que vês jornais e que te informas, mas como acreditar? Se eu te conhecesse pessoalmente, agora nem isso....

Portanto acho escusado bocas que mandaste atrás.

"Ao contrario de muita boa gente que se diz informado por ter lido os sites que defendem a respotas com a qual simpatizam."

Entre outras, se são fontes com as quais simpatizo, isso pouco importa, afinal sendo do sim, seriam voçês do não a ter que me demonstrar o contrário, nunca num debate ou durante qualquer campanha, ouviste de certeza, álguem de um lado a defender o oposto, pois não? Teriam de ser vocês a defenderem-se e como o fizeram? Única e exclusivamente com a vossa palavra, pelo menos tanto quanto me lembro, se estou a cometer algum erro, peço desculpa, mas é um facto que em toda esta campanha o não baseiou-se em palavra e o sim em factos, em argumentos em números. Isso não quer dizer que não tenha ouvido o não, mas o não que me mostrou, factos, argumentos, números, não o não da palavra como foi o não aqui.
Avatar do Utilizador
AV_X
Junior
Mensagens: 61
Registado: quarta 31 ago 2005, 3:07
Localização: Corroios
Contacto:

Mensagem por AV_X » domingo 11 fev 2007, 15:44

Eu já Votei. E Tu ?

Imagem
The Charismatic Enigma ®
The Real Deal ®
Style 'n' Profile ®
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » domingo 11 fev 2007, 15:49

lmao!
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 11 fev 2007, 16:27

boue butare a seguire. :mrgreen:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » domingo 11 fev 2007, 18:04

Já votei sim senhor, e para muita pena minha não vi assim tanta gente. Já estou a imaginar a cena se os eleitores não chegarem aos 50% e o sim ganhar: vem logo o pessoal do não a correr dizer que o referendo não é vinculativo, ignorando o facto que da ultima vez tb n foi e mesmo assim a vontade do lado vencedor (a do não portanto) foi respeitada... Mas posso tar enganado (not likely)... vamos ver...
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » domingo 11 fev 2007, 18:08

kvk Escreveu:Já votei sim senhor, e para muita pena minha não vi assim tanta gente. Já estou a imaginar a cena se os eleitores não chegarem aos 50% e o sim ganhar: vem logo o pessoal do não a correr dizer que o referendo não é vinculativo, ignorando o facto que da ultima vez tb n foi e mesmo assim a vontade do lado vencedor (a do não portanto) foi respeitada... Mas posso tar enganado (not likely)... vamos ver...
O panorama não é assim tão negro em todo o lado, posso dizer que do ledo de Leça e Matosinhos a afluência foi bastante e no Porto, ela por ela. Daqui a uma hora temos as primeiras projecções.
Bloqueado