Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%
 
Total de votos: 54
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Despenalização do aborto

Mensagem por Winjer » segunda 11 dez 2006, 22:59

No próximo dia 11 de Fevereiro de 2007 vai a sufrágio universal a seguinte questão sobre a despenalização do aborto em Portugal:
"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"
Como esta questão é de grande importância para a sociedade Portuguesa achei por bem criar um tópico único e sério para a discussão deste assunto.
Mesmo aqueles que não pretendem votar, e mesmo aqueles que ainda não tem idade para poderem votar, provavelmente tem uma opinião mais ou menos formada sobre este assunto.

Este é um assunto que não tem um carácter partidário, pois dentro de cada partido há quem seja contra e quem seja a favor. Apesar de haver partidos que tem uma maior tendência para um ou outro lado.

A minha opinião é que SIM. Deve ser despenalizada a interrupção voluntária da gravidez até ás 10 semanas.
Em alguns casos torna-se insuportável para a mulher levar a termo uma gravidez não desejada. Seja em casos de violação, seja em casos em que o parceiro se recusa a tomar responsabilidade, seja por ostracizarão por parte da família por uma gravidez que não é bem vista, seja por outro motivo que aflija a mulher.
É preciso ter em conta que quem faz um aborto, não o faz de animo leve. É uma situação de desespero para a mulher e a marca para sempre.
Nestes casos é preferivél que a mulher possa fazer um aborto em condições de salubridade e com assistência profissional, não arriscando a sua saúde e a sua vida.
O ideal seria que não fosse necessário, alguma vez, alguma mulher precisar de realizar um aborto. Mas nós não vivemos num mundo perfeito, bem pelo contrário. E como tal creio que seja preciso por vezes tomar medidas que permitam evitar situações muito mais graves.

Mostrem a vossa opinião e suportem-na de forma séria.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 11 dez 2006, 23:09

Não é bem o fórum certo, mas como estamos no Geral e tal... Por esta vez passa :mrgreen:

Voto em branco, como votarei sempre (salvo rara excepção) em qualquer eleição ou referendo.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » segunda 11 dez 2006, 23:14

Eu nao sei se o assunto sera aqui discutido de uma maneira seria. Assim posso dizer que votava sim se uam fosse por uma "pequena" questao, assim o mais certo sera nao participar.
Os hospitais em Portugal tem listas de espera enormes paras as operaçoes, eu nao sei se mais alguem que aqui participa tem familiares com problemas de saude...eu infelizmente tenho e bastante graves. No entanto esse problemas nao acontecem por irresponsabilidade das pessoas como acontece em alguns casos de aborto ( sim em casos exepcionais, como violaçoes nao sao casos de inrresponsabilidade ). No entanto os abortos nao podem ficar em lista de espera ( ja bem longas em Portugal ), enquanto o restos dos doentes, alguns em risco de vida, ficam e so vao ver a sua situaçao agravada com os abortos.
Assim se os hospitais pubicos nao fizerem abortos ate o problemas das listas de espera estarem resolvidos, votava sem duvida sim.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » segunda 11 dez 2006, 23:20

Não se esqeçam que em casos de violação, de perigo para a vida da mae ou de deficiencia do feto, ja é permitido o aborto, acho ke todos os outros casos não justificam o aborto, pois ao fim ao cabo é uma vida que vão matar e não lhe perguntaram se keria morrer
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » segunda 11 dez 2006, 23:23

DesertStorm Escreveu:Não se esqeçam que em casos de violação, de perigo para a vida da mae ou de deficiencia do feto, ja é permitido o aborto, acho ke todos os outros casos não justificam o aborto, pois ao fim ao cabo é uma vida que vão matar e não lhe perguntaram se keria morrer
Se não fores como os activistas a favor da vida mas que também são a favor da Guerra no iraque....


Mas acho que há uma coisa que eles não explicaram bem, é que com a despenalização, os abortos vão ser pagos pelo estado e se são pagos pelo estado, imaginem quem vai lhe custar mais?
E além disso na minha opinião pra se fazer um aborto deveria ser necessário um exame mental e social da pessoa, porque há muitas pessoas que depois podem querer engravidar, mas ao fim de x tempo fartam-se e depois querem o aborto. Assim também não :nono:
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » segunda 11 dez 2006, 23:37

Player-Zero Escreveu:
DesertStorm Escreveu:Não se esqeçam que em casos de violação, de perigo para a vida da mae ou de deficiencia do feto, ja é permitido o aborto, acho ke todos os outros casos não justificam o aborto, pois ao fim ao cabo é uma vida que vão matar e não lhe perguntaram se keria morrer
Se não fores como os activistas a favor da vida mas que também são a favor da Guerra no iraque....


Mas acho que há uma coisa que eles não explicaram bem, é que com a despenalização, os abortos vão ser pagos pelo estado e se são pagos pelo estado, imaginem quem vai lhe custar mais?
E além disso na minha opinião pra se fazer um aborto deveria ser necessário um exame mental e social da pessoa, porque há muitas pessoas que depois podem querer engravidar, mas ao fim de x tempo fartam-se e depois querem o aborto. Assim também não :nono:
eu não sou a favor de nenhum tipo de gerra

se despenalizarem o aborto tou a ver a venda de preservativos a baixar monstruosamente e os impostos a subirem para pagar a burrice dakeles ke não fazem sexo seguro.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
dj_mix
Senior
Mensagens: 335
Registado: terça 09 mai 2006, 11:03
Localização: Madeira, Funchal
Contacto:

Mensagem por dj_mix » segunda 11 dez 2006, 23:41

que giro :D acabei de fazer um trabalho ontem sobre isso para ciências. As opiniões em relação ao Aborto, se “sim” ou se “não”, são variadas. Na minha opinião, dizer ao aborto “não” é um acto valente, até porque fomos criados para viver, também para morrer, mas não por culpa de pessoas que por vezes são irresponsáveis. Também acho, que deveria haver uma lei, em que menores de 18 anos poderiam abortar. Aliás eu estou aqui não foi graças ao aborto, foi graças á experiência que a minha mão viveu, no parto, etc...
visitem o meu forúm sobre jogos e pc- http://gamesandpc.free-forums.org e registem-se
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por NCalvin » terça 12 dez 2006, 1:51

este não é o forum correcto para este tipo de tópicos... muito cuidado com a moderação na argumentação
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

Mensagem por Dark_Apprentice » terça 12 dez 2006, 9:12

Eu votei sim! e acho que é uma grande irresponsabilidade votar não. Ao votar não está-se a retirar um dos direitos fundamentais das mulheres (e de homens tb) que é o direito à escolha.
Nenhuma mulher vai fazer um aborto de ânimo leve. E eu também não acredito que o aborto se tornará numa opção anti-contraceptiva.

Pergunto-vos o que será melhor? uma jovem de 15/16 anos fazer um aborto ou ter o seu futuro comprometido por um erro?

Sinceramente este assunto já devia ter sido resolvido no ultimo referendo.
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 12 dez 2006, 9:40

Dark_Apprentice Escreveu:Eu votei sim! e acho que é uma grande irresponsabilidade votar não. Ao votar não está-se a retirar um dos direitos fundamentais das mulheres (e de homens tb) que é o direito à escolha.
Para além disso ser uma falácia, não é aplicável aqui. Caso contrário também havia de não ser crime assaltar carros porque eu posso escolher assaltar carros. E também não havia de ser crime comer gelados porque eu posso escolher comer gelados. Não se esqueçam que aqui está-se a tratar de considerar crime ou não. Tudo o resto não é directamente abranjido pelo referendo
Dark_Apprentice Escreveu:Nenhuma mulher vai fazer um aborto de ânimo leve. E eu também não acredito que o aborto se tornará numa opção anti-contraceptiva.
É possivel que haja casos desses, mas eu também não acredito que se tornará uma opção generalizada. O que não concordo é que seja pago pelo estado.
Dark_Apprentice Escreveu:Pergunto-vos o que será melhor? uma jovem de 15/16 anos fazer um aborto ou ter o seu futuro comprometido por um erro?
Tipo, qual será melhor? Um jovem matar o pai porque este é alcoólico e bate na mãe, ou levar porrada, crescer com problemas e acabar na droga ou algo parecido? Neste caso há alternativas, mas também as há no caso do aborto não?...
Dark_Apprentice Escreveu:Sinceramente este assunto já devia ter sido resolvido no ultimo referendo.
Ele FOI resolvido no último referendo... Acho MUITO mais importante a regionalização que o aborto, e o que é facto é que nos outros paises da UE onde o aborto não é crime a regionalização já existe há muito tempo. Cá em portugal também vai existindo, em muitos sectores, mas essa evolução é muito mais lenta.

Quanto ao meu voto em branco, explico a razão. Não voto nem sim nem não porque esta questão não me diz respeito, e não é por ser homem, é porque, mesmo que fosse mulher, o aborto é permitido num curto espaço de tempo depois da fecundação, a pílula funciona bem e há outras alternativas... Os testes de gravidez também costumam funcionar, e não é todos os dias que uma mulher é violada sem dar por isso.

Por outro lado, esta questão não deveria ser colocada, e, como tal, voto em branco, excercendo assim o meu direito, mas mostrando que não estou de acordo.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » terça 12 dez 2006, 9:58

Pensem nos casos em que o pai viola a própria filha e, desse infortúnio, nasce uma criança. O que fariam se estivessem no lugar dela?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 12 dez 2006, 10:02

saliv Escreveu:Pensem nos casos em que o pai viola a própria filha e, desse infortúnio, nasce uma criança. O que fariam se estivessem no lugar dela?
:-s Não vamos abortar um recem-nascido pois não? :shock: Além disso, não foi dito que os abortos por violação não são crime? :-k
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » terça 12 dez 2006, 10:04

Morbus Escreveu:
saliv Escreveu:Pensem nos casos em que o pai viola a própria filha e, desse infortúnio, nasce uma criança. O que fariam se estivessem no lugar dela?
Além disso, não foi dito que os abortos por violação não são crime? :-k
Onde viste isso? :shock:
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 12 dez 2006, 10:07

saliv Escreveu:
Morbus Escreveu:
saliv Escreveu:Pensem nos casos em que o pai viola a própria filha e, desse infortúnio, nasce uma criança. O que fariam se estivessem no lugar dela?
Além disso, não foi dito que os abortos por violação não são crime? :-k
Onde viste isso? :shock:
Está escrito aqui em cima... Foi o DesertStorm... E eu não SEI, apenas foi dito...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

Mensagem por Dark_Apprentice » terça 12 dez 2006, 10:09

às 10 semanas o feto é apenas um projecto de vida. Se às 10 semana for obrigado a "nascer" o feto é incompativel com a vida e não sobreviverá por não concordo com aqueles que defendem que às 10 semanas o feto já é um ser vivo.

Morbus, não te esqueças que todas as escolhas que nós fazemos têm consequencias... se escolheres assaltar um carro estás no teu pleno direito de o fazer, terás é que responder pelos teus actos, no caso do aborto não tens opção! 10 semanas são 2 meses e meio, são pelo menos dois ciclos menstruais que a mulher não terá e tempo suficiente para se descobrir a gravidez. e mais, embora não concorde que seja pago pelo estado, ao fazer um aborto a mulher já está a "pagar" pelos seus erros... o aborto não é um processo simples nem indolor e há sempre problemas psicológicos depois de o fazer.

Relativamente ao exemplo que deste do filho matar o pai que é bebado etc... Em primeiro lugar ele não seria condenado a prisão, o resultado desse tipo de crime é (julgo eu) acompanhamento psicológico e liberdade condicional. que alternativas me dás?

a pílula do dia seguinte? só funciona até 48 horas após a relação desprotegida e tem que ser receitada por um médico.
preservativo? pode-se romper...
a pípula... há mulheres que não podem tomar a pípula e muitas vezes (especialmente nas adolescentes) a primeira pílula que lhes é receitada é apenas de controlo hormonas e não é anti-contraceptiva, e depois os acidentes acontecem.

Sendo o aborto a última opção, acho que deve ser despenalizada...
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Bloqueado